Tesla autónomo “fica louco” ao saltar passagem de nível e é atropelado por um comboio
A Tesla está prestes a lançar os seus primeiros carros autónomos no mundo. No entanto, a realidade é que os seus assistentes de condução continuam a causar situações perigosas como a que este condutor viveu.
Tesla ainda tem de melhorar o FDS
Elon Musk diz que a Tesla é a campeã da condução autónoma. Há mais de uma década que o empresário promete que o condutor não passará de um mero passageiro nos seus carros, mas a realidade é que, atualmente, ele continua a ser essencial.
Depois de ter tido problemas com as autoridades de todo o mundo, a Tesla continua a vender o seu conjunto de assistentes de condução como um sistema de condução autónoma. Um dos seus “carros autónomos” acaba de se envolver num acidente, mas felizmente não houve feridos.
A condução totalmente autónoma é um dos grandes marcos da indústria automóvel. Os engenheiros sonham com ela há décadas, mas é hoje que a tecnologia a torna possível.
Isso significa que já existem carros autónomos no mundo? Não. É necessário atingir o nível 5 numa escala de progresso em que nos encontramos atualmente entre o segundo e o terceiro degraus.
A tecnologia torna possível desfrutar de viagens sem condutor, mas ainda é demasiado cedo para dizer que esta é a norma e a corrente dominante. Nem mesmo a Tesla é capaz de fornecer tal tecnologia, embora a tenha prometido e anunciado durante anos.
Comboio não conseguiu parar a tempo, mas os danos no automóvel são mínimos
Esta estratégia deu origem a alguns problemas com as autoridades e a mais do que uma situação desconfortável com os seus utilizadores.
O Euro NCAP descreveu o pacote "Full Self Driving" (FSD) como "inadequado e inseguro". Não se trata de um sistema de condução autónoma. Na verdade, está classificado no nível 2.5 de condução autónoma.
Recorde-se que é necessário atingir o nível 5 para que um automóvel seja capaz de conduzir em segurança sem condutor. Apesar disso, alguns clientes ainda acreditam que podem viajar nos seus carros sem prestar atenção à estrada ou ao que o próprio carro está a fazer.
No passado sábado, ocorreu um acidente bizarro em Sinking Spring, na Pensilvânia, EUA. Segundo o seu proprietário, um Model 3, que circulava com o sistema FSD ativado, evitou algumas barreiras de nível, entrou na via férrea, ficou preso e foi atropelado pelo mesmo comboio que os sinais estavam a avisar para evitar.
É um pouco estranho que o veículo pudesse funcionar de forma tão errática sem que o condutor assumisse os controlos, mas é isso que consta do relatório policial elaborado no local.
Felizmente, tratou-se apenas de um susto sem consequências graves.
Na verdade, o comboio, que não conseguiu parar a tempo, apenas arrancou o espelho retrovisor do lado direito. O condutor conseguiu sair do veículo a tempo, pelo que não se registaram feridos. No entanto, as autoridades não tiveram outra alternativa senão paralisar toda a rede ferroviária até à remoção do veículo.
A própria empresa de reboque publicou fotografias do acidente no seu perfil do Facebook. Resta saber se o Model 3 estava realmente a conduzir em modo autónomo ou se o condutor estava a tentar esconder uma má condução.
Não seria o primeiro caso em qualquer uma das situações.


























O QUÊ???? isto está cada vez melhor LOLOLOL
Tem havido outros casos reportados de o FSD não entender com passagens de nível.
Neste o condutor diz no X (com vídeo):
“As câmeras são boas o suficiente para FSD – Elon Musk.
A menos que você não queira ser atropelado por um comboio. “Eu tenho o meu Tesla há menos de um ano e, nos últimos seis meses, ele tentou duas vezes dirigir-se diretamente para um comboio que passava enquanto estava no modo FSD. O incidente mais recente ocorreu em 8 de maio de 2024, e eu tenho imagens da câmera do painel desse evento.”
https://carbuzz.com/fsd-tesla-fails-detect-railway-crossing-driver-misses-crash-train/
P.S: Os níveis de automação SAE vão do nível 0 (ausência de automação) a 5 (automação completa, onde o veículo opera sem necessidade de intervenção humana). O FSD é de nível 2. Não há meios pontos, não estou a ver como é que lhe possam ter dado a classificação 2.5 que aparece no post.
Já agora um detalhe que achei engraçado que pode ter escapado a quem tenha lido as noticias sobre os robotáxis da Tesla (model 3 e Y) que vão começar a circular em Austin (Texas), com a mesma versão de FSD, mais avançada, que está disponível. Vão circular em percursos georeferenciados, e foi anunciado que pode excluir certas rotundas. Será que também excluem passagens de nível? E mais quê?
Noite, nevoeiro, chuva etc
Noite provavelmente não. Mas nevoeiro e chuva intensa é mais que certo. Nem os Waymo, que têm câmara LIDAR que “vê” melhor (e são nível 4) circulam com mau tempo.
Em Austin é preciso ter-se talento para não atropelar nenhum hobo, normalmente acampados em todos os semáforos.
Nota: por norma cidades dos EUA não têm rotundas, já conduzi muito em Austin e não me lembro de passar nenhuma
Exemplos de “roundabouts” em Austin, provavelmente fora da cidade: intersecção da 51st Street e da I-35, Teriroad, Loop 360, e há outras, Dentro da cidade propriamente dita é que pode não haver.
E’ sinal de estupidez, toda a gente sabe que as rotundas são melhores que os semáforos, porque raramente paras, a nao ser que queira s dar uma olhada ao telm.
O Autopilot não sabe LIDAR com a estrada.
Entre os Waymo, com câmaras LIDAR, e os Teslas, com câmaras comuns – a questão não é só na diferença de câmaras.
A grande questão é que os Waymo estão no nível de automação 4 e os Teslas, com FSD, apenas no nível 2.
Essa foi boa! HAHA!
O condutor devia ir a dormir , mas segundo parece os Teslas têm tendência em confundir estadas , com vias férreas e gostam de andar por cima das. Linhas de comboio….já aconteceram casos semelhantes
Costuma-se dizer dos ceguetas que: “Não veem um comboio”.
O condutor para intervir deve ser avisado pelo FSD … ou, neste caso, saber que é cegueta e não vê um comboio 🙂
Falta aqui o parecer técnico do JL
O JL ainda está a fazer copy paste das respostas da IA.
Ficou igual ao CEO da empresa. XD
Na outra “noticia” que mais parecia propaganda o tesla estava a testar o autopilot em Autin. E “esquecem-se” de dizer que os Waymo já estão a circular como taxis autónomos daí a “PUBLICIDADE” ao moskito trafulha.