Sam Altman poderá regressar à OpenAI como CEO depois de ter sido despedido
O destino de Sam Altman, o CEO demitido da OpenAI, está suspenso, uma vez que os investidores da empresa de inteligência artificial estão a tentar trazê-lo de volta. Altman, que foi despedido na sexta-feira, não tem a certeza de regressar e quer mudanças na governação da empresa.
Esta é a mais recente reviravolta no drama que envolveu a OpenAI, a fabricante do ChatGPT, o chatbot que domina o mundo desde o ano passado. A empresa, que foi avaliada em 86 mil milhões de dólares no mês passado, chocou a indústria tecnológica quando anunciou que estava a substituir Altman pelo seu chefe de tecnologia Mira Murati, provisoriamente.
Como relata o The Verge, a Microsoft, o maior investidor e parceiro da OpenAI, foi apanhada de surpresa pela mudança. A empresa também destituiu Greg Brockman, cofundador e presidente da OpenAI, do seu papel de liderança no conselho, mas disse que ele permaneceria como presidente. Brockman, no entanto, demitiu-se mais tarde nesse dia.
Altman está a ponderar as suas opções
Altman disse aos investidores que só regressaria se conseguisse um novo conselho de administração e uma nova estrutura de governação. Também explorou a ideia de criar uma nova empresa com alguns dos antigos funcionários da OpenAI, que se demitiram em protesto contra o seu despedimento.
if i start going off, the openai board should go after me for the full value of my shares
— Sam Altman (@sama) November 18, 2023
Altman deverá tomar uma decisão até este fim de semana, disseram as fontes. Os investidores, liderados pela Microsoft e Thrive Capital, estão a trabalhar arduamente para o convencer a regressar. A Microsoft investiu 13 mil milhões de dólares na OpenAI e detém 49% do seu braço com fins lucrativos. A Thrive Capital é o segundo maior acionista da empresa.
As conversações surgem no meio do tumulto que eclodiu depois de a direção da OpenAI ter decidido despedir Altman, acusando-o de ser desonesto nas suas comunicações. O conselho também rebaixou Brockman, que co-fundou a empresa com Altman em 2015.
A decisão desencadeou um êxodo em massa de investigadores de topo, que deixaram a empresa em solidariedade com Altman e Brockman. Alguns dos clientes empresariais da OpenAI também estão à procura de outras opções e uma ronda de financiamento crucial com capitalistas está em risco, disseram as fontes.
O motivo exato do despedimento de Altman não é claro
Contudo, as fontes disseram que havia um conflito crescente entre o conselho de administração e Altman sobre a direção da empresa, que se tinha desviado da sua missão original de criar uma IA segura.
Altman transformou a OpenAI de uma pequena organização sem fins lucrativos numa empresa multibilionária em tempo recorde, graças ao lançamento de um braço com fins lucrativos que lhe permitiu angariar milhares de milhões da Microsoft.
O confronto das últimas 24 horas reflete a tensão entre o braço de investigação sem fins lucrativos que Altman e Brockman fundaram há oito anos, e que despediu Altman, e o braço comercial que lançou o ChatGPT há um ano, que se tornou um dos produtos mais virais da história da tecnologia.
Leia também...
Steve Jobs feelings 😀
A open AI é uma empresa sem fins lucrativos, como tal os investidores mandam 0, é exactamente por essa razão que os investidores nao estão no conselho da empresa.
Ele foi despendido por mentir ao conselho, e o presidente nao foi demitido ele demitiu-se.
Outra explicação para o afastamento da Sam Altman de CEO, por 4 dos 6 membros do conselho de administração (a que Sam Altmam também pertence).
“De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a decisão foi motivada pelo cientista Iya Sutskever, que co-fundou a OpenAI com Sam Altman. Além de ser um dos membros do CA, o cientista é responsável pela investigação da OpenAI. Nos últimos meses, Sutskever foi ficando crescentemente preocupado com a falta de atenção dada por Altman aos efeitos negativos da tecnologia desenvolvida pela empresa. Ferramentas como o ChatGPT, capazes de criar conteúdo original (texto, imagem, código) a partir de enormes bases de dados, podem ser utilizadas para aumentar a proliferação desinformação. (…)”
https://www.publico.pt/2023/11/19/tecnologia/perguntaserespostas/pai-chatgpt-despedido-sextafeira-ja-fala-regresso-sam-altman-passa-openai-2070779
Pois… mas a verdade embora moralmente caiba às empresas terem cuidado, por outro lado essa moral esvazia-se quando os estados ainda não regulamentaram o sector e os potenciais cuidados que a empresa tenha podem ser ruinosos para o negócio, principalmente quando a concorrência não o faz tambem. Não dos devemos esquecer que são milhares de postos de trabalho em risco.
Ou Sam Altman continua de fora, ou volta para CEO e sai Sutskever.
Estou em crer que Sutskever é mais importante para a OpenAI. Musk trouxe-o da Google.
https://www1.folha.uol.com.br/tec/2023/11/conheca-o-cientista-que-derrubou-altman-da-chefia-da-openai-criadora-do-chatgpt.shtml
Creio que a ordem de despedimento veio do próprio ChatGPT. Como dizem os anúncios da NOS, Está a acontecer…