Depois muita confusão, o DuckDuckGo passou a bloquear scripts de rastreamento da Microsoft
O DuckDuckGo é um dos motores de pesquisa mais seguros e um dos que garante aos utilizadores o máximo de privacidade. Esta tem sido a sua bandeira ao longo dos anos, conseguindo assim roubar utilizadores ao Google até ao Bing da Microsoft.
Apesar de todas as garantias de segurança e proteções, o DuckDuckGo estava envolto numa polémica, que agora resolveu terminar. Alargou agora a sua proteção e passou a bloquear também todos os scripts de rastreamento que a Microsoft usa nos seus sites.
Vamos ter ainda mais privacidade no DuckDuckGo
Apesar de prometer aos utilizadores o máximo de privacidade e de segurança aos utilizadores, o DuckDuckGo tinha até agora algumas limitações no que dava aos utilizadores. Na verdade, não praticava as medidas que prometia e deixava alguns utilizadores serem seguidos.
Isso foi descoberto, e revelado ao mundo, deixando claro como os scripts da Microsoft estavam a ser permitidos. Claro que não era sabido pelos utilizadores e permitia que a gigante do software monitorizasse sem qualquer limite ou controlo.
Scripts da Microsoft também passam a ser bloqueados
Isso termina agora, como o DuckDuckGo revelou, e também os scripts da Microsoft passam a ser bloqueados nos resultados das pesquisas. Desta forma, aparentemente simples, os utilizadores voltam a ficar protegidos ao usar este motor de pesquisa dedicado à privacidade.
Esta mudança está prometida para esta semana, com as apps móveis e as extensões do browser a serem as primeiras a terem acesso. Depois disso, no mês seguinte, vai ser aplicada às restantes apps e a todos os elementos que, entretanto, estiverem em falta.
Nem toda a informação de rastreamento vai ser filtrada
Na verdade, e contrariando o que o DuckDuckGo revelou agora, nem todos os scripts vão ser bloqueados. Foi revelado que graças à utilização de publicidade na sua plataforma, que é feita em parceria com a Microsoft, os anunciantes ainda querem saber sobre o sucesso dos cliques nos anúncios. Assim, os scripts da Microsoft relacionados vão ser permitidos
Esta é uma mudança importante e que traz assim mais privacidade aos utilizadores do DuckDuckGo. Após filtrar tudo o que é enviado pela Google, Facebook e outros serviços, acumula agora a Microsoft e a recolha de informação que esta fazia com os seus scripts de rastreamento.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: DuckDuckGo
Neste artigo: DuckDuckGo, Microsoft, privacidade, rastreamento, scripts
Eu sempre desconfiei deles, dado que apresentam resultados do Bing.
Confiança é a igual a vidro…depois de quebrado já era. Da-lhe startpage.
Uso o Qwant. Deixo a dica ao Pplware para criar um tópico sobre este motor de busca europeu.
Eu gosto do pato, melhor variar quem me espiona.
A magia disto tudo é haver gostos para tudo 🙂