Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: 5 dicas para uma experiência de teletrabalho ciberseguro

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Sonecas says:

    2 perguntas Pedro Pinto.
    A primeira é, e como é que a esmagadora maioria
    dos utilizadores actualiza o firmware do router que é da operadora? Já que até tens uma “ligação” com a MEO, podes falar de como fazer nos routers dessa operadora.

    A segunda questão é uma mistura de várias do mesmo assunto.
    Visto falares em vpns para aqui e vpns para ali, e como também usas “poderosos” editores de texto, como o notepad++ , além de que redes é o teu mundo, imagina alguém a trabalhar remotamente, por acaso desenvolve software como profissional, e precisa de se ligar a uma máquina alvo, para editar alguns ficheiros, depois também mover alguns ficheiros, apagar alguns ficheiros e criar outros.
    Mas neste caso, é essencial ser tudo encriptado, portanto, SSH é obrigatório, e é necessário fazer um caminho próprio entre máquinas, por questões de segurança/regras de firewall, etc.
    Imagina que tenho o serv01 com a porta 22, o serv02 na porta 1234 que só está acessível pelo serv01, o serv03 na porta 2345 que está acessível apenas pelo servidor02 e quero executar algo no serv03 como root, além de modificar um ficheiro. Além disso, queria também enviar do computador de o de estou para o serv03 um ficheiro que estou a editar.
    Por fim, quero lançar em todos os servidores, ao mesmo tempo, um serviço, a título de exemplo, pode ser “test-kitchen” para lançar em cada servidor uma máquina virtual (via vagrand) para depois poder em cada um testar certas coisas.

    Queria poder fazer isto de forma limpinha, o mais fácil possível, usando apenas um programa, pois não quero ter N janelas abertas com N programas a correr.
    Pronto, era isto. Tens ideias Pedro?

  2. Sonecas says:

    Ora bolas, quem escreveu o artigo não me pode dar umas ajudas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.