PplWare Mobile

MEO, NOS e Vodafone! Quem tem o melhor router com Wi-Fi 6?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. César Boaventura says:

    sem muitas duvidas minhas a MEO

  2. Tobias says:

    Seria util saber se os routers testados tem a possibilidade de adicionar rotas de rede
    para a(s) interface(s) internas.
    Infelizmente a maioria e muito limitado e nao tem e a unica forma de ter comunicacao e ter uma maquina interna que faca DNAT e SNAT a acrescentar ao do proprio router. Seriam tabelas de NAT 2 vezes.

    • Abilio Colaço says:

      Se queres mais serviços pagas serviço empresarial.

      • Bob says:

        Para quê?
        Foi algo que sempre deu para fazer, até a moda do “3play” pegar, e os operadores forçarem a usar routers deles. Não é um serviço… o router faz isso, o operador é que não deixa alterar nada “básico”. Tipo, DNS…
        Muito modelos nem bridge mode suportam, para realmente se colocar um router próprio para todo o acesso à WAN.
        Mesmo assim, fica sempre o router deles ligado, com problemas de segurança por resolver… etc.
        Não confundir a “oferta” do equipamento, com ser forçado a usar dado equipamento.

      • Pois says:

        O router é o mesmo a não ser que contrates um router “empresarial” e pagas mais só para teres portas GPON com as mesmas opções/definições do domestico.

    • Rui says:

      Isto são routers para uso domestico para 98% das pessoas, queres mais opções compras um router próprio como eu tive um durante muitos anos

  3. Carlos says:

    O router da MEO já permite mudar os DNS servers ou quê?

  4. talvez says:

    @Deco Proteste: Sem indicarem a velocidade contratada não é possivel ter grande visibilidade sobre quão bom ou mau é o Wifi nos testes indicados. Conseguem fazer um artigo completo em que comparam vários routers sem um único resultado real ou sem falarem nas velocidades reais que conseguiram ou contrataram. Parabéns!

  5. PoisPois says:

    Para mim a NOS morreu desde o dia em que não deixa entrar nos Routers Wi-Fi NOS por IP, já para não falar noutras aberrações dos mesmos.

    • Hugo Santos says:

      O router wifi 6 ja permite.

    • Pois says:

      A NOS entrou numa de domótica e configurações em cloud há anos. Os router são bons, mas não tens acesso as definições a não ser que faças injeção de firmware por cabo soldado. Não me perguntes como se faz.

    • Zé pevinho says:

      Tens de perceber uma coisa, equipamento de operador, não é teu, logo, não te é permitido andar a mexer, cada vez mais as coisas se estão a tornar assim, ao menos sabem que o problema se ocorrer não foi criado por um amador armado em sabichão…

      • PoisPois says:

        Zézinho concordo contigo, mexer por um amador, provavelmente o teu caso, nem devia ter internet. Quanto ao equipamento ser do operador é porque as regras estão erradas, porque os valores que se paga pelo serviço, o equipamento fica mais que pago.
        Arrendas uma casa e só podes dormir e comer, mas não podes usar a água porque um amador armado em sabichão pode estragar as torneiras.

        Muda de nome para Zé Toninho.

  6. jota says:

    Sim, porque em relação aos preços não se podem comparar porque são todos iguais!

  7. Mário says:

    MEO e Vodafone, são empresas estrangeiras.
    Nas telecomunicações, defendo o que é português. Que nasceu em Portugal e é gerido por um grupo português. Por essa razão, sou e continuarei a ser cliente NOS.
    Ser cliente de uma empresa estrangeira, MEO e Vodafone, está fora de questão, para mim!

  8. Joao Ptt says:

    Como regra geral, embora admita que possam existir excepções, se os routers Wi-Fi não utilizam antenas exteriores então a qualidade no Wi-Fi tenderá a deixar a desejar.

  9. Pois says:

    O router da MEO tem muitas definições que estão desativadas, podia ser o melhor router mas a MEO/PT Inovação não os ativa. Consultem o JSON de resposta e logo percebam o que quero dizer.

  10. says:

    Claro que NOS em último. O serviço até pode ser bom mas os equipamentos deles são uma bosta. Então o lixo de box do século passado.. Forma de funcionamento tão ridícula que foi logo encostada para o canto no primeiro dia. Sorte que a app de tv deles é decente.

  11. José Alves says:

    Por experiência na Vodafone, recentemente foi-me colocado novo router e box, tudo da última geração, perdi sinal nas câmaras exteriores. Conclusão tinha melhor sinal com o equipamento velho.

  12. nhecos says:

    Os routers dos operadores só servem mesmo para receber o sinal original e ligar à box da TV (para quem vê). Quem se preocupa em ter algum tipo de controlo e segurança usa um router próprio. A situação do DNS é apenas a mais flagrante.

  13. Irritado Anónimo says:

    Na opinião, o melhor é comprar um router. Não se pode esperar muito dos equipamentos das operadoras, são historicamente conhecidos por ter problemas: falha de sinal wifi, falha de internet, cobertura péssima, sistema fechado com poucas opções, falhas de segurança etc.

    • Rui says:

      Foi o que eu fiz ha uns anos o problema é que ficam rapidamente desactualizados que tens de comprar outro enquanto o da operador mudam sem custos

      • Bob says:

        Podes sempre tentar apontar para modelos com bom suporte da comunidade. AsusWRT, etc. (numa gama simples de routers).
        Os Asus, quase todos deixam fazer um simples upload de firmware alternativo.
        Ou comprar algo especifico. Correr um pfsense em algum hardware, etc.

        Mas sim, se não precisares de nada, o oferecido com o serviço dá para o básico.

        Já tive vários modelos com imensos problemas, e a quantidade de modelos da Meo que são testados por aqui, é ridiculo.
        O primeiro “fibergateway”, tinha um defeito de fabrico que afectava o VOIP de uma maneira ridicula, tornando impossivel dar uso ao telefone. Foi preciso provar que tinham um defeito, para depois admitirem, e trocarem para algo mais antigo, mas que faz o trabalho 🙂

        Agora quando tiver paciência e tempo, testo o último que estão a por, mas só se suportar modo bridge, para não ter trabalho extra a colocar o meu router a lidar com o tráfego todo importante.

        Por acaso alguém tem um e pode confirmar se têm essa opção no firmware?

  14. Ahdjdj says:

    Nem consigo mudar o DNS do meu router da meo e o alcance é muito fraco.

  15. Rui says:

    Qual foi o router utilizado da vodafone?
    O huawei wifi6 v2/v1 ou o sagecom wifi 6

  16. Bruno says:

    Metam 5k de ligações nesse tal router MEO e vejam o que ele aguenta.

    Só digo isso, mas gostava de ver um derradeiro teste pela malta do Pplware, isso sim ficava interessante!

    • Rui says:

      Isto é um router domestico para 1 casa, nem os monhes ficam 5 mil numa casa é obvio que o router não dá para isso porque nunca foi feito para isso é um router familiar não é para um estádio de futebol

      • Bruno says:

        Como assim?
        Facilmente uma família de 3 pessoas chega a pelo menos 3-4k de ligações. Um na televisão+Instagram, outro com computador mais telemóvel com Spotify e live do Youtube, e um outro a jogar online multiplayer, se calhar a baixar mais joguinhos e ainda em chamadas VoIP com amigos.

  17. anonimo says:

    A sério? Eu cá em casa tive que instalar um router da xiaomi em modo bridge para resolver os problemas do wifi do router fiberx da meo. Ainda por cima para desligar por completo o wifi teve que ser por telefone porque não dão a possibilidade aos clientes de o fazer devido ao sistema mesh.

  18. Virtacool says:

    Esperem pela Digi, um operador forte e histórico no que diz respeito ao acesso à internet.

    Além dos preços mais baratos que os outros operadores, também podem aparecer com soluções de hardware melhores.

    Aguardar para ver o que vem aí…

  19. Zé Fonseca A. says:

    Routers dos operadores só tem uma função, servir de ONT, nunca usei um router de operador e inclusive tenho firewall física em casa com segmentação de redes e na rede de trabalho nem sequer tenho Wi-Fi.

  20. Sergio says:

    Mas… a vodafone anda adoçar os clientes antigos ligando e oferecendo um expansor para aumentar o sinal em zonas da casa mais delicadas. Ainda são 50 paus, o meu foi entregue em 3 dias após ligarem-me e nota-se diferença

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