Já é conhecido o calendário de acesso ao Ensino Superior 2025-2026
O calendário oficial do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior para o ano letivo de 2025/2026 já foi publicado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
As candidaturas ao ensino superior público para o ano letivo de 2025-2026 começam já no 21 de julho e as matrículas a partir de 25 de agosto, segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.
Datas da 1º, 2º e 3ª fase de acesso ao Ensino Superior
A 1.ª fase do concurso de acesso às universidades e politécnicos vai decorrer entre 21 de julho e 4 de agosto. A divulgação dos resultados está prevista acontecer a 24 de agosto. As matrículas são de 25 a 28 de agosto.
A 2.ª fase das candidaturas acontece entre 25 de agosto e 3 de setembro e os resultados serão conhecidos em 14 de setembro, com as matrículas previstas para entre 15 e 17 de setembro.
A 3.ª fase de candidaturas acontece entre 23 e 25 de setembro e a divulgação de resultados acontecerá a 1 de outubro. As matrículas são de 1 a 3 de outubro.
O calendário completo pode ser consultado aqui.
Universidade é um scam. O sistema de ensino em sua grande parte podes aprender pela Internet e não venham com mentiras dizendo “Ah e tal”
A maioria dos documentos, exercícios vão buscar a Internet e falo claramente de programação e outras coisas mais básicas como Marketing, Comunicação
Tudo isso é possível aprender pela Internet sem qualquer custo. O único motivo pela qual devem ir para a Uniscam é para obter um certificado no qual valida que tens competência para tal.
De resto, é só isso. Conheço programadores melhores que não foram a Uniscam e fazem muito melhor que muitos licenciados em IT.
Avaliem bem. Se forem pelo certificado, sim abre portas mas é pelo certificado. Se não tiveres skill não te serve de nada especialmente em programação.
É o mesmo que eu tirar uma licenciatura em comunicação e ter o certificado na minha posse. E não saber comunicar tão bem, quanto uma pessoa que estudou pela internet como se comunicar e aprendeu sozinha.
Isto para dizer. Skills é 10x mais importante. O problema é que as empresas pensam que todos os licenciados estão todos capacitados para tal. Mentira, alguns deles até já se esqueceram da matéria dada.
Há muito pessoal que aprendeu programação por conta própria e continua a investir nisso e apenas não tem certificado. Mas que dá 10 a 0 a muitos.
Bom para coisas mais práticas como Enfermagem, Direito, Robótica, Mecânica coisas que exigem trabalho manual e muita prática aí sim vale a pena.
Apenas estou a excluir a programação porque há muitas coisas onde podes aprender. Já mecânica não, obras não consegues aprender pela internet. Só com experiência e tempo.
Pensem se realmente a universidade é realmente o vosso caminho ou apenas estão a procura de noitadas, bebidas em excesso e uma desculpa para terminar a vida académica.
tenho 76 pessoas na minha equipa, cerca de 40% não são licenciados, têm o mesmo nível de remuneração que os licenciados e alguns são melhores em conhecimentos e em soft skills.
licenciatura cada vez faz menos sentido para muitas profissões, faz mais sentido o que trazes para a mesa, se fosse hoje não teria ido para a faculdade, perda de tempo e dinheiro