Sony retira o jogo Cyberpunk 2077 da PlayStation Store e inicia os reembolsos
Cyberpunk 2077 era definitivamente um dos jogos mais aguardados para este ano, tendo sido lançado há uma semana. Mas as coisas não correram bem, e as críticas sobre as falhas e erros encontrados foram mais do que muitas.
Neste sentido, a Sony anunciou agora que retirou o jogo da Playstation Store e vai dar início aos reembolsos dos jogadores.
É a notícia do momento no segmento gaming. Por muito que os jogadores estivessem ansiosos para pôr as mãos no jogo Cyberpunk 2077, o título desiludiu por completo. Foram muitas as análises negativas que expuseram as falhas graves e os erros encontrados durante o jogo.
A primeira grande análise ao jogo para a PlayStation 4 e Xbox One, feita por uma revista de jogos francesa, considerou o Cyberpunk 2077 como um verdadeiro fracasso. E também os gamers espalhados pelo mundo partilharam com a comunidade os problemas que o título apresentava. Para além disso, exigiram o reembolso do valor gasto.
Os erros estão sobretudo relacionados com as texturas que não são exibidas, ou não são percetíveis, baixa resolução, paragens, congelamentos, atrasos na interface e vários bugs.
Neste sentido, a criadora do jogo, CD Projekt Red, anunciou o lançamento de várias atualizações para corrigir estas falhas. Mas parece que isso não foi suficiente.
Sony retira Cyberpunk 2077 da PlayStation Store
Depois da polémica, a Sony anunciou ter retirado o jogo Cyberpunk 2077 da sua loja de vendas online PlayStation Store, em todo o mundo. Desta forma, a marca pretende preservar a satisfação dada ao cliente, e distanciar-se as críticas feitas ao jogo.
Em comunicado, a empresa de jogos japonesa revela que:
A SIE esforça-se por garantir que os seus clientes ficam satisfeitos, portanto iremos começar a oferecer um reembolso integral a todos os jogadores que tenham comprado o Cyberpunk 2077 na PlayStation Store. A SIE também irá remover o Cyberpunk 2077 da PlayStation Store até novo aviso.
Após confirmarmos que adquiriste o Cyberpunk 2077 através da PlayStation Store, iremos começar a processar o teu reembolso. Tem em atenção que a finalização do reembolso poderá variar mediante o teu método de pagamento e instituição financeira.
Nesse comunicado é deixada uma ligação para facilitar o processo de reembolso aos jogadores lesados.
SIE strives to ensure a high level of customer satisfaction, and we will begin to offer a full refund for all gamers who have purchased Cyberpunk 2077 via PlayStation Store and want a refund. Please visit the following link to initiate the refund: https://t.co/DEZlC0LmUG.
— Ask PlayStation (@AskPlayStation) December 18, 2020
Assim, o jogo deixa então de fazer parte da loja, até nova decisão da empresa. Mas esta retirada ainda agravou mais a situação que a criadora está a passar, uma vez que o dinheiro investido no desenvolvimento do jogo poderá ficar em risco.
Este artigo tem mais de um ano
Já vi estas histórias antes… o marketing é fascinante.
Cyberpunk é sem dúvida o melhor exemplo para explicar o porquê do orçamento destinado ao marketing ser cada vez maior, chegando em alguns casos quase á metade dos orçamentos totais.
O Marketing não é mais do que a ciência de explorar a imbecialidade humana. Num mundo onde qualquer coisa recebe análises logo após ou até antes do lançamento, só consigo pensar assim.
exemplo para explicar? rsrs Brincadeirinha
O jogo e feito na polonia, tudo dito. Por isso so jogo exclusivos americanos ou japoneses.
Este foi o comentário mais estúpido que li hoje. Obrigado.
Hint: The Witcher saga
Está visto que nunca jogaste a serie the witcher, inclusive um dos melhores jogas da geração, o witcher 3.
O jogo ‘The Witcher 3: Wild Hunt’ também é da CDPR e é um dos melhores jogos de sempre.
E qual é o problema de ser feito na Polónia !?
Os jogos Crysis foram feitos na Alemanha pela Crytek, se calhar também não valem nada para ti !?
O Witcher3 tem reviews de 9 em 10 ou mais em quase tudo o que é site de review e é feito no mesmo sitio pela mesma empresa 😀
Por outro lado já á muito ano que se vive num mundo mais ligado, lá porque a empresa tem sede na polonia, não quer dizer que nao tenha equipas noutros paises…
Cada um com a sua taradisse…
Eu é mais torresmos
Esta malta não se enxerga. Querem um jogo de ultima geração a rolar em máquinas do passado e em ano de novas consolas no mercado. Hello ?????
É um excelente jogo, mas tem ter uma máquina à altura do mesmo.
Sendo assim não o produziam para as consolas antigas.
Comentário mal informado. O jogo foi anunciado há quase uma década, e esteve em desenvolvimento muito antes de sequer serem anunciadas as consolas de nova geração.
E ? Querias que o jogo continuasse a ser desenvolvido com a tecnologia de há uma década e fosse lançado com a tecnologia antiga ?
Nos PCs tens requisitos minimos e recomendados e os jogos funcionam em muitas configurações de hardware. Os jogos detectam o hardware e autoconfiguram-se para um bom desempenho.
Na PS4 e XBox One, o jogo foi mal optimizado. O hardware não é velho.
Quer queiras quer não, hardware com + de 5 anos é velho.
Quer queiras não há cada gajo que na da uma para a caixa.
Há pessoas que gostas de ser enganadas hahaha
Metem a venda um jogo por 70€ para a PS4 e não é jogável e acham normal.
Se o jogo não tem capacidade para correr numa PS4 não ponha a venda. A partir do momento que sai para a PS4 tem de ser jogável.
Pode ter menos gráfico como é óbvio, mas tem de ser jogável.
Com 15/30 FPS não é jogável.
Já ninguém se lembra do Batman para PC??? Podias ter o melhor computador possível, mas a certas alturas os dos caiam para valores não jogáveis.
O problema está na optimização do jogo.
Uma coisa são gráficos outra são a jogabilidade.
Ponto final, se não é jogável não o lançam.
When was cyberpunk first teaser?
Cyberpunk 2077 was announced in May 2012. Trailers for the game were released in January 2013, at E3 2018, and at E3 2019
Sei que teaser não são trailers de gameplay, mas já lá vai o tempo.
Um jogo que demorou 8 anos a ser desenvolvido.
Queres gozar com quem?
Agradece ao witcher 3 na nintendo switch. Os mesmos perderam ANOS a tornar o jogo jogável lá, em vez de terem a equipa a todo o gás no cyberpunk.
Penso o mesmo, porém se essa fosse a resposta a culpada continuaria sendo a produtora, pois não deveria ter lançado para consoles mais antigos, mas o dinheiro sempre fala mais alto…
Se o jogo está à venda para uma consola o jogo só tem que funcionar a 100%. Na consola não há requisitos mínimos.
na minha nova minha xbox x series corre lindamente com graficos espectaculares alias a nova xbox esta-me ssuprender por a positiva sem duvida a mais potente da sua geracao digo isso porque tenho igualmente a ps5 e tenho tido alguns problemas no seu desempenho
Haja $
Gasta algum no português.
A minha PS5 já foi para a garantia, não tinham para substituição imediata.
O que aconteceu com a tua? A minha começou a apresentar artefactos, que é tipico de problemas na GPU.
Os relatos de problemas com a ps5 é medonho. Espero que a sony resolva depressa.
Preocupa-te com outras coisas.
Claro que me preocupo, como trabalhar mais de 8 horas por dia e descontar uma bela parte para o estado sustentar malandros.
Infelizmente é assim para a maioria dos que trabalham.
Memórias a atingir os 96 graus centigrados ….
E o problema não é fácil de corrigir porque tem a haver com a construção da caixa e como o ar circula lá dentro….
As consolas passam sempre por revisões para corrigir problemas.
Quem compra no lançamento ou faz pre-order são testers não salariados do hardware. Não tenho pena da imbecilidade.
“Marketing não é mais do que a ciência de explorar a imbecialidade humana”
Adorei! 😉
Concordo.
Desde a “bomba” OVERKILL’s The Walking Dead que eu não compro mais em pre-venda/antecipado, este pelos vistos vai pelo mesmo caminho e na realidade concordo com o companheiro de cima (Rol) tem toda a razão e eu vou pelo mesmo caminho.
Eu só compro em pré perder o GTA, nunca desilude, são uma porcaria nas datas de lançamento, nunca cumprem, o GTA V para PC veio com 1 ano de atraso.
Mas antes assim que cumprir datas e virem correcções depois.
Enquanto tiveram essa postura vão ter sempre me cativar.
Fan boys do fifa aprendam, e deixam de gastar dinheiro sempre com o mesmo jogo, e só seguir o exemplo do cyberpunk.
Eu iria comprar o jogo mas pensei 3 vezes antes de o fazer, só compensa mesmo quando houver o online e mesmo assim com o preço reduzido.
O online vai ser standalone. Não vai estar incluído no jogo. Agora se é gratuíto para quem o tem ou não, isso é outra história.
O Jogo corre lindamente nas consolas de nova geração (PS5 e Xbox X Series), e na minha opinião é muito bom! toda a história e jogabilidade.
O problema aqui foi mesmo a CDR ter feito um jogo que puxa muito pelas consolas da geração anterior (que diga-se de passagem têm tecnologia com mias de 10 anos) ao ponto de gerar estes erros.
Acho que não passa propriamente pelas estratégias de marketing e muito menos o país onde é produzido
Em ps5 o jogo corre bem e com poucos bugs, mas infelizmente para o pessoal da ps5, o jogo continua a ser um jogo de ps4 e agora não vão poder comprá-lo. Não sei se foi a melhor decisão por parte da sony.
Afortunamente na minha Xbox Series X corre lindamente, até parece terem melhorado os graficos no último patch mesmo sendo um jogo da geração passada.
Não entendo o hate contra esta empresa. O GTA IV foi lançado cheio de bugs, o Skyrim igual, BF 4 também. Não podemos esquecer que é um jogo de mundo aberto e muito pesado para consolas com hardware de há 7 anos atrás, não há milagres. E, se virem os comparativos de gameplay entre a versão apresentada e a versão final, a qualidade do jogo aumentou e não sofreu downgrade.
O que incomoda é maneira como eles tentaram esconder os problemas no jogo, nenhum reviewer teve acesso às versões das consolas antecipadamente, mesmo no PC para não mostrarem os bugs ninguém pode usar capturas próprias do jogo, apenas o material do marketing.
Depois não é apenas os bugs como em Skyrim é a performance, o jogo principalmente na Xbox One S tem alturas que a framerate é inferior a 15fps o que torna o jogo praticamente injogável, se o hardware não suporta só tinham é que cancelar o jogo na plataforma.
Isto tudo por causa de uma série de meninos mimados, que querem realismos e bug free.
Na alturas das NES, PS1, Sega Saturn’s e Super Nintendos, com qualquer coisa ficavamos satisfeitos (e eramos felizes).
+1
Sem duvida, sem duvida… e digo mais… para muitos jogar elifoot98 ou italia90 já era um gozo do tamanho do mundo… ou entao para quem jogou spectrum… como eu :p
Bons tempos com o ZX Spectrum 48K 🙂
Convém que a qualidade seja equivalente ao preço que pagamos pelo jogo. Na altura da NES,PS1 os preços dos jogos não eram como os de agora.
Os preços continuam a ser equivalentes.
Chama-se de “inflacção”.
Quando comprei a minha NES (20.000,00$ = 100€ em 1990 era muito dinheiro).
Os jogos agora são muito mais complexos.
Complexos ??? Será … Na altura mesmo do velinho ZX Spectrum tudo era feito a mão “motor do jogo e tudo o mais”. Hoje é Unreal Engine ou outro e scripts para tudo…
A única coisa que acho fascinante é o sentido de oportunismo da Sony. Colocando assim a noticia parece que a Sony fez um sacrifício tirando o jogo da loja e a dar reembolsos. Primeiro, quem dá reembolso não é a Sony de certeza, é a CDPR. A própria CDPR enviou um email a dizer que faria o reembolso sem problema algum bastava só pedir o mesmo, por isso o mérito aqui não pode ir para a Sony. Seguinte ponto, a Sony tem a sua loja com os seus jogos, quem é que sai a ganhar se na tua própria loja tiveres apenas os teus jogos e não jogos da outra empresa?
E queria endereçar mais um ponto. Para todos os que dizem que a “PS4 é que é fraca de mais para o Cyberpunk”: Calem-se. A CDPR responsabilizou-se pela performance do jogo das consolas “last-gen” no momento em que lançou o jogo para as mesmas.
“quem dá reembolso não é a Sony de certeza, é a CDPR” Na loja da Sony é a Sony que dá o reembolso. E o que é de pasmar é que a Sony não dá reembolsos na sua loja…
Ao comprares um jogo a Sony paga custos na transferência, ao fazer a devolução do valor tem que pagar novamente esses custos, numa situação normal, engano por parte do cliente por exemplo, creio eu que é a Sony que assume estes custos.
A ideia que me dá é que a CDPR resolveu anunciar os reembolsos sem consultar a Sony e a Microsoft e não houve acordo de quem pagaria os custos com as transferências, daí tanto a Sony como a MS se recusaram a aceitar as devoluções que não estavam dentro da política normal da empresa, mas as reclamações devem ter sido tantas que a Sony resolveu assumir os reembolsos mas para castigar a CDPR resolveu remover o jogo da loja.
Foi isso mesmo o que aconteceu.
Aqui sem dúvida que ouve má-fé da Sony e Microsoft. Por Exemplo, uma das clausulas para se poder ter um refund, depois da compra e transferência do jogo, diz que: “Once a player launches a game, refunds are only offered if “the content is faulty.””
Claramente, esse é o estado em que o jogo foi lançado na PS4 .
CONSOLE PESANTS
Há uma boa década os jogos eram hype DEPOIS de terem sido terminados, lançados para o mercado e terem reviews feitas por revistas e outros…
Hoje o jogo é hype a partir do momento que mostram 5 minutos de filme no YouTube de gráficos irrealistas (nada idêntico ao produto final) e a malta fica toda excitada! Correm a agarrar o cartão de crédito, compram algo que… Não está finalizado, não sabem se é realmente aquilo que lhes apresentaram nem se corresponde às espectativas!
Uma lição importante deste (e outros jogos) que a malta correu toda a abraçar de olhos fechados: Não comprem algo que não está terminado!!!
A mim parece-me que a empresa ficou sem verba para terminar o jogo e teve de o lançar a toda a força “ignorando” os bugs. Isto que aconteceu com o Cyberpunk também aconteceu com o No Man’s Sky.
Sem verba não foi. Mas foi graças aos investidores da empresa. O jogo ou saía ou fechavam a torneia e acabavam os fundos. Então mal corria nos mínimos dos mínimos, foram forçados a lançar.
Parece-te mal. À CDPR o que não falta é $. Este lançamento antes do tempo foi culpa dos acionistas, pura e simplesmente. Quem desenvolveu sabia exatamente o estado em que o jogo estava. Mas quem desenvolve não é quem manda…
“Mas esta retirada ainda agravou mais a situação que a criadora está a passar, uma vez que o dinheiro investido no desenvolvimento do jogo poderá ficar em risco.” Que tanga!!! PAGARAM TUDO (jogo, marketing, etc) no primeiro dia… O jogo tá pago. As acções da firma é que não param de descer.
Não foi neste jogo que a produtora disse que devolvia o dinheiro a quem não ficasse satisfeito com o jogo!?
Finalmente !! Depois de o jogo sair da PS Store a Xbox passou a ter um exclusivo
Bem visto! 😀
E isso deixa te assim tão radiante?
Também es daqueles que ficas feliz por os outros não poderem jogar os teus jogos?
Sonysta sendo sonysta. Nunca mais arranjam um cérebro.
Ui que amargo !! Humor sabes o que é ? Normalmente as pessoas com cérebro identificam logo !
O jogo não está em condições na PS5 ?
este jogo no meu pc corre lindamente!!
ADORO!
A comunidade PC Já cansou de durante anos e anos levar na cara com jogos apenas optimizados para consolas e com jogabilidade e gráficos horríveis em plataforma PC…. ANOS E ANOS!
mas como o pessoal das consolas esta mal habituado…. basta um jogo mal otimizado e o todo o mundo acaba!!
DEAL with it!
mudem para PC!
estamos em 2020!! ja nao estamos em 2010!
Que comentario mais idiota vindo de um tipico “elitista” do pc…e quem nao tiver dinheiro para montar um pc?as consolas sao muito mais baratas,practicas,e acessiveis, dai serem a primeira escolha dos gammers. E normal que o mercado gire mais a volta das consolas. Nao gostas?deal with it, compra uma consola
O jogo não tem sequer AI. Os carros andam só num caminho predeterminado. Os bonecos si tem uma animação. Este jogo é básico que dói. Não são só bugs mas Principios base.
Que comentário ridiculo
Também tenho um PC e quase de certeza mais potente que o teu, e no entendo prefiro jogar na Xbox (atualmente SX). Qual o problema?
Há público para tudo, e todas as plataformas tem as suas vantagem.
E caso não saibas, mas o Cyber também está mal optimizado e cheio de bugs igualmente no pC.
Compra e jogo, testa e depois vem falar.
alguma vez na vida eu ia jogar na porcaria de uma consola?
consola é para crianças. dai o nome “consola” serve de consolo!
ja comprei o jogo para o meu pc ja joguei e nunca tive problemas no meu PC com este jogo!
fico lixado tens pc melhor que o meu? duvido.
so a grafica foram 900 euros em 2019. fora o resto.
quem pode pode.. quem nao pode… que se console com a consola 😀
Boa noite, já alguém conseguiu o reembolso de cyberpunk 2077 ?
Comprei o jogo na PS Store, segui as intruções através do link e obtive este email de resposta:
Quando efetuou a sua compra, pediu-nos que lhe proporcionássemos um acesso imediato à mesma com a condição de dispor de um “período de reflexão” de 14 dias a partir dessa data, durante o qual poderia cancelar a compra e solicitar um reembolso, mas:
(i) no caso de conteúdo digital (tal como jogos), se iniciar a transferência ou a transmissão em fluxo do conteúdo, perderá este direito de cancelamento. Tenha em consideração que a transferência poderá ocorrer automaticamente (por exemplo, no caso das compras dentro dos jogos ou se tiver ativado a função [Transferência automática] nas definições da sua conta);
(ii) no caso de um serviço de subscrição (tal como uma subscrição do PlayStation®Plus), não obterá um reembolso completo, uma vez que debitaremos a sua utilização do serviço.
Isto não afeta qualquer direito a reembolso que possa ter relativamente a produtos anómalos.
Mais alguém na mesma situação?
Tens que entrar no Link que está no artigo em cima amigo: https://www.playstation.com/pt-pt/cyberpunk-2077-refunds/
Em relação à opinião disto, é que o lançamento do jogo provavelmente foi forçado, daí ter sido um enorme flop. Mas lá que fizeram um bom Marketing disso não tenham dúvidas! É pena pois tinha tudo para ser um bom jogo, vamos esperar pelas melhorias a ver…!
Boas Rafael,
Sim foi esse o link que pedi o reembolso e foi essa a mensagem que me enviaram. É a mensagem standart para qualquer questão de reembolso, mas este é um caso diferente porque segundo sei vão pagar a todos que compraram o jogo.
Vou tentar falar com a playstation Portugal e ver o que eles dizem.
Já alguém conseguiu reembolso de cópia fisica?