China ultrapassa EUA no 5G: tem agora mais de 3,19 milhões de estações de base
As redes móveis 5G oferecem velocidades duas vezes mais rápidas do que as ligações 4G antecessoras e melhoram a capacidade do tráfego. Agora, a China conta com mais de 3,19 milhões de bases 5G, deixando para trás os EUA.
A China tem usado o 5G na saúde, na educação e na indústria transformadora - e isto dá um significado novo a esta tecnologia. O país lançou um ambicioso projeto de 50 mil milhões de dólares para aumentar rapidamente a sua infraestrutura.
No início de julho, construiu 600 mil estações de base em apenas três meses e, agora, o número de estações de base responsáveis por fornecer 5G já ultrapassou os 3,19 milhões, informou o Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação (MIIT) da China. O país tem agora 22,6 estações 5G para cada 10 mil habitantes.
Embora os EUA estejam a olhar para o 5G para transmitir melhor os vídeos e jogar nos seus smartphones cada vez mais potentes, a China está a procurar implementar a tecnologia para melhorar a prestação de serviços públicos.
De acordo com o porta-voz do MIIT, Zhao Zhiguo, a consulta dos doentes na China, bem como o tratamento, estão agora a decorrer online com equipamento médico mais inteligente. Além disso, o país lançou 109 programas-piloto de ensino à distância que utilizam a comunicação 5G.
O ministério também experimentou a utilização de funcionalidades 5G para oferecer experiências mais tridimensionais de observação de desportos durante os Jogos Asiáticos recentemente concluídos.
O 5G na China
O ambicioso projeto da China não se destina apenas a fornecer diferentes tipos de conteúdos aos utilizadores, mas também a elevar as suas capacidades de produção a um novo patamar. O país tem trabalhado para incorporar a tecnologia 5G nos setores mineiro, de fornecimento de energia e outros setores industriais, numa tentativa de melhorar a eficiência e reduzir os custos.
A China pretende aproveitar o poder da realidade aumentada (AR) e da realidade virtual (VR), juntamente com a Internet das Coisas (IoT), para fazer a transição para a produção de alta tecnologia e o 5G faz agora parte de 70 % dos setores económicos do país.
O país também afirma que contribuiu para a formulação de normas globais em torno dos serviços 5G e que a sua experiência neste domínio é evidente na quota de 42% das patentes globais concedidas até à data.
Leia também...
O 5G é uma valente treta porque geralmente diz-se que é 5G quando não passa de 4G melhorado.
É assim nos EUA, é assim em Portugal … e há-de ser assim na China.
Independentemente do nível do melhoramento, a China tem uma população de 1.426 milhões de habitantes e os EUA de 341 milhões. Qual é admiração de ter um número maior de estações de base?
quem diz isso percebe pouco da tecnologia, dizerem que não é necessário para a maioria das coisas do dia-a-dia concordo, agora dizerem que é um 4G improved é ignorancia
É só comparar as velocidades anunciadas para o 5G com as reais.
Em quais equipamentos e com que setup? Pois
Sim o 5G é muito pior na cobertura para tirar partido dele a 50% no mínimo.
Praticamente obriga a antenas em cada rua.
Não é em cada rua, é praticamente em cada poste de iluminação da rua de cada rua e estrada do país para ter as velocidades malucas esperadas. Se é possível? Se fosse uma tecnologia para estar disponível pelas próximas décadas seria, mas já se fala no 6G… por isso é duvidoso que alguém faça tal investimento a nível nacional, apenas o farão em casos especiais é o que parece mais realista.
O problema é que em 2021 as estações de 5G nos EUA representavam apenas 8% da China. E a China continuou a expandir substancialmente a sua rede, de tal forma que em 2021 tinham 1.3 milhões de estações, e agora vão nos 3 milhões. Enquanto nos EUA pouco mudou. Como tal, por habitante, a China tem significativamente mais estações que os EUA.
Isso é o que “achas”… Eu noto e bem a diferença de velocidade. chega a ser 5x superior comparado com o tradicional 4G. E vivo num sitio onde a rede é uma porcaria.
Já que falei dos EUA e de Portugal,
Dados da OpenSignal no relatório de julho/2023 sobre a velocidade de download das redes 5G, em Mbps. São os valor médios observados na correspondente rede 5G:
– EUA: T-Mobile 195,5 Mbps, Verizon 93,3 Mbps e AT&T 80,0 Mbps
– Portugal: MEO 306 Mbps, NOS 291,6 Mbps e Vodafone 139,3 Mbps
sim mestre Aves. O senhor é um poço de conhecimento.
Obrigado
têm 5 vezes o numero de habitantes, mal era
4.19 vezes mais habitantes não é a mesma coisa que 5 vezes, mas mesmo que fosse, em 2021 a china tinha 13 vezes mais estações que os EUA, agora a diferença é ainda bem maior.
É como o 5G da NOS, é tao bom que não passa de propaganda.
A única coisa em que os EUA estão na vanguarda é na invasão e roubo de outros Países, treino e armamento de grupos terroristas, apoio total a regimes nazis e… No maior número de cidadãos presos ( 2x superior a Russia e China juntos), criminalidade, sem abrigo, maior parte da infraestrutura do País a cair de podre, lobistas, warmongers, fake media…
Tenha juízo!
Avanço, numa tecnologia de consequências para a saúde que criam polémica e que não há vontade de debater opiniões. Decerto muito útil numa sociedade que pretende controlar pessoas física e mentalmente.