PplWare Mobile

Starlink pode ser a vítima da sua história de sucesso

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. etc says:

    O que é que estavam à espera?
    A largura de banda é limitada, quanto mais utilizadores menores velocidades vão ter, usando frequências mais altas conseguia-se ter larguras de banda maiores e consequentemente maiores velocidades, mas isto tem um custo que para maiores frequências precisas de uma potência maior para fazeres a transmissão para as mesmas distâncias, sendo que isto para transmissões na terra não há problema porque tens sempre fontes de alimentação prontas a fornecer o que precisas, no espaço já é outra conversa

    • Daniel Saraiva says:

      que viagem…

    • Keyboardcat says:

      Não tem diretamente a ver com frequências (valores absolutos) e energia. Mas sim largura de banda disponível.

      Quando falo de largura de banda, estou a referir a espectro. Existe uma ideia que as velocidades dependem diretamente da frequência, o que não é correto. Se tiveres um canal de 20MHz, a velocidade disponível é a mesma caso used 1Ghz ou 3Ghz. Muita gente assume que Wi-Fi é mais rápido em 5.8Ghz do que 2.4Ghz porque a frequência de modulação é mais elevada, mas a razão tem a ver que a largura de banda alocada é maior (80 ou 160MHz em vez de 20MHz).

      Hoje em dia uma torre moderna de rede móvel consegue ter uns 150MHz de largura de banda, distribuídos por diversas frequências. E tens vários setores (normalmente 3), em que em perfeitas condições oferece um total de 450MHz de largura de banda por antena (e isto ignorando MIMO). Usando técnicas de modulação modernas (LTE e NR), estamos a falar de uns teóricos 2Gbps numa antena que vai cobrir no máximo uma dúzia de quilómetros quadrados.

      Agora comparamos isso com starlink. Devido às distâncias usadas, a eficiência de espectro não vai ser tão alta (bits por hertz) comprando com uma antena de rede móvel. E mesmo com milhares de satélites, estamos a falar de um satélite a cobrir a área de um pequeno país, tendo em conta o tamanho da terra. Mais de metade desses satélites vão estar em cima do oceano, onde não são necessários. Mesmo que tivessem um total de 1Ghz de largura de banda disponível, estamos a falar do equivalente a 2 antenas de rede móvel a cobrir o país inteiro. A partir do momento que tens milhares de utilizadores, as velocidades vai ser sempre miseráveis. Especialmente em centros urbanos.

      Vai sempre ser um serviço para um nicho da sociedade, visto nunca poder competir com serviços de fibra e rede móvel em larga escala.

  2. Bruno says:

    E o que está aqui discrito não acontece com outras tecnologias? Eu tenho 4G na aldeia, funciona com uma média de 30mbps durante o dia, e uma média de 5mbps entre as 18 e as ~23h da noite. Sendo que a essa hora não me costumam aparecer obstáculos entre as minhas antenas e a antena do operador, só posso acreditar que a rede (ou melhor, os equipamentos que servem esta zona) desse mesmo operador esteja sobrelotada a partir das 18h. O contrato também diz “velocidade até…”, portanto não há muito que reclamar, porque protegem-se sempre nesse facto.
    Já agora, há 3 dias encomendei a Starlink, depois de ter visto aqui neste mesmo site que o valor havia sido revisto pela SpaceX. E encomendei justamente porque não tenho comunicações decentes no sitio onde vivo e trabalho. Mesmo que os valores de débito baixem para os 50mbps à noite, já é 10x mais do que aquilo que tenho atualmente. Fibra aqui?? Sim, passa um cabo de Fibra na parede da minha casa, que vai para um PDO que a empresa de telecomunicações justifica ser só para empresas e que por isso a minha casa não tem acesso a fibra.

    Outra nota que me parece importante, ainda para mais sendo o pplware um site português. Não vi no artigo nenhuma referência ao facto de Portugal ser o país da Europa com mais débito médio da Starlink. Isso sim, devia ser informação de relevo para a maior parte dos leitores deste site, que não estão localizados nos EUA.

    • CO says:

      Não só isso os operadores por norma não oferecem equipamentos que fazem CA ou seja 4G+ que ajuda e muito nas zonas sobrecarregadas mas sim aí ficarias limitado aos 40mbps daí então a solução melhor
      ser a da Starlink

    • JJ_ says:

      Nem mais! E as vezes é as pessoas nem tem a noção do que conseguem fazer com 30~50mbps. Para a maioria dos utilizadores é mais do que suficiente, incluindo para Netflix HD e afins.

      Claro que se conseguir ter mais, ótimo. Mas para quem nem consegue ter 10Mbps, já é muito bom.
      Alem disso isto é um serviço novo, que vai ter de se ir ajustando a medida que for crescendo. Que é o que irá acontecer.

    • CF says:

      Só para empresas ?
      É fácil seres uma empresa, basta ires ao site das finanças, consegues ter uma net bem melhor que a Starlink na relação preço qualidade.

      • Bruno says:

        Se fosse assim tao fácil… eu falei com a equipa que trata de “empresas”. Depois de dizer que era empresário em nome individual o que disseram foi que afinal os PDOs tinham sido pagos por uma empresa em específico e por isso não podiam dar a outros. Estranho, não? Principalmente quando saem 4 fibras desse PDO para vários sítios. Já fiz inclusivamente reclamação no Livro de Reclamações online, que supostamente é enviado também para a entidade reguladora. De que serve? De nada.

  3. supersilva says:

    Uai, a starlink não é velocidade, não é concorrer com o cabo ou fibra ótica. É chegar onde estas não chegam!

    Pensa, estar no meio da montanha ou numa ilha no meio do pacífico e poder usar a internet e comunicar, mesmo que seja como se fosse discada. Vide ae a comunicação por satélite da huawei.

    • Gonçalo says:

      Sim correto mas se nessa ilha tiveres velocidade de 200kb é o mesmo que nada o objetivo é ter intrnet em todo o lado com boas velocidade apesar de o mais baixo registado foi 60 mb o que é uma excelente velocidade mas pronto

  4. Leonilde says:

    Como posso ter mais informações sobre esta nova Internet? A que tenho atualmente é por cabo, e muito fraca.

  5. Leonilde says:

    Posso ter mais informações detalhadas, obrigado

  6. Gooden says:

    Acho que esta situacao pode melhorar nos proximos tempos. A Spacex esta a mandar quase semanalmente 60 satelites da starlink e agora com a versao v2 da starlink dizem que vai melhorar um bocado. É uma coisa que tem de ser aprimorada ja se sabe. Como tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.