Starlink oferece acesso gratuito à Internet na Venezuela após operação dos EUA
Concebida para fornecer Internet de alta velocidade e baixa latência em todo mundo, a Starlink está a oferecer o serviço aos utilizadores na Venezuela até 3 de fevereiro, após a operação dos Estados Unidos da América (EUA) no país e a captura do líder deposto Nicolás Maduro.
Num comunicado, emitido no domingo, a fornecedora de Internet via satélite da SpaceX anunciou que estava proativamente a adicionar créditos de serviço a contas ativas e inativas, na Venezuela, à medida que monitorizava a evolução das condições e os requisitos regulatórios.
Embora ainda não tenhamos um cronograma para a disponibilidade de compra local, se e quando houver atualizações, elas serão comunicadas diretamente através dos canais oficiais da Starlink.
Lê-se no comunicado.
Internet via satélite apressa disponibilidade na Venezuela
Subsidiária da empresa aeroespacial SpaceX, a Starlink fornece acesso à Internet através de satélites de órbita baixa e exige que os utilizadores adquiram equipamento separado para se conectarem ao serviço.
No website da empresa, o mapa de disponibilidade informa que a Venezuela receberá o serviço "em breve", sugerindo que a Starlink ainda não o tinha lançado formalmente no país, apesar de indicar que alguns utilizadores já estavam ativos.
Ainda não está claro, no entanto, como os serviços e preços da empresa evoluirão após o dia 3 de fevereiro.
Starlink em contextos de conflito
Este aumento temporário dos serviços de Internet gratuitos na Venezuela poderia ajudar a fornecer conectividade perante as consequências dos recentes ataques aéreos dos EUA e a operação terrestre que capturou e extraditou Nicolás Maduro para julgamento por acusações que incluem narcoterrorismo e fraude eleitoral.
Entretanto, a Venezuela não é a primeira zona de conflito onde a Starlink foi implementada.
O serviço de satélite foi lançado na Ucrânia, em 2022, para substituir as redes de Internet e comunicação danificadas pela invasão do país pela Rússia, tornando-se rapidamente uma ferramenta crítica para a conectividade civil e militar.
Ainda que as autoridades ucranianas e internacionais tenham elogiado o papel da Starlink num país devastado pela guerra, o seu uso no conflito levantou, ao mesmo tempo, questões sobre a influência que uma única empresa privada poderia exercer sobre o acesso aos serviços de Internet durante a guerra.
Além das zonas de conflito, a Starlink tem sido usada, também, para contornar a censura e os bloqueios da Internet impostos pelo governo em vários países, segundo recordado pela CNBC.
No Irão, milhares de utilizadores terão usado a Starlink para aceder a Internet sem filtros, desafiando as restrições do governo, apesar de o serviço não ser oficialmente aprovado.
Na Venezuela, o histórico de censura e bloqueios da Internet não é limpo. Aliás, o país tem-no bem documentado, especialmente durante períodos de agitação política sob os Governos de Hugo Chávez e, mais recentemente, Maduro.
A Starlink permite que a Internet seja fornecida por empresas não estatais em regimes autoritários.
Explicou Marko Papic, estrategista global da BCA Research, à CNBC, prevendo que é "altamente provável que a Starlink se torne disponível, gratuitamente, em todos os lugares onde os EUA estiverem envolvidos numa relação antagónica com o regime".























Mas, além das falhas, de electricidade, em todo o país (que já são consideradas normais, pela população), a internet, nunca falhou. Foi assim, que meia hora, depois, das primeiras explosões, vários vídeos, estavam a ser emitidos, em directo, para o mundo… ao ponto de filmarem, vários, helicópteros, e nem saberem, o que era, pois estavam a filmar, eram as explosões, dos ataques.
Mesmo depois, para além da televisão local, ter precisado de 6 horas, para emitir um comunicação, deixando de passar música, da revolução, o resto continuou operacional. Até, as zonas, de Caracas, que terão ficado, sem electricidade, durante, o rapto, voltaram a ter, ainda não eram 4 da manhã.
Boa manobra publicitária, para a Starlink.
Durante o rapto?! Quando a polícia prende um narco-traficante está então a raptar o criminoso? É isso ó Rocha?
o Rapto mais caro da historia.. lol
Gostava de saber o nome que esse b(/%o dá ao ídolo dele que permitiu a uma geração inteira a ser gamada durante décadas e aos próprios compatriotas que vieram de lá sem nada…
Mas os EUA são a polícia do mundo? Os filmes de cowboys estão um bocado fora de moda.
Pode ser que também lhe calhe lá um poço de petróleo.
Entretanto vamos assistindo por cá a alguns comediantes, apoiantes desta invasão, que vão divertindo as suas plateias com a desculpa que a dita invasão ocorreu por motivos democráticos.
Estes comediantes vão ainda mais longe, quando acham que ser contra esta invasão é apoiar Maduro. É incrível o estado alucinado em que vivem, pois dizem esses comediantes que ser contra esta invasão é apoiar ditaduras. Pronto, comecem a estudar porque na próxima podemos estar aqui a falar da Dinamarca e a Gronelândia e não sei o que irão chamar a quem seja contra a mais essa invasão.
A questão é a seguinte, o país que invadiu a Venezuela e que defendem aceitar-vos-ia? Até ia dizer que quem gosta do Trump se poderia mudar para lá. Mas o mais certo é aparecerem na RTP a levarem um excerto de porrada e a lamber o alcatrão com as mãos atrás das costas.
Que grande pirueta que o EU faz para, no final das contas, se colocar ao lado das ditaduras.
O EU é mais um candidato perfeito para integrar O Clube dos Amuados que integra já o Xringo Bandido e o PJA.
Para se compreender certas argumentações é necessário pôr mais neurónios a funcionar.
não é uma invasão, foi a apreensão de um criminoso com mandato de captura..
Eu se pudesse fazia esse trabalho mas Portugal dá -me tanto poder de compra que para eu chegar á Venezuela de canoa ia demorar a vida toda…. Aguardava uma flotilha…
quem ajudou recebeu 50M, talvez compensasse a viagem
Zé, Zé, comes a papinha toda com a testa 😉
Define invasão, vá lá…só para me fazeres rir mais um pouco. É que é mesmo engraçado ler-vos.
O termo é aplicado em diversos contextos:
Militar: Entrada de forças armadas num território estrangeiro com o intuito de conquista ou ocupação
Conquistaram alguma coisa? Ocuparam alguma coisa?
Para invasão precisavas de ter boots on the ground sem autorização, estilo Ucrânia
Quem faz as coisas “à bruta” fica mal na fotografia da opiniao publica e isso faz com que, normalmente, saia o tiro pela culatra. Essa lição já foi aprendida há muito tempo.
Se remover a liderança de um pais (que nao é o deles) e depois comprar a simpatia das massas com internet gratuita não lhe parece suspeito, então realmente não há argumento nem discussão.
Então porquê é ainda não apreenderam o Putin? Esse tem um mandato de captura por crimes ainda mais graves que o Maduro.
Há criminosos mais escorregadios do que outros e que muito surpreendentemente mantém uma legião de fãs.
Criminoso escorregadio? Por exemplo, o Trump.
Porque a UE é frouxa e permitiu que isto continuasse sem se meter
Mais um que escolheu não querer saber entre imigração legal e imigração ilegal.
Invasão? é mais invasão milhões de imigrantes ilegais do que a captura de um narco.
… e quem sabe, a seguir ocupar os Açores !!!
Mas os comediantes lambe botas da nossa praça com 3 neurónios a funcionar, só podem dizer galhofas na tv porque sabem que boa parte do nosso povinho só tem 2.
Está nos planos do Trump invadir os açores, tenho a certeza absoluta que o tentará.
E soube disso através da leitura das folhas de chá ou das borras de café?
Ainda o pó não assentou e já andam as aves da rapina de volta, fora as que andam há anos ou meses pela sombra. O regime da Venezuela era mau, mauzinho, mas desenganem-se quem pensa que vai melhorar por aí além. É apenas mais um burgo para os USA chuparem até ao tutano e já nem a desculpa da droga convence… Sabem todos que é uma “operação” movida a ouro negro e na verdade já nem há grande preocupação em esconder. Querem vender, têm de dar 90% de comissão ao tio Sam… ou tio Trump neste caso.
Vai ser outro Iraque, Afeganistão, Puerto Rico… é escolher.
Quando se tem o anti-americanismo como fé, as consequência de qualquer acto americano são sempre, sempre negras!
Quando não se tem a história presente, as consequências de qualquer ato americano são sempre, sempre puras.
Talvez para ingénuos como o Jaime as coisas só possam ser vistas a duas cores: branco e preto. Eu cá sei que existem muitos tons de cinzento e, por enquanto, prefiro manter-me como optimista vigilante.
No teu caso, a tua cor preferida deve ser mais o “cor_de_rosinha”…
Se a preocupação fosse o trafico de drogas não perdoava o antigo presidente das Honduras, também ele condenado por narcotráfico mas como é de direita foi perdoado pelo Trump a pouco mais de um mês, dos 45 anos a que foi condenado apenas teve um ano na prisão, queres ver que drogas vendidas por traficantes de direita afinal são benéficas e as drogas vendidas por traficantes de esquerda são maléficas.
Estamos a viver em cegueira ideológica seja de esquerda seja de direita e enquanto uns andão entretidos a defender a sua ideologia vamos todos caminhando em direção ao abismo, parecemos a banda do Titanic, o barco a afundar e a banda a tocar, perdoa-lhes senhor eles não sabem o que dizem.
não tem a ver com ser de direita ou esquerda, tem a ver com fazerem o que os US mandam e não se aliarem com China e Russia.
acho muito bem, a UE devia fazer igual.
A ideologia só serve precisamente para isso… cegar as pessoas. Mas de facto tocas num ponto certo. Tanta coisa com as drogas (que da Venezuela até nem é relevante o tráfico) e depois perdoa o presidente as Honduras, esse sim condenado por tribunal americano de tráfico de droga.
Enquanto uns reclamam, outros aplaudem… mas não deixam de estar colados a ver o circo, enquanto que aquilo que é realmente importante ninguém vê, não quer ver ou não quer acreditar.
Nada tem a ver com ideologias, com políticas… com nada a não ser com dinheiro no seu bolso e no dos amigos. Acho que a grande novidade é que agora até coragem têm para o fazer à descarada, seja com os jantares pagos a peso de ouro, doações para a campanha eleitoral, o apoio dos grandes grupos económicos e o uso da influência, aviões do Qatar, salas de baile pagas pelas grandes empresas… Follow the money!
Já dizia o outro:
All right, money, money, money! Come on in money lovers! Here at the Titty Twister we’re slashing money in half! Give us an offer on our vast selection of money. This is a money blow out! All right, we got white money, black money, Spanish money, yellow money, we got hot money, cold money, we got wet money, we got [sniffs] smelly money, we got hairy money, bloody money, we got snappin’ money, we got silk money, velvet money, Naugahyde money, we even got horse money, dog money, chicken money! Come on, you want money, come on in, money lovers! If we don’t got it, you don’t want it! Come on in, money lovers!…
+1
se querem vender podem vender a países não sancionados e depois de pagarem pelo investimento que as petroliferas lá vão fazer.. ou achas que a extração e refinamento se faz do ar?
Ora digam lá a verdade : sem o Trump o mundo ia ser uma chatice ..ao menos ha diversão todos os dias ..e quando vier a Gronelândia então vai ser fantástico …com o Putin , outro maluco , as coisas sao mais trágicas e mais burro com força ..se o Putin queria dominar a Ucrânia , bastava-lhe ter raptado o Zelensky , mas em vez disso foi á força bruta …..Viva o Trump , o maior comediante do Mundo , para ele a vida é um show de tv …ele proprio disse que assistiu a tudo como se fosse um programa de tv ….
O pessoal quando só vê TV portuguesa é normal andar completamente a Leste…
O Trump só está a meter o Nariz onde o chinês e russo controla… Montar infraestruturas desconhecidas a “x” km de território Americano é impensável… Os Russos, chineses e coreanos estão bem do outro lado do planeta… Quem os defende devia ir também, porque segundo a esquerda radical, ser obrigado a votar com um só candidato é que é bom… Ahahahajajahahajajaj
Tinha de ser um mancebo com cedilha para falar em montar infra estruturas a x km do território americano. Essa foi do melhor que passou por aqui hoje.
Sim, manda-os para a Coreia e para a Rússia.
Eu queria-te mandar para perto do Trump, mas ele não te quer lá, apareces logo na tv com a cara encostada ao chão e algemado. Pega nas malas e depois anda cá contar, quando o Trump te mandar para Portugal com um fato laranja e os olhos pisados . Rico país, vai.
Mais uma vez é interessante ver que, para certas pessoas, o argumento de construção de infra-estruturas por parte de rivais/antagonistas só vale quando são feitas perto de países como a Rússia!
Estás enganado… Quem te disse que já não estou ao serviço das secretas dos EUA… Ou pensas que és livre em tudo que fazes… O que eu te disse é verdade… O Alasca não era russo?? Faz duas linhas no planeta de alto abaixo desde o polo-norte ao polo sul, a este e oeste da ultima linha de terra… O tratado Monroe fará o resto… Devias agradecer ao Trump ainda não andares a comer pão feito de farinha de insetos em fábricas que os chineses queriam abrir na Patagônia… Portugal ainda está muito atrasado na informação
como disseram os americanos, uma operação destas só está ao alcance dos EUA
“se o Putin queria dominar a Ucrânia , bastava-lhe ter raptado o Zelensky” —- o Incognito esquece-se das notícias de inicio de guerra que nos davam conta das tentativas de assassinato de Zelensky por parte de Putin.
Este es un momento de esperanza. Espero poder regresar pronto a mi amado país. Gracias, Starlink.
De nada, felicitaciones por la liberación de tu pueblo
Gaste agora, vai pagar depois em petróleo
Ainda há muito comuna/socialista em Portugal infelizmente…obviamente que Trump fez esta operação porque há interesses… venezuela é um dos países com mais recursos a nivel mundial. Agora limpar ditaduras e comunistas é mandatório. E a Venezuela estava minada pelos chineses e russos (comunas) por isso acho bem e espero que a venezuela prospere como outrora prosperou sobre dominio Americano e nao comuna
Concordo a 120% … Portugal também está, basta ver o conteúdo televisivo e como se mexe as elites… Em Portugal a única coisa que funciona é o Fisco…