Juiz dos EUA bloqueia temporariamente a compra da Activision pela Microsoft
Parece que ainda não é desta que teremos uma solução definitiva e que agrade a todos no caso da compra da Activision Blizzard pela Microsoft. Recentemente a FTC solicitou uma ordem judicial para travar o negócio e agora um juiz norte-americana concedeu o pedido e bloqueou temporariamente a aquisição da criadora do popular jogo Call of Duty.
Compra da Activison bloqueada por juiz dos EUA
Tal como aqui informámos, a norte-americana FTC soliciou junto de tribunais federais dos Estados Unidos uma ordem judicial para impedir a compra da Activision Blizzard pelas mãos da Microsoft. E esta ação deu agora frutos pois segundo avançou a Reuters, ainda na noite de terça-feira (13) um juiz dos EUA concedeu o pedido da Federal Trade Commission e bloqueou temporariamente a aquisição da gigante dos jogos. Para além disso foi ainda marcada uma audiência para a próxima semana.
Os detalhes indicam que o juiz em questão, Edward Davila, marcou uma reunião de dois dias sobre o pedido da FTC para uma liminar para 22 a 23 deste mês de junho, em São Francisco. A intenção da entidade norte-americana com este pedido era impedir que o negócio entre a empresa de Redmond e a criadora de jogos fosse finalizado já nesta sexta-feira.
Após a audiência no final de junho, o tribunal federal irá decidir se uma liminar será ou não necessária. O juiz Davila disse que esta ordem de restrição agora emitida "é necessária para manter o status quo enquanto a queixa estiver pendente (e) preservar a capacidade deste tribunal de ordenar alívio efetivo no caso de determinar que uma liminar é necessária e preservar a capacidade da FTC de obter um recurso permanente efetivo no caso de prevalecer no seu processo administrativo pendente".
Por sua vez, espera-se que a Microsoft e a Activision Blizzard apresentem argumentos legais contra a possível liminar no dia 16 de junho, sendo que a FTC deverá responder a 20 de junho.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Se ambas as partes de um negócio privado concordam na transação, por alma de quem é que o estado quer meter o dedo na venda?
é relativamente ao monopólio de serviços e marcas. tanto a MS como a Google ja foram penalizados por isso. para evitar situações dessas no futuro, agora tudo pelos tribunais para verificar se não vai haver abuso de monopólio.
Isto na verdade, acho que pode haver monopolio na mesma, com acordos bi-laterais.
O monopólio no que diz respeito a jogos está indiscutivelmente na Playstation da Sony, que chega a ter 80% de quota de mercado em vários países, europeus e não só.