Reino Unido proíbe instalação de equipamentos 5G da Huawei após setembro de 2021
Os problemas mais sérios da Huawei são com o governo norte americano. No entanto, a empresa chinesa também tem tido preocupações com outros países, como por exemplo o Reino Unido. Especialmente no que respeita à Internet de quinta geração.
E o cerco acaba de ficar mais apertado pois o país britânico anunciou hoje uma nova regra que impede que novos equipamentos 5G da Huawei sejam instalados depois de setembro de 2021.
A relação entre a Huawei e o Reino Unido já teve melhores dias, e a culpa é da rede 5G. No início deste ano, até parecia que o país britânico iria ceder ao autorizar a rede ultra rápida da marca chinesa a operar no país. Mas depois vários problemas e incidentes graves se desenrolaram.
Algumas pessoas que estavam contra a implementação da rede de quinta geração no país, destruíram dezenas de antenas 5G, o que contribuiu para diversas dificuldades de comunicação. No entanto este ato de vandalismo esteve também ligado a teorias da conspiração que associavam esta rede à pandemia da COVID-19.
Reino Unido barra instalação de equipamentos 5G da Huawei
O Reino Unido anunciou hoje, 30 de novembro, uma nova regra contra a tecnologia 5G da Huawei. Desta forma, as operadoras de telecomunicações britânicas não vão poder instalar novos equipamentos 5G fabricados pela marca chinesa depois de setembro de 2021.
Com esta medida, o governo pretende remover os equipamentos da fabricante de Shenzhen da sua estrutura da rede ultra-rápida.
De acordo com o Oliver Dowden, Ministro Digital da Reino Unido:
Estou a definir um caminho claro para a remoção completa de fornecedores de alto risco das nossas redes 5G. Isto será feito através de novos poderes e competências sem precedentes para identificar e proibir equipamentos de telecomunicações que representam uma ameaça à nossa segurança nacional.
O Reino Unido já havia ordenado a remoção de todos os equipamentos de telecomunicações da Huawei instalados nas operadoras até 2027. O motivo prende-se com a eliminação do potencial risco de segurança das infraestruturas da rede do país.
Como seria de esperar a China criticou o governo britânico, acusando-o de seguir um caminho semelhante aos EUA. A Huawei referiu na semana passada estar desiludida com o governo britânico por a tentar excluir do mercado 5G, depois de novas publicações definirem que as empresas podem ser multadas em 100.000 libras (~111 mil euros) caso violem esta regra.
Para além disso, o governo do Reino Unido revelou também a sua estratégia para diversificar a rede de componentes 5G. Inicialmente está previsto um investimento de 250 milhões de libras (~278 milhões de euros) para o setor. Este processo envolve a colaboração com a japonesa NEC de modo a estabelecer novas instalações de pesquisa.
Por agora o país também já proibiu a compra de novos equipamentos 5G da Huawei após o final deste ano e ainda está a definir alguns detalhes desta regra.
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa noticia. Havia de ser a nivel mundial boicotar tudo dos chinos
Por mim desde que seja para apoiar o que é europeu (á falta de alternativas portuguesas), deixemos os americanos e os chineses a apertar o pescoço uns aos outros e sigamos com a Ericsson
Tendo em conta a política oficial de espiar até os próprios cidadãos dentro da China (créditos sociais), é normal que os britânicos que também tentam espiar tudo e todos queiram os chineses fora da estrutura crítica das comunicações para que em caso de guerra não possam facilmente desactivar as comunicações seja à distância ou com ajuda de um ou dois agentes locais… e mesmo que as pessoas individualmente usem smartphones da Huwaei pelo menos as pessoas mais importantes poderão utilizar outros aparelhos de outras marcas e garantir que continua a funcionar em especial modelos “seguros”.
Mas isto quando se escolhe a infra-estrutura só se está a escolher quem terá mais facilidade em desactivar a rede/ espiar, mas seja qual for a opção a segurança da rede será sempre uma bosta porque as próprias especificações estão feitas de tal maneira que existirão sempre maneiras de interceptar e interferir nas comunicações conforme as necessidades, os equipamentos até poderão ser dispendiosos mas nada que governos não tenham acesso assim estejam dispostos a largar o dinheiro.
Já estamos em 2020. Que tal parar com essas teorias da treta? Ou vais dizer que são apenas do lado da China que espiam o mundo inteiro? Aposto que para escrever esse comentário acedeste a um site dentro de um browser que é feito num país que em termos de controlo de massas e lavagens cerebrais consegue ser pior que a China.
amigos não e espiar e tirar tudo que compete igual para impor marcas americanas ao mundo cresça e apareça acorde para vida
fala em espiar e o edward snowden diz lhe alguma coisa??
Que teorias da treta?
A China quer espiar tudo e todos, e fá-lo, assim como faz o Reino Unido, os Estados Unidos da América, a Alemanha, e quase todos os outros. As notícias ao longo dos anos assim o indicam ou o afirmam.
Nenhum país a sério, com capacidade económica e técnica, que realmente queira manter a sua autonomia permite ter as suas infra-estruturas críticas sob controlo de estrangeiros, em especial se tiverem capacidade para produzi-las eles próprios ou para escolher alternativas provenientes de origens cujas ideologias se assemelhem mais às do seu próprio país e que por isso deem mais garantias de segurança e estabilidade.
Pessoalmente gosto de diversidade, quanto mais diversidade mais complicado mandar tudo abaixo, em especial se forem operadores diferentes a utilizar aparelhos todos eles diferentes dos dos outros operadores.
Dito isto, e como não gosto da filosofia socialista com tendência para o comunismo global dos chineses, preferia não ter material deles nas infra-estruturas de Portugal, sabendo como eles gostam de espiar até os seus próprios cidadãos.
“A Huawei referiu na semana passada estar desiludida com o governo britânico por a tentar excluir do mercado 5G,”
ARRE!
“EXCLUÍ-LA” é o termo que desconheces. Tentar excluí-la.
Podemos dizer “Obrigado por me tentar contar a verdade” ou “Obrigado por tentar contar-me a verdade”. Tudo se resume ao registo, se é formal ou não.
enfim eu como consumidor sinto me triste que o mercado queixa impor-me apples e android macdonalds burger kings nikes tudo marcas americanas porque nao posso escolher o que quero???
porque tens de pagar o dobro do que queres pagar, e tens que ser espiolhado pelo tio sam
A huauei é a única maneira de lutar contra o imperialismo americano o meu próximo telemóvel será huauei