Starlink destruiu a campanha de informação russa na Ucrânia
O Brigadeiro-General Steve Butow, da Unidade de Inovação da Defesa no Pentágono, disse que os satélites da Starlink, de Elon Musk, "destruíram totalmente a campanha de informação de Putin", uma vez que nunca conseguiu desligar a Ucrânia do mundo.
O serviço de satélite está a ajudar a coordenar e lançar os ataques à Ucrânia e a ligá-los ao mundo.
O serviço da Starlink não estava sequer online na Ucrânia quando a invasão russa começou. Contudo, um tweet de Mykhailo Fedorov, o vice-primeiro-ministro da Ucrânia, era tudo o que era necessário para Elon Musk dirigir a sua empresa para iniciar os serviços na região.
Fontes afirmam que, nestes 100 dias de conflito que se seguiram, a Starlink tem ajudado os soldados ucranianos a ligarem-se aos seus superiores, a dizerem às suas famílias que estão a salvo, e até a jogarem "Call of Duty" nos seus smartphones no seu tempo de descanso.
Quantos terminais da Starlink estão ativos na Ucrânia?
Os terminais da Starlink ligam diariamente à Internet até 150.000 ucranianos. Embora este número possa parecer pequeno em comparação com outros países, a Ucrânia está no meio de uma invasão que também viu a Rússia hackear a sua rede de satélites para se ligar às suas tropas da linha da frente.
Numa entrevista, no mês passado, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que, em áreas onde se perdeu a comunicação, os russos disseram aos residentes que a Ucrânia já não existia. Então os serviços da Starlink entraram em ação, o que manteve o país ligado ao mundo. Zelensky utilizou o serviço para comunicar não só com as tropas da linha de frente e o público em geral, mas também com chefes de estado de outros países, como os EUA e a França.
Mais de 10.000 terminais da Starlink estão agora operacionais na Ucrânia. 1.333 deles foram fornecidos pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), enquanto agências privadas doaram 5.000. Equipamento no valor de 15 milhões de dólares foi enviado da SpaceX para a Ucrânia, sendo a empresa espacial atualmente responsável pela fatura dos serviços.
Porque é que a empresa trabalha em zonas de conflito?
Butow disse também que Elon Musk convocou uma reunião no dia seguinte à invasão russa para ver como a Starlink poderia ser utilizada na Ucrânia. Durante o fim-de-semana, 500 terminais tinham aparecido no país, e na segunda-feira, cerca de 475 estavam operacionais.
Contudo, não é apenas o ritmo da empresa privada que faz com que a Starlink funcione. O serviço depende de uma constelação de satélites de baixa órbita para fornecer Internet de alta velocidade a utilizadores de todo o mundo. Em Março deste ano, Elon Musk disse que a Starlink teria 4.200 satélites ativos até 2023.
Num tweet no mês passado, Musk disse também que os satélites da Starlink eram alvo de ciberataques russos e que a SpaceX estava a trabalhar para se manter à frente do jogo.
Starlink has resisted Russian cyberwar jamming & hacking attempts so far, but they’re ramping up their efforts https://t.co/w62yCsDA5w
— Elon Musk (@elonmusk) May 11, 2022
Não é então uma surpresa que Musk se encontre no final da receção das alegadas ameaças dos militares russos. Os satélites da Starlink frustraram, de facto, os planos da Rússia de isolar a Ucrânia, dando-lhe visibilidade nestes tempos sombrios.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
lol… Propaganda da boa. Tirando as várias centenas de dispositivos já nas mãos do Russos, estão quase, quase a a ganhar segundo os media ao serviço dos EUA…
Tá bem camarada Juvenal.
Vou deixar de defender a Democracia e a Liberdade, meter as palas e passar a defender Oligarcas e Ditaduras.
Que se saiba os EUA são uma Democracia, ao contrário da Rússia que a única coisa que tiveram desde a sua fundação foi DITADURAS.
Dada a tua insatisfação com a Liberdade e Democracia, existe uma palavra que talvez desconheças EMIGRAÇÃO, toma coragem e assume o que defendes, não te contraries…
Até sempre Camarada Juvenal.
lollll de que raio falas tu?! a CNN+ e forte para os teus lados.
Clinton, Bush, Obama invadiram 9 paise e mataram mais de 2.000.000 milhoes de pessoas ainda hoje matam, a ISIS foi uma criacao do inutil do Obama. Honestamente mas posso estar enganado ainda nenhum autocarro com criancas foi bombardeado pelos Russos algo que era constante pelas forcas invasoram americanas de outros paises.
A russia e tao mas tao ma mesmo que e necessario irem buscar cenas de jogos para mudarem a opiniao publica ocidental e inventarem Ghost de Kieve,… demais!
Quem tem um batalhao NAZI incorporado no seu exercito e a Ukrania e nao a Russia.
Este conflicto foi provocado e e prolongado pelos psicopatas habituais do Ocidente sem a menor intensao de acabarem com este conflito. Mas pode ser que quando deixares de ter comida na mesa, abras a pestana!
Amigo, responde-me a isto, acabaste de dizer que os EUA invadiram não sei quantos países e mataram milhões de pessoas…é uma crítica certo? Concordo contigo nessa crítica! Os Russos estão a fazer exactamente o mesmo na Ucrânia…isso para ti já é bem? Não achas que tão mal estão uns como outros?? Achas correcto andarem a rebentar com silos onde se armazenam os cereais das colheitas? Achas que estavam lá nazis escondidos no meio dos cereais?? Reflecte lá um pouco…não contribuas para que se defenda o indefensável! Cumps
Claro! Porque os PZP não são culpados de nada, os únicos culpados são o ocidente
Camarada jorgeg
Propaganda esta bater forte. Deves fazer 8 PZP
União Nacional da Rússia, Nashi,Ours, Young Russia, etc são o que?
Depois tens M8L8TH banda russa tambem chamada martelo hitler ,etc.
Liga Imperial Russa,grupo Rusich,etc porque andam combater no lado russo?
Nesse caso os russos também são nazis?
E o Putin é tão estúpido que foi na conversa dos psicopatas do Ocidente… saudações kamarada.
Antes um índio isolado na floresta usando celular do que um russo entendendo o que é democracia.
No dia que Putin entrar na tua casa, dispor da tua mulher e das tuas filhas, vais pensar duas vezes, se tiveres tempo… Pump,
A que propaganda te referes? As tretas que os russos dizem habitualmente? E que dispositivos é que estão nas mãos dos russos? Tu deves fazer parte da seita comuna, que vive uma realidade paralela, começando por se acharemos bens informados, e os restantes são uns ignorantes, a vossa posição é patética e ridícula.
Á aquilo que é a realidade, e depois existe aquilo que tu pensas que é a verdade…
Calma camarada.
Camarada Juvenal
A verdade verdadeira ou a crua realidade é que a Rússia Invadiu a Ucrânia, ou temos duvidas ?
Agosto de 1990: Iraque invade Kwait.
Dezembro de 2003: Saddam foi encontrado maltrapilho, num buraco no chão.
Dezembro de 2006: Saddan foi enforcado, condenado por crimes contra a humanidade.
Fico imaginando qual será o destino do Putin…
A verdadade verdadeira é que os sionistas invadiram a palestina, e à 70 anos matam mulheres e crianças. E Todos os politicamente correctos, como você, enfia à cabeça na areia. Ipocritas.
Camara WWKOSTA
Aprende escrever português antes de comentar
Um gajo estúpido não se apercebe quando faz parte de uma seita, como a sua realidade é a a da seita. Vão em contra-mão numa autoestrada e dizem que os outros é que estão mal. O que julgas pensar é dito por os gajos da tua seita, não és livre, não tens capacidade de pensar por ti, não tens sentido crítico e papas tudo que a seita dita. És acima de tudo um triste.
Os estúpidos são aqueles como tu que se acham os maiores sabedores e insultam os outros. Adere ao movimento NoFap e acorda para a vida.
em áreas onde se perdeu a comunicação, os russos disseram aos residentes que a Ucrânia já não existia. Então os serviços da Starlink entraram em ação (…)
Ahahahaha anedótica esta propaganda
Quando falo em propaganda, falo à starlink
Só comunas do PZP por aqui.
Eu prefiro a América à Rússia de longe não anexamos territórios ao menos e comunas inferno com eles
Federação Russa que cresce pela guerra e anexação. Esse coisa que os Russos usam parece uma anti-federação.
Triste.
Camarada WWKOSTA foste votar no KOSTA, não votaste no PZP.
Olha que os camaradas vão te chamar um triste.
Mais uma prova de desinformação combate-se com informação
Isto está a ser invadido pelo PC, regressamos há 40 anos atrás, em que onde tu vês branco eu vejo preto.
O Musk por vezes diz e faz muita m*rd@ mas a sua atitude perante a invasão dos orcs à democracia ucraniana é de louvar. O desastre ambulante chamado de Boris Johnson também se tem redimido pela ajuda que tem prestado à Ucrânia nestes momentos difíceis.
Português? Pobre, mal informado, sem visão. Enfin , futebol e telenovela.
Tristes
Explica aos incultos o memorando Budapeste e as violações.
Se os países devem ter armas nucleares ou não.
Referencia aos acordos de Minsk l e ll Boa leitura, se sabem ler.
Incultos
memorando de Budapeste 1994, acordo de Minsk 2014, afinal quem desrespeitou primeiro?
WWKOSTA aparentemente não sabes ler, depois chamas os outros incultos.
Alem de chamar os outros incultos, tens problemas de raciocínio . Explica como
um memorandos assinado em 1994 previam futuro e faziam referencias acordos no futuro , Minsk l e ll.
Lobotizado !!! Acorda! Até um cego viu quem assinou o acordo. A tua leitura não é de certeza a mesma, e a tua cultura é visível. Pobre..
Alguem não respeitou (russia) o memorando de Budapeste (respeitar fronteiras), depois desse desrespeito, foi feito acordo para minimizar efeitos do desrespeito anterior, agora a culpa é do acordo de Minsk? Entao a Russia ter violado o memorando de Buadpeste não conta? Se a Russia não tivesse violado o memorando de Budapeste nunca teria sido necessário o acordo de Minsk…
WWKOSTA alem de pobre de espírito. Essa lobotomia não permite ler e pesquisar.
Wikipedia:
O Memorando de Budapeste sobre Garantias de Segurança compreende três acordos políticos idênticos assinados na conferência da OSCE em Budapeste, na Hungria, a 5 de dezembro de 1994, para providenciar garantias de segurança por parte dos seus signatários em relação à adesão da Bielorrússia (Belarus), do Cazaquistão e da Ucrânia ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP). O memorando foi originalmente assinado por três potências nucleares: a Federação Russa, o Reino Unido e os Estados Unidos da América. A China e a França, enquanto potências nucleares, deram garantias individuais um pouco mais fracas em documentos separados.[1]
O memorando proibia a Federação Russa, o Reino Unido e os Estados Unidos de ameaçar ou usar qualquer força militar ou coerção económica contra a Bielorrússia (Belarus), o Cazaquistão e a Ucrânia, “exceto em legítima defesa ou de outro modo em concordância com a Carta das Nações Unidas”. Como resultado de outros acordos e do memorando, entre 1993 e 1996, a Bielorrússia (Belarus), o Cazaquistão e a Ucrânia desistiram das suas armas nucleares e entregaram-nas à Federação Russa.[
os russos devem pagar bem, para vir aqui defender os coitadinhos russos, se me pagarem 10 milhões eu prometo vir aqui dizer a verdade.