WhatsApp recuou e acabou por adiar a entrada em vigor das suas novas regras
A alteração dos Termos de Serviço do WhatsApp veio criar uma onda de problemas. Os utilizadores não concordam que os seus dados sejam passados para o Facebook e isso leva a que uma migração e massa esteja a acontecer.
Ciente desta situação, o WhatsApp tomou uma posição que revela uma potencial mudança. Resolveu recuar e adiou a data de entrada em vigor das novas regras. Não se sabe se algo mais vai mudar, mas certamente que vai haver alterações.
WhatsApp recuou na aplicação das medidas
A data definida para a entrada em vigor das novas regras era o próximo dia 8 de fevereiro. Nessa data o WhatsApp tinha programado bloquear o acesso às contas de todos os utilizadores que não aceitassem concordar com as mudanças.
Com essa data cada vez mais próxima e com a confusão a aumentar, o WhatsApp resolveu agora adiar esse momento. Segundo o que foi anunciado, este processo será colocado em pausa por 3 meses e apenas nessa altura será revelado o que irá realmente acontecer.
Thank you to everyone who’s reached out. We're still working to counter any confusion by communicating directly with @WhatsApp users. No one will have their account suspended or deleted on Feb 8 and we’ll be moving back our business plans until after May - https://t.co/H3DeSS0QfO
— WhatsApp (@WhatsApp) January 15, 2021
Tem tentado explicar as medidas aos utilizadores
O WhatsApp tem-se igualmente desdobrado em declarações a revelar de forma clara o que estas regras vão trazer. Segundo tem revelado, não vai haver alterações aos dados que são já partilhados com o Facebook, nomeadamente no que toca a informação dos utilizadores e as suas conversas.
A informação que tem sido revelada dá conta das mudanças, sendo estas focadas no WhatsApp Business. A empresa partilhou que "a atualização inclui novas opções que as pessoas terão ao conversar com empresas no WhatsApp e aumentará a transparência sobre a recolha e o uso de dados".
We will make sure users have plenty of time to review and understand the terms. Rest assured we never planned to delete any accounts based on this and will not do so in the future.
— WhatsApp (@WhatsApp) January 15, 2021
Adiar foi a solução mais simples de todas
Mesmo com esta informação, e algumas ajudas externas contrárias, os utilizadores têm optado por abandonar o WhatsApp. Escolheram o Telegram e o Signal como os seus novos serviços de mensagens, graças à segurança e privacidade oferecida.
É ainda muito cedo para saber, mas tudo aponta para que esta mudança vá ter um impacto negativo no WhatsApp. A decisão de abandonar parece ser definitiva e dificilmente os utilizadores vão regressar. O estigma que o Facebook tem levou principalmente a esta situação de má imagem pública, que será complicada de resolver.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: WhatsApp
Neste artigo: adiar, mudanças, regras, utilizadores, WhatsApp
Eu apaguei e mesmo que voltem atrás com a palavra não volto. Dou valor à privacidade.
Se das valor a privacidade não usas internet. Carta é mais seguro.
E lacrada, não vá o diabo tecê-las
Dentro do que existe, procuramos as applicações mais seguras. Por isso também só uso Firefox.
+1
Adiem, alarguem o prazo. O Telegram e a concorrência agradece, e mais não é por adiaram que mudaram as ideias dos utilizadores de recusar.
Não tenho pena nenhuma, espero bem que o WhatsApp perda mais utilizadores.
O WhatsApp e o melhor e vais ter de continuar a usa lo se não quiseres ficar a falar sozinho. Mas pelos teus comentários já se percebeu que é a segunda opção.
O what’s app acaba por ser o melhor porque toda a gente o tem.
Já tive telegram, não fica nada atrás, a cena é que maioria dos meus amigos usa wpp, logo não vale a pena outra app.
Agora, acho que desde que os amigos estejam na app, não deverá importar se é signal, telegram, viber ou outra, vai dar tudo ao mesmo, na raiz é só mais uma app de mensagens e chamadas VOIP como todas as outras e todas fazem isto.
Já usava o Telegram e instalei o Signal e não me falta nada. Bem melhor que o Whatsapp!
O problema é quando os nossos contactos não usam o Signal ou o Telegram ou porque não querem mudar ou porque os contactos deles também não usam e sempre por aí fora.
A verdade é que a esmagadora maioria está-se a marimbar para este assunto e pretende manter-se no WhatsApp.
O que faz com que a nossa mudança seja fútil porque sem termos as pessoas que nos interessam nessas aplicações alternativas, elas perdem toda a utilidade.
estão só á espera da altura em que a malta levante menos ondas.
Telegram!!!!!!
Não tenho lá ninguém conhecido, não vou mudar para ficar só a olhar para a aplicação, por muito boa que seja.
Todo aplicativo que vc instala coleta TUDO que pode de dados do seu celular, com ou sem permissão. Só vai parar quando for considerado CRIME vender ou coletar dados das pessoas de qualquer forma, seja virtual ou eletrônica ou física.
Na Europa é crime….
Dificilmente as pessoas voltaram a confiar no whatsapp. Só agora é que a maioria das pessoas teve consciência que o whatsapp é mais um aplicativo facebook e as pessoas não confiam em facebooks e esta imposição foi a gota de água.
As pessoas perderam a confiança no whatsapp, experimentaram novos aplicativos como o Signal e Telegram e os selos de privacidade da apple veio ainda enterrar mais o whatsapp do favebook. As pessoas ficaram a perceber que há vida pra lá do whatsapp e dificilmente voltaram a ter confiança no whatsaap e acredito que o afastamento vai continuar apesar da nova data e do que quer que eles alterem nos novos termos, acredito que a mudança Signal/Telegram vai continuar a crescer.
Já vem tarde , eliminei a conta e mudei para outro. E o Facebook daqui a dias vai pelo mesmo caminho, neste caso a falta ainda é menor.
Recuperaram porque o Signal está com sérios problemas… digo eu
Adiaram, mas não cancelaram, o que vem a dar na mesma: deram o dito por não dito e quando viram a argolada, tentaram um “controle de danos” que pelo menos na parte que me toca, não vai resultar. Whatsapp acabou. Signal e Telegram já estão instalados e para aqueles que dizem que “vou ficar a falar sozinho”, só tenho a dizer que aqueles com quem interessa falar, migraram também. Os outros, contactem por telefone/e-mail/sms ou nem contactem, que passo bem sem eles. Até aproveito para limpar a lista.
Todos nos sabemos ou pelo menos os que sabem, sabem que o wpp partilha as informações para o facebook desde 2016 dai não saber qual é o espanto, a única coisa que mudou agora é que eles querem ser mais transparentes sobre estes assuntos.
acho que ja vao tarde
Ainda ontem aqui escrevi que não gostaria de estar na pele do tipo que teve esta brilhante ideia…
Não deve ter dormido nada nestes últimos dias.
É impressão minha ou isto de “toda a gente” a mudar para outros mensageiros é apenas um exagero? Podem ser muitos novos utilizadores nos outros aplicativos, mas em relação ao total de pessoas no WhatsApp (uns 2 mil milhões?) não será apenas uma “gota no oceano”? Aqueles que estão a mudar mesmo e não apenas a ter de instalar mais uma aplicação para falar com alguém que se recusa a falar por outro lado.
Claro que é exagero. O WhatsApp está mais preocupado com a má publicidade do que com a migração de clientes.
De todas as pessoas conhecidas com quem falei deste assunto, e ainda foram umas duas dezenas, nenhuma disse que pretendia deixar de usar o Whatsapp, o que faz com que eu tb não mude pois mesmo que estivesse a pensar fazê-lo de nada me serve o Telegram ou o Signal sem ter lá as pessoas de minha relação que me interessam.
detesto o facebook