Epic Games multada por práticas enganosas que levam a comprar itens no Fortnite
No mundo online é fundamental que os utilizadores tenham muita atenção para não cairem em esquemas fraudulentos que os deixem em situações complicadas, especialmente ao nível financeiro. Desta forma, a criadora Epic Games foi agora multada por permitir na sua plataforma práticas enganosas que levam os jogadores a comprarem o itens no jogo Fortnite. A multa ronda os 245 milhões de dólares.
Epic Games multada por permitir práticas enganosas
De acordo com as mais recentes informações, a Epic Games foi alvo de um processo judicial por parte da Federal Trade Commission (FTC) por alegadamente usar e permitir práticas enganosas que levam os jogadores a comprarem conteúdos no popular jogo Fortnite. Em concreto, a autoridade norte-americana acusa a criadora de usar "dark patterns" ou padrões obscuros, ou seja, técnicas usadas para enganar os utilizadores fazendo-os a acreditar que precisam de algo, levando-os a comprar esses conteúdos.
A FTC refere que a Epic Games forçou o Fortnite a ter configurações de botões que são contra-intuitivos, inconsistentes e enganosos. De acordo com o relato da entidade, tal faz com que os jogadores a determinada altura acabem na loja da página e façam compras de forma involuntária e inconsciente. Para além disso, a FTC adianta que várias das compras podem ser feitas apenas através do clique num botão, sem que haja um aviso ou indicação para o utilizador confirmar a compra.
FTC finalizes order requiring Fortnite maker Epic Games to pay $245 million for tricking users into making unwanted charges. FTC will use the money to provide refunds to consumers: https://t.co/Mp7JJyRk7y
— FTC (@FTC) March 14, 2023
Crianças podem comprar sem o consentimento dos pais...
Na ação, a FTC alega que, devido a essas práticas enganosas, muitos jogadores acabaram por comprar itens extra de que não precisavam. Mas um dos aspetos que mais preocupa a entidade é o facto de os menores de idade conseguirem assim adquirir conteúdos pagos sem o consentimento dos pais. A entidade acusa também a criadora de jogos de tentar bloquear as contas dos utilizadores que, de forma legal, contestaram estas compras involuntárias.
Uma vez que a reclamação foi aprovada por unanimidade, a Epic Games terá agora que pagar uma multa de 245 milhões de dólares. O valor será usado para reembolsar os jogadores lesados que perderam dinheiro sem intenção.
Este artigo tem mais de um ano
da EPIC só tenho dezenas de jogos grátis. tudo lucro pra mim!
o último foi o “Warhammer 40,000: Gladius – Relics of War” que custava mais de 30€ e foi à borla!
Jogo? Não! LOL
Nunca comprei nada desta empresa. Aproveito é os jogos gratuitos que disponibilizam e os que me interessam, nada mais…
Fortnite, Fortnite …
Isso não é o jogo em que a Epic Games quis passar a perna (não pagar comissão) à Apple e à Google e que foi banido da App Store e da Google Play?