Tabaco proibido a pessoas nascidas após 1 de janeiro de 2007 nas Maldivas
À semelhança do proposto pelo Reino Unido anteriormente, as Maldivas decidiram proibir qualquer pessoa nascida após 1 de janeiro de 2007 de comprar ou consumir tabaco, por forma a "promover uma geração livre do tabaco". O arquipélago do Oceano Índico torna-se, assim, o único país com uma proibição geracional deste tipo.
As Maldivas tornaram-se o único país com uma proibição geracional do tabaco, de acordo com o seu Ministério da Saúde, através da implementação de uma proibição do tabaco para qualquer pessoa nascida após janeiro de 2007.
Iniciada pelo Presidente Mohamed Muizzu, no início deste ano, a medida entrou em vigor no dia 1 de novembro e procura "proteger a saúde pública e promover uma geração livre do tabaco", segundo o ministério.
De acordo com a nova disposição, os indivíduos nascidos a partir de 1 de janeiro de 2007 estão proibidos de comprar, consumir ou vender produtos de tabaco nas Maldivas. A proibição aplica-se a todas as formas de tabaco, e os retalhistas são obrigados a verificar a idade antes da venda.
Afirmou o Ministério da Saúde das Maldivas, que decidiu alargar a proibição aos visitantes do país, também, conforme citado pelo The Guardian.
O ministério informou que mantém, também, uma proibição abrangente da importação, venda, distribuição, posse e uso de cigarros eletrónicos e produtos de vaporização, aplicável a todos os indivíduos, independentemente da idade.
A venda de produtos de tabaco a menores de idade representa uma multa de 50.000 rufiyaa (cerca de 2835 euros), enquanto o uso de dispositivos de vaporização representa uma multa de 5000 rufiyaa (cerca de 284 euros).
Reino Unido planeia criar proibição geracional sobre o tabaco
Conforme informámos, na altura, em 2023, o primeiro-ministro do Reino Unido propôs aumentar em um ano a idade legal para as pessoas poderem comprar cigarros, todos os anos, para que, eventualmente, seja ilegal para toda a população.
Durante uma conferência anual do Partido Conservador, Rishi Sunak explicou que queria, "em primeiro lugar, impedir que os adolescentes começassem a fumar".
Leia também:






















Bem, mais tipo de produto para o tráfico. Boa sorte com a medida.
Tráfico nas Maldivas? Só para quem gosta de nadar com tubarões
Não disse que o tabaco tinha de chegar às Maldivas através do tráfico. A venda é que pode ser feita através do tráfico já que vai continuar a haver tabaco no país.
Já no Reino Unido…
No Reino Unido, (quando o processo legislativo chegar ao fim, o que é provável porque na Câmara dos Comuns a lei foi aprovada por trabalhistas e conservadores) … haverá contrabando de tabaco pela certa. Não é preciso ser bruxo.
Nas Maldivas idem, a juntar ao tráfico de droga. O tráfico de droga tem penas pesadas, o do tabaco não se falou disso. O que não faltam é ilhas para operar o tráfico, sobretudo vindo da Índia.
Não é bem trafico porque o produto haverá no país isso é o mesmo que dizer que um miúdo fumar antes dos 0 é trafico aqui é igual a lei é a mesma, o produto não é ilegal apenas pessoas nascidas após 2007 não o podem usar assim como miúdos com menos de 18 anos
Excelente medida. Devia ser tomada a nível mundial.
banir o alcohol sem duvidas
nas maldivas já é banido, são muçulmanos, só têm alcool nos resorts para os turistas e normalmente servido por estrangeiros, não por nacionais muçulmanos
O mundo já tem demasiados idosos porque eles já duram muito agora ainda querem proibir o tabaco
Vou às Maldivas com intervalos inferiores a 5 anos e nunca vi ninguém a fumar, só mesmo em Malé.
É também dos poucos países do mundo onde já tive que não tinham MacDonald, nem praticamente nenhum franchise americano, só na recente renovação do aeroporto incluíram pizza hut.
Lol . Este fica nos ilheus dos turistas e acha que conhece a realidade local.
Não, fazia 15h de avião para ir para Malé ou para uma ilha que sirva de aterro sanitário.. lol
O governo das Maldivas proibiu o consumo do tabaco. Já se sabe se houve algum habitante dos 203 ilhas habitadas (em 26 atóis) ouviu falar nisso e deu importância?
Nas Maldivas não há separação de poderes – há um presidente que é chefe de governo e põe e dispõe. Bem diferente é a Nova Zelândia; então o que lá aconteceu sobre o tabaco:
– Em 2022, o governo trabalhista aprovou uma lei que proibia a compra de tabaco aos nascidos a partir de 01/01/2009
– Em 2024, um novo governo, de centro-direita revogou a lei, antes de entrar totalmente em vigor. Motivo: a proibição criaria um mercado negro e as receitas fiscais do tabaco seriam usadas para financiar cortes de impostos.
É o que estão a dizer que ira acontecer nas Maldivas. Vai ser um bocado esquisito misturarem nas cadeias os traficantes de droga com os traficantes de tabaco (a menos que agora passem a traficar ambos).
Um regime quer proibir as pessoas nascidas a partir de 2007 de consumir um produto agrícola – o Tabaco – que até é extremamente benéfico para a saúde conforme comprova a ciência e a medicina.
O liberalismo é igual a tirania, os Portugueses devem reflectir sobre o que vem descrito nesta notícia.
Muito benéfico sem duvida
nas maldivas o unico produto agricola é o peixe
O tabaco é de esquerda ou direita? Boa pergunta.
queres perguntar a cuba?
LOLOL O negacionista de serviço.
E para quando banir os carros a combustao de Portugal? So eletricos isso sim, quem não tem anda de autocarro
E deviam banir cigarros eletrónicos.
Isto é completamente errado, o tráfico ilegal e criminalidade associada vai disparar. As pessoas devem deixar fumar porque chegam à conclusão que faz mal, não porque as obrigam.
Trafico ilegal? Mas leste a noticia o tabaco não vai ser proibido no país vai continuar a vender se em todas as lojas apenas pessoas nascidas depois de 2007 não o podem usar assim como menores de 18 anos
+1. Devem não começar ou deixar de fumar porque faz mal à saúde & à carteira. Quanto a 2007:
Em Portugal, pela Lei n.º 37/2007 (versão atual), artigo 15.º.
“1 – É proibida a venda de produtos do tabaco, de produtos à base de plantas para fumar e de cigarros eletrónicos que incluam um cartucho ou reservatório, bem como recargas, com líquido contendo nicotina:
c) A menores com idade inferior a 18 anos, a comprovar através da exibição de documento identificativo com fotografia;”
2025 – 18 = 2007, ou seja, sem considerar os meses de nascimento, em Portugal não pode ser vendido tabaco a nascidos antes de 2007, tal como nas Maldivas. Em 2026 aplica-se aos nascidos depois de 2008 e vai aumentando 1 ano. Na venda de tabaco não há uma grande diferença relativamente às Maldivas, que fixaram o ano de 2007. A diferença, substancial, é que nas Maldivas foi proibida não só a venda mas também o consumo. “O que e proibido é o mais apetecido” …
aqui a obrigação não é a deixarem de fumar, é a que nunca comecem
Olha, a seguir vais dizer que achas mal proibir p*rn a putos…
É diferente proibir para adultos e para crianças. Consegue distinguir?