Semanário Nascer do Sol e jornal i foram alvo de ciberataque
Depois de uma forte onda de ciberataques a grandes empresas em Portugal, as notícias sobre este tipo de situações diminuiu ligeiramente, apesar de continuarem a acontecer ataques pela via digital.
De acordo com uma publicação partilhada nos sites do Semanário Nascer do Sol e jornal i, os canais de informação foram alvo de um ataque informático.
Servidores da Newsplex sofreram um ciberataque
Segundo o que foi revelado, em causa estará um ciberataque aos servidores da Newsplex, empresa detentora dos dois jornais, que acabou por bloquear todo o sistema de produção e gestão de conteúdos nas várias plataformas do grupo. Apesar do ciberataque, ambos os sites mantêm-se operacionais.
Ao fim da tarde, os responsáveis informáticos continuavam a trabalhar na recuperação dos sistemas, estando em risco a edição do jornal i de quinta-feira.
A Newsplex, apesar de alheia ao sucedido, pede desculpa aos seus leitores pela interrupção do seu normal serviço noticioso.
Recorde-se que o número de incidentes digitais registados em Portugal pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) aumentou 26% no ano passado face a 2020.
Lino Santos, coordenador do CNCS referiu que...
Tivemos um aumento de 26% do número de incidentes em 2021 relativamente a 2020. Isto deve-se, primeiro, a uma maior densidade digital, a uma maior utilização do serviço de correio eletrónico, a uma maior digitalização das empresas e, também, a um défice de competências. Temos dificuldade em lidar de forma segura com este progresso tecnológico
As ciberameaças dominantes em Portugal durante o ano de 2021 foram o phishing/smishing/vishing, o ransomware, a fraude/burla online, o comprometimento de contas ou tentativa e a exploração de vulnerabilidades.
O Governo tem sofrido também vários cibersegurança, estando na segunda posição dos alvos mais atacados, tal como revelamos recentemente.
De relembrar que o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) lançou recentemente um relatório sobre cibersegurança que faz uma radiografia do nosso país no que diz respeito à Cibersegurança e que pode ser consultado aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Impresa(SIC,Expresso,etc.),Vodafone,Hospitais,e por aí fora e agora mais um ataque online a 2 jornais.Isto está pior que nunca.A internet tornou -se uma autêntica mina,um antro de podridão.
Só queria que a MEO fosse a seguir
Se for porque pagam mal, não prestam de um ataque, mas de falta de profissionais.
Se os profissionais fossem mais exigentes, as empresas tugas teriam de se alinhar mais com o resto da Europa.
Mas quem é o Hacker que ataca semanários e jornais de 5ª categoria? Ou mesmo atacar o pplware… Que orgulho tem um hacker nisso a não ser aprender a hackear, cá para mim é mais isso…
Para mim Portugal está a ser alvo de cyber-ataques porque faz parte do 1º ano do diploma dos Hackers.
1º ano = Atacar instituições e empresas de um país pequeno ao acaso
2º ano = Usar esses ataques para criar o Caos e quem sabe parar o país
3º ano = Meter o país refém – Sem água, luz e gás durante o Inverno
4º ano = Impedir a chegada de produtos ao país
5º ano = Invasão Russa – Soldados da paz vêm salvar a população liderados pelo Jerónimo de Sousa
ahahahhahah