Quantcast
PplWare Mobile

Nokia bate recorde mundial de velocidade em 5G com 4,7 Gbps

                                    
                                

Fonte: Nokia

Autor: Marisa Pinto


  1. Kovacs says:

    O renascer de uma grande marca!!! Se tiverem bons e baratos eu compro.

  2. Dark Sky says:

    Há algumas desafinações. Atualmente há:
    – A Nokia Corporation, das redes, que em tempo teve uma área de smartphones, que vendeu à Microsoft.
    – E os smartphones com a marca Nokia da empresa HMD Global Oy.
    – A Nokia não é acionista da HMD Global. São duas empresas completamente distintas
    – Há relações de negócios entre as duas, tanto assim que indo à página Nokia.com, do lado esquerdo tem smartphones. Mas entra-se lá e tem um aviso: “Nokia.com/phones é operado pela HMD Global Oy, licenciada exclusiva da marca Nokia para telefones e tablets”. Ou seja, sai-se da Nokia e entra-se na HMD Global.

    O post mistura sem necessidade a “Nokia Nokia (redes)” com os “smartphones da HMD Global de marca Nokia”. Por exemplo;
    – “Mais recentemente soubemos que estava para breve o lançamento do Nokia 8.3, o primeiro smartphone 5G da marca.”
    – “AirScale Radio Access é a tecnologia 5G da Nokia que permite às operadoras de todo o Mundo capitalizarem os seus ativos de espectro 5G” – e lá vem a foto dos equipamentos móveis da Nokia para redes móveis, que nada têm a ver com smartphones.

    • Ricardo says:

      Isso mesmo. É incrível que num site de tecnologia se confundam as 2 empresas e o seu posicionamento…

    • Jorge says:

      Tendo em conta que a HMD foi criada com pelo antigos funcionários da Nokia e têm relações com a Nokia de redes a parte da HMD não passa de uma complicação jurídica por causa do contrato que fizeram com a Microsoft.

      • Galo says:

        Exato. Atualmente os smartphones da Nokia resultam de: tecnologia/patentes da Nokia + Design/concepção da HDM + fabrico da Foxconn

        • Dark Sky says:

          Ó diabo, aonde é que entram aí os chips da Qualcomm e outros?
          Às tantas, com tanta conversa sobre o Nokia 8.3 5G e o 5G da Nokia, ainda alguém pensa que o Nokia 8.3 da HMD usa tecnologia 5G da Nokia 🙂

          • Galo says:

            Se no Design/concepção a HDM incluir os chips da Qualcomm a foxcoon incorpora-os aquando da construção 😀

            Obviamente que o que escrevi era uma generalização, nao restringindo ao pormenor. Os atuais smartphones da Nokia usam a tecnologia/patentes da Nokia dentro do possivel/escolha.

  3. SANDOKAN 1513 says:

    “As velocidades foram atingidas quer em configurações baseadas na nuvem 5G (vRAN) como em configurações tradicionais da banda.” Brutal !! Isto é o que me anima e muito,dizer que este tipo de velocidade (4,7 Gbps em rede 5G),foi alcançada também em configurações tradicionais da banda,o que é óptimo.É assim mesmo. 🙂

    • Joao Cordeiro says:

      Mas é preciso interpretar esses numeros com um pouco de sal.

      Estamos a falar de frequencias de 30 GHz.
      E estamos a falar de um unico telefone ao lado da antena.

      Cá em Portugal, ainda nao estão a ser leiloadas essas frequências.
      Ainda estamos no chamado sub-6 onde todas as frequencias reservada para o 5G sao abaixo dos 6 GHz.
      Estas tem velocidades bem mais reduzidas.

      Nao sei se alguma vez vamos ter essas frequências de 30 GHz em Portugal.
      Primeiro porque existem grandes preocupações de saude no uso generalizado delas.
      Depois porque sao frequencias que morrem em poucas centenas de metros.
      So fazendo sentido por antenas dessas em locais com densidades de população enormes.
      Por exemplo num aeroporto ou uma universidade.
      E para cada Km quadrado. Sao precisas várias antenas. O que aumenta os custos dessa solução e tambem os perigos para a saude.

      No entanto se tivermos 5G em sub-6 já é bem bom.
      Já deve para chegar a 1Gbit/s e lag de 10 ms.

  4. iFernando says:

    A Finlandesa HDM GLOBAL OY tem como maior accionista a NOKIA.
    Os Nokias são desenvolvidos na Finlândia e montados China.

  5. TT says:

    90% das pessoas que fizeram comentários não sabem o que é a Nokia e nem leram a notícia

  6. Pedro Bonifácio says:

    Com que equipamento? De certeza que foi interligado a alguns sites Huawei,ou seja comutados com antenas da Huawei,pois a Nokia não tem rede própria ,fisica,de antenas da sua marca ,nem tem equipamentos que ainda consigam atingir estas velocidades,os únicos smartphones preparados para o 5G puro,são os da Oppo,Huawei,Xiaomi,Vivo ,nem a Samsung ainda tem equipamentos desta gama,sou engenheiro de telecomunicações e tenho ido a todas as feiras da especialidade ,antes desta crise do COVID19,e não acredito nesta notícia que mais parece um anúncio a algo encoberto,a Nokia e a Ericsson ainda não têm material para este fim.Os únicos e pioneiros ,tanto no 4G como no 5 e 6G são a Huawei,falo em 6G pois a Huawei já tem 4 cidades chinesas cobertas,mas só para o sector empresarial e de saúde.Gostava de informar que uma antena 5G da Huawei tem um raio de cobertura a rondar os 60Kms em area limpa sem condicionantes fisicos naturais ou urbanos e com espectro regularizado em toda a área ,e,após testes pode-se dizer que uma antena 5G Nokia protótipo só consegue cobrir um raio de 15 a 20 Kms com espectro a perder . A Ericsson consegue 30 kms com perca de frequência acentuada .Portanto só posso dizer e pedir para não acreditarem em tudo o que se lê.

    • AS says:

      A Nokia não tem rede física? Então esse equipamento Airscale da Nokia que aparece na foto é para decorar torres e edifícios queres ver… Deves andar a frequentar as feiras mas é de enchidos, não de telecomunicações.

    • Dark Sky says:

      A rede móvel 5G são apenas antenas e smartphones? O que a Nokia diz é que tem hardware e software para redes móveis 5G – que não são smartphones – e que usa as redes 5G e LTE das operadoras.

      A Nokia explicou com bastante detalhe como obteve esse record. Está quase tudo no post.
      A parte do smartphone 5G de marca Nokia é que não tem nada a ver

    • João says:

      Por favor pesquisa um bocado antes de dizeres asneiras.
      A Nokia, hoje em dia, não é uma empresa de telemóveis. Estás bastante inserida no mundo das telecomunicações sendo uma das maiores empresas a nível global nesta área, rivalizando apenas com a Cisco, Huawei, Juniper e Ericson, sendo que já é a melhor em alguns mercados!!!
      A Nokia apostou imenso no 5G e aqui está o resultado. Para além de ter equipamentos próprios, alguns dos componentes e o próprio software é fabricado pela Nokia!
      Uma coisa é dizer que a Huawei é melhor que a Nokia em 5G, numa forma global, outra é dizer que a Nokia nem equipamentos tem. Só demonstra a falta de noção e ignorância nesta matéria.

  7. Pedro Bonifácio says:

    Por exemplo

    A antena grande que está em cima da sede da Vodafone no parque das Nações é da Ericsson,já tem 5G em close área,e só está a servir o edificio,mas ao entrar neste (no meu caso,tenho um Mate 20X 5G) com cartão sim 5G da Vodafone (experiência local) verifiquei muita falta de espectro,ou seja falta de potencia.Em Matosinhos na rede da Nos 5G que é toda da Huawei consegui uma rede potente e homogénea em toda as áreas .Em Lisboa não fui além dos 600 Mb em Matosinhos consegui cerca 1,780GB.Aqui se vê quem está mais evoluido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.