A Internet vai mesmo mudar? Artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final
Um dos temas mais falados nos últimos meses é, inevitavelmente, a mudança na Internet que a Comissão Europeia quer criar. Com os conhecidos artigo 11.º e artigo 13.º os criadores de conteúdo vão ter de mudar muitas das suas formas de trabalhar.
Até agora existia a possibilidade destes 2 artigos serem alterados e até rejeitados, estando a ser discutidos. Contudo, esta quarta-feira o consenso foi alcançado entre as partes em discussão e, dessa forma, os artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final.
Esta decisão significa o que muitos temiam. Depois de várias semanas de negociação entre as partes envolvidas, houve finalmente um acordo. O resultado é a versão final do texto relativo à nova diretiva sobre os direitos de autor no mercado único digital.
Os artigo 11.º e artigo 13.º avançam para votação final
Na prática, em outras palavras, os tantas vezes discutidos e criticados artigos 11.º e 13.º avançam para votação final. Em particular, e contra o esperado, estes mantêm a sua forma original.
As negociações entre o Conselho Europeu, o Parlamento e Comissão, o chamado trílogo, começaram no início desta semana. Na sua base estava o texto que antes tinha sido aprovado no Parlamento Europeu. Presente estava também uma proposta conjunta da França e Alemanha, que a maioria dos países tinha já aceite.
Agreement reached on #copyright! Europeans will finally have modern copyright rules fit for digital age with real benefits for everyone: guaranteed rights for users, fair remuneration for creators, clarity of rules for platforms. pic.twitter.com/dwQGsAlJvK
— Andrus Ansip (@Ansip_EU) February 13, 2019
Comissão Europeia aprovará diretiva sobre direitos de autor
O acordo obtido não é definitivo e, por conseguinte, terá de ser votado no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia. Estes momentos devem acontecer nas próximas semanas, não havendo uma data precisa para tal.
Ainda não está disponível a versão final deste texto, mas a eurodeputada alemã Julia Reda, que representa o Partido Pirata, publicou no seu site pessoal uma versão não oficial deste texto obtido das negociações.
A data limite para este acordo ser obtido estava definida para esta quinta-feira. Caso esse consenso não fosse obtido, estas mudanças iriam ser colocadas em pausa e poderiam nunca ser aprovadas e colocadas em prática.
Breaking: The text of #Article13 and the EU Copyright Directive has just been finalised. Upload filters are in. Here's how we got here and what you can still do to #SaveYourInternet: https://t.co/lXJ3Jxux5i pic.twitter.com/bNmVwLJXUp
— Julia Reda (@Senficon) February 13, 2019
A Internet vai mesmo mudar? Parece que sim
Tanto quanto se sabe, o artigo 11.º e o artigo 13.º estão presentes, na mesma forma que eram criticados. A Comissão Europeia deve em breve publicar o texto final que foi obtido neste acordo.
Os filtros automáticos para conteúdos protegidos por direitos de autor vão avançar, no caso do artigo 13.º. A "taxa do link", em que jornais e outros meios podem exigir uma quantia para publicação das suas notícias no Google, Facebook ou outros, está presente no artigo 11.º.
Segundo Julia Reda, deverá ser em março ou abril a votação desta nova diretiva. A eurodeputada revela que ainda é possível eventualmente salvar a Internet, com indicações concretas das medidas a tomar junto dos representantes europeus.
Este artigo tem mais de um ano
A Partido “Pirata” preocupado….
Está tudo dito.
Essa preocupaçao acaba pot ser um grande elogio à Lei.
Santos e mais santos.
Agora alguns dizem
Eu não….
Tretas.
LOL
+1
Vamos lá a ver no que isto vai dar… Mas estou muito apreensivo. 🙁
Só espero que as pessoas deixem de ir ao cinema, comprar filmes e ou música.
E que exista mais pirataria!
Sou totalmente contra, isto não protege os pequenos mas sim os grandes.
É igual à gasolina, se o portugues se juntasse e não metesse gasolina 1 dia de Norte a Sul as empresas iam sentir que não podem aumentar só porque sim.
Vergonha de viver na UE.
Apoiado.
Emigra para a Venezuela.
Já vi que estamos perante um anti-social de extrema direita, denominada burra; ao menos podia ser inteligente e aí respeitava-se a opinião..
não sei como conseguiste numa só frase tirar tais opiniões… deves ser “comunista”, tudo de borla sem fazer nada.
diga me uma coisa que tenha mos de borla ///so se for os empressos para pagar impostos porque de resto se paga tudo bem pago começando nos combustíveis impostos ////nos pagamos tudo isso de ter tudo de borla deve ser para si que defende os corruptos que estão no puder e você deve ser um deles por isso não sente as dificuldades da vida
Se deixarem de meter gasolina durante 1 ou 2 anos talvez tivesse algum impacto.
Mas quando só se abastece 1x por semana, abastecer ser na sexta ou no sábado é igual.
Em relação a gasolina, gasóleo etc deveriam criar um movimento do tipo no dia 15/02/2019 ninguém de norte a sul abastece e todos ficam em casa sem trabalhar. Tudo fechado, lojas, continentes, tudo (claro que concordo que pelo menos a saúde continue funcional).
Em relação a este artigo, é deixar de comprar filmes, de ir ao cinema, de comprar cds, etc.
Por exemplo, se não fosse através da pirataria, cá em casa ninguém comprava filmes, nós vemos primeiro e depois compramos (exceto no cinema que não dá mesmo).
Espero bem que trabalhes de borla. Para seres consistente com as tuas ideias.
top xD
Fala quem deve estar cheio
E isso resolve o quê? Não metes hoje, metes amanhã. As gasolineiras ganham o mesmo.
No dia seguinte iam todos meter a gasolina que não meteram no dia anterior. Que grande diferenca
Para mim não me vai afetar em nada
TRETA.
Não podes dizer isso com certeza, pois não se sabe exactamente o que vai acontecer se tais leis forem aprovadas.
Sabes a quem não vai afectar? Aos “ratos” das bibliotecas, que não usam a internet porque existem tantos livros e tão pouco tempo. A ti, que estás aqui a comentar, acredita que vai afectar; e já agora, a mim também.
Nem por isso. todo o conteúdo que eu “consumo” vai continuar a estar disponível
Pirataria FTW, é aproveitar para crescer mais, que venha o tal artigo que aqui vai chover €€
É para o lado que eu durmo melhor 🙂
Ainda gostava de ver a google a mandar um email a todas as agências noticiosas a perguntar se queriam manter a indexação de notícias sem receberem dinheiro por isso ou se queriam sair do google news.
Só para ter noção de quantas optariam por sair, na minha opinião acho que não iam ser muitas…
Em que é que os youtubers o afectam?
Sente-se prejudicado pela actividade de terceiros?
Alguém o obriga a ir ver o canal deles?
Para eles aquilo é o trabalho deles, você diz que não, então afinal qual é a opinião válida?
Tanto quanto sei alguns deles ganham quantias que eu nem em sonhos no meu trabalho convencional, portanto eu diria que o enganado é você.
Por acaso, indirectamente afecta toda a gente e a sociedade! Alguns dos youtubers têm a sua quota de responsabilidade pela estupidificação dos adolescestes de hoje.
Canais onde falam sobre nada, onde falam sobre assuntos ridiculos como se fossem os mais importantes do mundo, discutem coisas parvas e sem sentido, sentem-se moralmente capazes de criticar os outros, etc… Aliás, criticam inclusivamente conteúdos originais de outros canais.
Sim, apesar de não seguir nenhum youtuber português, sinto-me atingido pela atividade de alguns e a sua ausência de valores sociais.
Sigo muitos youtubers estrangeiros mas são canais especificos de assuntos específicos.
Nesse caso os pais é que têm de controlar o que os adolescentes vêm.
Há muita coisa que não é apropriada para crianças e se uma os pais vetam, pq é que o YouTube é diferente?
Estupidificante são casas dos segredos e loves on top, os programas nos canais de TV pouca ou nenhuma cultura dão, mas agora a culpa é da Internet e dos youtubers?
Na minha modesta opinião, está nova norma só irá servir para de uma forma mais eficiente controlar e manipular a população e a sua opinião… Ex, links grátis/patrocinados vs pagos..
Apresentadores como a Cristina Ferreira em nada contribuem para a sociedade também a diferença é que youtubers no geral trabalham sozinhos e o lucro que tiverem é para eles apresentadores de televisão trabalham numa empresa e tem ordenado certo no final…
O que vai mudar nestas leis: O Youtube vai bloquear todo o acesso da UE. O facebook possivelmente vai também bloquear todo o acesso da UE. A Google noticias também o vai fazer. Quando fazer uma pesquisar sobe algo só vais ter é a wikipedia. Em termos políticos o sentimento anti-UE vai crescer 80% (no mínimo)
ena pa… é o fim do mundo…
esta malta abusa no alarmismo
Para mim é. Por exemplo o YouTube é uma das melhores fontes de tutoriais de IT. Sem esses recursos como é suposto um programador ou arquitecto se manterem actualizados e fazerem o seu trabalho? Vistas curtas.
Vais continuar a ter tutoriais. 🙂
Isso se as outras plataformas, como blogs e afins, não fecharem tb o acesso a partir da UE.
E continuar a ter tutoriais não é o mesmo que ter os melhores tutoriais.
O princípio do fim. Temos liberdade nas nossas vidas? Liberdade=internet ? Pois, essa liberdade também vai acabar com as novas leis. É complicado quando um Youtuber sozinho ganha mais que a Tvi. Querem o dinheiro concentrado nos grandes e não nos pequenos. Tal e qual a protecção de dados, que é apenas poeira para os olhos….pois os grandes continuam a vender informações privadas a outras empresas.
Tenho uma dúvida:
Um youtuber desconta para a Segurança Social e faz descontos para o Estado?
Tem de estar registado como Empresário ou é a recibo verde?
Cortano deve estar cheio de certeza
Segurança Social é fugir deles, finanças??? uma porcaria
Não se vê o que aconteceu ao Ronaldo, tem dinheiro então toca a mamar???
Mas para onde vão os descontos, IVA????? …
Gostava de saber para onde vai cada cêntimo, coisa que o estado não diz
Em relação aos youtubers, os grandes descontam sim, conheço o Nuno Agonia pessoalmente, até porque vivo perto e tem tudo dentro da lei
os youtubers normalmente tem de descontar e declarar quanto ganham mas ha sempre que fuja como em todo o lado.
Oh não, vão voltar os vídeos sobre o artigo 13 dos YouTubers de crianças!
Cada vez mais desiludido com a EU.
Uma organização que tenta puxar uns cordelinhos, beneficiar uns países e levar outros à banca rota.
LOL, és mesmo um comediante (mas daqueles sem piada)!
Na minha opinião não li o artigo mas o que se devia definir é, podermos utilizar conteúdo mas teremos que pagar por ele se queremos ganhar dinheiro. Um Youtuber, por exemplo não paga pela imagens divulgadas ou mesmo nas redes sociais. A questão é que o contudo pertence a outros e não a nós. e eles ganham dinheiro com isso.
Não podemos pegar num filme, e simplesmente gravar um DVD e vender. PIRATARIA. Ganho dinheiro
Agora pegar no filme e ver o filme. obviamente estou a utilizar para uso próprio. Não Ganho dinheiro.
Não adianta tentar controlar porque isso só vai provocar o aparecimento de outros meios, de outras plataformas
Eles querem é dinheiro para gastarem em obras de metro e comboios que estão a fazer na Bulgária, é esta a falta de respeito dos Países Unidos.
Foi com a internet que descobri soluções para os meus problemas de saúde que a medicina convencional diz não ter cura e ainda cagaram em mim… foi com a internet que me apercebi tudo de ruim que nos fazem comer, foi com a internet que comprei mais (não sei qual é o problema desses maganos da musica, cosméticos, marcas e afins…), foi com a internet que hoje me tornei mestre de Reiki, é com a internet que ajudo pessoas a superar variadíssimas situações, foi com a internet que descobri os podres de várias indústrias … podia estar aqui uma tarde inteira, a falar as coisas… direitos autorais uma ova! Querem é que que fiquemos na ignorância! A internet tem muita coisa má, mas se bem utilizada é uma arma contra esses criminosos da indústria alimentícia/farmacêutica/mafiosa etc…