Portugal já tem 14 mil estações 5G! Qual a operadora que tem mais?
No final do 1.º trimestre de 2025, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 13.954 estações. Saiba qual a operadora que tem mais!
Vodafone é a operadora com o maior número de estações de base 5G (4839)
As estações de base 5G encontram-se espalhadas por 308 concelhos (a totalidade dos concelhos no país) e por 2290 freguesias (74,1% das freguesias no país). Em termos gerais, os três operadores históricos dispõem de estações na quase totalidade dos concelhos. A DIGI passou a estar presente em 249 concelhos (80,8% do total).
Apesar de mais de metade (58,3%) das freguesias de Portugal serem consideradas de baixa densidade (excluindo as freguesias das Regiões Autónomas), nessas freguesias estão instaladas apenas 31,4% das estações (ou 4377 estações).
No final do 1.º trimestre de 2025 a Vodafone passou a ser o operador com o maior número de estações de base 5G instaladas (4839), seguido pela NOS (4804), pela DIGI (2385) e pela MEO (1922). Em comparação com igual período do ano anterior, a MEO registou um aumento de 30% de estações de base 5G (+444 estações), a Vodafone aumentou 26,8% (+1023 estações) e a NOS 2,1% (+99 estações).
As estações móveis 5G representam um quarto do total de estações móveis instaladas. A NOS era o operador com o maior peso de estações 5G no total de estações instaladas por operador (32,4%), seguida da Vodafone (27,6%), da DIGI (23,1%) e da MEO (15%).
No que se refere à tecnologia 3G, a MEO referiu ter concluído o desligamento desta tecnologia no dia 31 de janeiro de 2024. A NOS e a Vodafone anunciaram estar em processo de desligamento da tecnologia 3G das suas redes, tendo a NOS desligado a totalidade das estações com esta tecnologia neste trimestre.
No caso da Vodafone, é visível o acentuado decréscimo da no número de estações base 3G em relação ao trimestre anterior (-70%). A DIGI arrancou com a sua oferta comercial sem tecnologia 3G.






















A MEO cada vez está pior.
Já foi uma operadora de excelência, na altura da TMN. Agora anda sempre atrás das outras. Inovação deixou de ser o lema, da respetiva operadora.
Neste momento parece mais uma loja do chinês, do que uma operadora de telecomunicações.
A TMN era uma tristeza. Nas estações do metro sóse ouviam batatas a fritar. Bem como a Telecel.
Nessa época a Optimus reinava.
Hoje é ao contrário, mas de longe.
optimus reinava nas cidades, telecel no campo
Atenção que a MEO é quem tem, a maior cobertura do país.
A razão para aparecer, com tão poucas antenas 5G, é que faz cobertura, 5G, usando antenas 4G.
No caso da DIGI, 90%, das antenas, foram montadas nas capitais de distrito. O maior exemplo é Setúbal, onde 99%, dos serviços, usam antenas, da MEO, pois só há 1 antena, em Setúbal e 1 em Almada.
Vamos ver como a MEO e a Vodafone, se vão comportar com a implementação do 5G SA. A Digi não sei se já se precaveu, em relação a isso.
São antenas 5G verdadeiras? Novas?
Em muitos casos (é o caso aqui em Sines), eles usam as antenas velhas 4G e apenas adaptam para as frequências do 5G que não funciona na sua plenitude (é Non-standalone/NSA 5G).
E diga-se de passagem, aqui a net móvel da NOS é uma BOSTA, lenta lenta.
Aqui o 5G (em net móvel) tem picos que funciona e depois passa a sinal 4G, falha imenso.
E Sines tem cerca de 20 mil habitantes, é um mero exemplo, de centenas de pequenas cidades ou vilas no País em que a cobertura 5G é anedótica.
Talvez daqui a quatro anos melhore.
Entretanto a China já vai no 6G
Vai para lá morar, cuidado com o covid chinoca que eles fizeram em laboratório no país comunista ditador
É verdade que 80% das antenas, são 4G.
Vodafone e Digi são as primeiras a só ter serviços 5G (se bem que, ambas, usam antenas NOS e MEO, 4G, para prestar serviços).
MEO e NOS tem estado a instalar antenas, nativas, 5G, conforme se avariam ou removem as de 3.5G.
No caso da China, se pagares 8000000 euros, pelo telemóvel e viverem na baixa de Beijing, sim, tens 6G (cerca de 2500 clientes, em 1130 milhões de habitantes). Senão, 99%, de toda a China tem 3G.
Pena que a maior parte do 5G em Portugal seja um 4G travestido e em esteróides :).
As estatísticas são bonitas no papel, mas as antenas 5G nos 700mhz não deviam entrar para estas contas. Isto apenas faz o nome “5G” aparecer no topo do ecrã dos telemóveis com quase nenhum beneficio dessa tecnologia. E a falta do 5G SA faz com que em locais remotos nem seja possível ligar-se a essa banda mais baixa.
Gostava de ver quantas antenas 5G com a banda n78 é que cada operador tem.
Confirmo que NOS tem “5G” em quase todo o lado, mas quase sempre apanho a banda n38 (700mhz) que tem pouquíssima largura de banda. A MEO, onde vejo 5G é mesmo 5G “a sério” nos 3.5ghz e 90mhz de largura de banda. Não posso comentar sobre a vodafone porque não testei.
Concordo, devia ser a banda dos 3.6 GHz. Suponho que o pódio “5G estético” conte mais para as estatísticas da ANACOM.
Estas antenas são mesmo 5G (algumas já 5.6G).
Daí que a MEO e NOS aparecem, no fundo da tabela. Porque usam antenas 4G, para emular o 5G, na prestação de serviço.
É a Vodafone. Força Vodafone !!
Isto não tem as antenas 5G+ ou 5G SA, se é que existem LOLOLOL
A transição para 5G está a ser uma desgraça em todo o lado. Em viagem ao contrário do que já estávamos habituados em 3/4G, não se consegue manter uma chamada, em Espanha então é impossível. O 5G não trouxe aumento e serviços (não havia necessidades) e piorou.
Vocês estão todos enganados fase a esses cálculos, a NOS é a única operadora que já começou desde o início do ano a instalar as antenas 5G+ (5G SA), tanto que eu já tenho ativo no meu telemóvel as funções de 5G Standalone + VoNR (Voz através de 5G Standalone). No entanto atenção que não é só do lado da operadora que tem que haver esse suporte, muitos equipamentos 5G não são compatíveis com o 5G+. Atualmente por exemplo, só alguns equipamentos da Samsung e da Apple a partir do iPhone 15, que a NOS garante acesso ao serviço.
Lista de equipamentos que têm acesso ao 5G+ + VoNR na NOS: https://www.nos.pt/5g/5g-mais?accordionid=ui-id-7