Windows 8 – As primeiras imagens oficiais
Depois do lançamento do Windows 7 muito se esperava por parte da Microsoft em relação ao que seria o seu próximo sistema operativo. Muito se especulou sobre o que seria apresentado e que capacidades traria para satisfazer os utilizadores, sedentos de novidade.
Pois esse período de espera terminou e começam agora a ser apresentadas as novidades que o Windows 8 trará para um vasto leque de plataformas de Hardware. Foi hoje apresentado numa conferência o que será o novo Windows 8 e foram também mostradas as primeiras funcionalidades que este vai ter.
As novidades eram já esperadas e algumas delas até tinham sido trazidas a público de forma não oficial. O Windows 8 pretende romper com a imagem tradicional do Windows e está preparado para ser corrido num vasto número de tipos de equipamentos e plataformas.
O suporte para processadores ARM é já uma realidade e abre um novo mercado para o sistema operativo da Microsoft que até agora estava limitado apenas à sua concorrência.
Em concreto o que foi hoje apresentado centrou-se principalmente na sua nova interface, muito inovadora e capaz de romper com o que é tradição neste sistema operativo. Eis as principais novidades e mudanças que o Windows 8 vai trazer.
- Substituição do Menu Iniciar por um novo menu baseado em mosaicos (MetroUI), com capacidade de visualização em fullscreen das aplicações.
- Live tiles (mosaicos activos) com notificações, mostrando informação sempre actualizada de todas as aplicações.
- Alternância entre aplicações feita de forma fluída e natural.
- Capacidade de colar e redimensionar aplicações num dos lados do ecrã para que possa usar de forma real as capacidades de multitasking do Windows.
- Aplicações Web-connected e Web-powered, construídas usando HTML5 e JavaScript que têm acesso a todas as capacidades do vosso PC.
- Total capacidade de navegação por toque, com todas as capacidades de aceleração por hardware que o IE10 disponibiliza.
Vejam abaixo o vídeo que a Microsoft disponibilizou com a apresentação de todas a características e vejam também as novidades gráficas do Windows 8.
Este novo Windows está mais talhado para uma utilização fora dos contextos normais onde o Windows sempre esteve presente e de forma sólida. Parece mais talhado para equipamentos móveis e capazes de suportar uma utilização orientada para o toque. A Microsoft ressalva que a utilização do Windows 8 será transversal e o seu comportamento será idêntico, quer usem os vossos dedos ou um teclado e rato.
Aguardemos então mais novidades por parte da Microsoft sobre o Windows 8. O que foi apresentado hoje promete uma verdadeira revolução.
Artigos Relacionados:
- Windows 8 tablet no Q1 de 2012?
- Detalhes sobre o novo Windows 8
- Windows 8 para tablets começa a tomar forma
- Windows 8 poderá ter uma App Store
- Windows 8: Versão ARM incompativel com software Intel
- Windows 8 – Novas imagens e mais novidades
- Windows 8 Milestone 2 Finalizado…
Homepage: Microsoft
Este artigo tem mais de um ano
Esperar para ver.
É melhor. Vai haver pessoal irado com a nova interface. Vai custar a aprender a usar uma nova interface.
Espero que em todo o caso, dê para escolher a antiga. Não posso falar muito porque obviamente ainda não a experimentei, mas acho que em termos práticos poderá não ser melhor. Como disse, é esperar para ver.
Decerto que vai haver um manual “interface for dummies” 😛
Como se vê no video tem o windows normal a correr, interface de tijolos q mostra
e como se fosse uma tela start
Não deixa de ser um simples modo de exibição…
Pelo video parece estar brutal. Vamos aguardar…
Muito bem. A Microsoft sai na antecipação e lança o teasing para segunda feira, dia 6 e dia de apresentação do Lion, os mercados já estarem com novidades nas rotativas… 😉
Eis o poder do marketing 😀
Venha ele, que traga mais qualidade e usabilidade….
ora nem mais… venham as novidades né Vítor.. que é isso que nos faz feliz 😀
Não tou a ver como utilizar o rato do windows 8.
mais uma valia 😀
Exactamente da mesma forma que o Sr. utilizou o dedo…
Também não percebi onde encaixa o Rato nisto
Não é difícil, no meu HP Touchsmart (que tem ambos écran táctil e rato+teclado), há aplicações que são feitas para o écran táctil mas é possível usar o rato, exactamente da mesma maneira que se usa o dedo, apenas arrastando coisas, clicando aqui e alí, etc. É uso normal.
É.
Ou como dizem os camonos, it’s not rocket science.
Parece que as pessoas desde que passaram a usar os dedos para besuntar os ecrãs dos telemóveis se esqueceram que antes disso havia umas canetinhas de plástico para manipular os ecrãs sensíveis ao toque (e alguns Nokias anda a têm, o 5800 ExpressMusic por exemplo). Com o rato faz-se exatamente o mesmo que com a canetinha.
Espero que com isso tudo continue a ser prático.
Isto não será mais que uma versão do antigo média center, mas com o aspecto e usabilidade dos windows phone 7, inserida no windows 7?
Vamos lá ver o que isto vai dar!
Também me pareceu isso.
x3
x4
Não tem nada a ver o Windows Media Center continua igual (build 7989)
Muito bom parabéns Microsoft
Hmm está a transformar-se num iOS, ainda bem que já transitei para linux, julgo que irá consumir muita gráfica, está demasiado “amaricado” para o meu gosto, gosto mais de produtividade com rapidez.
http://www.michaelv.org/
Adorei o teu sarcasmo :DDD
HAHAHAHAHA 😛
sem dúvida… 🙂
Eheheh
Aí está um conceito produtivo e rápido.
Acho que o que pareceu deste vídeo é o que precisamente já foi comentado aqui. Parece-me uma emulação do Windows 7 Phone no Windows 7 🙁 estranho..é melhor esperar para ver e mexer.
Cumprimentos.
Muito bom.
Só falta ai a implementação do Cascade Windows e put windows Side-to-Side, para dar para ver de onde vem o aero. Já é uma ideia muito antiga.
O Windows 8 parece vir a ser melhor que qualquer expectativa. Fiquei bastante impressionado.
Venha ele, só espero que não me dificulte o workflow.
Vivem-se tempos conturbados para quem não tiver dedos 😀
Agora a sério, 40 ou 50 anos depois estamos a começar a dizer adeus ao paradigma teclado+rato. Neste rápido mundo tecnológico poucas coisas se podem gabar de ter durado tanto tempo.
As mulheres agradecem 😀
Não, agora a sério, não estou a ver como se consegue substituir o teclado e o rato, pelo menos a nível profissional, mas talvez seja possível…
Não vais ter de substituir. OS ratos multi-toque, como já mostramos aqui:
https://pplware.sapo.pt/hardware/microsoft-touch_mouse-o-novo-rato-da-microsoft/
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-microsoft-arc-touch-mouse/
… irão ser importantes neste tipo de estrutura.
Depois isto é apenas uma “casca” por cima do Windows. Como em todas as versões, poderemos voltar ao tradicional, isso além de melhorar o workflow irá ajudar as pessoas que ficaram “presas” aos ambientes gráficos do passado.
Mas teremos um Windows melhor em termos temáticos. Isso aplicado aos novos e futuros gadgets… ui ui, está muito bom este conceito. 🙂
Bem Vítor, não ponho as minhas mãos no fogo pela Microsoft, mas se conseguir ter no Windows 8 o mesmo workflow que tenho no 7, então não tenho problema algum em mudar.
Certo é que maior parte das vezes é uma questão de hábito.
Nada como os velhinhos ratos:
http://asl.dsl.pipex.com/symbolics/photos/IO/old-mouse_6071.jpg
http://www.lirc.org/images/IR-mouse1.jpg
http://www.uchobby.com/wp-content/uploads/2007/10/100_05622.jpg
O interface do Windows 7, obviamente atualizado, vai continuar lá, aliás no video dá para vê-lo bem vivinho da silva. E literalmente ao lado do novo.
E quando metermos a tecnologia do Kinect à mistura no Windows nem dedos vão ser precisos 😛
Ora ai está a próxima aposta 😀
Fraco! Fraco!
Enquanto não houver movimento pela mente não é novidade nenhuma.
Gostei muito de ver!
Promete muito mesmo, gostei da forma como estão a trabalhar. Venham os tablets com isto 😀
Gosto de ver a forma como a MS está a andar. Testei o WP7, gostei muito, e se continuam assim acho que vão ter SO com bastante potencial para o futuro.
concordo com o que ja foi dito aqui anteriormente.acho que vai haver muita gente que nao se irá adaptar com a nova interface e depressa migrarao de sistema,quem sabe fazer o downgrade..
eu como utilizador de linux,tambem senti essa dificuldade aquando da nova shell do ubuntu 11.04,e optei por ficar-me com a antiga gnome 2 do ubuntu 10.04 lts.
mas viva a concorrencia,faz com que o utilizador fique a ganhar 😀 pena é nao haver dinheiro suficiente para tanta tecnologia com que nos brindam 😉
“muita gente que nao se irá adaptar com a nova interface e depressa migrarao de sistema” .
Sou da ideia que será mais certo ao contrario, e basta ver o video para ver que não tem dificuldade nenhuma para alguém se adaptar uma tela simples. De certo que tu como utilizador do ubunto vai meter.te confusão nao tens la nenhuma shell para abrir uma pasta, ou o browser
Isto de windows não tem nada, que é feito das janelas??
Talvez a Microsoft estar a deixar-se de tradicionalismos no que diz respeito a janelas para acompanhar os SO concorrente, está a adaptar-se daí não haver grandes janelas e sim os mosaicos para conteúdos. O Windows 7 Phone está muito fluído na minha opinião..estão certamente a tentar aproveitar essa fluidez para o Windows 8 bem como boa parte do 7.
Vamos esperar para ver..e que venham coisas boas, o utilizador só ganha com isso.
Cumprimentos.
viste o mesmo video?
… e ele responde-te – “Qual vídeo?” 😀
LIKE ! lol:P
Claro que vi o vídeo. Que má vontade a vossa lol.
A parte que mostrava janelas era igual ao 7, as únicas novidades foram uma nova interface que não tem janelas em lado nenhum. Gostava de ter visto uma novidade na interface típica do windows, não uma interface igual à do 7 com uma espécie de interface media center em cima.
O teasing parece interessante. Parece ate bastante fluido. Agora basta e que numa maquina as coisas funcionem bem. Obviamente muita coisa nao ira funcionar em todas as maquinas. Nao tou a ver um desktop com touch screen… ok no meu nem pensar (nao gosto de ecra cagados com dedadas e se forem de mulheres vaidosas pior ainda -> so na sala ao lado)
Acima de tudo que seja bastante fluido e que traga coisas mesmo muito boas.
Há empresas com sex-appeal que tudo o que fazem (mesmo que seja copiado) é imediatamente elevado ao estatuto de fenómeno e há outras como a Microsoft, que apesar de já terem tido o seu “momento” mesmo que produzam algo de extraordinário, inovador ou mesmo revolucionário, são sempre atingidas com criticas. Não estou a dizer que este SO da Microsoft tenha estes adjectivos, quanto mais não seja porque não o conheço.
O destino destas empresas é um lento envelhecimento e eventual desaparecimento (IBM, Ericsson, Microsoft, Nokia)
Felizmente que tudo neste mundo é cíclico e está escrito nas estrelas que as marcas que agora dominam serão substituídas por outras ainda melhores daqui por uns anos.
Chama-se a isto evolução.
“eventual desaparecimento” sim é vai ser a Micro e a Nokia agora. com o lançamento dos WP7 + hardware Nokia = sucesso.
Concordo com a tua observacao. Ha empresas que ja foram gigantes mas por forca dos tempos cairam. Nao conheco nenhuma empresa que fique sempre no topo seja la em que negocio for. Hoje tudo o que e media diz bem deles mas depois com o tempo ha-de dizer mal por causa de sei la que. Por isso nao me quero envolver na guerra dos ais e das janelas e/ou dos andrades
O que é preciso para sobreviver é inovação. A Nokia parou no tempo e por isso está a sofrer. Eu ainda sou do tempo em que a Apple estava a caminhar a passos largos para a falência e olha como ela está hoje…
A Microsoft é um gigante e não está dependente só do Windows Phone como a Nokia estava do Symbian ou do MeeGo e continua com 80% de mercado nos PCs e com o Win8 vão atacar nos tablets.
Em relação à IBM, já ouviste falar no Watson?
quem é esse Watson?
O IBM Watson é o primeiro supercomputador capaz de compreender a linguagem humana e ganhou o concurso Jeopardy contra dois super campeões humanos.
http://www-03.ibm.com/innovation/us/watson/index.html
A Apple foi salva pela microsoft, não?
Eu tb concordo. É triste ver empresas esforçadas como a MS a trazerem inovações e ttas coisas excelentes mas levam sempre cascada, até mesmo da imprensa.
Chaga a ser ridículo, pois tenho a certeza que em vez de MS estivesse lá escrito Apple e o logo fosse uma maça, já ficava toda a gente de boca aberta e a dizer que era óptimo e xpto.
Mas pronto, eu sou eu e os outros são os outros.
Estou contente com as fantásticas evoluções e coisas novas que a Microsoft tem trazido! Venham mais!
Mudem todos para linux e pronto 🙂
Estou a gostar da inovação que a microsoft está a fazer
Está interessante, mas por baixo continua a ser o mesmo windows de sempre, ou seja vai haver a constante necessidade de formatar ou desfragmentar o disco de poucos em poucos meses, etc etc… Mas enfim finalmente a Microsoft dá um passo em frente, embora eu seja da opinião que enquanto aquele emplastro do Ballmer estiver à frente da Microsoft poucas coisas boas se podem esperar… Estou mais entusiasmado com o Lion…:)
Não quero parecer rude ou irónico mas acho que precisas deixar os paradigmas do Windows XP e anteriores. O Windows já não é assim tão problemático quanto era antes. 😉
Nem por isso… Já se falou num novo sistema de ficheiros para o Windows 8, mas por eqto são só rumores.
E nunca nos podemos esquecer da retrocompatibilidade – A Microsoft respeita os seus clientes antigos, actuais e futuros, ao contrário de outras empresas…
Ñ sei pq ñ gostam do Ballmer eu até o curto! É todo para a frentex e é isso que a MS precisa
Quanto a ti não sei mas tenho o meu portátil desde Julho do ano passado (já lá vai quase 1 ano) e ainda não o formatei, nem desfragmentei (apesar de saber que por vezes se deve fazê-lo) e o desempenho continua exactamente igual…
Acho que a Microsoft tem vindo a aperfeiçoar os seus produtos de forma bastante eficaz…
Exacto, o desfragmentar por ex. até é feito automaticamente qd ñ usas o PC, mas há pessoal que ñ lhe interessa saber dessas coisas e ainda pensa que nada mudou desde o Windows 95…
Necro:
Comentários desses são desnecessários e só mostras a tua pouca capacidade de argumentação… dito isto, eu até acho que o NTFS é das melhores coisas que a Microsoft inventou desde o Office…e eu sei do que falo até porque até fiz parte de um sistema de ficheiros para windows na faculdade e tive de estudar a fundo o NTFS… claro que se as pessoas só usarem pcs para baterem Word, ou para jogar é normal que não precisem de o formatar, ou actualizar…agore se utilizarem ferramentas poderosas e que exijam grandes capacidades de computação da máquina irão ver um grande desgaste ao longo do tempo…mas enfim é só a minha opinião…em relação ao Ballmer não sou só eu que digo que ele vale muito pouco como CEO, existindo vários accionistas de referencia que o dizem…uma coisa é ele ser todo para a frentex, e aí concordo ctg, outra é saber dirigir uma empresa como a Microsoft…De qualquer maneira saímos todos a ganhar se a Microsoft voltar a ser inovadora…coisa que infelizmente não se tem visto…e isso nota-se bem no valor da empresa, que tem sido ultrapassada pelas concorrentes…
Não digo que o valor das acções ñ seja importante mas a blogosfera está cheia de “Microsoft haters”.
Vê o filme “Sem limites” que é uma forma divertida de aprenderes um pouco mais sobre a filosofia do mercado de acções.
Este é mais um caso em que a valorização é feita ñ pelo que a empresa propriamente faz, mas sim da percepção pública que tem, originando a valorização de outras empresas pela percepção pública e ñ pelo que fazem.
E inovação? Ttos produtos novos e inovadores que têm aparecido que é impossível passar-lhes ao lado.
OK, estive a fazer um bocadinho de pesquisa acerca disto e acho que consigo responder a algumas pessoas.
O rato não é suposto entrar nisto, apesar de (penso eu) funcionar. Esta é a UI para uso com dispositivos de toque. Há outra UI (a Classic) que permite o típico uso com teclado/rato; uma das novidades dela é a presença da Ribbon no Explorador.
Se repararem, quando o apresentador, abre o office, a interface é idêntica ao do windows 7, esta apresentação parece-me mais a apresentação de um sistema de “alt+tab” super avançado na forma de uma GUI estruturada.
Acredito que para o desktop sem touchscreen vá haver o tradicional sistema em janelas. E mesmo assim o sistema deve estar presente em todas as variações.
O novo office 15 tb vai integrar coisas da Metro UI com mosaicos. Não sabemos bem como ou se todas as aplicações vão ter isso. É esperar para ver.
Eu penso que aqui eles quiseram fugir um bocado do contexto de Windows que temos visto desde a introdução do ambiente gráfica.
Eu pelo menos vou ver este “novo Windows” como um aparte do Windows… maaas.. achei bastante interessante e vou experimentar com certeza!
Foge bastante aquilo que temos visto ao longo dos anos (não só em windows mas também nos outros SO’s e isso agrada bastante! Um bocado de ar fresco para a informática! 😀
Gostei do que vi, no entanto, estou um pouco “preocupado” com esta nova interface… não sei até que ponto é que será útil em computadores “não-touch”…
Depois de copiar o KDE no 7 copia o megoo.
LOL…
Vê se que isto é baseado na metro UI.
Ñ sei se sabes mas existem patentes… Caluniar algo é mau.
A MS tem patentes para mto do funcionamento da Metro UI, incluindo os panoramas, etc.
Afinal quem copia quem?
E dp ñ te esqueças que qtas vezes se pode reinventar a roda? O que podes é agarrar nessa roda e inovar na maneira como a usas…
Cada vez que venho a este blog ver alguma publicação do windows vejo sempre os nerds do linux a dizer que isto vai ser mau, e que o linux e que e bom para trabalhar, agora eu digo o linux tem um ambiente gráfico horrivel, para instalar alguma coisa tem que ser tudo atraves de códigos e mais códigos, cada sistema operativo tem as suas vantagens mas linux só serve mesmo para os nerds de programação que pensam que estão livre de virus por usar um sistema operativo que mete medo. Para mim acho que com este sistema operativo que ai vem quem fica a ganhar é a apple. E sim podem dizer que não percebo nada de informatica e tecnologia mas digo-vos que cada vez que falo a alguem de linux e mesma coisa que falar a uma criança por um monstro.
“Para mim acho que com este sistema operativo que ai vem quem fica a ganhar é a apple.”
An? Ñ percebi…
Quem fica a ganhar é a MS que inova nas interfaces eqto os outros continuam presos aos icones para a li, icones para aqui…
Experimenta usar o Windows Phone e vais ver como a interface do iOS é velhíssima.
Instala o Zune e compara com o iTunes e dp rimo-nos um bocado tb…
Eu acho que não ficam a ganhar e apenas a minha opinião, claro eu por acaso nunca tive a oportunidade de experimentar o windows phone, mas quem sabe ate seja melhor. Tambem sei que e tecnologia e de tendências mas quase de certeza que isto não vai ser muito aplicável a termos de pc’s mas sim em termos de tablets e telemóveis. Eu sou um recém formado em multimédia e acho que a apple no segmento de computadores para profissionais esta muito acima da média.
Ambiente gráfico horrível? Códigos e mais códigos? Meu amigo actualize-se e dê uma vista de olhos no Ubuntu, Linux Mint, Elementary Os, Fedora, etc…
O que você disse está desfasado da realidade.
Eu não estou desfasado da realidade, voces e que querem fazer a realidade uma coisa que não é. Eu ja experimentei essas distros todas menos a elementary , mas agora quando foi pesquisar para muito agradavel mas, não resolve os codigos que temos que por na consola se quisermos instalar ou desinstalar alguma aplicação. Agora eu digo-lhe a voce amigo pergunte a algum leigo de informática ou algum mero usuário de pc o que acha de Linux… E obvio que a resposta não deve ser muito longe isso e muito complicado…
Respeito a sua opinião mas tenho a minha formada e espero que respeitem tambem. 🙂
Pode ir ao centro de programas no Ubuntu e instalar mais de 30 000 aplicações sem escrever qualquer linha de comando. Por isso digo e afirmo, você está um pouco desfasado da realidade. Mas posso dizer que a linha de comando é uma utilidade muito boa, para quem quiser aprender a utilizar. No entanto já não é necessária nas distros que enunciei em cima.
Concordo que a maioria dos “leigos” dirão que Linux é sinónimo de complicação e respeito a sua opinião.
“mas, não resolve os codigos que temos que por na consola se quisermos instalar ou desinstalar alguma aplicação”
Dá uma olhada ao software centre do Ubuntu: http://www.ubuntu.com/ubuntu/features/ubuntu-software-centre
Instalar aplicações é tão simples como escrever o nome dela e clicar em instalar.
No entanto tenho que concordar que Linux tem má reputação entre utilizadores leigos.
Camarada, acho que a tua ignorância sobre distribuições de linux ficou patente nesse comentário, que foi promptamente provado como uma falácia, pelos anteriores comentários (e bem).
Ou seja, “enterraste-te” 😉
Para ser sincero, duvido que qualquer distribuição de linux tenha durado mais de um dia no teu PC, ou que sequer tenhas testado.
A prova de que está errado, Espina, é que, onde trabalho existem alguns PCs “semi-públicos” onde qualquer pessoa que por cá passe pode utilizar e fazer o que quer que seja neles (desde aceder à net até editar fotos), pois bem, esses PCs tinham XP e todas as semanas (e não exagero) era chamado para resolver qualquer problema num deles (desde vírus até programas que “miraculosamente” desapareciam). Um dia chateei-me e corri tudo a Ubuntu 10.4: os PCs continuam a ser utilizados por todos mas a partir de então não fui chamado uma única vez para resolver problema algum (apenas quando cai a net, teimam em não ligar à eth0 automaticamente) e friso que já vi programas instalados neles que não fui eu que lá os pôs. Por isso afirmo sem receios e com experiência: Linux, hoje, é tão ou mais fácil que Win ou Mac.
Eu continuo a achar que o linux não se consegue sequer impor neste segmento, ate o ipad já e mais utilizado que o linux… Mas sim pronto dou a mão a palmatória que com o software center é bem mais facil instalar aplicações, mas por exemplo configurar um ip fixo já não e bem assim. Oh amigo se fosse diz que eu nunca tive nenhuma distro de linux no meu pc em mais do que 1 dia enganasse pois ate bem a pouco tempo andava experimentanto ubuntu até que ele pediu para actualizar e puff não iniciou. Acho o linux um produto inacabado, agora cada um tem a sua opinião e escusam de vir para aqui “ofender-me”.
Para todos que considerem difícil a adaptação a esta nova interface, não se esqueçam que a shell do Windows continua lá e podem usar o Windows da mesma forma que usam no 7, mas com melhorias, obviamente.
Por entre as várias novidades, gostei muito da Ribbon no Explorador, em especial porque é uma GUI que coloca de forma bem estruturada e acessível as várias opções e funcionalidades. E tal como todas as Ribbons usadas pela Microsoft no seu software, pode ser automaticamente ocultada, aparecendo só quando é necessário 🙂
Parece-me também que a Microsoft encontra-se agora focada no aspecto relacionado com o paradigma de utilização do sistema no Windows 8, não tendo por isso falado ainda noutros adições bem-vindas ao sistema tais como:
– Leitor de PDF nativo
– Montagem/desmontagem integrada de ficheiros ISO
– Novo design do Gestor de Tarefas, havendo agora uma versão simples e avançada
– Genuine Center
– Hybrid Boot
– Função de restauro do sistema para o estado de origem integrado no próprio sistema, com a possibilidade de manter os ficheiros pessoais intactos
– Aero Lite como substituto do Aero Basic e remoção total da interface clássica do Windows 2000 e versões anteriores
– History Vault
– O Desfragmentador de Disco mostra na GUI o tipo de disco à qual o volume está associado (HDD, SSD, etc.) e é agora intitulado de Desfragmentador e Optimizador de Disco (Disk Defragmenter and Optimizer)
– Nova forma de login em alternativa à password (requerendo a presença de uma, contudo) que utiliza padrões
E claro que ainda há mais novidades já conhecidas e que ainda estarão por vir 😛
Outra coisa que aguardo para o Windows 8 é um esforço ainda mais aprofundado na redução do legado na interface do Windows que já devia ter sido removido. Custa um bocado ver áreas em que o texto não é anti-aliased no próprio software assim como ver restos do Windows 3.1, 95/98, 2000 e XP por vários cantos do SO.
Este windows parece ser muito bom para quem navega na Internet e usa os serviços sociais na web, agora para quem usa além disso acho que não vai ser la muito prático… falo em termos de trabalho.. parece me que se tem que fazer muitos mais “toques/cliques para se fazer o que se quer… apesar de este parecer ser mais intuitivo.
flop. so espero que de para correr os interface no modo antigo pois isto para a maior parte das coias k eu preciso e uma m### nao quero o meu pc a parecer o meu tlm para isso n uso o pc e ligo o tlm a um monitor
Gostei MUITO. Sinceramente achei espectacular na inovação, na fluidez e embora diferente dos anteriores sistemas Windows, a mudança, na minha opinião, é acertada e coerente.
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!
Isto é um bom exemplo de que não é necessário copiar outras ideias para ter sucesso, a Microsoft podia muito bem começar a “tentar” imitar a apple para não ficar atrás, mas não, está a tentar dar a volta de outra forma. acho que o interface está espectacular e o sistema também, mas só depois de experimentar é que vou poder saber se é bom ou não.
Gosto de Windows mas ele está a começar a irritar-me por causa dos problemas… O meu pc tem menos de um ano e já tem carradas de bugs nojentos e não estou com vontade de o formatar… Outra coisa que estou a espera é de ver o Windows a consumir menos memória gráfica, etc…
O Windows tem vindo sempre a piorar nessa área, é natural que ao ter mais funcionalidades utilize mais memória mas acho que é um exagero o que tem vindo a aumentar.
Olha que não e deves estar a fazer alguma confusão. O Windows 7 foi o único Windows que em vez de ter requisitos superiores ao antecessor, tem requisitos inferiores…
Em relação aos problemas, tal como os blue screens de sempre e outros, mtas das vezes ñ são provocados pelo SO mas sim pela utilização, programas mal feitos ou hardware defeituoso.
É melhor passares por um técnico de confiança para ver esse PC.
Garanto-te que o software que instalo não é defeituoso.
É verdade que já tive muito mais problemas com o Vista do que com este e que este diminuio um bocado os requisitos comprado com o Vista mas no geral tem vindo a aumentar agora estou a espera que este diminua. Vamos ver…
Pode ser que este OS me surpreenda e eu perca a vontade de comprar um iMac.
então e quando ele abriu o excel, apareceu a barra de programas do W7? isto não é mais do que um media center gigante igual ao WP7, acho sinceramente, que vai ser roto, eu cá vou esperar pelo W9.
XP good
Vista bad
W7 good
W8 bad
W9 good (I want this one)
🙂
Isso ainda vem mais de trás 😀 :
98 good
millenium bad
XP good
Vista bad
W7 good
W8 bad
W9 good (I want this one)
cof! cof!
o 98 era um desastre. eram pelo menos 5 bluescreens diários.
o millenium era de facto ainda pior.
Já o XP era excelente, excepto a segurança que só pelo SP1 ou SP2 é que começou a melhorar.
Ou ainda mais atrás…
Olha que o w98 (o w98SE era muitissimo mais estável) era muito bom quando comparado com o seu antecessor – w95 – mas mau em relação aos standards de hoje.
Acho que o pior windows de sempre foi mesmo o millenium… nem o w2.0 era tão mau… Mas também só usava o millenium que queria pois o w98 ainda se podia adquirir e o w2000 era pouco mais caro que o millenium. Eu usei-os todos desde a versão w2.0.
O vista foi algo revolucionário, mas penso que foi primariamente para “encher chouriços” em termos de calendário.
Concordo com algumas opiniões aqui apresentadas sobre o w8 ser apenas um media center interface sobre o w7… mas a verdade é que parece muitissimo fluido e bem integrado… se assim for pode ser o primeiro passo para algo mais interessante no futuro (w9?).
Em tudo há que quebrar com uma geração para evoluir… foi assim com o w95 (suporte a 32bit para o mercado domestico), foi assim com o millenium (primeiro SO para mercado domestico a deixar de ser uma interface para o DOS mas ainda não era 100% windows NT kernel) e foi assim com vista (mudança de filosofia quanto ao que é um SO… não só trabalho mas também multimedia)… todos eles tinham mais problemas que os seus sucessores pois foram pioneiros em alguma coisa.
Sinceramente, que disparate! Primeiro, este evento foi acerca do Windows e segundo, a equipa do Office irá obviamente lançar o Office 15 com uma interface adaptada ao Windows 8 quando o mesmo se encontra a ser usado nesta nova interface. Além de que a próxima versão do Office terá também um aspecto Metro, o que mais uma vez prova que a Microsoft está empenhada em unificar o design dos seus produtos, sem acabar por completo com os já existentes, procedendo assim a ajustes para que se enquadrem com o estilo Metro.
O XP quando saiu era mesmo “good”. Enfim, além de criar um excelente SO, o que a Microsoft deve fazer é se preocupar com a má imprensa e as opiniões idiotas que são capazes de “matar” um SO.
Heheheheh, tenho de ir buscar pipocas para ver o fim da micrsoft, finalmente é desta vez que se vão enterrar defenitivamente com o sistema operativo.
Portanto pela cabeça destes gajos que nao sabem o que estão a fazer, se eu tiver 30 aplicações abertas vou ter de andar a fazer “swype between open aplications” entre as 30 aplicações. lolololololololol
Portanto isto mais parece uma mistura de mediacenter com windows vista e com um toque de wp7… lolololololol
LOL. Se abrires 30 aplicações (dependendo das aplicações), o mais certo é o computador bloquear todo por falta de RAM.
E sistemas multi-monitor como é que serão com esta nova interface ?
Para dois monitores: mão esquerda num monitor e mão direita no outro!!
Para mais monitores é preciso convidar os amigos pelo facebook para uma party!
Pensei noutra coisa, mas isso era mais pra pornos… 😀
Gostei da facilidade com que se conseguem fazer as coisas demonstradas. Se for essa a visão deste novo Windows, então vai singrar! 🙂
Está fantástico. Estou desejoso por testar a beta.
Se isto não precisar de grande hardware aí seria uma maravilha, para eu testar num toutch pc velhito.
Bem parece que isto tudo está a mudar…
Vejamos o KDE, Gnome 3, o MacOS e o Windows 8…
É pena é que pelo que vejo todas estas interfaces estão viradas para o touch pelo que vamos ter que “repensar” o que é o pc…
Tipo publicidade “Eu ainda sou do tempo em que o rato era uma coisa estranha e se fazia tudo com o teclado…”
Boas,
Esta versão é a versão para tablets, dai a interface ser completamnete diferente e mais virada para o touch…
viste o video?
Tenho uma pergunta directa para o Vítor M.: Windows 8, ou OSX Lion, qual deles o mais entusiasmante?
É certo que a apresentação é muito virada para equipamentos touch, mas os tablets estão ai, logo não fazia sentido que a evolução não os considerasse. As compatibilidades parecem ser aseguradas o que dá sempre jeito e além disso o rato e o teclado serão sempre necessários, de uma forma ou de outra.
O novo conceito da Microsoft está bom e como já foi referido faz tudo parte da unificação das suas plataformas.. WindowsPhone, Xbox, Windows..
Se formos a ver a Apple criou um conceito e está presente em todos os seus equipamentos, talvez por isso se tenha tornado numa das referências do mercado actual. A Microsoft não quer perder o barco e marcar posição, “ainda estamos aqui”, faz parte dos seus planos.
O linux é importante porque é um sistema leve e permite fazer muita coisa, no entanto não é userfriendly, por isso vão surgindo os distros a fim de melhorar os “ambientes gráficos”
O MeeGo foi desenhado para tablets e penso que a intel não vai desistir do projecto, sendo que os processadores passam a ser pensado também para linux.
EU acho que os diferentes ambientes de utilização aplicam-se em diferentes situações, não me estou a ver a trabalhar com esse ambiente, e portanto espero que, além de fornecerem esse excelente interface, tenhamos por detrás o ambiente “a que estamos habituados”, como vemos no video, mais prático e com maior visualização e controlo do sistema, com umas melhorias.
Viva à Playstation! Fizeram do Windows uma consola. Fixe. Preparem Gráficas Novas e Rams.
Parace quase o menu da Xbox 360 e Windows Phone 7, a Microsoft muito gosta do Metro Style.
Não é por nada mas o Internet Explorer 10 não está parecido com o browser da PS3?
Como dizia o poeta “…o mundo pula e avança..” Não podemos parar o progresso a não ser que ele se pare a si próprio como vai acontecendo com a bomba atómica…, porém, devo confessar que cada vez me chateia mais este sem fim de software que pouco ou nada nos “dá” a não ser a ilusão do que seja lá o que for…Mudam-se uns ícones umas cores, uns botões e aí temos windows atrás de windows e dêem cá 400 € ou 500 €. Gadgets atrás de gadgets e dêm cá o salário do mês (dependendo dos meses claro…)Um dia o consumidor vai perceber este descaramento a que eu chamo de roubo e as coisas vão começar a mudar. É por isso e talvez só por isso que as crises são boas… para libertar as mentes e lhes mostrar caminhos alternativos. Um dia, seja com linux ou outro qualquer as pessoas irão perceber que não precisam de pagar 500 € se podem pagar 100 € ou mesmo nada para que o seu mundo ilusório seja exactamente igual.
Bem hajam!
Não gostei do facto do ecrã inicial ser metro-style. Acho que ao iniciar o pc deveríamos ter forma de optar entre o Windows “clássico” e o Windows optimizado para touch-style. Não estou a ver as grandes empresas mundiais (que possuem milhares de computadores de secretária) a mudarem todos os seus equipamentos para que estes consigam trabalhar com teclado e ecrãs tácteis…
lindo lindo lindo será que dá para usar o controlo remoto que o meu pc traz?
Eu a unica coisa que vejo é a microsoft a tentar imitar todos os outros sistemas operativos para gadgets pois isto apenas é um aplicativo que esta por cima do seven. Não vejo a microsoft a evoluir em nada, so a mostrar o que outros ja mostraram… Penso que para acabaram com a vida do LINDOWS famoso S.O. que foi levado a tribunal pela microsoft por ter um nome parecido para mim acho que a apple havia de processar a microsoft por ter um sistema parecido com o deles. mas pronto como estes nao passam pela crise nem esforçar vale a pena… nem que fosse para mostrar que sabem alguma coisa ou têm ideias diferentes para mostrar ao novo mundo tecnologico. Isto mais parece um S.O. de um telemovel. E depois deve de ocupar uns bom gigas… para que? eu nao vou usá-lo… quero o windows 9… lol vamos esperar e pode ser que aperecam novas surpresas…. continuem com o bom trabalho pplware
Adorava que desse para por isso no meu galaxy tab…
Mas acho que não vou gostar muito do meu computador assim espero que possa haver a possibilidade de comutar entre interface de toque e um mais adaptado ao “rato” seria bom se tivesses-mos 3 interfaces touch/touch-friendly/tradicional
Aquele roxo do desktop parace mesmo o do Ubuntu…
Ainda bem que mudei para o Mac OS.
Gostei bastante do que vi e deixo uma especial atenção ao “where is Donkey Kong ?” Impecável 😉 Paulo.
Obrigado Vítor, fiquei muito satisfeito, gosto de ter feedback especialmente de uma pessoa que tem bastante experiência (e já agora tb te digo que já tirei muitas duvidas através do pplware, obrigado.)
Grande FAIL da microsoft!
MACOS
Todo bonitinho e agradável à vista.
Não deverá ser muito agradável à carteira porque comprar um PC que consiga correr o Windows 8 sem bloquear, não sei não.
É como diz o cego, a ver vamos!
Para mim está bonito para tablets. Será que funciona com PC’s com rato e teclado? Não me parece…
Basicamente o que a Microsoft pretende é que se continue dentro do ambiente Windows 8 quando se passa de um smartphone para um tabet e deste para um computador (corre em todos eles, com as devidas adaptações) e que o Windows 8 não esteja amarrado à arquitectura de um processador (a isto chama-se SoC – System on a Chip).
A concepção não podia ser mais inovadora. Comparado com isso o OS X Lion quando sair já está ultrapassado.
… ou talvez o OS X se venha a fundir com o iOS 😛
http://appadvice.com/appnn/2011/06/apple-merge-ios-mac-os-wwdc-schedule-points
Boas ,
Certamente haverá outras interfaces , esta e claramente virada para dispositivos moveis , a Microsoft se tem ainda o controle do mercado de SOs deve-o ao mercado empresarial , e esta versão como já aqui foi dito é uma emulação do windows mobile daí já correr em processadores ARM .
Eu uso Linux já a muitos anos e o que vos posso dizer é que neste momento também se vivem dias difíceis com as diferentes interfaces gráficas que perdem claramente na produtividade em relação as anteriores , eu penso que a Microsoft não iria fazer um disparate destes até porque quanto mais tempo é que as empresas vão poder usar o XP ? esta é uma questão fundamental para a Microsoft continuar a liderar sem este segmento de mercado estão mortos .
os meus cumprimentos
Para quem ainda ñ viu, este é o primeiro vídeo com a apresentação do Windows 8 para parceiros e onde se pode ver a funcionar nos vários formatos de PC’s, tablets, slates, desktops, portáteis, netbooks, etc…
http://youtu.be/7MnEndww2YQ
É longo mas vale a pena ver! Está em inglês.
Necro ,
Obrigado por partilhares esta informação , fiquei preocupado , as duvidas foram dissipadas , este novo SO transversal a todas as plataformas para mim é um desastre , não podemos misturar conceitos , eu não gostei e o que vos posso dizer é que aquilo que é novo nem sempre é melhor .
cumprimentos
Não há o perigo de o Linux seguir este caminho. Vai continuar a competir com o Windows XP. Até é previsível que no futuro haja mais computadores pessoais com Linux do que com XP 😉
Eu acho que ñ percebes o conceito. Um SO igual para todas as plataformas é excelente, podes ter o mesmo SO no PC, tablet, carro ou até frigorífico!
Isso acaba com os problemas de interfaces diferentes e melhor ainda de aplicações diferentes entre Windows, pois vais poder ter as mesmas apps em qualquer Windows.
Não percebo o problema de não gostarem da nova interface que é mais optimizada para tablets. A interface clássica do Windows 7 tb está presente e se quiserem só trabalham com essa que tb foi melhorada.
é uma interface para que? WTF ! Em vez de usares interfaces cada vez mais simples … com cada vez mais area de trabalho nao , colocam estas tretas que nao vao servir para nada , por exemplo para quem nao usa Twitter …
Mais simples que esta era impossível! Nem mesmo a interface clássica é tão simples como esta nova…