Reparou? A sua fatura de telecomunicações voltou a subir
Ainda não foi há muito tempo que os portugueses tiveram um aumento da fatura de telecomunicações. A subida foi de 7,8%, mas no mês de março os valores voltaram a subir. Saiba qual foi o aumento de março.
Aumento de 1,7% na fatura de telecomunicações...
Em março de 2023, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 1,7% face ao mês anterior em consequência de um “ajustamento de preços” dos prestadores devido à inflação, que afetou as ofertas em pacote e de serviços telefónicos móveis.
Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços aumentaram 5,7%, a maior variação desde abril de 1994. Esta variação dos preços das telecomunicações foi 1,8 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado pelo IPC (7,4%). A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos doze meses foi de 2%, ou seja, 6,8 p.p. abaixo da registada pelo IPC (8,7%), revela a ANACOM.
As mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente. A NOS apresentava a mensalidade mais baixa em um serviço/oferta.
Em termos homólogos, verificaram-se 32 serviços/ofertas de telecomunicações com aumentos de preços e seis com diminuição. Sobressaem as seguintes variações de preços:
- A mensalidade mínima da TVS aumentou 7,6%, devido à descontinuação das ofertas de TVS single play da NOS. Em março de 2023 a mensalidade mínima da TVS correspondia a uma oferta single play da MEO.
- A despesa mínima do STF aumentou 5,3% devido ao aumento do preço por minuto das chamadas para a rede fixa do Tarifário Voz Fixa da Vodafone, de 7 cêntimos para 7,38 cêntimos.
- A mensalidade mínima da oferta de STM com Internet no telemóvel aumentou 4,3% devido ao fim da oferta da primeira mensalidade do tarifário da NOWO, e ao fim do tarifário pós-pago Uzo com mensalidade de 7,50 euros e oferta da primeira mensalidade da MEO.
- As mensalidades mínimas das ofertas 3P e 4P e de duas ofertas 2P diminuíram devido a um aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da NOWO.
- A mensalidade mínima da oferta 5P aumentou 6,3% devido ao aumento da mensalidade da oferta Fibra 4 Light da Vodafone.
Em relação ao mês homólogo do ano anterior, e por prestador, a MEO aumentou a mensalidade de sete serviços/ofertas enquanto a NOS aumentou a mensalidade de dez serviços/ofertas. Por sua vez, a Vodafone aumentou a mensalidade mínima em todos os 13 serviços/ofertas considerados. A NOWO diminuiu a mensalidade de seis serviços/ofertas (aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da NOWO) e aumentou a mensalidade em dois serviços/ofertas.
Este artigo tem mais de um ano
Isto é que é o verdadeiro roubo, e ninguém diz nada. a ANACOM são uma cambada de parasitas e estão a mando destas empresas. Isto é uma vergonha em Portugal!
Gostava de saber, qual é posição da ANACOM, perante este aumento descarado do valor do contratos, que foram acordados entre as partes? É lamentável!!! isto só é possível num país onde o regulador, parece estar a mando das Operadoras e de autoridade não tem nada!
Os sucessivos governos não dão poder e autonomia às entidades reguladoras. Porque será? (tal não implica que não estejam a fazer menos do que devia)
Renovei contrato com a MEO em dezembro, na factura de fevereiro veio 5 eur a mais do que aquilo que acordei com eles, perdi hora e meia ao telefone, com voz alta e bom som, as facturas de março, abril, e a de maio já veio com o preço acordado!!!! 60 eur mês, 1gb de NET, 13 gb de dados móveis + canais e o telefone fixo que nunca utilizei
Roubado… Pago 35€ na NOS e não tenho fidelização (não tenho telemóveis associados)
A Anacom devia era proibir as e,presss de telecomunicaçoes a fidelidade de 2 anosve impor um limite maximo de 6 meses
Pois abria assim muito maus concorrência e assim os preços baixava,
Aqui aumentou e 24.90€ para 26.67€
Infelizmente quase ninguém mora em zonas cobertas por fibra óptica da LigaT: Venda do Pinheiro, Malveira, Mafra e Ericeira, Caldas da Rainha ou no Bombarral, onde a LigaT por 15 euros mensais já fornece Internet, sem fidelização.
mesmo… das duas uma ou eles vão ser comprados pelos grandes, ou os grandes vão ter de se mexer e deixar de estar na sombra da bananeira.
15€ só internet mas a grande maioria das familias precisa de tv e por consequência tem de levar com o telefone tmb.
Mas para quem não quer tv, na maioria das operadoras não pode escolher apenas internet..
Por acaso a NOS tem uma solução de apenas serviço de Internet, procure pela operadora WOO, pertence à NOS, literalmente os equipamentos são os mesmos, apenas muda o nome estampado neles, e são pacotes ajustados apenas a quem pretende serviço de Internet. No FTTH não sei como funciona, mas todos sabemos que no HFC como o sinal chega via cabo coaxial uma pessoa consegue sempre desviar sinal para as tv’s porém como são pacotes só de Internet não é possível aplicar uma box da operadora ao pacote a menos que a box pertença a outro pacote e esteja ativa.
MEO tem o “M1” só com 30Mbps de Internet .
Vodafone tem o “fibra 2” só com 30/3 Mbps de Internet.
NOS tem o “NOS 1”, com “30 Mbps”, “100 Mbps” e “1 Gbps”
NOWO tem “INTERNET” com “120 Mbps”, “250 Mbps”, “500 Mbps”, “1 Gbps”.
O Miguel C pode dizer a que maioria das operadoras se refere, que não têm só Internet na oferta comercial?
A LigaT só fornece Internet. Se quiser televisão e/ ou telefone, terá de arranjar outras soluções. Seja TDT, satélite, utilizar outro operador.
Quando a fidelização à NOS terminar, sei o que vou fazer.
Desisto do contrato e faço negócio com a WOO, que é a NOS, na mesma LOL
35 Euros mês, e tem-se internet fixa de 200 Mb e 1 cartão telefone com 4 Gb mensais e mais 6 de oferta se fizer portabilidade.
Como preciso de mais 2 cartões, ficará tudo em 55 euros ( cada cartão custa 10 euros mês ).
Só quero net fixa, não preciso de tv e telefone fixo para nada.
No meu caso passarei a poupar quase 50%…
A minha subiu de 81.59 para 90€ só naquela…
Serviços de Telecomunicações e Internet não podem ser administrados e fornecidos por empresas privadas, pois colocam em causa a segurança do País assim como a segurança e privacidade dos Portugueses, ao mesmo tempo que propiciam situações como esta.
É necessário o Estado voltar a administrar e fornecer os Serviços de Telecomunicações e Internet.
Errado. O que tem de fazer é dar poder e autonomia às entidades reguladoras (como em muitos países). E não o faz porque quer sempre ter algum poder; até porque as entidades reguladoras poderiam inclusivamente ir contra o governo…
Quem anda a lixou isto tudo foi o governo português que pôs o IRS digital. O Governo, a Anacom e as operadoras juntaram-se num cartel para roubar os portugueses.
Gostava que alguém me explica-se o porque da fidelização? Porque fazem investimentos?!
As outras empresas em Portugal não o fazem?
os supermercados não fazem investimentos?! não montam um supermercado.. Também deviam ter os clientes fidelizados para pagar o investimento.
para mim fidelização é sinonimo de bons serviços.
Coisa que essas empresas não prestam porque têm uma lei anti concorrência, que parece mais uma lei de cartel.
@PorcoDoPunjab,
Deixa estar que o Cartel vai acabar brevemente. A Vodafone, MEO e NOS, vão ter que baixar os preços, senão vão perder muitos clientes.
Pagamos das telecomunicações mais caras da Europa e com ordenados mais baixos. Deixa a DIGI Portugal entrar em funcionamento que estará para breve, depois do verão.
Já estão a cablar a fibra ótica em diversas zonas e cidades do nosso país. Na Europa “rebentaram” com os preços, é uma operadora Romena e se não vierem a fazer parte deste cartel das telecomunicações que existe em Portugal, vamos pagar muito menos por mais. Basta aceder ao site Espanhol da DIGI e comparar. Vê só os preços no site espanhol. Quando eu acabar a fidelização e se a Vodafone não oferecer melhores preços, irão perder mais um cliente, pois na WOO no que diz respeito aos telemóveis já é bem mais barato que na Vodafone e não há fidelização, na DIGI também não vai haver fidelização.
Os portugueses quando é para mudarem de fornecedor do que quer que seja, são muito comodistas. Só um exemplo, saí da EDP Comercial e fui para a LuzBoa tarifário indexado e sem fidelização, posso sair quando quiser. Na EDP pagava mensalmente cerca de 32€ de eletricidade, na LuzBoa pelos mesmos Kwh pago cerca de 4€, portanto vê lá o que a EDP me andou a sugar assim como a outros consumidores todos estes anos. Por isso é que têm lucros astronómicos, à nossa pala. Está tudo a sair da EDP para outros fornecedores mais baratos, e a EDP já está a sentir isso na “pele” por isso é que já vieram anunciar uma baixa de preços de cerca de 20%, estão a perder clientes. O mesmo irá acontecer com a Vodafone, MEO e NOS. Podes consultar aqui os preços da DIGI em Espanha.
https://www.digimobil.es/
Cumprimentos,
falta é os canais de TV …
iptv ( sem canais piratas)
pedro, isso é extraordinariamente fácil de resolver…
Olá Raul, muito obrigado pela informação.
Não quero ser velho do Restelo mas olhe que Portugal é um caso único no mundo, acontecem aqui coisas que não acontecem em mais lado nenhum.
Por isso não se fie pelo que vê lá fora, as coisas aqui dentro têm uma forma muito peculiar de funcionamento…
Só acredito nesses preços em Portugal quando os vir anunciados.
Este país é uma seita de mafiosos em que se protegem todos contra elementos externos.
Uma coisa é certa, fidelizações nunca mais…..
Senão fizerem como andaram a fazer em Gaia, que para cablar prédios, usaram os cabos de outros operadores para fazerem reboque, falo pela NOS, houve clientes sem sinal porque o pessoal da DIGI usou o cabo da NOS para fazer reboque em varias situações em Gaia.
Entso não te ponhas fino, prepara bem a carteira na Luzboa. Vão te chegar faturas bem recheadas quando tentares rescindir 🙂 também eu tinha a tua ideia, até ter problemas gravíssimos com eles. E pelos vistos não fui o primeiro, nem último etc. há imensos casos que na hora de bazar, afinal não fizeram bem as contagens eheh. E sim, fazia as contagens manualmente na e-redes. Eles praticam os preços que lhes apetecerem. Mandam essas faturas com valores baixos, mas anda que vais acabar por pagar … e bem. Boa sorte e um abraço!
Já ouvi esse paleio quando veio a Nowo, a Vodafone, etc.
A DIGI Portugal vai entrar no mercado e no início até vai dar preços abaixo dos outros mas depois vai ser como a Vodafone, vai alinhar pelas restantes operadoras.
Mas agora tens o grande 5G da nos que investiu bastente para tu pagares.
Usas um serviço que nenhuma valia te da. Mas tens a propaganda na cabeça.~
Pagas e agora bufas?
Tenham calma, pelo que sei vai subir ainda mais
Tenho um contrato com a Vodafone,que contempla TV+Internet fixa e Móvel+1 cartões telm.Com um tarifário acordado entre partes, de 43,90Euros,com fidelizacão e pagamento em débito direto.Até ao passado mês de Fevereiro,tudo aconteceu conforme o acordado.O que me levou a considerar que finalmente,tinha um contrato com uma empresa em quem podia confiar.Enganei-me!!!… Ao verificar a fatura referente ao mês de Março reparei, que embora o tarfário seja o acordado, foram-me debitados 3 Euros de serviços suplementares que eu comprovadamente, através do balcão da Vodafone no Montijo, não utilizei.Fui informado de que o valor em causa se devia á taxa de inflaçáo 7,48% aplicada pela Vodafone.E eu pergunto,não há neste País quem ponha cobro a estas situações de prepotência desonesta???
Os contratos de fidelização prevêm todos o aumento da mensalidade.
90€ ?
Fds !
A unica solução é deixarem de ter.
Acreditem que tudo muda depois disso.
Basta 10% dos clientes batarem com a porta aos players para os alarmes até do governo tocarem logo e aí olharem para o problema …
A minha aumentou os 7,8%…. nao percebo esta noticia!
E agora aumentou mais 1,7% sobre esses 7,8% anteriores.
Ou seja, dois aumentos seguidos num total de 9,5%.
Nada mau para as operadoras, sem custos acrescidos de relevância e passam a receber quase 10% mais por mês de cada cliente.
Eu não tive aumento desse calibre no meu ordenado, que estranho.
no meu caso a alegada mensalidade de 38€ com a VDF subiu para 41€.
Não tenho recurso então ?
Basicamente é isso. É ir refidelizando o mesmo valor e fazendo upgrade aos serviços. Se fizeres novo contrato com os mesmos serviços acabas a pagar mais.