Nos, Meo, Vodafone e Nowo: Qual a operadora com mais reclamações?
No que diz respeito a serviços, as operadoras de comunicações aparecem quase sempre destaque no "ranking" das reclamações. Segundo a ANACOM, no terceiro trimestre de 2021, as reclamações contra prestadores de serviços de comunicações diminuíram 5% face a igual período de 2020, para 32,3 mil reclamações, mas subiram 14% em relação ao trimestre anterior.
Nos, Meo, Vodafone e Nowo, qual será a operadora com mais reclamações no 3.º trimestre de 2021?
NOS foi a operadora mais reclamada no terceiro trimestre de 2021
O sector das comunicações alvo de 32 mil reclamações no 3.º trimestre. As comunicações eletrónicas continuam a ser as mais reclamadas, mas perderam peso para os serviços postais (-4 p.p.), registando 20 mil reclamações, menos 21% face a igual período do ano passado, mas mais 7% face ao trimestre anterior. As comunicações eletrónicas representam 62% das reclamações totais do sector das comunicações.
Segundo a Anacom, a NOS foi o prestador mais reclamado no terceiro trimestre de 2021 (35% das reclamações do sector) e também o que registou mais reclamações por mil clientes (2,5). Segue-se a MEO, com 32% das reclamações do sector, sendo este o operador que apresenta a menor taxa de reclamação no período em análise (1,1 reclamações por mil clientes). A Vodafone representou 29% das reclamações, tendo registado 1,5 reclamações por mil clientes. A Nowo foi responsável por 4% das reclamações.
A demora ou reparação deficiente de falhas nos serviços, sobretudo fixos, foi o motivo que mais preocupou os utilizadores de serviços de comunicações eletrónicas, visado em 18% das reclamações do sector no terceiro trimestre de 2021.
Neste período, aumentaram pelo segundo trimestre consecutivo as reclamações sobre a ativação de serviços sem consentimento (+2 p.p.). No mesmo sentido registaram-se as dificuldades na renegociação do contrato por alteração de morada e as dificuldades na apresentação do pedido de cancelamento de serviços (ambas igualmente com +2 p.p.).
Este artigo tem mais de um ano
Deviam cruzar isso com o número de clientes que cada uma das operadoras tem. Normal a nowo ter apenas 4% das reclamações totais quando é a operadora com menos clientes dos 4.
O que importa é o número de reclamações por mil clientes que neste texto não encontrei referência disso sobre a NOWO.
A NOS teve 2,5 reclamações por cada mil clientes, foi a operadora com mais reclamações por cada mil clientes.
Por surpresa a MEO foi a que teve menos reclamações, 1,1 reclamações por cada mil clientes (das 3 grandes).
Você não estudou matemática na escola?
À capacidade de ler e não se compreender aquilo que se lê chama-se iliteracia.
Os portugueses sempre tiveram muita “iliteratícia” em matemática… ^.^
Se tem problemas com a sua operadora e necessita de uma solução, não hesite em contactar para o poder ajudar!
Como se costuma dizer, das 4 venha o diabo e escolha.
Eu sou da MEO porque infelizmente é a que tem fibra e uma cobertura móvel mais razoável na minha zona (a antena está relativamente perto e mesmo assim fico sem rede em alguns pontos da casa…então quando chove é que é um problema, velocidades 4G também não são grande coisa), parece-me que a rede móvel da MEO é mais fraca em relação às outras isto porque as antenas da Vodafone e da NOS estão muito mais longe e o sinal até era melhor em alguns pontos da casa em termos de velocidades 4G…é triste mas a MEO em rede móvel é isto.
Depois os problemas de bufferbloat na fibra que nunca foram resolvidos, as aplicações do Android TV e da Apple TV cheias de erros e bugs e parece que os programadores amadores de Aveiro não querem saber disso (falta de suporte), o router da MEO é muito limitado (por exemplo não deixa alterar o dns no próprio router) além de que ainda não têm nenhum router com wi-fi 6.
O que vale é que na MEO só pago 39.99€ mês por:
net 500/100
200 canais
telefone com chamadas ilimitadas
cartão com 7gb + 3500min + 3500sms
ofertas:
1 mensalidade
120€ voucher
Obviamente que se as concorrentes viessem para cá também com a fibra eu iria trocar para experimentar, mesmo que pagasse mais um bocado preferia ficar mais bem servido.
Uma pergunta. Qual o tarifário (e operadora) com maior quantidade de dados a preço razoável?
Não sei se gosta de período de permanência obrigatório, nem se tem boa cobertura/ serviço, mas no móvel tem por exemplo Tarifário Red Infinity e Red Infinity Giga da Vodafone: https://www.vodafone.pt/telemoveis/tarifarios/red.html#red-infinity-plan por 19,9 ou 24,9 mês com contrato de 24 meses… sem fidelização são 54,9 ou 64,9 mês mais 60 de activação… porque dá muito trabalho activar um plano cof cof.
Preferencialmente sem fidelização e sem NET fixa associada.
É só para o autoradio android quando vou a Portugal.
Escolhe Vodafone. Além de ter a melhor cobertura no interior de Portugal, a Vodafone atravessa fronteiras e os plafonds dão de uns países para os outros.
É extremamente caro sem fidelização. Já sem fidelização é caro, mas sem…fonix.
Obrigado João Ptt
se visitar o site dos 3 principais, pode verificar que as ofertas são praticamente idênticas, resultado. de cartelização, dificilmente vai encontrar diferenças, tem a nowo que não pertence ao clube dos 3 amigos, e por isso com ofertas mais originais.
Estive a ver na nowo e na nos. Nos não gosto, fui comercial b2b e recordo as inúmeras reclamações por parte dos clientes por problemas de rede.
Não encontrei foi nenhum tarifário exclusivamente para dados. Seria o ideal se o preço fosse correspondente ao serviço.
Já foi a NOS neste momento felizmente tem das melhores coberturas de rede a ver se dão a volta que precisam no 5G
Algo assim como este tarifário, haverá?
https://photos.app.goo.gl/JkrzHZgxA8NSoyvY8
razoável é um conceito demasiado subjetivo…
O meu razoável vai entre 15 a 25 euros mensais.
Vê na woo tens o tarifário
Por esses valores consegue um tarifário decente na Vodafone. E se a utilização é pontual apenas quando vem a Portugal como referiu em cima, sugiro não uma assinatura, mas o “Vodafone Go Total 15 dias por 15 euros”, ou o “Vodafone Go Total 30 dias por 30 euros”. Pode parecer uma pouco mais caro, mas para utilização pontual é o indicado, só utiliza no meses em que necessita. Não faz sentido pagar uma assinatura o ano todo se não usufrui (fica-lhe mais caro ao fim do ano). Esses dois tarifários não têm limite de velocidade nem de tráfego.
Se o objetivo principal é net móvel, a primeira opção é sempre Vodafone. Os preços são semelhantes entre operadoras (mera coincidência segundo dizem) mas a rede da Vodafone deixa as outras a léguas. A melhor negócio que se pode fazer sempre são aproveitar promoções, embora habitualmente impliquem períodos de fidelização, os quais deve avaliar de é expectável ou não, virem a surgir melhores ofertas durante o período dessa fidelização. No meu caso sempre optei por estas promoções e nunca me dei mal. A última foi ter aproveitado a campanha black-friday da vodafone e subscrevi o Red Infiny por 19.90. Dei baixa da assinatura internet móvel, fiquei a pagar menos, e ainda fiquei com voz, sms e dados ilimitados, embora com limitação de velocidade, mas para mim chega muito bem.
Qual tarifário da rede MEO?
Se ANACOM preocupa-se com :
– Fidelizações, não se compreende como é que existem fidelizações após primeira instalações.
Vem fazer uma reparação ampliam prazo de fidelização
– Contrato ficarem registados na anacom que os consumidores pudessem verificar CVP, Fidelização ,etc
e ficar activo depois concordância de ambas partes e depois primeira factura.
– Prazo rescisão estar definido e ser explicito.
– Quando se pedia portabilidade e instalação, ficar inactivo serviço no operador anterior.
– Portabilidade, a melhorou com CVP mas não resolveu totalmente.
Compreende-se parcialmente.
As operadoras têm de ter capacidade para os clientes e compram essa capacidade a distribuidores internacionais.
É difícil para um operador prever a capacidades que precisa se ninguem tiver fidelização.
Do género, no limite podiamos ver uma operadora comprometer-se com uma ligação transatlântica de milhoes de euros para um tweet falso fazer todos os clientes cancelarem o seu servico.
Dito isto, nao se compreende fidelização de 24 meses para esta finalidade.
Fazia sentido um novo tipo de fidelização nestes casos. O cliente tinha de dar 3 meses de antecedência para cancelar ou pagar a multa.
Ja fui cliente das 4, a vodafone de longe a que tem melhor fornecimento de serviço, mas quando existe um problema é esquecer o report por telefone.. loja oficial e mais nada
Recordo-me que a Vodafone sempre teve serviços de qualidade. Não tenho nada de negativo a apontar.
E os novos operadores? Já se conhecem tarifários? Alguém sabe?
A Vodafone é obviamente a melhor operadora de telecomunicações em Portugal.Ponto final.Tem uma qualidade muito acima da concorrência.
Melhor altura para mudar de operador (a cada dois anos): semana do Black Friday (desde que haja um oferta conveniente) + descontos de novo cliente.
Invoquei os 14 dias de resolução de contrato com a Vodafone e disseram que podia rescindir mas tinha de pagar 120 euros de ativação do serviço.
Já era cliente Vodafone e fiz a refidelização num dia e no outro invoquei a lei ainda nem tinha agendado a instalação da box e do novo router, até hoje não tenho os equipamentos.
O consumidor só serve para pagar as leis estão do lado do fornecedor.
Invoquei os 14 dias de resolução de contrato com a Vodafone e disseram que podia rescindir mas tinha de pagar 120 euros de ativação do serviço.
Já era cliente Vodafone e fiz a refidelização num dia e no outro invoquei a lei ainda nem tinha agendado a instalação da box e do novo router, até hoje não tenho os equipamentos.
O consumidor só serve para pagar as leis estão do lado do fornecedor.
Tem que perceber o que assinou. Por princípio básico, a invocação do direito de livre resolução não implica qualquer pagamento, excetuando o período em que usufruiu do serviço. É habitual as operadoras oferecerem as taxas de ativação, mas em caso de denuncia contratual o cliente ter que pagar essa taxa. Tem que ler o que assinou. Mas no seu caso, pelo que percebo, o serviço nem chegou a ser activado. Nesse caso não tem que pagar nada. O problema é que ás vezes preferimos pagar para nos vermos livres deles, do que ir para tribunal e gastar ainda mais. Pode sempre fazer uma denúncia à Direção Geral do Consumidor, à Asae, ou aos reguladores (esqueça Deco e afins).
Boa tarde, Mauro Costa não assinei nada, respondi ao SMS a dizer SIM no dia 19 Novembro quando cheguei a casa fui ver o pacote no pc e vi que fiz má negociação, no dia seguinte liguei para invocar os 14 dias de livre resolução e disseram que podia rescindir mas pagava 120 euros.
De manhã quando atendi a chamada estava no trabalho e a chamada era péssima com cortes mas aceitei, mas no mesmo dia arrependi me.
Até hoje nunca foi agendado o router WiFi 6 a box é irrelevante.
Vou seguir o seu conselho e vou reclamar, reclamar e reclamar uma vergonha.
Parece uma anedota.
Cumprimentos
Bom dia, Mauro Costa a primeira reclamação, vou tentar que me expliquem em pormenor mas já vi que é uma luta inglória, as leis não protegem o consumidor.
Acusamos a recepção do email infra e que mereceu a melhor atenção.
De futuro, solicitamos o preenchimento do formulário de “pedido de informação” ou de “reclamação” disponíveis em http://www.centroarbitragemlisboa.pt
Relativamente à questão apresentada, cumpre informar que, tendo o contrato de adesão em causa sido celebrado por sua iniciativa, através de contacto telefónico realizado para a VODAFONE em dia “Black Friday”, não se aplica neste caso a Lei dos Contratos celebrados à distância e por esse motivo não terá direito ao prazo de 14 dias para resolver o contrato sem custos associados.
Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Gomes
Jurista
Serviço de Informação ao Consumidor
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Rua dos Douradores, 116, 2º andar
1100-207 Lisboa
Tel.: 218807030
Fax: 218807038
Vou sair da Vodafone a box moderna 4k é simplesmente péssima tenho de a reiniciar diariamente e já uma box de substituição. Não aguento mais. Como se tem uma box destas no mercado?