Banda larga: Portugal com preços no TOP 5 dos mais caros da UE
Segundo dados recentes, Portugal tem a sétima maior cobertura de internet de alta velocidade na UE. No entanto, no nosso país também são praticados preços elevados face a outros países da União Europeia.
De acordo com a ANACOM, os preços da banda larga em Portugal são os quintos mais caros da UE.
CE coloca Portugal nos grupos “dispendioso” ou “relativamente dispendioso”
Os preços da banda larga em Portugal são os quintos mais caros da União Europeia (UE), apenas atrás dos preços praticados na Bélgica, Croácia, Grécia e Dinamarca, segundo a Comissão Europeia (CE), que coloca Portugal nos grupos “dispendioso” ou “relativamente dispendioso” em todos os perfis de utilização de banda larga fixa considerados (13 perfis de utilização) e em todos os perfis de utilização convergentes (9 perfis de utilização), segundo revela a ANACOM.
Os preços da banda larga fixa isolada (single play) em Portugal encontravam-se entre 40% e 49% acima da média da UE, consoante a velocidade de download considerada.
Os preços da Internet móvel isolada eram entre 26% e 58% superiores à média da UE. A exceção era o perfil de utilização com 0,5 GB, cujo preço era 7% inferior à média. Portugal ocupava entre a 16.ª e a 26.ª posições do ranking da UE.
No que diz respeito aos perfis que incluem voz móvel e Internet no telemóvel, os preços praticados em Portugal eram inferiores à média da UE nos perfis de menor consumo, entre -30% e -1%. Nos restantes perfis, com pelo menos 5 GB de dados móveis, os preços praticados eram entre 3% e 75% superiores à média da UE. Portugal ocupava entre a 6.ª e a 23.ª posições do ranking da UE.
Portugal: 3 serviços subiram preços e 4 desceram
Em termos homólogos, verificaram-se 3 serviços/ofertas com aumentos de preços e 4 com diminuições. Destacam-se as seguintes variações de preços:
- a mensalidade mínima da televisão por subscrição (TVS) aumentou 7,6%, devido à descontinuação das ofertas de TVS single play da NOS;
- a mensalidade mínima da banda larga fixa diminuiu 4,2%, devido à oferta da primeira mensalidade do serviço base da NOWO;
- a mensalidade mínima do serviço telefónico móvel com Internet aumentou 43,8%, devido à eliminação da oferta da MEO (oferta Uzo) com uma mensalidade de cinco euros.
Em relação ao mês homólogo do ano anterior e por prestador, a MEO aumentou a mensalidade de dois serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de três serviços/ofertas (aumentou a mensalidade base das ofertas 4P suportadas em rede ADSL ou satélite em dois euros, mas passou a oferecer a primeira mensalidade em ofertas 4P e 5P).
Por sua vez, a NOS aumentou a mensalidade mínima de um serviço/oferta em relação ao mês homólogo do ano anterior, enquanto a NOWO diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (oferta da primeira mensalidade do serviço base de banda larga fixa single play).
Este artigo tem mais de um ano
Já pago a taxa de radiodifusão que já é cara para ver TV e ouvir rádio…. já ajudo o Governo nesse requisito um pouco.
Apanho vários canais de borla na TDT espanhola e uns quantos Portugueses e já é bom.
Se tivesse uma despesa adicional de TV paga….nem sei onde iria parar
A taxa de radiodifusão é, para todos efeitos, um imposto. Afinal, é completamente opcional, se não quiseres ter eletricidade. Mas como lhe chamam “contribuição” e não pelo nome que é, ainda te cobram IVA em cima. Olha lá pra outro lado sobre cobrar um imposto em cima de outro ser ilegal.
Mas tudo bem, porque afinal taxa de radiodifusão é um bem essencial e portanto só és taxado com iva a 6%. Mas a restante eletricidade na fatura, isso já é um luxo teres e como tal é taxado a 23% e a 13%.
Olha lá pro lado outra vez quando alguém te lembrar que precisas de eletricidade antes de sequer teres acesso ao que quer que seja de radio/audiovisual. #priorities
Junta água e internet ao mesmo pacote de taxas. Afinal são completamente opcionais, se viveres em 1950.
Que filh* da p*** de governo de me***.
Já uso o G4 há tantos anos que não me faz falta nenhuma o G5. Não faço downloud de jogos nem de filmes no telemóvel, para ver filmes uso a TV.
O problema maior é que para ter um serviço de Internet com velocidades acima de 100Mbps é obrigatório ter no mínimo um 3P, ou seja TV atrelada, mesmo que não se veja TV.
Um serviço só de net, é sempre com velocidades miseráveis e portanto na prática, é uma não opção.
Não ajuda o cartel que se verifica entre as três principais operadoras nacionais, que se aliam nestas práticas e coordenam preços de forma a que os clientes simplesmente circulem entre elas ao fim dos contratos de fidelização.
tem pacotes meo M1 só internet.
eu tambem tentei esse pacote ! 30 megas a 25 euros! Mas tem tráfego LIMITADO a 500 gigas mês. Roubalheira! Se quero ter 100 megas é a 27 euros.
Mentira!
Pelo menos na Vodafone sei que tem pacotes de só internet fibra até 1gb.
Por isso não sei em que operadora andas ou se andas a ver bem os pacotes na operadora.
é assim que os carteis funcionam..
Isto nos ultimos anos piorou e muito…. hoje em dia há zero concorrencia entre as operadoras, é nojento ver que oferecem todos exactamente os mesmos pacotes, com as mesmas “ofertas”, valores e “descontos”.
Devia ser proibido…
E depois temos esta questão de estarmos presos a estes pacotes fixos, eu por exemplo só quero mesmo o acesso à internet, de resto não quero saber de telefone fixo nem de TV, mas mesmo assim tenho de comer isso….
É a grande concorrencia entre privados que temos a funcionar no seu melhor…
Eu tenho apenas Internet, sou cliente da Vodafone desde que começaram apenas com ADSL e foram aumentando a velocidade até chegar à fibra 100/100.
Recusei sempre todos updates gratuitos do ADSL para fibra que obrigavam o 3P até que eles finalmente fartos de insistir ofereceram a troca do ADSL por fibra sem qualquer obrigação.
Na vpdafone podes ter internet sem tv….
Calma… nós também estamos no TOP 5 dos que ganham mais na UE…. (Ironia OFF)
He, He…
E os preço dos dados móveis em Portugal, são ao preço do ouro, saímos de Portugal e encontramos planos com 150Gb por meia dúzia de euros, em países como a Polónia ou Itália.
Ainda no ano passado na Birmânia dados móveis ilimitados por mês ficou a 4.50€, aqui nem uma semana fica a esse preço, a desculpa é sempre as mesma como somos um país pequeno.
Portugal acompanha tudo que seja inflação e roubo….
Só não acompanha nos salários….
Se fosse so isto dos mais caros
Há muitos bens e serviços mais caros
Por isso é que os ministros e 1º têm casa e ganham aos milhares
Portugal é, de muito longe, o país mais rasca da Europa ocidental. Sempre foi. Além de miseravelmente pagos – levam para casa menos de 1/3 que um holandês ou dinamarquês em igualdade de trabalho e horas – os portugueses pagam sempre os preços mais altos da UE. Um verdadeiro inferno, a que os fogos rurais fazem jus.
O cartel a funcionar. É igual no supermercado. Quando um aumenta o papel higiénico no dia seguinte os outros aumentam também.