Estudo diz que os funcionários em teletrabalho dão menos atenção à cibersegurança
Ao estarmos a trabalhar a partir do conforto das nossas casas, podemos ignorar alguns cuidados que teríamos no local de trabalho físico. De acordo com um recente estudo da empresa Tessian, a maioria dos trabalhadores que se encontra em teletrabalho dá menos atenção às questões de cibersegurança.
De entre todos os motivos para esta conclusão está o facto de os funcionários utilizarem os seus próprios equipamentos tecnológicos.
Devido à pandemia provocada pela COVID-19 foram estabelecidas diversas normas. Uma delas foi o trabalho a partir de casa, onde os funcionários de milhares de empresas exercem as suas funções diretamente a partir do conforto das suas casas.
Mas as opiniões dividem-se, pois há quem não goste nada deste regime, mas parece que a grande maioria pretende até que esta modalidade possa ter continuidade no futuro, mesmo depois da crise.
No entanto o trabalho a partir de casa tem levantado outras questões, relativamente à segurança informática.
Funcionários em teletrabalho dão menos atenção à cibersegurança
Trabalhar comodamente a partir do nosso lar parece ser uma ideia agradável. Mas isso poderá trazer algumas dores de cabeça às empresas quando se fala em segurança.
De acordo com um recente estudo, designado The State of Data Loss, desenvolvido por analistas da empresa de cibersegurança Tessian, 52% dos trabalhadores acredita que podem dar menos importância aos comportamentos de risco durante o teletrabalho.
Assim, estes resultados indicam que, ao trabalhar a partir de casa, as pessoas acabam por descurar nas medidas de segurança, o que por conseguinte pode comprometer dados sensíveis da empresa.
Ou seja, através deste regime de trabalho, vários funcionários estariam mais predispostos a partilhar ficheiros confidenciais via e-mail, do que por outras vias mais seguras.
Utilizar dispositivos próprios é uma das razões
O estudo concluiu que há várias razões para uma atenção menos cuidada nas questões de segurança.
Por exemplo, ao utilizar o computador de casa, os funcionários não têm as mesmas ferramentas de segurança como as que têm nos escritórios. Para além disso, ao utilizarem um equipamento informático próprio, muitos usam depois a Internet com menos segurança, por acharem que não estão a ser controlados pelos setores de informática.
Por outro lado, há quem refira que por haver mais pressão no regime de teletrabalho, acabam por ignorar as medidas de segurança recomendadas, para que assim possam concluir as tarefas mais rapidamente.
Há também quem afirme que por estar em casa acaba por se distrair mais, ou seja, não dão menos atenção à segurança propositadamente.
Mas esta realidade pode trazer consequências desagradáveis para as empresas, como a exposição de dados, roubo de informações confidenciais, maior vulnerabilidade a ataques de hackers, entre outros.
Este artigo tem mais de um ano
“De entre todos os motivos para esta conclusão está o facto de os funcionários utilizarem os seus próprios equipamentos tecnológicos.” E porque razão os estão a usar?! Não têm nada que os usar… na minha empresa TODOS usam o equipamento que a empresa disponibilizou, com os software de segurança e VPN’s disponibilizados pela empresa! Todos têm autenticação seguras, etc etc….
Todos nós sabemos que os computadores ditos “de casa” podem não ser seguros…. e outro grande problema está entre o equipamento e a cadeira! Formação…formação… formação…. há que apostar em… formação!!
Não podes medir o outros pela tua empresa porque se te fosse contar onde estou e como o tele-trabalho funciona mas a resposta use o seu pessoal para trabalhar não tem paciência trabalhe na empresa
Dão menos atenção… Como foi dito no artigo, as empresas não fornecem os recursos necessários para os trabalhadores o fazerem como deve de ser e no fim do dia o trabalho tem de aparecer feito… por isso, os trabalhadores safam-se como podem. E a empresa, deixa andar.
Bem dito.
As empresas têm de fornecer sistemas de segurança.
Se trabalham com informação confidencial, então têm de fornecer o kit completo, incluindo o hardware.
+1
podes dizer mais
é o estado e toca a andar.
és formador ja entendi….
A minha opinião é quase uma súmula das anteriores. A verdade é que se a empresa quer um trabalho seguro e de qualidade, deve começar por ela esta atitude: Deve fornecer equipamentos, redes VPS´s, fones, etc.. aos colaboradores atuarem em casa, quando entra a fase dos colaboradores, que de posse de equipamentos seguros e adequados, desempenharem suas atividades dentro das práticas de segurança e com qualidade requerida, conforme previsto pelos lideres da TI..