Xiaomi enfrenta processo de infração de patentes na Alemanha
As empresas tecnológicas vivem das tecnologias que equipam os produtos colocados no mercado. Marcas como a Xiaomi, quando se expandem para fora da China, têm enfrentado vários processos por infração de determinadas tecnologias patenteadas e não autorizadas. Embora este número de litígios esteja a diminuir relativamente a todas as empresas tecnológicas, mais cedo ou mais tarde surgem problemas legais.
A Xiaomi desde que se lançou no mercado global, tem sido confrontada com vários casos de má utilização das patentes.
Xiaomi em tribunal por uso de tecnologia sem autorização
A Xiami, em tempos apelidada de Apple da Ásia, está a braços com um processo judicial. Tanto a empresa asiática como a Vestel Germany, um fabricante alemão de eletrónica de consumo, estão a ser processados pela HEVC Advanced Licensors no Tribunal Regional de Düsseldorf.
Conforme foi dado a saber, a ação judicial contra a Xiaomi baseia-se na utilização do codec HEVC/H.265 nos seus smartphones sem pagar uma taxa de licença.
Este codec, que é utilizado para reprodução de vídeo, permite comprimir o vídeo ao dobro da taxa de dados e metade da taxa de bits para manter a mesma qualidade de vídeo. Além disso, esta tecnologia também é usada para reduzir para metade o espaço ocupado face com o seu predecessor H.264.
Com ecrãs de melhor resolução e câmaras de gravação de 4K, este codec permite a reprodução de vídeo de alta qualidade nos nossos dispositivos multimédia.
Assim, o processo está em curso, mas a Xiaomi ainda não fez qualquer declaração oficial sobre o assunto. Este é mais um problema que a Xiaomi terá de resolver, a juntar a vários outros que a marca tem enfrentado.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O espanto é ainda não terem sido processados mais vezes.
O que acontece é que muitas vezes é tudo resolvido fora dos tribunais. Eles pagam e pronto, problema resolvido.
ficar resolvido fora dos tribunais é obter licenças, coisa que custa dinheiro. Tendo em conta os preços que a Xiaomi pratica…
O facto de usar o codec H.265 sem pagar, já é um sinal
Como assim, então mas não é só inovação e specs ao preço da uva mijona?! Os homens lá usam patentes de terceiros.
O que interessa pra mim e o custo qualidade imbatível, quero lá saber de patentes roubadas
O cliente e que fica a ganhar compra um topo de gama por 400 EUR enquanto outros pagam o dobro ou o triplo
Abc
Neste caso é um pouco mais do que patentes roubadas. O uso da norma H.265 requer pagamento de licenças em determinadas condições.
Se dizem que usam a norma, têm que pagar.
Isso mesmo Abreu, pimenta no cu dos outros para mim é refresco, é esta a tua filosofia!
HRamos a MH avó já dizia;
‘o sol nasce para todos a sombra e pos mais espertos’
Abc
Abreu,
espero então que não reclames dos outros “espertos”, daqueles que fogem aos impostos, etc
Estás a falar da APPLE? A notícia é da Xiaomi. Até agora a recordista em violação de patentes continua a ser a APPLE, ainda tem processos a correr.
Ninguém falou na Apple, lá estão vocês com as vossas criancices, quando o nosso clube é atacado…
Próxima actualização da MIUI: remoção do codec h.265. E quem comprou os telemóveis é que irá sair prejudicado, nunca a empresa.
Acreditas mesmo no que dizes? Instalar o codec deve ser uma daquelas coisas super dificeis onde deve ser preciso um daqueles cursos que deves ter tirado no Youtube…
podes instalar o codec para ler ficheiros, mas usar para gravação de video a história já é mais complicada em termos legais.
E quem sabe dizer onde comprar este computador cá na Europa :
Xiaomi Ningmei Desktop PC é o mais novo lançamento da fabricante chinesa. Anunciado nesta terça-feira (18), o computador marca sua estreia com processador AMD Ryzen e três versões com RAM e SSD de até 16 GB e até 512 GB, respectivamente.
Pedir a chineses que cumpram com as patentes…
Tal como pedir À APPLE que cumpra também, tudo igual.
Ui que o menino sente-se atacado….
A Apple não sofre do mesmo problema pois não inova em nada.
Nisso tens razão, não inovam, não fazem nada de jeito, é tudo marketing (quem me dera ter aquela equipa de marketing, vendia baldes de m****com um logotipo e pronto), enfim os que lá trabalham são uns imbecis que andam cá ainda a maior parte de vocês passeavam do direito para o esquerdo, mas sim não percebem nada de nada, mais vale dedicarem-se à pesca.
“…vendia baldes de m****com um logotipo e pronto” Acabaste de descrever precisamente o que acontece na realidade entre a apple e os seus fanboys 🙂