Plataforma Booking multada em 413 milhões de euros por “abuso de posição dominante”
O Booking foi esta terça-feira multado em 413,24 milhões de euros, em Espanha, por "abuso de posição dominante" nos últimos cinco anos.
A plataforma de reservas de hotéis Booking foi multada em 413,24 milhões de euros, em Espanha, por "abuso de posição dominante" nos últimos cinco anos em prejuízo de alojamentos localizados em território espanhol e outras agências online.
Segundo informação dada pela Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência espanhola (CNMC), num comunicado, o Booking "cometeu dois casos de abuso de posição dominante desde pelo menos 1 de janeiro de 2019 ao impor um certo número de condições comerciais desleais aos hotéis localizados em Espanha que utilizam os seus serviços".
Conforme alegado pela CNMC, o Booking impôs condições comerciais não equitativas que, por exemplo, impediram os hotéis de oferecer preços mais baratos nas suas próprias páginas na Internet enquanto a plataforma se reservou a possibilidade de baixar valores.
Além disso, em caso de conflito, os hotéis têm de recorrer aos tribunais dos Países Baixos, onde a plataforma tem a sua sede, ficando excluídas as instâncias judiciais de Espanha, o que gera custos "não equitativos".
Na perspetiva da entidade que gere a concorrência, em Espanha, o Booking prejudicou, também, outras agências de viagens online que concorrem com a plataforma. Neste último caso, ao posicionar melhor os hotéis com mais reservas feitas no próprio Booking, a plataforma impediu a entrada no mercado ou a expansão de outras agências.
No período investigado pela autoridade da concorrência, a quota de mercado do Booking, em Espanha, oscilou entre os 70% e os 90%, tendo as práticas da plataforma sido objeto de uma queixa por abuso de posição dominante em 2021, apresentada pela Associação Espanhola de Diretores de Hotel e pela Associação Empresarial Hoteleira de Madrid. Em outubro de 2021, a CNMC abriu o processo sancionador contra o Booking.
A decisão da autoridade da concorrência de Espanha pode ser objeto de recurso na justiça. Segundo os meios de comunicação social espanhóis, esta é uma das maiores multas jamais impostas pela CNMC.
É uma das minhas ferramentas preferidas para viajar o Booking, já me tem acontecido procurar hotéis pelo Booking e ir ao balcão perguntar preços e de facto fica mais caro pagar ao balcão, já fiz isto em vários destinos nacionais e internacionais, ainda este ano em Tabua estava em frente a srª do Hotel a fazer a reserva e ficava 13€ mais barato ser feita pelo Booking, e com as vantagens de ter acesso a quartos melhores por ser cliente habitual.
Eu compreendo que os hotéis trabalhem com estas plataformas, quantas camas vendo o Booking Vs o próprio Hotel, há situações se não fosse o Booking nem sabias que ali havia um hotel
Mas isto é um bocadinho como as grandes superfícies comerciais, estipulam eles os preços e as empresas ou concordam ou vão vender para outro lado.
O problema não é o preço ao consumidor (também pode vir a ser). São as práticas comerciais, especialmente junto dos fornecedores (alojamentos) e das taxas/comissões que são cobradas. Disse-me uma vez o dono de um alojamento no interior que pagava 18% de comissão ao booking e que ainda pagava IRS sobre o valor da comissão, por causa da forma como o booking faz a faturação. Com isto, aposto que o booking paga nada ou lá perto. E também pressionam os donos dos alojamentos para certo tipo de descontos e promoções. O problema é que se não estão no booking, têm muito menos clientes.
Já o air BNB acho que tem comissões bem mais simpáticas. Mas também não devem ser nenhuns santos.
Ridículo, só e dominante porque continuam a por lá os imóveis, quem não está satisfeito com as condições só tem de cancelar a conta ou deixar de listar imóveis para alugar, há mais plataformas semelhantes no mercado.
Encontrei mais barato com o Booking, liguei ao hotel e fizeram-me depois o mesmo preço do booking.
Tratei diretamente com o hotel e fiquei com um nome direto de uma pessoa para alguma questão.
Booking é bom para encontrar preços de referência para negociação posterior
A vantagem de comprar na Booking é que os hotéis dão primazia aos clientes da Booking, muito devido às suas políticas de penalização às unidades hoteleiras e também por causa do “abuso de posição dominante”. Assim, os hotéis oferecem os melhores quartos e serviços, pois os comentários positivos são extremamente importantes para o hotel. Além disso, quem for Cliente Genius da Booking.com tem outras vantagens, como fazer check-in mais cedo e check-out mais tarde, sem custos acrescidos.
Quem compra diretamente ou por outras plataformas fica normalmente sujeito a um tratamento inferior. Por exemplo, no caso de overbooking, o cliente que não for da Booking, por norma, é prejudicado na escolha de alternativas. E no caso de algum problema com a sua reserva, o hóspede trata diretamente com a Booking, que tem uma posição bastante rígida com as unidades hoteleiras, exigindo compensações ao hotel e até mesmo a devolução unilateral do valor da reserva, sem que o hotel possa se opor. Caso contrário, podem sofrer penalizações ainda piores, como deixar de aparecer nas pesquisas do portal por determinado tempo ou, se for muito grave, serem expulsos da plataforma.
Trabalhei 11 anos na recepção de um hotel, e trabalhávamos com a booking. Já na altura, há uns anos, o booking impunha essa condição de terem os preços mais baixos no site, “não podendo” o hotel praticar preços mais baixos. Por experiência, e é o que faço, procuro no booking e tento sempre entrar em contacto direto com o hotel. tenho conseguido praticamente sempre, arranjar preços mais baratos, ou pelo mesmo preço com oferta de PA. Para o hotel é vantajoso porque deixa de pagar comissão ao booking, comissão essa que é variável.
Um amigo meu tinha um Hostel e se bem lembro, a comissão ia de 12 a 18% (estou a puxar pela memória de há uns anos pelo que posso estar errado). Além disso, o hostel com melhor cotação da zona na altura (9,6 se bem me lembro) teve de ir da comissão mais baixa para a comissão mais alta para aparecer minimamente perto do topo das buscas, porque senão andava sempre pelo fim. Vale o que vale, mas sabemos que pode fazer a diferença. Só esta ordenação já é abuso e nada tem a ver com o serviço que a booking presta ao cliente. É um simples caso de “dá-me mais dinheiro que eu passo-te para o topo da lista”.
Que o booking tenha uma fatia bem grande do mercado não me faz confusão. É sinal que, em boa parte, trabalharam para isso e fizeram-no bem. Mas obviamente que assim têm tudo na mão para impor condições abusivas e manipular o mercado. No geral é bom para os clientes, mas os alojamentos acabam por ficar um pouco reféns da plataforma e têm de comer e calar.
Booking, a plataforma onde se reporta ninhos de baratas num alojamento, perseguição dos proprietários por denunciar ao booking, onde até chegaram a fazer-se passar por representantes do Booking e, após exposição com printscreens, fotos do sucedido e consequências = ZERO.
Nem remoção da propriedade, onde mais pessoas se queixam do mesmo, nem uma simples devolução do dinheiro.
Nada é verificado, mesmo os comentários podem ser facilmente falsificados. Após o meu comentário detalhado, estranhamente começaram a aparecer várias reviews com classificação 10, de vários países, onde tal nunca tinha acontecido antes ehehe
Por isso, é preciso verificar cuidadosamente estas plataformas.