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Portugal: Chamada telefónica leva mulher a perder 50 mil euros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rodrigo says:

    Se fosse alguém idoso numa aldeia do interior era compreensível mas uma hospedeira de bordo a trabalhar no Dubai cai num esquema tão antigo e simples é muito estranho.

  2. PAULO+PEDROSO says:

    É o mesmo que dar as chaves de casa e esperar não ser assaltado…

  3. Joao Ptt says:

    Os bancos continuam a não exigir chaves de segurança FIDO U2F/ FIDO2, e isto torna os ataques remotos relativamente fáceis.

    Mas se a pessoa é burra a ponto de ceder dados de acesso à conta bancária, talvez fosse burra a ponto de instalar algum programa maligno no seu dispositivo e autenticar-se por completo através dele… logo nem a chave de segurança poderia salvá-la.

  4. há+cada+gajo says:

    País de tansos e básicos.

  5. Profeta says:

    Noticia bastante incompleta. So se sabe que conseguiram sacar o codigo homebaking. E depois como foi feito o saque ? Por transferencia ? Nao e suposto transferencias que sao feitas acima de determinado valor enviar um sms com codigo de confirmacao para a pessoa em questao ? Deve ser mais uma noticia inventada so pode.

    • Vítor M. says:

      O assunto não é novo, mas se vires no link da fonte, há lá algumas questões pertinentes. Ela, acima de tudo, deu acesso, como diz no texto, às suas credenciais homebanking. Os criminosos acederam, fizeram várias transferências pequenas, quer da conta poupança, quer do cartão de crédito. Mas há aqui algumas informações que temos de ler nas entrelinhas. Segundo ela, eles, com engenharia social, levaram-na de conversa evitando que ela, durante 15 minutos, olhasse para o ecrã do telefone. E mesmo assim as operações foram efetuadas. O que nos diz que não existe nessa entidade bancária necessidade de um segundo fator de confirmação de operações, pelo menos nesse valor. Porque não é por acaso que eles não fizeram de valor maior, se reparares. Aliás, ele diz isso mesmo:

      Nunca revelei o meu PIN do Smartpass de livre vontade. Em nenhum momento autorizei qualquer transação ou acrescentei os nomes dos beneficiários, ou os montantes. Não autorizei a transferência de dinheiro e não foi necessária qualquer autenticação adicional. Por que razão não foi utilizada a autenticação de dois fatores?

      Isso é que nos leva a acreditar que há falhas no processo da entidade bancária. Possivelmente, e tendo o conhecimento que revelou, a mulher sabia como funcionava cá o sistema e acreditou que lá seria idêntico. Ou então de facto o sistema de segurança falhou e quem o contornou, sabia bem o que estava a fazer. Digamos que poderá haver “inside job”. Ela não foi “sorteada” ao caso, pelo que parece desta informação partilhada.

      Com a informação descrita no artigo, podes ter toda essa hipotética conclusão, Que mais do que isso não foi partilhado. Em caso de dúvida, segue o link.

      • Profeta says:

        Vitor se sacaram 50 mil euros em 20 minutos. Se dizes que foram em quantias pequenas, nao sabemos que pequenas quantias sao essas. Eles nao levariam mais que 20 minutos a sacar os 50 mil euros em quantias pequenas ? A mim parece-me que sim. Se os bancos nao tem mais niveis de seguranca ainda por cima no Dubai ? Algo vai mal entao.

        • Vítor M. says:

          Não te fies muito que por ser Dubai a coisa funciona melhor. Por acaso, depois do teu comentário, fui ler os cabeçalhos do Khaleej Times. Um dos assuntos com homebanking que mais aparece são as burlas. E não são poucas. É quase uma por semana de montantes que fazem notícia.

          Parece-me, pelo que estive a ver, que há uma falha a ser muito explorada pelos criminosos. Eles perceberam a forma de contornar as medidas de segurança e encontraram uma “estória de encantar” que está a convencer as pessoas a cair no conto do vigário.

  6. há+cada+gajo says:

    O meu primeiro filtro é : não atender numeros privados. Se não se quer dar a conhecer, não tem nem uma resposta ou sms. Nada. Zero !

  7. Ops says:

    Assim como esta’ isto e’ fake news, não bastou um telefonema, a pessoa deu as suas credenciais o que muda tudo.

  8. Sergio says:

    Em primeiro lugar a principal culpada será ela, mas a entidade bancária fica muito mal na fotografia uma vez que não é nada normal este numero de transações sem o código de autenticação fosse ele por sms ou de outra forma.

    É chato? é.. mas o meu homebanking com o eurobic não mexe uma palha sem a autenticação de dois fatores, até para estender o extrato.

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