Bloqueio do Facebook e Instagram na Rússia eleva para valores máximos utilização de VPN
A guerra que a Rússia tem imposto à Ucrânia não tem trazido problemas apenas para o país invadido. Mesmo no país de Vladimir Putin têm surgido situações anormais e que levaram, por exemplo, ao bloqueio de várias redes sociais, entre elas o Facebook e o Instagram.
Esta foi uma imposição do governo, mas que a população parece estar agora a tentar contornar. Isso levou a uma procura de serviços de VPN, que cresceu e que nos últimos dias atingiu um novo máximo, estando já nos 2088%.
A comunidade internacional tem reagido de forma firme a todas as ações da Rússia em território da Ucrânia. A maioria acabou por retirar todas as suas operações e serviços do país, criando uma tentativa de bloqueio, à qual tem recebido outras medidas vindas do governo de Putin.
No caso desta última situação, ao Facebook e o Instagram acabaram por ser bloqueados. Esta é uma resposta às alterações dos termos de utilização que passa a permitir apelos à violência contra russos e morte de Putin, algo que não foi bem recebido.
O resultado deste bloqueio pode agora ser visto, numa análise da adoção de serviços de VPN na Rússia. Este era um número que tinha começado a crescer desde o início da ofensiva, mas que atingiu agora um valor máximo histórico.
Segundo a empresa de monitorização de dados Top10VPN, a procura por serviços de VPN (Rede Privada Virtual) na Rússia aumentou muito. Este valor atingiu no dia 13 de março a marca dos 2088%. Este valor surge quando é feita uma comparação com a procura média diária em meados de fevereiro.
Como a Rússia está a ser alvo de sanções dos países do Ocidente, todos os dias novos sites são bloqueados na Rússia. A análise feita pela Top10VPN também mostra que a Rússia bloqueou mais de 300 sites relacionados com a guerra, incluindo a BBC News, o Deutsche Welle e a Voice of America sites.
Esta é uma situação que parece estar longe de ser resolvida. A Rússia não quer abandonar a ocupação da Ucrânia e isso irá apenas fazer piorar as sanções. A reposta da população do país de Vladimir Putin já está a tomar forma e esta corrida a qualquer VPN parece fazer parte.
Este artigo tem mais de um ano
2-3 meses a continuar assim e a Russia não conseguindo controlar melhor a propaganda vir-se-à forçado a “desligar” a internet do mundo fora à la Correia do Norte
Será que o Mundo fica melhor se a Rússia se transformar numa Coreia do Norte em tamanho gigante?
Quero acreditar que não.
O povo russo tem um elevado nível de formação em comparação com o da Coreia do Norte. As elevadas sanções na Rússia obrigam a uma forma de estar e de agir com repercussões que o povo não vai poder tolerar.
Claro que o povo vai tolerar.
A imprensa é que costuma espicaçar as pessoas, o estado controla a imprensa, e assim mesmo as revoltas que aparecem são rapidamente terminadas pela polícias e militares.
Se até em democracias fortes o estado tem dificuldades em aceitar protestos, e muitas vezes mete os cassetetes a funcionar, imagine-se num país não democrático como a Rússia, onde a democracia é só a fingir para dar a ilusão de escolha.
Mas na verdade o que está a acontecer é uma sovietização da economia russa com o alto patrocínio do Ocidente, e não sei se não será isso mesmo que o Putin quer e o Xi Jinping deseja.
Parabéns, pá. Essa máxima cheia de profundidade há de levar-te ao Nobel da Economia.
Resta saber é como é que as pessoas estão a pagar, porque com o sistema bancário incapaz de comunicar com outros países não deveria ser possível pagar por tais serviços… e internamente as VPN’s para estarem legais têm de fazer o que o estado russo quer e isso inclui bloquear tudo também dentro das VPN’s.
É um mistério que eu gostaria de ver resolvido, porque pode dar jeito em outras partes do mundo.
Sei de alguns países que utilizam esquemas do género “acordo de cavalheiros”, onde existe uma loja em cada país e os proprietários recebem o dinheiro na moeda local e depois o outro dá o dinheiro na moeda local do país onde ele está. E no meio disto o dinheiro não anda entre as lojas, ficando pelo encontro de contas, que suponho que se baseie no princípio do equilíbrio em que ambos os lados saem a ganhar. Se houver grandes desequilíbrios é que não sei como fazem a troca do dinheiro.
É muito simples: não pagam
Ou antes: estão a usar o dinheiro dos impostos que me roubaram para pagar “os tais serviços”
em vez de enviarem esse dinheiro para salvar Portugal sobre a forma de “Bazooka”, o que seria
de longe a minha preferência.
E isto vai continuar assim até que se acabe “o dinheiro dos outros”
E quando acabar ligam um turbo à impressora de dinheiro falso, e pensam que fica tudo resolvido
qual a melhor VPN para acessar a amazon cloud gaming nos estados unidos alguem me pode dar uma dica desde ja agradeco
Já…Já vai acabar este aumento de utilização de VPN. Como? O Pudin quer isolar a Rússia da WWW.
De relembrar que foi a EU que começou a bloquear o acesso á informação. com o objectivo obscuro de lançar uma versão que lhes convenha a eles..
Epá, que me lembre, quem começou essa de bloquear as (des)”informações” foram os States.
Mas posso estar enganado