Alemanha está a considerar taxa de 10% sobre gigantes americanas como Google e Facebook
Com a guerra comercial em curso, a Alemanha está a focar-se nas grandes plataformas e empresas digitais americanas, como a Google e a Meta. O país terá em cima da mesa uma taxa de 10%.
De acordo com o novo ministro de Estado da Cultura da Alemanha, Wolfram Weimer, o país está a considerar um imposto de 10% sobre grandes plataformas online, como o Google, da Alphabet, e o Facebook, da Meta.
A notícia surge num momento em que se espera que o Chanceler Friedrich Merz viaje até Washington para se reunir com o Presidente Donald Trump, e diz respeito a uma medida que poderá aumentar as tensões comerciais.
Afinal, o Presidente americano já sublinhou que não permitirá que governos estrangeiros "se apropriem da base tributária dos Estados Unidos para seu próprio benefício".
Alemanha aponta "evasão fiscal astuta" às gigantes americanas
Segundo Wolfram Weimer, as autoridades estão a construir uma proposta legislativa e, ao mesmo tempo, a procurar conversar com os responsáveis pelas plataformas.
Devido ao que o ministro descreveu como "evasão fiscal astuta", a Alemanha pretende explorar soluções alternativas, como contribuições voluntárias.
Estas empresas fazem negócios na Alemanha no valor de milhares de milhões, com margens de lucro extremamente elevadas, e beneficiam enormemente da produção cultural e mediática do país, bem como da sua infraestrutura, mas quase não pagam impostos, investem muito pouco e devolvem muito pouco à sociedade.
Afirmou o novo ministro de Estado da Cultura da Alemanha, numa entrevista, à revista Stern.

Wolfram Weimer, ministro de Estado da Cultura da Alemanha. Fonte: alliance/ photothek.de/ Florian Gaertner via deutschlandfunkkultur.de
Esta ideia não é totalmente nova, uma vez que, no início deste ano, os partidos alemães no poder concordaram em considerar a introdução de uma taxa sobre serviços digitais.
Contudo, uma vez que a proposta não estava na lista de projetos que a atual coligação quer priorizar, terá ainda de ser acordada pelo governo, segundo as autoridades, citadas pela Reuters.
Caso o Governo alemão avance com o imposto de 10% sobre as receitas geradas pelos prestadores de serviços digitais dentro das suas fronteiras, juntar-se-á a uma série de outros países:
- Grã-Bretanha;
- França;
- Itália;
- Espanha;
- Turquia;
- Índia;
- Áustria;
- Canadá.
O agora ministro de Estado da Cultura da Alemanha acusou as grandes plataformas digitais de construir "estruturas semelhantes a monopólios" que não só restringem a concorrência, mas concentram demasiado o poder dos meios de comunicação social, representando um risco para a liberdade de expressão.
Exemplificando, Weimer mencionou que, "se o Google, sob pressão de Donald Trump, renomear unilateralmente o Golfo do México para Golfo da América, e simplesmente decretar isso devido ao seu enorme poder de moldar o significado na comunicação global, então podemos ver os tipos de problemas que existem nas estruturas atuais".




















Hehe os alemães depois de ver que os políticos em Bruxelas, estão sempre no saque as tecnológicas americanas agora também quer a sua parte.
Caro Mário, acho importante que perceba que tudo o que escreveu está errado.
O Sr. Mário nunca vai entender. Ele é nativo dos EUA e pró-Trump. Para ele só os europeus, é que roubam. Os Americanos, assim como o seu presidente, são uns santos.
Grande alemanha! Por isto que eu emigrei para este pais, uma vida que em Portugal so em sonhos. Saiam todos os que puderem de portugal, so voltar ai para ferias e mesmo isso ha opcoes bem melhores. Chipre 2 semanas com tudo incluido fica a metade do preco de 2 semanas no algarve apenas com pequeno almoco….
És o meu herói, mereces uma medalha caro sr. Engenheiro das teorias da caca.
Acho que merece antes uma merdalha…
e evitem aterrar ou sair em Lisboa aeroporto
Alguém que se auto intitula de Eng. e anda em sites de noticias Portugueses a dizer mal de Portugal com um discurso extremamente ressabiado é sem qualquer dúvida uma pessoa feliz. Está à vista de um cego 🙂
Um engenheiro nao pode ler noticias? O maior cego é aquele que nao quer ver, e tu claramente so ves com palas!
Tu podes fazer o que bem entenderes. Nunca disse o contrário 🙂
Somos dos países mais avançados do mundo, a qualidade de vida é inigualável. Tenho pena da necessidade que tiveste em emigrar, que não tenhas sido capaz de ganhar a vida por cá. Eu sei, isso dói. Não te preocupes, tudo leva a crer que receberás uma boa reforma e, depois, podes experimentar nos teus últimos anos o que nós vivemos toda a vida.
Greves em transportes, hospitais com filas de meses, roubos e agressoes a toda a hora, inseguranca? E isso que experimentas a vida toda? Pois aqui marco uma consulta e tenho logo medico disponivel gratuito, creche para os miudos gratuita, nao ha crime e deixo a ebike na rua sem qualquer problema, apanho um TGV para franca, uk, polonia, dinamarca, suica, austria com todo o conforto. Oh manuel coitadito de ti.
Caro Eng. Tal como tu, também tenho seguro de saúde e tenho médico sempre que preciso. Quanto ao TGV, essa ganhaste, não temos por cá. No entanto, nós, os portugueses, gostamos de carros, de conduzir, por norma gostamos de nos deslocar dessa forma, ou, quando não apetece vamos de avião. Já agora, estou a usufruir de uma paisagem do crepúsculo fascinante, um clima espetacular e uma fresquinha daquelas. Tu estás mesmo onde?
Vem a Munique e nunca mais voltas para esse retângulo perdido na europa. Portugal esta pior que marrocos
Desafio-te a obter a cidadania alemã e a renunciar à cidadania portuguesa. Devias ter vergonha em seres natural de um país de merda.
em termos europeus isso nao da qualquer beneficio, ser portugues ou alemao é igual agora viver em Portugal nao é nem de sombras igual a viver na Alemanha, é preciso trabalhar 10 anos para ganhar o mesmo que em 18 meses na alemanha
lolll comediante o sr,… gostava imenso de saber de que Alemanha falas?!
A Alemanha esta de rastes socialmente, economicamente esta um desastre e esta a tornar-se a uma velocidade alucinante num pais comunista onde a censura e a vigilancia da populacao nativa aumentou exponencialmente.
Mai nada!
Quando eu digo que críticas têm de ser moderadas e ponderadas, está aí o resultado.
A mais pura Hipocrisia, depois de todas as críticas inflamadas aos EUA e Donald Trump.
Mais uma demonstração que os únicos que não gostão de Portugal são mesmo os Portugueses.
Enquanto existe pobres é taxar sem misericórdia, os ricos claro.
É o que fazem com os pobres, taxam-nos sem miseridicórdia.
Os pobres com governos de esquerda ainda conseguem organizar-se e pagar impostos para o bem comum senão pagavam 3 vezes mais no privado.
Com governos de esquerda só há pobres, pobres e miséria.
Isto é uma história com barbas. Ainda se hão de lembrar da “taxa Google”, ou do “imposto Gafa (Google, Amazon, Facebook e Apple)”, ou seja um imposto sobre as tecnológicas dos EUA.
Nunca reuniu consenso nos países da UE. Houve países que aplicaram a taxa Google, uns saíram porque rendia pouco, outros ficaram.
Os EUA opuseram-se, havia intenção de a OCDE criar um imposto abrangendo todos os países,
Se pesquisarem por “OCDE imposto tecnológicas 15%”, veem que foi proposto e aprovado por 136 países, em 2021, uma taxa mínima de 15%. Era para entrar em vigor em final de 2024, houve países que se opuseram e agora o mais certo é não ser ratificado pelo Congresso dos EUA este ano.
Por isso, ainda bem que a Alemanha se prepara para aplicar um imposto de 10%, o que não deixará de ser acompanhado por outros países da UE.
Até é bom para combater a retórica de Trump, que fala apenas em importações e exportações de bens – e esquece-se, convenientemente, dos serviços, em que as empresas americanas esmifram os europeus, sem pagar praticamente nada de impostos.
Dá ideia que com o novo governo alemão acabou a política do “nem-nem” (nem é carne nem é peixe) e está mais assertivo.
Se fosse eu, o Google Maps levava uma castanhada 🙂
“Na véspera dum fim de semana prolongado [na Alemanha], o caos instalou-se quinta-feira nas principais auto-estradas e vias rápidas depois [do Google Maps] assinalar de forma errada que dezenas delas estavam encerradas ao trânsito.”
https://www.nowcanal.pt/ultimas/detalhe/erros-do-google-maps-lanca-caos-rodoviario-na-alemanha
Ainda ninguém percebeu!? As guerras de tarifas vão dar merda e todos vamos pagar tudo mais caro!
Começou com Trump a querer impor tarifas ao mundo inteiro (140% à China, e 50% à Europa), depois recuou. Era “bluff negocial”.
A Europa ameaçou também com tarifas.
Agora a Europa vai taxar 2€ por cada encomenda vinda da China (do Temu, Shein, Aliexpress, etc.) quem pagará? NÓS.
A Europa quer taxar ainda mais os carros eléctricos vindos da China, quem pagará? Nós.
Se a Europa começar a aplicar taxas de 10% ao Google, Facebook e outras plataformas, quem irá pagar? Nós, os consumidores.
Já pagamos a internet (contrato ao ISP), se começarmos a apagar mensalidade por cada rede social ou serviço de emails, fica insustentável.
“Guerras” de tarifas vão prejudicar a todos os países, e a todos os utilizadores.
O imposto sobre as Gafa não é uma taxa aduaneira. É um imposto sobre as lucros das suas vendas em cada país da UE, a começar na Alemanha. Mais justo do que o pagamento (e isenção de impostos) sobre lucros apenas nos países em que têm a sua sede – habitualmente a Irlanda, o Luxemburgo, ou os EUA, enquanto os outros não recebem nada