iOS 18: agora já pode partilhar as chaves Wi-Fi através de um código QR
Os mais críticos dirão que o Android tem esta opção há mais de 10 anos... e têm razão. Contudo, a Apple apostou em proporcionar outra forma simples de partilhar a palavra-passe das redes, como mostrámos aqui. Mais tarde, criou uma opção na app Atalhos que permitia partilhar estas credenciais via código QR, mas não era uma app "nativa". Com o iOS 18, a coisa mudou.
Na evolução do iOS, a Apple por vezes apanhou boleia do Android. Apesar de lançar depois, lança normalmente com mais qualidade. Os widgets, por exemplo, a personalização do ecrã de bloqueio, entre outros exemplos. Da mesma forma, o Android tentou copiar ferramentas como a app Encontrar (Find My), ou o AirDrop, rebatizado de Quick Share. Mas isso é salutar, potencializa os sistemas operativos.
Novo método também funciona para convidados com Android
Como o novo iOS 18, a Apple está colocar no iOS algumas ferramentas que existem no Android e que podem melhorar a usabilidade do iPhone. Basicamente a Apple parece querer dizer que o iOS tem tudo o que tem no Android e mais além!
Esta primeira beta do novo sistema operativo para programadores, que já pode instalar no seu telefone e que foi revelada na passada segunda-feira no contexto da WWDC 2024, traz os já falados ícones temáticos ao estilo Android e traz também a possibilidade de gravar chamadas.
No entanto, há uma funcionalidade que vem com uma nova aplicação que a Apple está a incluir no iPhone. Finalmente, podemos partilhar a nossa ligação Wi-Fi com amigos e familiares de uma forma muito simples e rápida: por meio de um código QR. Eis como o fazer.
Gerar um QR com a chave Wi-Fi é agora mais fácil no iOS 18
Até agora, para partilhar a nossa ligação Wi-Fi a partir do iPhone, podíamos fazê-lo através do utilitário do próprio sistema que o faz automaticamente: ambos os dispositivos devem ser telemóveis Apple atualizados pelo menos com o iOS 16.
Se estiver a receber convidados com smartphones Android, as coisas tornam-se mais complicadas. No sistema operativo da Google, é muito fácil criar um código QR para partilhar a ligação com pouco esforço. Não é impossível no iPhone - de facto, basta um atalho para gerar um, conforme já mostrámos aqui.
No entanto, com a alteração incluída no iOS 18, vamos finalmente poder obtê-lo sem truques de magia. O segredo está na nova aplicação da Apple: Palavras-passe. Este passa a ser o gestor de palavras-passe (e chaves-passe) da empresa Apple, um grande utilitário privado para que não tenha de se lembrar das suas palavras-passe.
Pois bem, a app Palavras-passe esconde uma função que nos permite gerar o referido código QR com as credenciais para partilhar a ligação Wi-Fi em casa.
- Localize a aplicação Palavras-passe. Clique e identifique-se com o Face ID;
- Quando vir o ecrã principal, toque em Wi-Fi;
- Agora, na lista abaixo, selecione a sua ligação doméstica (ou qualquer outra que tenha guardada);
- No ecrã seguinte, verá o nome (SSID) da ligação juntamente com a palavra-passe. Clique em cima;
- Agora, dentro do menu dessa palavra-passe, clique no botão Mostrar código QR da rede;
- Será apresentado um novo separador com o código QR em ecrã inteiro.
E pronto, agora qualquer smartphone pode apontar a câmara e está a credencial partilhada.
Pode usar qualquer smartphone, pode ser um iPhone ou um Android, seja Samsung, Xiaomi, Google Pixel ou outros fabricantes.
Copiar o que é bom, não tem mal
Depois da calculadora temos a cópia da password do WiFi via QR code sem dúvidas a Apple está próxima de 2015 sempre a inovar 🙂
Mas o android ja suporta airdrop ou satelite call? Ai ai sempre atrasados
Se não estás atendo ao mundo que te rodeia, tenho todo o prazer em te informar. Galaxy S22 Ultra é o primeiro smartphone a fazer chamadas via satélites Globalstar. O SoC Snapdragon 8 Gen 2 também pode enviar SMS por satélites através da comunicação com a rede Iridium. Podes encontrar essa informação em qualquer post de tecnologia, até neste. PROCURA.
Um modelo faz isso, todos os iphones fazem isso. Android não e um modelo da samsung que ninguem compra lool
Errado… não são todos, apenas os últimos dois modelos! Estás te a referir a uma marca apenas…
Estás te igualmente a referir a uma inovação que… ainda vai demorar a ser implementada. A não ser vás viver para o deserto do Saahara.
O pináculo da evolução, ter a possibilidade de mover as apps e agora partilhar por QR code a rede wifi.
E mensagens via Satélite? E ter o mais rápido browser mobile? E ter a partilha de WiFi via iCloud? 😉 e a melhor ferramenta Encontrar? E o melhor sistema de streaming de música? E chamadas SOS via Satélite? E o melhor sistema de infoentretenimento para automóveis? E as melhores ferramentas de edição de vídeo? E o ChatGPT 4.o integrado na assistente? Não metam a cabeça na areia 😉 Para além de ter o que tem o Android, ainda tem o que o Android não tem.
Agora sê justo e, uma vez que até és uma pessoa com bastante conhecimento enumera o que android tem e ios não e, o que android faz melhor que ios e mete aqui igualmente com tanta gloria e emojis, se não o fizeres ou disseres que tal coisa não existe ai sim veremos quem tem a cabeça na areia.
Entretanto vou ali fazer umas multiplicações e mudar uns ícones e pastas de sitio no meu Mi Pad 4.
Diz tu então. E já nem se fala nos tablets. Que não se compara a qualidade. Repara a quota de mercado.
Grave é não saber o que é publicado neste mesmo forum, que podes encontrar em muitos outros canais de informação.
O Galaxy S22 Ultra foi o primeiro equipamento a realizar chamadas via satélite. O seu processador, o Snapdragon 8 Gen 2 pode enviar SMS por satélites. o que te aconselho é a leres os post do teu próprio forum, ou outros, antes de dares informações completamente falsas.
Isso é mentira. Mostra lá nas opções do equipamento onde está essa opção. Não fales sem saber.
Vai informar-te primeiro, tens montes de vídeos da primeira utilização no youtube. lê o teu forum e outros.
YouTube… lê o que a empresa referiu, e não inventem.
Huawei Mate 60 Pro faz chamadas via satélite
Só na China e não tem sistema bidirecional. A Apple é global, bidirecional e já disponível em vários equipamentos. 😉 A Huawei está ainda longe.
O Mate 60 Pro tornou-se o primeiro smartphone de massa do mundo a suportar chamadas via satélite, permitindo que consumidores façam e recebam chamadas telefônicas via satélite, mesmo na ausência de sinais de rede terrestre. E sim, bidirecional. Global ou apenas na China são meros detalhes sem importância.
Quando foi lançado, o sistema não era bidirecional, só passou a ser na versão BeiDou 3. E apenas na China. O iPhone é global, sempre foi bidirecional e permite hoje envio de SMS global com o iOS 18. O sistema da Apple funciona ja em muitos países, como, por exemplo. Em Portugal. Já não se pode dizer o mesmo do sistema BeiDou chinês.
Sendo que no Android, propriamente dito, ainda nenhum equipamento fornece essa opção. Há negociações, mas nada já disponível.
Só para que os fans da Apple também tirem a cabeça da areia, fica a informação para quem realmente quer saber :
Todas as features acima descritas são só no IOS 18 que ainda está em preview e apenas em : site da Apple:
*Apple Intelligence will be available in beta on iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max.
*Messages via satellite will be available in iOS 18 along with our existing satellite features in the United States on iPhone 14 and later.
Vá lá… Ao menos são mudanças positivas. Há anos ue os Apple users aguardavam por isto… Menos mau
Sem dúvida, nem dormiam à espera disto 😉
Por acaso, se com quem se quisesse partilhar as credenciais por Wi-Fi estiver nos contactos, até é mais fácil o modo que já existe.
O android em 2024 ainda não tem findmy como a apple desde 2011…da que pensar