Operadores acusados de cobrar 5G quando “ainda há pouca cobertura”
O 5G já é uma realidade em Portugal! No entanto, a cobertura ainda não é melhor em Portugal, apesar de ainda estamos num período de gratuitidade.
Num comunicado enviado às redações, a Deco Proteste acusa os operadores de cobrar 5G quando "ainda há pouca cobertura".
5G na MEO, NOS e Vodafone é gratuito até 31 de março
Até 31 março, a MEO, NOS e Vodafone dão acesso gratuito à rede 5G para quem tem telemóveis compatíveis. A partir de abrir o acesso à rede 5G irá representar custos para o lado do cliente "sobretudo nos pacotes com menos de 10 GB [gigabytes] de internet".
De acordo com a Deco Proteste...
Os operadores cobram cinco euros por mês (60 euros por ano) pela utilização de 5G, a não ser que os consumidores tenham um tarifário da Vodafone, Meo ou NOS com, pelo menos, 10 GB de internet
No caso dos tarifários para telemóvel da Meo, são apenas os tarifários pós-pagos os que estão incluídos nesta situação. Os três operadores optaram por cobrar um valor adicional pelo 5G nos tarifários mais utilizados (e mais baratos) - algo que não aconteceu com as tecnologias antecessoras
António Alves, coordenador de hi-tech da Deco Proteste, refere ainda que...
O 5G está em fase inicial de implementação, com cobertura ainda reduzida, pelo que pouco sentido faz cobrar mais para conceder o acesso à tecnologia
As medições revelaram que os valores estão ainda longe do que alguns operadores referem nos seus sites (ex: até 10Gbps), sendo que estas indicações de velocidade se referem aos tetos máximos que se perspetivam que o 5G possa atingir no futuro
Segundo a Associação, com base nos testes realizados à rede 5G foi registada...
uma velocidade média de download de 140 Mbps, o quádruplo do 4G e de 17,5 Mbps de upload, quase o dobro da que se estava a registar na geração anterior. Pontualmente foram registados valores máximos de 300 Mbps de download e superiores a 100 Mbps para o upload
O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permite dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
Este artigo tem mais de um ano
Ficam lá com o 5G porque o LTE + chega perfeitamente para um consumidor normal.
1% de cobertura?
É o mercado a funcionar.
Queriam de borla? Peçam ao governo.
As empresas não são casas de caridade.
Todos sabemos que as empresas não são as “Santas Casas” nem a “Sopa dos pobres”…mas cobrarem um serviço em locais onde o mesmo não é disponibilizado só tem um nome em bom Português! ROUBAR À DESCARADA…
Não é por se viver no deserto que se deixa de vender um barco.
E o regulador onde é que entra no meio disto? Recebe a mesada e cala-se? Se o operador cobra por um serviço prestado tem de ser em condições!
Conheces algum vendedor de barcos especializado em vendas do artigo no deserto?! Só se vender a algum sultão para fazer um harém…
Por causa de mansos como tu é que o país está como está e os bancarrotas voltaram a ganhar e com mais poder que antes. Obrigado por ajudares a facilitar a decisão a muita gente de pegar nas coisas e sair do país. Aposto que também és daqueles que falam do chega em todos os posts e ainda não perceberam que temos um problema muito maior em mãos.
Lol Lol
deves ter cota com os operadores de certeza, para falares assim…
Se é para insultar que seja em bom português: QUOTA
Epá isto agora foi profundo
Há algum sítio onde se possa ver em que zonas de Portugal já têm cobertura 5G?
O nperf.com não é fidedigno.
O meu telemóvel com suporte 5G não apanha nada na zona do Porto, Braga ou Guimarães, onde o nperf indica haver cobertura.
No Porto não sei…mas em Lisboa só em locais muito específicos! Parque das Nações e pouco mais…
Isso não e verdade, eu tenho 5G com sinal maximo na zona de carnide em Lisboa. Odivelas também apanho, velocidades na ordem dos 800-925mbps
Acho que não leu ou compreendeu o que escrevi…Eu disse no “…Parque das Nações E POUCO MAIS…! Talvez Odivelas e Carnide estejam nesse “pouco mais”… na Linha de Cascais quem tem aparelhos compatíveis ainda está à espera!
No Concelho de Cascais tenho rede 5G em quase todo o lado com a NOS, Concelho de Sintra igual.
Só se é da MEO, tive lá no fim de semana com a patroa e da NOS está carregado e Vodafone também já está bem composto.
O nperf na nos até agora tem me dado sempre certo
Qual é o telemóvel, o Porto está carregado de 5G da NOS e VDF é impossível não apanhar nada.
Mi10 t pro e apanho também num iPhone 13 pro
Porto, perto do Hospital São João, já se apanha o 5G quer da Vodafone quer na NOS. MEO não tive oportunidade ainda de verificar.
Zona do Bolhão já tem muito pouco da NOS, Campo 24 de Agosto Vodafone mas pouca também.
Só não sei velocidades, quem me disse foi um amigo meu.
O que interessa é cobrar
Para que é que alguém precisa de 5G hoje em dia?
Para que é que alguém precisa de 6G depois de amanhã? Se existe, alguém vai querer. Para quê? Para tudo.
isto de cobrar ao pessoal é para pagar as coimas que eles levam da Anacom mas bem que se lixam comigo que nao dou nem mais um centimo
O que interessa o 5G se depois não há cobertura e os operadores colocam planos ridículos de dados?! Esta sim deveria ser a pergunta…. Faz-me lembrar há coisa de 20/15 anos atrás onde havia limites de download/upload em casa!
Eu não pago nada a mais por ter 5g e apanho em quase todo o lado nas grandes cidades. Também so aderi a meo este mes e talvez por isso o 5g nao tenha custo adicional
Onde o amigo arranja dessa pinga boa?
Há meia dúzia locais da MEO em Lisboa e Porto, fora das cidades zerinho. É carrascão bom! Uma vez também trouxe um do Cartaxo assim.
5g is free until the end of March, as the article points out
E novidades ?
Um pais em que mal se apanha 4g em varias zonas do pais, ja estão a falar no 5g e ja com problemas 😀 😀 😀
O Melhor boicote que se pode fazer ao 5gb era todos usarem os telemóveis antigos de teclas…. Isso é que era…
Eles fazem o investimento e nós para lhes fazermos a vontade, boicotamos o uso da rede 😀
A Altice já está a fazer planos para acabar com a 3.5G a partir de 2024-2025, por todo o país. Quem não tenha telemóveis com suporte a 4.7G não vai ter telemóvel que funcione após 2025.
Segundo corre, a Altice deve juntar-se à NOS e vão acabar com suporte 3G a partir de Janeiro de 2024.
Zé Manel nem sabes do que estás a falar mas está bem
Os operadores só cobram a quem subscreve, concerteza que mediante decisão informada.
E o chamado querer atingir os fim sem olhar aos meios.
Não percebo o porquê de tanta revolta, quem não quer como eu e está bem com 4G+ não paga nada a mais.
Nem em Faro apanho 5G com um smartphone REALME X50 Pro 5G e com o 5G activado quanto mais noutras cidades do Algarve.
ANACOM where are you?
Granda xarutada essa, precisava de código para activar o 5G.
Tenho tido sempre cobertura 5G sem problemas no grande Porto (iPhone 13). Mas quando acabar o trial não tenho o mínimo interesse em pagar para o ter.
Aqui na fatura paga-se 127€, perguntei se tinha 5G e está incluído no pacote, nem me chateei paguem bem e nets empresariais, já existem ofertas com 1gb de upload
Uma curiosidade, não existem riscos associados ao subscrever a um serviço empresarial sendo doméstico?
Faço a pergunta pois uma vez apanhei uma promoção de dados ilimitados e chamadas/sms da NOS Empresas, tava a um bom preço. Mas fiquei com receio que desse barraco.
O 4G chega perfeitamente, fiquem lá com o 5G que só serve para alimentar o ego a geeks, nerds e freaks.
Realmente o 5G a nível de cobertura ainda está muito fraco, verdade seja dita.
Mas, espero que eles invistam e bem no 5G “de longo alcance” (ainda não sei as banda em condições), dizem que tem um equilíbrio interessante entre velocidade e alcance. Seria uma boa alternativa para retirar carga das antenas 4G (coff coff Nos Satélite) e assim, também oferecer um serviço mais estável (sem aumentar a velocidade dos pacotes, pois aí já se corria o mesmo risco).
Um bom exemplo vindo dos USA é a rede da T Mobile se não estou enganado, que eles aplicaram bem, e temos como resultado serviços 5G em casa, com velocidades acima dos 30 megas, sem fibra.
Se assim for, vai ser, no mínimo, interessante, mas claro, para isso é preciso ter um bom planeamento de rede.
A nos é a que tem de longe melhor cobertura até na APP nperf da para ver
A nível de cobertura não consigo dizer, mas sim, pelo relato de pessoas no terreno, dizem que é a que tem melhor cobertura até agora de 5G
Vamos ver se ela usa isso a seu favor…
Meu amigo, até a nível empresarial a qualidade do serviço depende de zona para zona.
Verdade seja dita, a NOS a nível doméstico está em desvantagem, pelo motivo de usar HFC (e não conseguir ter mais que 100 de upload), mas também vamos ver que a Vodafone e a MEO não são santinhas nenhumas…
A título de exemplo, o Senhor não queira ver uma zona de fibra MEO sobrecarregada (pois é, isso existe, fibra sobrecarregada)!
A Vodafone ainda não tive experiências assim, mas também não tarda muito em arranjar relatos idênticos (e o famoso ping 6-10 ms fora das grandes cidades).
Nenhuma das operadoras é perfeita, temos de escolher de acordo com a disponibilidade, e claro, velocidade e estabilidade.
A única que ainda está a dar cartas verdes é a fibra da NOWO, a primeira a nível nacional a deixar uma oferta simétrica de fibra de 1Gbps de download e upload, acompanhada também de uma rede internacional interessante, no mínimo (penso que em Portugal, a NOWO seja a primeira a subscrever serviços de IP Transit à HE), com o uso da TATA, HE, Cogent, etc
Obrigado pelo testamento sobre fibra num tópico sobre redes 5G…
Bem, consideremos que para as antenas 5G, é importante que a rede que está por trás também tem de ser parruda.
Não queremos uma antena 5G, toda XPTO, quando depois o backbone fica logo stressado com a carga da antena.
Mas tenho de dar a razão, foi um bocado desproporcional, mas também o texto foi uma resposta a outra pessoa.
Existem antenas 5G a ser alimentadas com fibra – caminho hfc – fibra no ponto final
Nem falo mais
Falei apenas de fibra porque se pagares bem ao isp tens 5G de graça, aliás vou pagar mais 1€ e fico com os telemóveis no pacote ilimitados
Infelizmente não tenho muita opção económica para ter 5G, quer para tarifário quer para equipamentos.
E fiquei espantado dessa do HFC, por curiosidade, não será na NOS que isso acontece?
Fiquei agora curioso.
Vais lá chegar, todos conseguimos pouco a pouco, infelizmente pode não ser na nossa geração mas felizmente pode ser na seguinte.
Sim é na NOS, não se nota porque o hfc está com altas velocidades e latência baixa, curiosamente as latências são boas na NOS.
Vodafone e Meo têm fibra até às antenas, normalmente 10 a 50gb dedicados até ao backbone das mesmas
É melhor ficar por aqui, ainda fico sem emprego eheh
Há “três culpados”:
1. “Os suspeitos do costume”, os Operadores de Telecomunicações
2. A Entidade Reguladora, a ANACOM, que nada é mais que um poleiro dourado para FPs que não fazem a ponta de um corno
3. Os cretinos dos consumidores que compram estes serviços par andarem a mostrar aos amigos…
De facto, considerando que quem compra, é quem valida, em ultima análise, esta palhaçada, merecem….
4G LTE chega perfeitamente para 99% das pessoas…