Google Chrome já começou a bloquear os cookies de terceiros
A Google anunciou, no final de 2023, aquilo que entendemos ser uma mudança de paradigma na Internet. Fazendo jus à sua palavra, a gigante das pesquisas começou o ano a bloquear os cookies de terceiros.
A Google tem a decorrer, desde ontem, a primeira fase de um plano para o fim dos cookies de terceiros, prevista para o final deste ano.
Cerca de 30 milhões do muito mais largo leque de pessoas que utilizam o Google Chrome já começaram a ver os cookies de terceiros desativados. Embora englobe uma amostra pequena de toda a sua base de utilizadores, é um passo fundamental para a implementação global.
Início do fim dos cookies de terceiros
Segundo a gigante das pesquisas, estes primeiros utilizadores, escolhidos aleatoriamente e espalhados pelo mundo, receberão uma notificação. Quando abrirem o Google Chrome no desktop ou Android, aqueles que fizerem parte da amostra poderão aceitar ou recusar "navegar com mais privacidade".
Esta decisão da Google resultará numa melhor experiência de utilização, pois, à medida que o utilizador navega na Web, os cookies de terceiros serão restringidos por predefinição, limitando a capacidade de os websites rastrearem a sua atividade.
Os cookies são, essencialmente, pequenos ficheiros armazenados no seu dispositivo, que podem ser utilizados para registar várias informações: o que faz num site, qual o computador que está a utilizar, a partir de onde iniciou sessão, o caminho até uma determinada página, entre outras.
Estes dados são importantes, sobretudo, para a publicidade online, pois permitem personalizar os anúncios com base nos "interesses" de cada utilizador.
Se, durante o teste, o Google Chrome detetar que está a ter problemas em visualizar um site que não funciona sem cookies de terceiros, mostrar-lhe-á a opção de os reativar, temporariamente.
Com isto, a Google não procura acabar com o negócio da publicidade. Conforme explicou, irá utilizar novas ferramentas, de modo a equilibrar a proteção da privacidade dos utilizadores e continuar a fornecer dados aos anunciantes para personalizar os anúncios.
Já se pode efectivar este passo. É só fazer 2 ajustes.
Cookie é bom…ninguém quer dar!
Ou seja, agora apenas a Google sabe o que andamos a fazer, bloqueiam que terceiros saibam dessa informação.
Isso mais uma vez é acabar com a concorrência, assim apenas eles detém a informação, quem a quiser, tem de comprar à Google.
e quem quiser anunciar um link ou website afiliado, terá de pagar por tráfego e cliques no GOOGLE ADWORDS, é essa a jogada do GOOGLE, monopolizar a internet.
Mas quando o Google news divulga links de terceiros (nomeadamente de jornais) batem o pé e choram e querem evitar pagar royalties a esses jornais.
Isto até poderia ser positivo e em nome da privacidade, para ajudar os normies que nem fazem ideia que os browsers têm menus e opções onde se pode alterar coisas (uma delas sendo essa de optar por bloquear cookies de terceiros). Obviamente que não é por altruísmo que a google faz isto, se já não lhes interessa essas cookies é porque têm melhor.
As extensões uBlock Origin e Privacy Badger já não funcionam?
“Give me ALL your cookies! ALL cookies are miiiine! “
A UE devia impor regras mais apertadas a estas gigantes, como limitar o volume de publicidade, qdo temos q levar com 3 anúncios seguidos até ao fim, alguns dos quais com 30 segundos e temas tipo… pensos higiénicos, qdo o único utilizador é um homem…