UE atinge as emissões mais baixas de dióxido de carbono em 60 anos
Em 2023, as emissões de dióxido de carbono que resultam da queima de combustíveis fósseis caíram 8% na União Europeia (UE). Registaram-se as emissões de CO2 mais baixas em 60 anos!
Apesar de 2023 ter sido o ano mais quente de que há registo, nem tudo são más notícias. Mostrando que a luta contra as alterações climáticas não tem sido em vão, as emissões de dióxido de carbono causadas pela queima de combustíveis fósseis caíram 8%, no ano passado, na UE.
Esta é a segunda baixa de emissões já registada, tendo a primeira sido aquando da pandemia pela COVID-19 que forçou a suspensão da atividade industrial e resultou numa lufada de ar fresco para o ambiente, em 2020.
As energias renováveis tiveram um papel importante neste marco europeu. Segundo o último relatório do Centre for Research on Energy and Clean Air (CREA), 56% desta queda nas emissões de carbono deveu-se ao crescimento da capacidade eólica e solar de geração de energia renovável
Além disso, a recuperação da disponibilidade de energia hidroelétrica e nuclear também desempenhou um papel importante.
As emissões de carbono da UE finalmente regressaram aos níveis observados pela geração dos meus pais na década de 1960. No entanto, durante este período, a economia triplicou, demonstrando que as alterações climáticas podem ser combatidas sem prescindir do crescimento económico.
Partilhou Isaac Levi, analista do CREA, ao The Guardian.
Mais energias renováveis na UE e não só
De acordo com a International Energy Agency (IEA), a Europa, bem como países como os Estados Unidos e a China, relataram aumentos recorde na construção de painéis solares e turbinas eólicas. Este investimento permitiu que o crescimento da capacidade de energia renovável atingisse o pico mais alto dos últimos 20 anos, em 2023.
A mesma fonte informou que a energia limpa cresceu 50%, em 2023, atingindo quase 510 gigawatts. O maior impulso, partilhou, deu-se no desenvolvimento da energia solar fotovoltaica, que representa três quartos de toda a nova capacidade energética.
A redução de 8% nas emissões de carbono deve ser comemorada. No entanto, é preciso fazer mais para afastar a UE da dependência dos combustíveis fósseis e reduzir a dependência de petroestados como a Rússia.
Disse Levi, explicando que é necessário investir em infraestruturas e tecnologias de energias renováveis.
O Conselho Consultivo Científico Europeu sobre as Alterações Climáticas recomendou a redução das emissões de dióxido de carbono e de outros gases em 90% a 95% até 2040, em comparação com o nível de 1990. Este objetivo, conforme destacaram num comunicado, "exigiria uma aceleração significativa no ritmo atual de redução das emissões de carbono".
Para o atingir, o órgão europeu apela, principalmente, à eliminação progressiva dos subsídios aos combustíveis fósseis, e aconselha a UE a alinhar as suas políticas aos objetivos de emissões.
Pobre plantas. Desertificação vai acentuar-se.
Oi??
+1
A sério que as emissões de 2023 foram mais baixas que emissões na era COVID ?
Isso só prova que o tráfego rodoviário a combustão não é o problema. Afinal nesse tempo não se via um carro na estrada salvo os das autoridades e um ou outro maluko que resolvia desafiar o sistema. Pelo contrário, em 2023 assiste- ao aumento do uso do carro como nc visto e por tudo e por nada. Certamente as pessoas quiseram recuperar de uma assentada tudo o que não viveram naquele período.
E tb prova que o problema está na electricidade . Sem dúvida que em 2023 a Europa beneficiou de um inverno anormalmente ameno e portanto não houve grande necessidade de usar a electricidade para se aquecerem. Pelo contrário usaram bastante mais a electricidade enquanto retidas, seja poe via do entretenimento digital, seja pelo yele-trqbalho que oassou a ser o padrão.
Claro que isto é fazendo fé nos nrs. aprrsentados neste estudo. Pessoalmente não me acredito. É que aviões e cruzeiros reapareceram em barda e bastam os cruzeiros ao largo do porto de Lisboa para poluirem mais que todos os carros de Portugal inteiro.
Jovem, recomendo-te seriamente a reaprender a análise de gráficos. Reprovarias num teste de Matemática daqueles básicos.
Agora mais a sério, o gráfico não podia ser mais explícito. A emissão baixou por haver menos uso do carvão e do gás, o petróleo mantém-se ao mesmo nível que estava aos valores de pré-pandemia. Ou seja, o teu diabo de estimação que é a produção de electricidade está a usar mais fontes renováveis.
Jovencido pensa lá bem. A baixa de emissões pela electricidade em 2023 nada tem a ver com mais ou menos espelhos ou ventoinhas. Teve a ver, isso sim, com uma baixa drástica no consumo de electricidade porque o inverno foi dos menos exigentes deste sec. e provavelmente do sec. passado na Europa.
Por contraponto 2020/21 foram seguramente o período onde se circulou menos de carro no espaço Europeu desde a 2ª metade do sec.XX. Ainda assim as emissões foram superiores a 2023.
Fantástico não é? Que conclusão tiras daqui? Exacto, as emissões dos carros têm muito pouca influência nas emissões globais da UE
Tens números que suportem o que dizes?
Encontrei dados na UE em 2020
https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/greenhouse-gas-emissions-18-2019/pt/index.html
Se achas que os transporte interno têm pouco peso com 21% e a aviação internacional com 3% enquanto que a produção de energia é de 28%.
Além disso, há pouco tempo saiu uma notícia que indicava que a produção de energia emitia menos que os transportes. Não encontrei mais detalhes sobre cada tipo de transporte.
Estou apenas a reportar-me à lógica do artigo (claramente para criar hype em torno das energias alternativas mas ferido de contradições que dão vontade de rir). Não vale a pena vires com outras fontes .
Nao se preocupem que a China, India e USA poluem por nós.
Vao analisar a percentagem que cada um polui e comparem com a EU.
Spoiler alert é assustador.
Não é nenhum spoiler, toda a gente sabe disso mas o caminho, espera-se, é que isso seja reduzido.
Se será? Não sei…
@Alberto, se tiveres q fabricar cá o q compras lá tb vais ter q subir as emissões para valores assustadores. É inevitável.
Vê o exemplo da Alemanha, mesmo sem grandes aumentos de necessidades ou produção desatou a produzir a carvão de forma bastante agressiva arrasando florestas milenares, parques eólicos e povoados. Único dado Industrial novo aqui só a fabrica da Tesla e a futura Intel…. Imagina se fabricassem baterias para eléctricos looolooolool
Ainda para mais que a Índia está a aumentar a utilização do carvão mineral, e na China também é bastante utilizado por ser abundante e barato para a indústria.
+1
Mas esta redução está a ser feita não só pela aposta nas energia renováveis mas, a meu ver, em grande parte pela exportação da industria poluidora.
Se a europa em vez de importar da China e outros paises ali das indias e asia em geral, tivesse a industria aqui no velho continente, iriamos poluir aos niveis dos EUA.
Um exemplo engraçado é que queremos a transição apra EVs mas “ai de nós” de abrir uma mina de litio – isso estraga o ambiente!! — mas podemos importar esse litio de uma mina num país mais pobrezinho e poluente. Mas batemos com a mão no peito e dizemos “não poluimos!!” . Ou quando fechamos usinas de produção de eletricidade a carvão para dizer que salvamos o ambiente mas o custo da eletricidade está a aumentar! Os mais pobres o que fazem? Lenha na lareira porque é mais barato comprar 2 Toneladas de lenha do que pagar uma conta de eletricidade num mês no inverno porque decidimos ligar aquecedores.
Enfim. tudo ao contrário e para ficar bem nas fotografias dos likes – e os média em vez de ir a fundo nos temas fica pelos cabeçalhos do que fica bem na narrativa.
Faz sentido.
Sim, sacrifiquem-se os europeus, outrora mais ricos e a viver em melhores condições de vida, mas agora …
Plantinhas vao morrer de fome!!
Contudo, de acordo com um artigo público há poucos dias aqui mesmo no PPLWARE, o nível de poluição gerada pelos transportes na UE manteve-se inalterado e sem tendências de descida ).
Falta ainda começar a sentir resultados da eletrificação dos transportes.