SEF com sistema de reconhecimento facial no Aeroporto de Lisboa
Os aeroportos também já usam reconhecimento facial devido à "segurança máxima" necessária. Se considera que só nos outros aeroportos é que existe tecnologia de ponta é melhor mudar de opinião. Aliás, o SEF foi pioneiro neste tipo de sistemas.
O Aeroporto de Lisboa tem agora uma nova área de controlo onde o SEF aposta no reconhecimento facial.
Uma nova área de controlo de chegadas do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa entrou hoje em funcionamento, destinada essencialmente aos voos do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Croácia, revela a Lusa.
SEF tem duas e-gates para reconhecimento facial
Segundo o SEF, neste novo espaço do Aeroporto Humberto Delgado foram colocadas sete posições de controlo de passageiros, duas das quais 'e-gates' para controlo automatizado de fronteira, que pretendem reduzir as filas de espera e assegurar “um mais rápido controlo” na chegada dos passageiros. O sistema foi hoje inaugurado com os passageiros de um voo proveniente do Reino Unido.
Tratam-se de gates de nova geração uma vez que têm um sistema operativo mais rápido e funcional, que permite processar de forma mais célere a leitura dos passaportes com dados biométricos.
Este sistema de controlo de fronteira automatizado já se encontra disponível desde 2007 nos diferentes aeroportos nacionais.
Cristina Gatões, diretora do SEF, referiu que esta nova área vai permitir o processamento de 700 passageiros por hora e cerca de 30 voos por dia.
Estes sete equipamentos eletrónicos fazem parte dos 49 'e-gates' de nova geração que o SEF adquiriu e que vão entrar em funcionamento nas próximas semanas nos aeroportos de Faro e Madeira e que permite processar “de forma mais célere a leitura dos passaportes com dados biométricos”, segundo a Lusa.
Para o Porto também está prevista a entrada em funcionamento deste sistema, mas ainda não há data. A verificação por reconhecimento facial permite o embarque em cerca de metade do tempo dos processos tradicionais.
“Esta resposta tecnológica vale cerca de cinco milhões de euros de investimento publico em 49 novas posições de controlo eletrónico”, disse aos jornalistas o ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita, adiantando que a maior colocação destas estruturas vai acontecer no aeroporto do Porto, numa total de 16 novas unidades, devido ao seu crescimento.
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Este artigo tem mais de um ano
“Para o Porto também está prevista a entrada em funcionamento deste sistema, mas ainda não há data” – O Aeroporto de Sá Carneiro já tem varias e-gates
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Estes equipamentos são adicioes e renovaçoes ao que ja tinham, de igual modo que os restantes aeroportos do pais tambem têm e estao agora a renovar os modelos.
“Se considera que só nos outros aeroportos é que existe tecnologia de ponta é melhor mudar de opinião” – O SEF foi pioneiro com a primeira versão do sistema RAPID
Sim
O sistema de reconhecimento facial tem vantagens e desvantagens, eu por exemplo utilizo o sensor biométrico e o reconhecimento facial para desbloquear o meu smartphone em casa , mas reconheço que se eu estiver a dormir, algum amigo ou familiar consegue desbloquear o meu smartphone e publicar uma foto minha a dormir nas redes sociais para reinar comigo, é menos seguro do que um pin ou padrão de desbloqueio. Há maneiras de contornar esses sistemas e ás vezes também falham, mas num shopping cheio de pessoas ou num aeroporto , que são os alvos preferidos dos terroristas , o reconhecimento facial pode evitar um atentado terrorista.
Se isso é um risco então Tens que escolher melhor as pessoas com que passas a noite.
Dentro de casa e dentro do carro o meu smartphone até tem o desbloqueio automático ativo .
Na rua e sítios públicos ai sim é importante.
Acho que não sabes do que falas…
Nem o algoritomo biométrico utilizado neste sistema é igual ao usado no teu telemovel.. nem os parametros de rejeição ou aceitação são os mesmos… Não existem sistemas infalíveis, é um facto.. mas não compares o teu telemovel com uma eGate biometrica.
Até hoje não tive conhecimento de um sistema que não tivesse falhas. E quando se acredita que não tem falhas, essa é a maior falha de todas, e é uma questão de tempo até elas aparecerem.
Fora isso, não sei que smartphone tem, mas pelo menos com o faceID tendo os olhos fechados ele não desbloqueia (diria que isso é algo básico e vital no desenvolvimento do reconhecimento facial)
Mas quem vai andar de olhos fechados no aeroporto?
Nao estamos a desbloquear telemoveis nem a usar equipamentos que instalas apps.
E para validar que es tu que usas o passaporte, nao para ires instalar aquele jogo gratuito
What?! O Soldier disse que era possível contrariar o reconhecimento facil do seu smartphone, caso o usassem enquanto ele dorme. Eu apenas referi que isso não acontece por exemplo com o FaceID, e muito menos acontecerá com um sistema avançado de reconhecimento facial, isto é, caso não tenhas os olhos abertos, por exemplo este sistema do aeroporto simplesmente não te deixará avançar lol.. nem de óculos normais graduados, quanto mais de olhos fechados lol
Comparar um sistema “biométrico” de um telemóvel com o sistema presente numa e-Gate é comparar um ferrari na escala 1:43 com um Ferrari verdadeiro.
Pplware podiam pelo menos ter usado uma imagem das eGates que realmente estão implementadas e não uma qualquer imagem tirada do google.
Podiam ter posto as imagens dos dispositivos instalados, são bem mais bonitos que esse lixo que está nas imagens
José, tens alguma atual? Assim desta semana, com as últimas alterações? Se tiveres envia sff.
Se pagarem bem poderei eventualmente fornecer lol
De conversa anda o mundo cheio 😉 para onde vais… já de lá muita gente veio. 😀
Tenho a foto sim. Vocês também poderiam ter se tivessem mais interesse nas empresas nacionais, fica a dica 😉
O Aeroporto de Lisboa não fica propriamente a poucos metros e km!
Bem eu trabalho na empresa que produz as gates faladas no artigo por isso teria fornecido as fotos com todo o gosto
😀 e só dizes agora? 😀 já tínhamos aqui feito uma atualização gráfica. Se puderes manda então bom material 😉
Essas e-gates e outros sistemas biométricos, podem ser encontrados no site do Fabricante, que aliás, devia ser mencionado no artigo.
Vision-BOX. Totalmente projectadas, produzidas e montadas em Portugal, dado ser uma empresa Portuguesa
Mas não é isso que se pretende, interessa é uma ou várias fotos do agora, do material aplicado e a funcionar. Isso era interessante para ilustrar.
https://www.vision-box.com/pressroom/news
https://tvi24.iol.pt/tecnologia/biometrico/sistema-inovador-de-controlo-de-passageiros-testado-no-aeroporto-de-lisboa
Marcelo, onde estão as fotos do sistema no aeroporto de Lisboa? Era interessante era o dispositivo mostrado aplicado na realidade do artigo. Tens?
Mas os “jornalistas” não são vocês? Podem sempre deslicar se ao aeroporto, ou não?
O segundo link contem um video que mostra o sistema já implementado no aeroporto de Lisboa. Não tenho fotos.
Pois eu vi, mas era mesmo uma boa foto. Já estamos a ver se arranjamos material nosso. Obrigado.
Visco, calma, não há problema, já cá temos bom material. Temos leitores Top 😉 tudo tratado.
vá Vitor não quero que te falte nada – https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/aeroporto-de-lisboa-tem-nova-area-de-controlo-de-chegadas-do-sef?ref=Pesquisa_Destaques
Negoceia com o CM que talvez te deixem usar as fotos 😉
Para que precisas do material dos outros, se podes ter teu?
@Visco e @Nuno Gonçalves, na pagina da empresa, que não foi mencionada pela fonte, não há imagens do aeroporto de Lisboa.
Olá Pedro. A fonte do vosso artigo não está mencionado no mesmo (a menos que não tenha reparado…) no entanto tens fotos aqui – https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/aeroporto-de-lisboa-tem-nova-area-de-controlo-de-chegadas-do-sef?ref=Pesquisa_Destaques.
Até o CM tem fotos 🙂