TikTok vai iniciar a atividade do seu novo data center na Noruega
O TikTok é uma das redes sociais mais populares da atualidade, mas é igualmente alvo de constantes críticas devido às dúvidas quanto à segurança dos dados dos seus utilizadores. Mas as recentes notícias indicam que o novo data center da plataforma chinesa na Noruega já deu os primeiros passos para iniciar as suas funções, uma mudança que pode acalmar as preocupações dos governos e entidades europeias.
TikTok vai ativar em breve o seu data center norueguês
As notícias avançadas pela Reuters indicam que o TikTok já tomou posse de uma instalação localizada na Noruega que foi construída pelo grupo de data centers Green Mountain AS. Nessas instalações, a plataforma da chinesa ByteDance pretende ter o seu próprio data center europeu, uma estratégia para o seu objetivo de armazenar dados gerados localmente na região.
Esta é assim mais uma forma que a popular rede social de vídeos curtos encontrou para tentar responder e acalmar as preocupações de vários utilizadores e governos, as quais incidem sobre a possibilidade de o governo da China poder usar o TikTok para aceder facilmente aos dados dos cidadãos europeus que utilizam a plataforma chinesa.
Tal como aqui já divulgámos, são várias as entidades, como o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, que já baniram o TikTok dos telefones dos seus funcionários como forma de precaução e segurança. Mas Theo Bertram, vice-presidente de relações governamentais e políticas públicas do TikTok, disse à Reuters "Entendemos o ceticismo. E é exatamente por isso que não estamos apenas a dar o passo de colocar os dados na Europa, construindo aquela barreira digital em torno deles. Estamos a dar um passo a mais ao dizer que sabemos que vocês são céticos em relação a nós e, portanto, sabemos que precisamos de conquistar essa confiança".
O novo data center fica então localizado na cidade norueguesa de Hamar e o TikTok irá armazenar os dados ao longo de três edifícios. Espera-se que a primeira fase da sistema comece a operar já no próximo Verão.
Outros detalhes indicam que o data center irá funcionar totalmente a energia renovável e vai gerar calor que pode ser reutilizado. Há também notícias de que a empresa chinesa já estará em conversações com fornecedores para essa mesma reutilização energética.
Foi no passado mês de março que o TikTok lançou o seu sistema de segurança de dados designado Project Clover com o objetivo de construir data centers e armazenar dados dos utilizadores europeus localmente. A empreaa chinesa disse que espera investir cerca de 12 mil milhões de euros ao longo dos próximos 10 anos neste mesmo projeto.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: China, Data Center, noruega, rede social, Segurança, TikTok
Fazem um mega investimento para cegarem uns quantos e depois 80% dos empregados são agentes secretos e sei que as Agências de segurança norueguesas e europeias estarão atentas.
São agentes hyper mega secretos que querem ver as palhaçadas que o PPL faz ao smartphone.
Cuidado temos que proteger as palhaçadas do tiktok. 🙂
Quem estará por detrás destes Data Centers? Será a Super AI a comprar espaço para nos aniquilar?
Como se ter um centro de dados na Noruega de alguma forma mágica impedisse os chineses de aceder aos dados de uma empresa que eles controlam.