Está à espera da Internet da Starlink? É hora de pagar a sua encomenda
A internet da Starlink em Portugal está a ser anunciada há já algum tempo. A SpaceX tem vindo a criar algumas infraestruturas e a realizar vários testes, mas em Portugal ainda não há serviço.
Recentemente os clientes que efetuaram encomenda dos equipamentos (a partir de fevereiro de 2021) foram notificados para confirmar a encomenda e proceder ao pagamento.
Starlink - Confirme e pague a sua encomenda
Segundo informações, a SpaceX já tem mais de 100.000 utilizadores Starlink, em cerca de uma dúzia de países. Estão já em funcionamento cerca de 1.700 satélites. A empresa tem feito encomendas para o serviço pós-beta e disse em maio que "mais de meio milhão de pessoas fizeram um pedido ou fizeram um depósito para o serviço Starlink".
Os clientes que fizeram a pré-encomenda, estão agora a receber a notificação para proceder à confirmação da encomenda e proceder ao respetivo pagamento dos equipamentos.
Na mensagem é ainda pedido ao cliente que "Confirme que toda a informação de conta está correta antes de efetuar a sua encomenda". O depósito será automaticamente cancelado e reembolsado se a encomenda não for efetuada até ao dia indicado na mensagem.
De relembrar que o preço estabelecido para esta proposta da Starlink é de 99 euros mensais, a que acrescem 499 euros de hardware e 61 euros de envio e Manuseamento.
Para já os utilizadores irão poder usufruir de uma velocidade de dados que pode variar entre 50 Mbps a 150 Mbps e uma latência entre 20 ms a 40 ms.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
100 mil utilizadores a pagar 100€ por mês estamos a falar de um “lucro” por mês de 10 milhões com um serviço que ainda está pode estar aqui uma mina de ouro que vai acabar com vodafones e afins
Têm de baixar muito o preço e ter uma cobertura muito superior para fazerem concorrência às operadoras tradicionais. Depois, mesmo estas operadoras, podem comprar este tipo de serviços e revender. Estão só à espera que a SpaceX tenha a rede montada e tenha preços para eles próprios fazerem concorrência. Depois outras vão aparecer para fazer o mesmo, esse vai ser o problema. Não tarda os russos têm também milhares deste dispositivos lá em cima, depois a China, depois a Europa e não tarda será um bairro de latas na órbita baixa da Terra.
também já pensei que eles fossem revender para as operadores usarem mas não me parece que nenhuma das empresas que faça isto vá revender e de certeza que a vodafone e outra não têm recursos para fazer isto
Há várias empresas com estes serviços, a questão é a viabilidade para o mercado de consumo em massa. Mas vai ser curioso de agora em diante….
Os preços da Starlink vão baixar de certeza. Não é difícil aderirem milhões a este sistema, e aí o preço vai ser simbólico na rede, mas os conteúdos serão pagos. As operadoras têm de se mexer e incluir novos negócios, façam-se à vida que ninguém vive eternamente à sombra bananeira.
faturação não é lucro.
Exatamente. Nesta fase serão os custos muito superiores aos recebimentos.
Por isso é que está entre aspas estava-me a faltar a palavra mas sim claro que agr os custos são superiores no entanto temos aqui já um valor muito bom para um serviço em beta
Se pensas que o serviço acaba com a fibra, estás muito enganado.
Limitações muito grandes em vários serviços e além disso, se quiseres o outro router são mais 2000 euros. O router que vem só suporta 200mbs, sendo que está pré-configurado para funcionar a 60mbs. Limitado a 10 aparelhos ligados em simultâneo e tens de aceitar que se violares alguma das 833370 regras, podes perder tudo o que pagaste, incluindo a mensalidade.
Podes mudar o router por um que tu compres tal como nas operadoras ninguem te impede de fazer isso, e não sei onde viste que está pre configurado a 60 sendo que há pessoas que em crtos dias têm 150
Ainda continuo com a mensagem: “A Starlink está a programar cobertura na sua zona entre meados e finais de 2021.”
Na região a norte de Castelo Branco-Coimbra já estão a aceitar encomendas. Foi onde testei o serviço vai para ano e meio. O presidente da junta, recebeu o aviso que já podia encomendar e que lhe enviam o pacote até 19 de Dezembro.
O meu mudou esta madrugada.
Não entendo como estas reservas funcional, mas estou numa zona sem fibra, sem ADSL, sem 4G. Penso que estas zonas deverias ser as primeiras visto não existir alternativas, alem do mais se estas em fase Beta nada melhor que testar no fim do mundo onde moro.
Samuel deste um bom mote, há muitas zonas em Portugal que poderão ser um ótimo teste a este tipo de tecnologias. O preço mensal poderá até ficar barato se o sistema tiver largura de banda suficiente para fornecer internet a várias pessoas e todas ajudarem a pagar a mensalidade. Claro, isto em locais onde o 4G é uma miragem e a fibra é um sonho. Agora, com o passar do tempo, seguramente que o preço vai diminuir e as pessoas vão ter oportunidade de ver o que melhor lhes serve.
Apesar disso, com o 5G a chegar, será mais complicado este tipo de tecnologias por satélite terem espaço nos meios mais urbanos. Vamos ver. Estou curioso para lhe meter as mãos.
Se ainda nem o 4g chegou o 5g nem daqui a 8 anos e quando chegar já existem o 8G
Hehehe mesmo 😀
o problema do 5g e que é necessario mais antenas visto que o raio de distribuição do 5g é menos do que o 4g
Internet nos dias de sol.
Se o céu ficar muito nublado … paciência … melhores dias virão.
a tua noção do que é Starlink é igual a zero
Mesmo 😀 há malta top, diz cada uma dzejasss
So tens eletricidade solar?
Coitados daqueles que possuem TV por satélite.
mas tua achas que isto é um painel solar ahah ???? És mesmo aspirante porque não pescas nada disto
claro é por isso que eles querem usar a starlink para gps claramente que dias de chuva e neve nunca ira funcinal com certeza estamos a falar com um master engenheiro aqui
isto é maior do que o ppl imagina esta internet vem desbloquear a cencura de alguns paises!
Não vai!! Os governos não autorizam as ligações à Starlink!!
Será muito dificil de controlar
Difícil? Eles controlam as fronteiras e as aduaneiras dos países! Se apanham alguém a usar Starlink, prisão com ele(a)!!
A tecnologia satélites é uma das tecnologias de transmissão de dados que mais se desenvolveram nas últimas décadas. Atualmente, existem satélites dedicados à comunicação de dados em banda Ka que fornecem internet de alta velocidade e alta qualidade para residências, empresas, aviões e navios em alto-mar.
Estes satélites estão trazendo banda larga para alguns dos locais mais remotos e difíceis de alcançar no mundo. Os riscos são os monopólios que se criam em redor dos dados, exemplo: parceria entre Starlink e Google…….
Eu continuo a achar um absurdo os valores praticados… e mesmo com valores mais baixos…não sei se consegue fazer cocegas ás operadoras em alguns locais do país… nomeadamente 70% do territorio nacional.
Para quem nem fibra tem como eu e apenas existe cobertura MEO Adsl, até podia ser uma boa alternativa apesar do preço praticado
Vale mais pedir à Altice que instale uns postes até casa para ter fibra 🙂
Não era? quantas vezes a junta de freguesia já pediu isso? Mas sabes, segundo eles, não vão fazer um investimento de 15 klms de fibra para 150 pessoas, metade das quais com mais de 75 anos. GÉNIO
sim com certeza que pagar 10 mil para 1 km de fibra ate a minha residencia e pagar mais ainda por ser linha privada com certeza seria mais barato nao achas
Está internet é para zonas de baixa densidade populacional…
Acho incrivel falarem mal dos preços , quando existem muitos americanos a pagarem mais de 250 dollars em zonas remotas por uma internet de 10/10 .
e em zonas urbanas é normal ser $100
Ainda está muito verdinho, por este valor pago 10 mensalidades da minha net sem contar com a mensalidade do serviço deles…
mas o preco/velocidade com certeza deves estar a pagar muito mais caro se tiveres adsl ou 4g PORQUE este serviço nao e para pessoas que teem fibra ENTENDEM
Encomendado. Vamos ver quanto tempo demora a chegar.