Portugal: Chamada telefónica leva mulher a perder 50 mil euros
Tendo em conta o título, esta notícia parece a reedição da notícia sobre a chamada telefónica que levou uma mulher a perder quase 4 mil euros no passado. Mas este caso foi mais grave, pois uma mulher ficou sem 50 mil euros em apenas 20 minutos.
Mulher acabou por ceder os códigos de acesso ao banco
Segundo conta o Khaleej Times, em 20 minutos, uma portuguesa, que se identificou como M.S., ficou sem 50 mil euros que guardava nas poupanças. Do que se sabe, bastou atender uma chamada que a enganou, pensando que teria ganho um prémio.
Uma assistente de bordo portuguesa que trabalha há quatro anos no Dubai diz ter-se sentido “estúpida” por não ter detetado o esquema de burla. Refere o meio de comunicação que a mulher recebeu uma chamada de um número anónimo - que pensou ser a amiga - e atendeu. Mas do outro lado estava um homem que lhe disse que acabara de ganhar 37 mil euros (Dh150,000) devido a uma parceria entre o Emirates NBD (o maior banco do Dubai) e uma casa de câmbio dos Emirados Árabes Unidos, onde tinha estado nesse dia.
Era apenas uma coincidência que se tornou pesadelo, tendo em conta que, logo a seguir, fez todos os passos indicados para receber o prémio. Enquanto "entretinham" a mulher, usando técnicas de engenharia social, a mulher acabou por revelar os códigos de acesso ao homebanking.
Em retrospetiva, apercebi-me de que me estavam a manter ocupada para que eu não consultasse o meu telefone e visse as notificações do banco.
Disse a portuguesa.
De acordo com o que referiu ao jornal Khaleej Times, a sua situação é considerada “negligência grave” e será improvável reaver o dinheiro.
Se fosse alguém idoso numa aldeia do interior era compreensível mas uma hospedeira de bordo a trabalhar no Dubai cai num esquema tão antigo e simples é muito estranho.
Os empregados de mesa dos céus não são espertos? Quem diria…
Completamente de acordo, história muito mal contada.
Existem muitas pessoas funcionalmente analfabetas por este mundo fora…
Vamos supor que ela estava com jet lag, etc etc.
É o mesmo que dar as chaves de casa e esperar não ser assaltado…
Os bancos continuam a não exigir chaves de segurança FIDO U2F/ FIDO2, e isto torna os ataques remotos relativamente fáceis.
Mas se a pessoa é burra a ponto de ceder dados de acesso à conta bancária, talvez fosse burra a ponto de instalar algum programa maligno no seu dispositivo e autenticar-se por completo através dele… logo nem a chave de segurança poderia salvá-la.
País de tansos e básicos.
Noticia bastante incompleta. So se sabe que conseguiram sacar o codigo homebaking. E depois como foi feito o saque ? Por transferencia ? Nao e suposto transferencias que sao feitas acima de determinado valor enviar um sms com codigo de confirmacao para a pessoa em questao ? Deve ser mais uma noticia inventada so pode.
O assunto não é novo, mas se vires no link da fonte, há lá algumas questões pertinentes. Ela, acima de tudo, deu acesso, como diz no texto, às suas credenciais homebanking. Os criminosos acederam, fizeram várias transferências pequenas, quer da conta poupança, quer do cartão de crédito. Mas há aqui algumas informações que temos de ler nas entrelinhas. Segundo ela, eles, com engenharia social, levaram-na de conversa evitando que ela, durante 15 minutos, olhasse para o ecrã do telefone. E mesmo assim as operações foram efetuadas. O que nos diz que não existe nessa entidade bancária necessidade de um segundo fator de confirmação de operações, pelo menos nesse valor. Porque não é por acaso que eles não fizeram de valor maior, se reparares. Aliás, ele diz isso mesmo:
Isso é que nos leva a acreditar que há falhas no processo da entidade bancária. Possivelmente, e tendo o conhecimento que revelou, a mulher sabia como funcionava cá o sistema e acreditou que lá seria idêntico. Ou então de facto o sistema de segurança falhou e quem o contornou, sabia bem o que estava a fazer. Digamos que poderá haver “inside job”. Ela não foi “sorteada” ao caso, pelo que parece desta informação partilhada.
Com a informação descrita no artigo, podes ter toda essa hipotética conclusão, Que mais do que isso não foi partilhado. Em caso de dúvida, segue o link.
Vitor se sacaram 50 mil euros em 20 minutos. Se dizes que foram em quantias pequenas, nao sabemos que pequenas quantias sao essas. Eles nao levariam mais que 20 minutos a sacar os 50 mil euros em quantias pequenas ? A mim parece-me que sim. Se os bancos nao tem mais niveis de seguranca ainda por cima no Dubai ? Algo vai mal entao.
Não te fies muito que por ser Dubai a coisa funciona melhor. Por acaso, depois do teu comentário, fui ler os cabeçalhos do Khaleej Times. Um dos assuntos com homebanking que mais aparece são as burlas. E não são poucas. É quase uma por semana de montantes que fazem notícia.
Parece-me, pelo que estive a ver, que há uma falha a ser muito explorada pelos criminosos. Eles perceberam a forma de contornar as medidas de segurança e encontraram uma “estória de encantar” que está a convencer as pessoas a cair no conto do vigário.
O meu primeiro filtro é : não atender numeros privados. Se não se quer dar a conhecer, não tem nem uma resposta ou sms. Nada. Zero !
Assim como esta’ isto e’ fake news, não bastou um telefonema, a pessoa deu as suas credenciais o que muda tudo.
Em primeiro lugar a principal culpada será ela, mas a entidade bancária fica muito mal na fotografia uma vez que não é nada normal este numero de transações sem o código de autenticação fosse ele por sms ou de outra forma.
É chato? é.. mas o meu homebanking com o eurobic não mexe uma palha sem a autenticação de dois fatores, até para estender o extrato.