Volkswagen: com o potencial fecho das fábricas na Alemanha, como fica a Autoeuropa?
A Volkswagen tem planos de reestruturação, na Alemanha, com o potencial encerramento de três fábricas a inquietar os funcionários e a surpreender a indústria. Com esta possibilidade em cima da mesa, como fica a Autoeuropa, em Palmela?
Conforme informámos, Daniela Cavallo, chefe do conselho de trabalhadores e membro do conselho de supervisão da Volkswagen, partilhou que a empresa planeia encerrar, pelo menos, três fábricas, na Alemanha, bem como aplicar cortes salariais universais de 10% na principal marca e reestruturar as restantes fábricas no país.
Apesar da informação partilhada, na segunda-feira, num discurso perante centenas de trabalhadores da Volkswagen, em Wolfsburg, a administração da empresa ainda não confirmou oficialmente os supostos planos de reestruturação.
Caso os planos se confirmem e concretizem, esta será a maior reestruturação da Volkswagen em décadas de história, na Alemanha.
Autoeuropa é o maior investimento estrangeiro em Portugal
Num comunicado enviado à SIC, o Grupo Volkswagen disse que "não entra em especulações acerca de negociações confidenciais com a comissão de trabalhadores".
Além disso, conforme apurado, "as atuais negociações dizem apenas respeito às fábricas alemãs, por implicarem custos muito superiores aos das fábricas do grupo noutros países".
A Volkswagen possui unidades de produção em 14 países, nomeadamente, em Portugal. De nome Autoeuropa, a fábrica, em Palmela, é o maior investimento estrangeiro no país, sendo uma fábrica de automóveis multiproduto e multimarca, de onde sai, por exemplo, o T-Roc.
Apesar dos potenciais planos para a Alemanha, Rogério Nogueira, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Volkswagen Autoeuropa, assegurou, no início de setembro, que "não prevemos algum tipo de dificuldades ou corte de produção aqui em Palmela", segundo a SIC.
A UE, liderada por gente mimada que nunca fez nada da vida, conseguiu destruir as fronteiras, segurança e agora a indústria da UE.
Como não chegasse, querem resolver o problema da poluição (todos sabem que a UE é o maior poluidor do mundo) com os bolsos dos europeus e a dar biliões á china 🙂
O vale é a crise da habitação que deu para fazer um bom pé d e meia.
Portugal se quer crescer economicamente devia olhar para os paises de leste e baixar as taxas de investimento estrangeiro. A Polonia fabrica carros, comboios, barcos, baterias e ate chips da intel. Portugal fechou ate o estaleiro de viana do castelo. E um pais sem rumo e ve se aqui nos comentarios a maioria das pessoas a dizer que teslas e iphones sao caros quando aqui em Varsovia ha mais teslas e iphones que em Portugal inteiro. E algo banal em quase toda a europa
Somos um país de turismo e serviços…
Deixamos de ser primeiro mundo há muito tempo..
A ultima vez que vi a Polónia era um país da Europa Central.. A designação país de Leste tinha conotação somente politica que deixou de fazer sentido após 1989.. ainda assim insistem..
Mão de obra mais barata da UE por isso deve ficar tudo igual.
Os alemães a provam agora o que foi querer impor reduzir as taxas de coarbono… sim, é o sabor da natureza!
A UE quis combater a poluíção causada pela indústria deslocalizando a produção para países que não querem saber da poluíção.
Agora, esses países ficaram com o know how e produzem mais barato do que nós, piorando ainda mais o problema da poluíção.
O caminho deveria ter sido o de manter cá a produção, tornando-a cada vez mais sustentável.
Agora já vamos tarde.
A Autoeuropa já tinha os anos contados. É só confusões com os sindicatos, exigências e greves. A VW está farta dos sindicatos na Autoeuropa. Vão acabar por ir todos para o olho da rua, agradeçam aos sindicatos.
Os preconceitos políticos são uma coisa tramada. A VW não é a Tesla, está habituada a lidar com os sindicatos e a respeitá-los.
Tens que ler qualquer coisa sobre os acordos de empresa da VW com os sindicatos na Alemanha. Os de cá não andam nem perto.
E no entanto fecham como as outras.
Fecham, num processo negocial com os sindicatos, que ainda se está para ver como termina. Uma coisa é o que a empresa pretende fazer, outra o que vai fazer e como. Há é uns que pensam que os sindicatos só servem para atrapalhar as empresas e que a Tesla, que não deixa constituir organizações sindicais nos EUA, é que está certa.
Ser contra Sindicatos é algo muito americano e parte da mentalidade deles, não tem nada haver com a Tesla ou Musk. A Apple também teve em luta contra isso. Como a maior parte das empresas.
Na VW só em Abril este ano é que se juntaram a um sindicato.
https://www.theguardian.com/us-news/2024/apr/22/united-auto-workers-auw-shawn-fain
A Mercedes nem por isso.
https://www.bbc.co.uk/news/articles/clw0wwwdryno
Sim, nos EUA, as empresas não gostam dos sindicatos. Mas, os sindicatos do setor automóvel, viram satisfeitas as suas reivindicações plas “três grandes de Deetroit” na última grande
greve:
https://www.npr.org/2023/11/12/1211602392/uaw-auto-strike-deals-ratified-big-three-shawn-fain
Quanto a Musk e a Trump, fica claro nestas declarações:
“Quer dizer, eu olho para o que tu fazes”, disse Trump a Musk. “Chegas e dizes, querem ir embora? Se declaram greve, não vou mencionar o nome da empresa, mas declaram greve e tu dizes, ‘Tudo bem, vais para rua. Todos para a rua. Cada um de vocês para a rua'”.
Foram processados pelo principal sindicato do setor automóvel dos EUA porque, segundo a lei: “os trabalhadores não podem ser despedidos por fazerem greve, e ameaçar fazê-lo é ilegal”.
E o que nos interessa a nós a Autoeuropa se não pagar salários minimamente decentes?
Se salário minimamente decentes é o factor decisivo mais vale fechar 95% das empresas em Portugal
A ti nada já que não trabalhas nem pagas impostos.
Como se na Alemanha não houvesse sindicatos
Se há coisa que a VW sabe lidar é com sindicatos. Na Alemanha os sindicatos são muito mais fortes e criam bem mais restrições que em Portugal.
façam mais greves apoiadas pelo PC e BE, depois queixem-se que fechou a galinha dos ovos de ouro
Os sindicatos apoiados pelo PC e pelo BE são meninos do coro ao lado dos sindicatos alemães. Basta ver que em igualdade de trabalho e horas os alemães estão a levar para casa mais do dobro do que se paga aqui.
tal como em qualquer outra area
Os sindicatos apoiados pelo PC e pelo BE são meninos do coro ao lado dos sindicatos alemães. Basta ver que em igualdade de trabalho e horas os alemães estão a levar para casa mais do dobro do que se paga aqui.
O capitalismo não quer saber disso, vai por onde paga menos e recebe mais.
Neste caso, por muito boa que seja a AutoEuropa a produzir carros a combustão, se não os vende para China, porque eles já não os querem, se não produzir bons carros elétricos a curto prazo, o que não vai acontecer, pois a VW é muito lenta a adaptar-se, vai acontecer o mesmo que a toda a VW, vai à falência, tal como as empresas Japonesas. Quem não se adapta à mudança é comido.
Entre o PREC e o fim da contingentação 2 anos a seguir à entrada na CEE contavam-se pelos dedos os vw que cá se vendiam. Ninguém morreu por causa disso.
Europa a afundar como esperado
O principal problema é que já não há gás russo.
Não precisamos dele. Precisamos é de mais painéis solares e baterias. Porque sol, temos muito e até vento.
paulo g, não precisa do gás Russo vc, porque os alemães estão em derrocada pela falta dele.
Onde antes pagam 1 euros agora pagam 4 ou 5 pelo mesmo.
Jogada genial…
E quer saber a melhor? Duvido muito que após a guerra os Russos voltem a vender o gás aos alemães só para os rebentar economicamente.
Ou se venderem será a preços muito superiores ao de antes…
O tempo da energia barata Russa terminou definitivamente e não estou a ver bem como é que os Alemães vão impedir as indústrias pesadas, que consomem quantidades brutais de energia, a mudar de ares.
Sempre podem meter uma ventoínha em cada chaminé, como diz o paulo g, mas duvido que a energia obtida por esse meio seja suficiente para o gasto…
Enfim, logo veremos no que isto vai dar…
Há gás em muito lado, e esse não é o caminho, pois também polui como os outros combustíveis. Brevemente até Marrocos vai exportar gás, Mocçambique, etc. Claro que o transporte fica mais caro…
Jaquim, pois há gás em muito lado.
O problema é o transporte do mesmo, que é caríssimo.
Faço ideia quanto cobra uma empresa seguradora para segurar um navio cheio de gás…
Fora o resto das despesas, claro…
Alemanha por cada euro que pagava à Rússia, paga agora 5 aos EUA.
Agora vc como gestor de uma fábrica que gasta quantidades enormes de gás diga-nos como vai atenuar esta enorme despesa.
Aumentar o preço dos produtos? Má ideia, depois ninguém os vai comprar.
Esperar que a tormenta passe e o gás barato Russo volte a fluir?
Isso não vai acontecer nunca mais.
Solução? Sair da Alemanha o quanto antes…
É isto que está a acontecer…
Europa e o seu declínio, dependentes na energia, alimentação, matérias primas etc.
Indústrias tradicionais europeias perderam competitividade global, ficamos para trás em relação aos EUA e a Ásia em alguns setores de alta tecnologia e população cada vez mais idosa impacta a produtividade e a inovação!
Somos só um sitio para se visitar (turismo) e mesmo assim! Olhando para certas cidades Europeias (Paris como exemplo) já não é que era, muito lixo, pouco brilho!
Já em 1974, o chanceler alemão Willy Brandt previu que a Europa Ocidental teria apenas mais 20 a 30 anos de democracia antes de deslizar para a ditadura. Essa previsão, embora não se tenha concretizado, parece ecoar em alguns aspetos da realidade atual.
Ou seja, queres regredir civilizacionalmente para seres competitivo com preços baixíssimos? Ou queres preços baixos e, ao mesmo tempo, um emprego das 9h às 17h, em ambientes limpos, com serviços de saúde e educação de qualidade? Não adianta ter apenas mentes brilhantes em matemática, se depois se tornam isolados do mundo.
Não estou a defender um regresso a um estado mais primitivo, estou a dizer que precisamos adaptar-nos ao cenário global em mudança.
Não podemos apenas sentar e esperar que as coisas sejam como sempre foram, precisamos ser pro ativos e encontrar novas formas de ficar competitivos. E sim, isso pode significar fazer alguns sacrifícios, mas acredito que os benefícios serão valiosos no longo prazo.
majpa, infelizmente não é só Paris.
Veja o que se passa nas outras capitais europeias e verá que o problema é geral..
É um risco, mas, a ver bem, a AutoEuropa já esteve em risco de fechar noutras alturas.
A Industria Europeia já está em risco desde há muitos anos – quando se começou com as coisinhas ambientais, aumento de impostos sobre as empresas e as taxas por todo lado. O que os empresários fizeram? exportaram a industria para países mais baratos – como a china por exemplo. Agora a europa está a penar pelos erros das decisões do passado e, infelizmente, parece não querer mudar de tragetória.
As empresas de cá ficaram a dormir à sombra do nome que tinham e agora, com o mercado chinês a entrar em força (entre outros), ficaram para traz.
O problema em Portugal não será apenas a autoeuropa mas as bosch e outras empresas similares que fazem peças e partes para a industria automovel europeia e que, agora, ou olham para outros mercados ou irão ter também graves problemas. Tipo aquelas empresas em que o único cliente que têm é a TAP e quando se começou a falar em vender a TAP começaram todas a suar. Quanto só colocas os ovos num cesto, se esse cesto fica roto, perdes os ovos todos.
Portugal, como um todo, apenas tem colocado ovos no turismo e serviços. A Europa quase a mesma coisa. Em tecnologia – como IA por exemplo, nem no topo da lista de inovadores andamos – É tudo APAC e EUA. O Velho continente se não muda de estratégia irá ficar apenas como um bom sitio para turistar, filosofar sobre politica e reformar (os ricos).
kakaka!!! Lideres fracos da nisto.
EUA explodem com a NS2 e os inuteis do gov Alemao prestam vassalagem pelo acto , nao e normal!
Jorge, e como se isso não bastasse, a ministra Baerbeck ou lá como se chama, disse que não quer saber dos alemães.
Primeiro estão os Ucranianos.
Não tenho pena deles.
Votam em janados, resultado é o esperado.
Os amigos dos chineses vão resolver esse hipotético problema, instalam lá uma marca chinesa eléctrica.
Vê-se bastante por exemplo as marcas asiaticas de automoveis a dar 10 anos de garantia…e a mão de obra na europa central e carissima por isso há emigrantes. É normal nem a Alemanha se aguentar
Os chineses vão comprar a Europa inteira daqui a umas décadas.
Focabm, provavelmente daqui a umas décadas não haverá Europa… ou se houver já não será bem Europa, será outra coisa qualquer, bem pior.
Veja os sinais, veja os sinais…
Não deixe os outros dizerem-lhe o que deve ver ou pensar.
Sim a tectónica de placas indica isso, pode é demorar uns milhões de anos
Jaquim, descanse que não serão necessários milhões de anos para se concretizar o que lhe disse.
Mais uns anitos, poucos, e verá…