“Não encontramos um jogo que resista ao Steam Deck”, diz Valve
Depois do anúncio oficial da consola Steam Deck da Valve, aos poucos a empresa começa a revelar mais pormenores deste interessante equipamento.
Segundo a marca, ainda não houve um jogo que não fosse bem executado nesta consola. Portanto, este é mais um ponto a favor da nova aposta da dona da Steam.
Steam Deck: uma consola para todos os jogos
A Valve anunciou oficialmente a sua consola Steam Deck e agora é hora de promover o equipamento para cativar cada vez mais a atenção e o interesse dos consumidores e potenciais clientes.
Como tal, agora a Valve revelou mais pormenores da sua consola numa entrevista ao site IGN. Segundo as informações, a marca indicou que ainda não encontrou nenhum jogo que não fosse capaz de executar e ser jogado na sua nova Steam Deck. Para além disso, a empresa afirmou ainda que os jogos lançados este ano "funcionaram sem problemas" na consola.
De acordo com Pierre-Loup Griffais, programador da Valve:
Revimos vários jogos nos últimos anos, mas o verdadeiro teste para nós foram os jogos lançados no ano passado. Eles simplesmente não conseguiam ter um desempenho muito bom nos tipos de protótipos e arquiteturas anteriores que estávamos a testar.
E esta é a primeira vez que alcançámos o nível de desempenho necessário para realmente executar jogos de última geração sem problemas. Todos os jogos que queríamos que fossem jogáveis são, na verdade, toda a biblioteca inteira do Steam. Não encontrámos nada que este dispositivo não pudesse executar.
Uma consola que promete
Loup Griffais disse que as tendências atuais dos jogos para PC, que favorecem o desempenho de alta taxa de fps e altas resoluções, ajudam a Steam Deck. Isto porque os jogos serão renderizados no ecrã inferior a 1280 x 800 pixels e a pelo menos 30 FPS.
A Steam Deck vai contar com uma APU (CPU com GPU integrado) personalizada da AMD e baseada na arquitetura Zen 2 com gráficos RDNA 2. Para além disso, contará com 16 GB de memória RAM LPDDR5.
Segundo Yazan Aldehayyat, engenheiro de hardware da Valve:
É possível que tenhamos um dos primeiros produtos a usar esta tecnologia de memória. Isto dá-nos muita confiança para o futuro, sobretudo porque não somos os únicos com esta arquitetura. Todas as otimizações que os criadores de jogos façam para esta nova arquitetura, também nos vão beneficiar.
Portanto, parece que esta nova consola promete grandes experiências e possibilidades aos jogadores.
Participe na nossa questão semanal:
Este artigo tem mais de um ano
Daqui a 2/3 anos vai ficar desatualizado e passado 5 anos obsoleto
Verdeade e mentira.
Se joga todos os jogos de hoje em dia, ja tens biblioteca para 2 ou 3 vidas. E daqui a 2 anos vai continuar a jogar a biblioteca de 2021.
Isso chama-se Tecnologia.
A diferença é que durante a vida útil de uma consola, que nas últimas gerações tem ultrapassado os 5 anos, a grande maioria dos jogos estão optimizados, e os jogadores sabem o que podem esperar.
O steam deck é um pc, por isso os developers não vão optimizar os jogos para este dispositivo. E como não podes fazer upgrades tal como consegues fazer a uma torre, ou jogas os jogos mais recentes com frame rates cada vez piores ou com gráficos no mínimo.
Como acontece com a xbox e a playstation. Nada de novo.
a diferença é que os developers da xbox e playstation continuam a desenvolver para esse hardware, a ps4/xbox one certamente continuara a ter jogos até aos seus 10 anos.
Os developers para jogos, já mal testam com hardware de a 5 anos atras quanto mais 10.
Pra mimm isso ainda está claro..
Isso é um mini PC pra executar jogos Windows ou é um mini PC pra “executar” jogos por streemer?
*não está*
Isso é um mini pc com o sistema operacional baseado em Linux e uma carcaça de portátil
simplesmente é um pc de mão, como um tablet da vida, quê foi feito pra rodar jogos a 720p30FPS
nada demais, meu único hype é pelo update no Proton qual vai tornar compatível jogos com EAC e/ou BATTLEYE
O pessoal hoje em dia fica “hyped” com tudo antes de as coisas realmente saírem. Eu há muito tempo para cá deixei isso de lado nem expectativas crio. É tudo a ferver nos dias de hoje ou é um lançamento de um CPU, uma GPU, o novo Windows, um telemóvel etc etc, tudo e mais alguma coisa. Quando sair ao publico vejo o que vale e se vale a pena ou não. Mas realmente gostava de ver uma empresa a lançar algo e dizer “bem isto foi o que conseguimos não é lá grande coisa, estávamos a espera de conseguir mais, há jogos que funcionam mal mas funcionam, mas comprem porque já investimos milhares nisto, queimem o dinheiro nisto porque alguém tem de pagar os custos”.
O chamado NerdBoner 😀
Deixa-os pagar.
E é uma consola cujo os é um Linux baseado no arch (steamOs)
Duvido que ultrapasse a Nintendo Switch 😛
Daqui uns tempos voltamos aqui a rever a tua previsão
Tenho a certeza que não vai ultrapassar. A switch é uma consola onde tudo está simplificado, é só pegar e jogar.
Além disso, tem IPs invejáveis.
Outro factor importante é o preço. A Switch lite é bem mais barata que o modelo mais barato do steam deck. É verdade que os jogos steam são geralmente mais baratos que os da switch. Contudo, o valor inicial da consola propriamente dita influencia bastante na compra de um sistema.
Pode não parecer tão importante, mas mesmo o modelo normal da swtich é um pedaço mais leve que o steam deck (e beneficiava bastante se pesasse ainda menos). Não consigo imaginar que seja confortável jogar grandes períodos de tempo com o steam deck, mesmo com uma boa ergonomia.
Ficaria extremamente espantado se o steam deck chegasse perto dos números de vendas que a switch tem.
Se conseguir vender mais do que vendeu a N-Gage já é uma vitoria.