Criadora do Cyberpunk 2077 afirma que se vai defender do recente processo judicial
A vida não está nada fácil para CD Projekt Red, a empresa responsável pelo desenvolvimento do polémico Cyberpunk 2077. Depois de todos os problemas apresentados pelo jogo, que levou mesmo à sua retirada da PlayStation Store da Sony, vários investidores processaram a empresa devido a esta não ter sido clara com eles relativamente a estas falhas.
Mas agora a criadora fez questão de anunciar publicamente que se vai defender em tribunal desta ação de que agora é alvo.
Se não está a entender o contexto, nós explicamos de uma forma simples e rápida.
Cyberpunk 2077 era um dos jogos mais aguardados em 2020. E depois de ter sido adiado por várias vezes, foi finalmente lançado a 10 de dezembro de 2020. No entanto as primeiras análises ao jogo, para a PlayStation 4 e Xbox One, revelaram que o jogo era um autêntico fracasso, cheio de várias falhas e bugs. Essa opinião foi também partilhada por vários jogadores em todo o mundo.
Como consequência, a Sony retirou mesmo o jogo da PlayStation Store e iniciou os reembolsos aos jogadores lesados. E nem a promessa da criadora do jogo, CD Projekt Red, de resolver os problemas com as várias atualizações, demoveram a fabricante japonesa.
Mais recentemente, um escritório de advogados, em representação de um grupo de investidores do jogo, processou a CD Projekt Red. Os investidores alegam que a empresa os enganou por não ter sido clara e transparente em relação aos problemas do jogo.
CD Projekt Red vai-se defender da ação contra si em tribunal
Como resposta, a criadora do Cyberpunk 2077 fez saber publicamente que se vai defender da ação movida contra si devido às falhas do jogo. De acordo com o comunicado oficial:
O Conselho de Administração da CD Projekt Red, com escritório em Varsóvia (doravante designada como "a Empresa"), anuncia por este meio que recebeu hoje a confirmação de um escritório de advogados que uma ação cível conjunta foi movida no Tribunal Distrital da Califórnia. O escritório atua em representação de um grupo de investidores dos EUA que atuam sob os símbolos de ação 'OTGLY' e 'OTGLF' e que são baseados nas ações da Empresa.
Os autores da ação pedem que o tribunal julgue se as decisões e ações tomadas pela Empresa e pelos membros do seu Conselho de Administração, juntamente com o lançamento do Cyberpunk 2077, constituem uma violação das leis federais. Por exemplo, como enganar os investidores e, consequentemente, causar-lhes danos. A ação não especifica o montante da indemnização pedida. A Empresa vai tomar uma ação vigorosa para se defender contra estas alegações.
Parece que este será um processo complicado, mas interessante do ponto de vista dos jogadores e de quem acompanha esta polémica. Pois estes, certamente, vão querer saber quais os argumentos de defesa que a CD Projekt Red terá para apresentar, assim como o desfecho desta ação.
Leia a nossa análise:
Este artigo tem mais de um ano
espero que os facam pagar bem a essa empresa de piratas da era moderna
Calado é que estavas bem, para que saibas, esta é só a empresa que desenvolveu um dos melhores jogos dos últimos anos, o The Witcher. Para próxima, vai comentar as notícias do teu amigo André Ventura ou do Trump, que para eles estás bem.
Sem este jogo o GTA6 …. nunca mais via luz ver
Obrigado cyber … vamos ter o GTA o quanto antes 🙂
Ainda vais ter de esperar uns bons 2 ou 3 anos até teres o GTA6, no mínimo.
Um “autêntico fracasso”? LOL que queda para o drama que aqui vai!
O jogo é excelente, a história sublime e os gráficos extraordinários. E esta é a opinião de todos aqueles que o conseguiram jogar, quer no PC, quer nas consolas da nova geração. Além disso vendeu
milhões de cópias, ou seja, nem em termos financeiros foi um fracasso.
Se foi um flop no lançamento para as consolas da geração antiga? Sim foi, principalmente nas originais, (na XBox One X joga-se razoavelmente), mas isso não torna o jogo num “autêntico fracasso”, aliás já se vêm melhorias com os diversos patches e mais virão.
É o que dá o povo falar sem conhecimento de causa…
excelente jogo! adoro! comprei no dia 10 DEZ e paguei com muito gosto!
alias já terminei a historia principal com pouco menos de 70horas EM PC!
e ja iniciei de novo jogo com outro perfil! alias detecto poucos bugs e quando detecto não é nada que me impeça de jogar!
estou farto de fracasso após fracasso de software de consolas que foram SUPER mal optimizados para PC,
software caro e cheios de bugs ao ponto de eu nem os querer de borla!
exemplo? Just Cause 4 foi um deles! simplesmente Horrível!
agora sai um jogo mal optimizado para consolas da idade da pedra e fica todo o mundo indignado! porquê?
ora é de lamentar!
isto não é software para correr em consolas de há 10 anos atrás!
querem “Ferraris”? então têm de ter estrada onde os conduzir!
a CD PROJECT RED até ameaças de morte anónimas RECEBEU para libertar o jogo no mercado!
E… ao mesmo tempo não é novidade que havia pressão dos investidores para libertar o jogo, dai o tal “crunching” a que submeteram muitos trabalhadores, mas que foi bem pago no fim!
queriam o jogo não era? ameaçaram de morte os criadores para o ter não foi?
ora ai está!
este jogo assim que tiver os pacthes todos vai ser uma jóia!
so lamento o IA dos npc’s ser mto fraco… era ai que esperava mais…