PplWare Mobile

IA treinada por humanos está perto de os substituir

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. André R. says:

    Esperemos que não passe a humanidade também na estupidez…

  2. Profeta says:

    Eu nao estou a entender. Mas agora a IA faz tudo e mais alguma coisa sozinha ? Como assim a China dispensar ilustradores ? a IA tambem faz desenhos sozinha ? Sinceramente nao sei como e que isso e possivel so porque e IA. Se nao formos nos a fazer os desenhos basta o que ? Olha desenha ai um Ferrari e a IA faz instantaneamente. Tenho duvidas sobre isso ser possivel. De facto a ganancia humana nao tem limites. E com a ajuda da comunicacao social vai longe.

    • QuantoMedeIsso says:

      Boas, respondendo à tua pergunta: sim, a IA faz um desenho com base na tua descrição. Testei um desses programas gratuitos e funciona em meros segundos (não digo que era uma obra-prima, mas fez). Acredito que versões pagas consigam bem melhor.

    • RicM says:

      “Olha desenha ai um Ferrari e a IA faz instantaneamente”
      Sim, faz. Quando se treina um sistema em interpretação das questões que lhe são colocadas e se lhe disponibiliza uma base de imagens gigantesca, os seus algoritmos permitem-lhe criar imagens semelhantes às existentes e algumas até originais; do mesmo modo que, com apenas 7 notas musicais (e as diferentes oitavas) é possível criar um número infindável de músicas.

      • Profeta says:

        Tudo bem mas o que eu queria dizer e que onde esta a criatividade disso ? Limita-se a copiar o que ja existe e as pessoas gostam sempre de coisas novas. Em todo o caso acho que isto da IA e mais o medo que outra coisa. Pode reduzir um numero de pessoas nos posto de trabalho em algumas areas mas nao devemos depositar toda a fe na IA que ela resolve tudo que nao resolve. Mas isto e mais um sinal de que a maioria dos patroes so ve lucro ganancioso e nem uma visao a longo prazo consegue ter das coisas. Mas ja sabemos para que e que esta IA e companhia servem. Agenda 2030 a todo o vapor. O foco esta sempre nesse sentido. Qualquer acontecimento que venha a acontecer que afecte a nivel mundial vai estar sempre focada nessa agenda 2030. Deus esta atento, nao se esquecam que Ele so permite que as coisas acontecam ate onde Ele quizer. Mas se for esta a forma que Ele quer demonstrar as pessoas que dinheiro nao se come, que seja. Ao menos assim ficamos todos no mesmo nivel mesmo que da pior maneira.

  3. DOMINGOS RIBEIRO VELOSO says:

    Sobre a IA (AI!) é como a história dos glutões, as bolhinhas maiores comem as mais pequenas, isto num ciclo vicioso até que as maiores já não tendo mais bolhinhas para comer, implodem. Nesta altura a esmagadora maioria dos humanos já estão “fritos”.

  4. AP says:

    A cantiga do “Ah e tal, a IA vai fazer desaparecer postos de trabalho repetitivos mas vai criar muitos mais postos de trabalho, e tal…” nunca me convenceu.

    As empresas têm que dar lucro e um CEO olha para um fdp de um empregado como um custo a abater. Se conseguir ter uma empresa sem empregados nenhuns melhor, já nem precisa de se chatear em tirar n formações sobre como mantê-los motivados, com guerras de salários, ter um edifício com casas de banho, parques de estacionamento, refeitórios, eu sei lá! É só poupar rios de dinheiro!

    Até ao dia em que não vende nada porque o mundo está todo literalmente desempregado. Mas o que ele espera é que antes desse período da história já tenha conseguido amealhar o suficiente para fechar tudo e ir viver numa estância paradisíaca a beber cocktails na praia.

    Quem vier a seguir que se amanhe!

  5. costa says:

    nem pra nós somos espertos. Isto é tudo maravilhoso para os empresários. Em portugal devem estar todos mortinhos pra despachar os funcionarios todos e substituir por AI.
    Fica portanto claro que a trabalhar pra outros não nos safamos, temos então todos de abrir a nossa propria empresa, colocar a AI a trabalhar e esperar pelos lucros.
    O que se esquecem é que pra haver lucros, com ou sem AI é preciso haver clientes a pagar. Para os clientes pagarem, precisam de ter dinheiro. Dinheiro não vão ter pq o patrão despediu pra substituir por AI.
    Ou seja, ou agora o zé povinho arranja maneira do AI lhe inventar dinheiro pra poder pagar comida e contas, ou entao está tudo no bom caminho.

  6. AP says:

    No dia em que as máquinas façam realmente tudo, aí sim temos uma sociedade utópica: não precisamos trabalhar e aparece-nos tudo em casa. Um Ferrari à porta de cada cidadão.

    O problema, e que levou à falha do comunismo, é que no meio de milhares de cidadãos de bem, há sempre aquele sacana que quer ter mais que os outros, que quer ser mais que os outros. E vai tentar dar a volta ao sistema para ficar em posição de vantagem. E vai-nos lixar a todos.

  7. PorTodosNós says:

    há uma “coisa” que a i.a. não é capaz de fazer: dar prazer carnal às marias deste mundo ;-P

  8. Lecas says:

    É agora que os seres humanos vão deixar de trabalhar e realizar apenas lazer. Salários para todos acima de 5000€ pagos pelos lucros das empresas e instituições manobras pela IA.

    É pá pera lá… Acho que bati com a cabeça na mesa de cabeceira e acordei. A realidade irá ser outra. Revoluções e fome numa sociedade dominada por meia dúzia de bosses e suas forças de segurança.

  9. compro essa também says:

    Eis a porva que deixa os defensores das AIs por terra … além de altamente insustentável …

    Esses lá do alto dos seus buracos mandam outros para cavernas … como se fossem superiores ou outra coisa que não Humanos … mas que necessitam de todos outros … até para “treinar” as tais AIs …
    que de inteligência terá pouco … tem e muitos dados oferecidos por todos utilizadores das novas tecnologias, smartphones , etc , e que muitas vezes ou a maior parte nem leis respeitam… e contra factos …

    • Bitechs monstros says:

      Bitechs nao tem o minimo respeito com nossos dados e com o nosso consentimento em relacao a entregar os dados e nossa privacidade. Se ela ja és uns mostro que deviam ser dizimadas, controladas. Mas nao sao. Entao seus filhos (IA) serão iguais em desrespeito em liberdade humanas pois jas nasceu roubando todos nossos dados sem consentimento para treinamento e mimetizacao. Nao vejo mais com bons olhos hoje em dia o futuro. Eu tenho medo disso agora

  10. Repara says:

    Muita conversa nos comentários que não leva a nada …
    Chegou a era da IA. Adaptem-se a ela ou tornam-se irrelevantes, por não serem capazes de aproveitar as potencialidades.
    Em vez de renhó-nhós, dado o tema do post, por que não pesquisar por:
    – AI art ou AI graphic art
    – AI jobs (ou IA empregos).

  11. compro essa também says:

    Reparo que muitos/as ” iluminados ” vejam e até pensem que as vitimas de homicídio se adaptaram bem nas suas campas … ou mesmo dos que nada têm para comer … onde morar …

    Pois este artigo expõe e bem o caminho, seja ele de arte e mesmo de artistas nas suas mais variadas vertentes mas não só … e junto com esses todo o resto como se fosse o efeito borboleta ou bola de neve …

    Esses iluminados do ecrã talvez estejam mais virados, como a avestruz, a meter a ” cabeça ” no buraco a ter que a usar e entenderem algumas coisas basicas e talvez por isso digam o que dizem … o que vale é que podem sempre ” conversar ” com o tal chatgpt …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.