Hackers roubam 450 GB de dados com informações confidenciais da AMD
Tal como já aqui referimos, não é por se tratar de uma grande empresa que os ataques tecnológicos não acontecem. E se pensamos que as gigantes do mundo da tecnologia têm uma verdadeira fortaleza de segurança, a verdade é que vulnerabilidades existem em todo o lado e são mais ou menos fáceis de contornar.
Prova disso é que recentemente a popular fabricante AMD foi vítima de hackers e o ataque resultou em 450 GB de dados roubados com informações confidenciais.
AMD foi vítima de hackers
De acordo com as mais recentes informações, a AMD foi vítima de um ataque cibernético vindo do grupo de hackers RansomHouse, o qual alega ter conseguido roubar mais de 450 GB de dados com informações confidenciais à AMD.
O grupo de criminosos digitais confirma que conseguiu roubar a fabricante norte-americana e subtrair toda essa quantidade de informação. E como se trata de uma ocorrência recente, a AMD referiu ao site tecnológico Tom's Hardware que a situação está a ser investigada.
O crime cibernético foi descoberto no âmbito de um relatório do canal Restore Privacy, onde é mencionado que os dados publicados pela RandomHouse foram analisados e foram detetados dados de ficheiros de rede, informações de sistema e passwords da AMD. Por sua vez, o utilizador do Twitter @campuscodi também publicou mais detalhes sobre este mesmo ataque à empresa das gráficas Radeon.
The RansomHouse leak group has claimed today that they have data from chipmaker AMD.
Unverified. There were some rumors earlier this year that AMD was hit by ransomware, but they were never confirmed officially confirmed.
(via @CSICCybersecur1) pic.twitter.com/gGybb3lwzq
— Catalin Cimpanu (@campuscodi) June 27, 2022
O grupo de hackers alega que o motivo do ataque prende-se com o facto de o benefício económico da AMD estar acima dos interesses dos seus parceiros e das pessoas que fornecem os seus dados à empresa. Além disso, o grupo adianta que as passwords eram bastante simples e, como tal, o ataque foi fácil. Os hackers referem também que conseguiram invadir a rede da AMD há mais de meio ano, no dia 5 de janeiro de 2022.
Este artigo tem mais de um ano