Há mais um gigante que está a abandonar a Rússia e vai isolá-la ainda mais da Internet
A Internet tem sido um palco para a luta da Ucrânia contra a invasão da Rússia. Os ataques constantes de parte a parte e a utilização desta para a partilha de informação têm aberto espaço para que muito esteja a tentar ser controlado.
Com o evoluir da situação a um ritmo elevado, a Rússia está cada vez mais isolada da Internet. Agora há um novo gigante que resolveu abandonar o país e deixar de garantir que os cidadãos e outras entidades possam navegar na maior rede de computadores do planeta.
Lumen, mais um gigante que abandona a Rússia
Esta situação que está acontecer agora não é novidade à luz do que se passa na Ucrânia. A Lumen resolveu seguir o caminho de outras empresas e anunciar que está a colocar em pausa todos os seus negócios na Rússia e a interromper as suas operações no país. Este é um fornecedor de acesso à Internet, mas não lida com clientes domésticos.
Ainda assim, a Lumen tem a seu cargo clientes importantes como algumas das estações de televisão e ate operadores móveis. É descrita como uma das maiores fontes de tráfego para a Internet no país, algo que terá um impacto grande agora.
Lumen keeps people & businesses connected. However, while the business services we provide in Russia are very limited, we are taking steps to immediately stop business in the region. Learn more: https://t.co/OneWXoVxpL
— Lumen (@lumentechco) March 8, 2022
Bloqueio imediato da Internet no país de Putin
Do que a Lumen revelou, as razões para esta saída prendem-se com o aumento dos riscos de segurança dentro da Rússia, quer para a empresa, quer para os seus clientes. Estão também com receio das medidas que o governo de Vladimir Putin está a aplicar no país e que podem levar a um bloqueio e até à imposição de regras.
A Lumen revelou que serviços empresariais que prestam são extremamente pequenos e muito limitados, assim como a sua presença física. Ainda assim, e dado que a Cogent saiu recentemente da Rússia, esta deverá ter passado a ser responsável por um volume muito maior de tráfego de e para a Internet, provavelmente colocando-a no topo.
Cogent já tinha tomado posição no caso da Ucrânia
No caso desta nova empresa dos EUA, a sua intenção é apenas garantir a sua segurança. Não justificou a sua saída com a necessidade de impor sanções e bloqueios, associados ao conflito que tem como palco central a Ucrânia.
Com a saída de Cogent e Lumen do território da Rússia, este país fica cada vez mais isolado da Internet. Este era um cenário já esperado e que está já a ser contrariado com algumas medidas. Ainda assim, e durante o conflito com a Ucrânia, dificilmente a Rússia conseguirá ter novamente o acesso à Internet estabelecido, pelo menos nas condições mínimas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Washington Post
Basta um cabo para a China ou India…
A Coreia do Norte que o diga.
Queres comparar? A sério… Essa ervilha não dá para mais?
Esta última matou-me.
Tal e qual, deve ser como tirar a energia de um poste de eletricidade…
Largura de banda?
David e Golias
Estao a fazer a Russia o que fizeram a Alemanha no final da primeira guerra mundial. O resultado todos sabemos qual foi. Muito ma ideia destes fracos lideres ocidentais.
Relembro uma noticia que foi publicada à uns meses:
https://pplware.sapo.pt/internet/russia-desligou-se-da-internet-global-para-testes/
A meu ver, só vai fortalecer a ligação com a china
Era ficarem isolados de todos…e os russos mais novos que venham embora daquele país…
O ocidente nunca devia ter ajudado a china. Se não fosse a europa e os estados unidos a china neste momento seria igual a africa…os chineses so comecaram a comer carne ha coisa de 10 anos atras porque não tinham dinheiro antes. Isso diz muito do pais que eram e que sao e mesmo assim tem revolta contra o ocidente porque? O ocidente e e sempre foi o cerebro do mundo. Os asiaticos trabalham muito mas não tem nem nunca tiveram capacidade criativa dos europeus
O Ocidente nunca ajudou a China, o que os grandes empresarios fizeram foi aproveitar a mão de obra barata para aumentar os seus lucros, diminuindo o seu custo de produção.
O Oriente aproveitou-se e bem disso.
“Igual a africa” ou igual a sua grande ervilha oh génio do tomate!
Ou a carne que a tua espécie come a mais de 10 anos tem relaxado demais a sua medula e dado criatividade para escrever parvoíces pentelho de um raio!
Agora em português
A informação é uma arma. Sem acesso à internet a informação é uma arma descarregada.
Erros atrás de erros e quase não vejo alguém inteligente a contestar.
Só tiros de farinha para cegar o povinho.
A ideia é gerar a revolta do povo russo, é a unica forma de pararem a guerra.
A revolta tem de ser instigada pela informação. Sem informação será sempre ténue e inconsequente.
A ideia destes operadores é ficarem bem na fotografia.
A informação já não chega lá, chama-se propaganda, meio muito conhecido pelos comunistas, nem as tropas sabiam ao que iam, muito menos a maioria da população tem ideia do que se passa, não vale de nada terem acesso à internet se só conseguem visitar sites controlados pelo governo com informação controlada.
Entre palcos e cenários mudam os figurinos 😀