Mudança não está fechada: CEO da Microsoft diz que Altman ainda pode regressar à OpenAI
Afinal, Sam Altman ainda pode regressar à OpenAI. Em entrevistas, Satya Nadella mostrou-se aberto ao regresso de Altman à empresa de Inteligência Artificial (IA), mas também à sua entrada oficial na Microsoft.
Em entrevistas na CNBC e na Bloomberg TV, na noite de ontem, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, clarificou que é possível que Sam Altman, recentemente demitido do cargo de CEO da OpenAI pelo conselho de administração, retorne à startup de IA.
Obviamente, queremos que Sam e Greg tenham uma casa fantástica se não estiverem na OpenAI.
Disse Nadella, numa entrevista à CNBC.
Quando questionado sobre se Altman voltaria à OpenAI, Nadella acrescentou que essa decisão está nas mãos do conselho de administração e dos funcionários.
[A Microsoft] optou por fazer uma parceria explícita com a OpenAI [e] obviamente isso depende das pessoas da OpenAI ficarem lá ou virem para a Microsoft, então, estou aberto a ambas as opções.
Estas declarações aconteceram, na sequência do anúncio, feito através do X, que dava conta de que a Microsoft estaria a receber Sam Altman e Greg Brockman para integrarem uma nova equipa dedicada à IA.
Afinal, a mudança para a Microsoft ainda não está fechada, e basta que dois dos membros do conselho de administração da OpenAI decidam a favor para o regresso ser possível.
Também nas entrevistas, Nadella opinou que a Microsoft gostaria de ver "algo a mudar na liderança" da OpenAI, no futuro, especificamente, no que diz respeito à relação com os investidores.
A OpenAI é liderada por uma organização sem fins lucrativos, à qual o conselho pertence, e por investidores – incluindo a Microsoft -, que não têm assento nesse conselho.
Mais do que isso, a gigante tecnológica, assim como outros investidores, e um largo leque de funcionários, só foram notificados da saída de Altman "minutos" antes de ela ter sido tornada pública.
Conforme partilhado pelo seu CEO, a Microsoft terá "um bom diálogo com o conselho" da OpenAI e acompanhará a evolução da situação.
De acordo com o Tech Crunch, mais de 700 dos cerca de 770 funcionários da empresa de IA - incluindo o (alegado) responsável pela saída de Altman, o cofundador e CSO, Ilya Sutskever - assinaram uma carta a pedir que o conselho renunciasse e reintegrasse Altman.
Este artigo tem mais de um ano
O que se diz é que a Microsoft anunciou, durante o fim de semana, a contratação de Altman e de todos os que quisessem sair da OpenAI, para não dar a ideia de vazio, até à abertura dos mercados na 2ª Fª.
Na 2ª Fª à noite, 738 dos 770 empregados da OpenAI e Ilya Sutskever, assinaram uma carta – ou Altman volta à OpenAI, ou vão ter com Altman à Microsoft, que disse que recebia todos. Outras tecnológicas já se prontificaram a receber pessoal da OpenAI, no caso de saírem.
Por isso, o mais certo é o regresso de Altman à OpenAI – nas condições da Microsoft, ou seja, que os investidores tenham poder de decisão, o que não acontecia.
A destituição de Altmam de CEO foi tomada por quatro dos seis membros do Conselho. Dos quatro, fez parte Ilya Sutskever que, além de agora assinar a carta dos empregados da OpenAi, escreveu no X:
“Lamento profundamente a minha participação nas ações do conselho. Eu nunca tive a intenção de prejudicar o OpenAI. Eu amo tudo o que construímos juntos e farei tudo o que puder para reunir a empresa”.
https://twitter.com/ilyasut