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Se a Europa continuar parada, fabricantes chinesas vão dominar o mercado europeu

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Allianz

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jota says:

    Mas se os fabricantes chineses querem dominar o mercado europeu, não podem entregar a comercialização a empresas como a Salvador Caetano, porque aí já sabem que não vão ter preços competitivos!

    • Grunho says:

      Vão ter sempre preços competitivos porque isso é relativo. As margens que eles fazem com os chineses fazem também com os carros europeus e a diferença de preço mantém-se.

  2. Miguel says:

    As fabricantes chinesas vão dominar o mercado, mesmo que as que as fabricantes europeias se apliquem.
    Não vejo outro cenário possivel em situação de mercado “normal”.

    Será que a europa tinha pensado que ia dominar e agora estão impressionados? AHAH

  3. Yamahia says:

    A solução é acabar com os elektros.
    Qualquer Zé faz um BEV, já um carro como deve ser não está ao alcance de qq um.

    • Bernardo duro says:

      Pensas em antes de falar?

      • Júlio Costa says:

        Ele tem toda a razão, um carro a combustão que tenha fiabilidade, agradável de conduzir, que respeite as normas de emissão, e que tenha torque em baixas rotações e potência em altas é mais complicado, e a China é o perfeito exemplo disso, com a Polestar por exemplo, estão a investir bem e não me admira nada que tomem conta do mercado europeu no que conta a carros elétricos, agora a combustão a história é completamente diferente.

        • JL says:

          Fazem eles muito bem, enquanto não houver concorrência de peso, as marcas europeias deitam-se ao Sol.

          Como pensa que as outras milhentas de coisas que temos em casa evoluíram ? foi com os fabricantes europeus ?

          • Júlio Costa says:

            Fazem eles muito bem tem dois sentidos, a primeira é que a estratégia de a China ser a superpotência em 2050 não crítico porque somos nós ocidentais que estamos a construir está China. Por outro lado, a exploração de pessoas em fábricas, a total falta de respeito pelo mercado e as suas regras, etc, mostra muito a realidade que se calhar nenhum de nós gostaria de passar agora isto é como tudo há quem concorde cmg há quem discorde

    • Toni da Adega says:

      Se qualquer um faz o mercado devia estar inundado de modelos europeus e japoneses.

    • JL says:

      Acabar porquê ? não lhe dá jeito que existam ?

      Se quer acabar com produtos chineses, então comece pelo que tem em casa.

  4. Ricardo says:

    E o planeta? Eles vêm em barcos BEV?

  5. Francisco Teixeira says:

    Esta noticia já é recorrente.
    Sempre que uma marca chinesa vem para a Europa é para dominar o mercado no entanto os últimos 20 anos têm mostrado uma realidade diferente

    • Alex says:

      Veja-se os smartphones e não só!
      A indústria automóvel europeia ou aplica-se ou vai pelo cano.
      Certinho, direitinho.

    • Ban says:

      O problema é que ao que parece os eléctricos chineses não são tão maus como os veículos a combustão que eles fabricam, acho que a Europa deu um tiro no pé com a electrificação automóvel visto que não se consegue meter ao nível (preço ao consumidor) e deu mais uma hipótese a China de posicionar no topo.

      • Júlio Costa says:

        Muito bem dito, nesta questão de transição se quê devemos ver mais alternativas estamos a dar lugar apenas a uma, sendo essa, a qual estão os chineses a trabalhar e muito bem

      • Yamahia says:

        Exacto. É tudo muito igual, muito pesado, muito amorfo, muito sem alma. Não há grande técnica, nada que se possa fazer a nível mecânico ou de chassis para se diferenciarem uns dos outros e que justifique a opção por esta ou por aquela marca!
        Neste particular a Toyota parece estar no caminho certo e a marcar a diferença. Espero que corra bem!
        E espero que corra bem tb com os e-fuels.

        • JL says:

          Ah sim, então quais experimentou ?

        • jorge says:

          Tipo o Toyota mirai que apesar de ter o mesmo tamanho que um BMW Serie 5 tem o espaço interior menor que um Porsche 911, Pois o espaço interior e mala é quase todo ocupado per depósitos de hidrogénio?

          • JL says:

            O mirai é um carro grande por fora e pequeno por dentro, com a mala menor que um Opel corsa B.

            Nalguns países até é considerado de 4 lugares devido a ter o túnel muito alto nos lugares traseiros.

          • jorge says:

            É exatamente isso o que digo, mas não foi por design que o fizeram, foi mesmo para acomodar os depósitos de hidrogénio. Que é um túnel enorme que vai da frente do carro até à traseira, mais o espaço debaixo dos bancos de trás que faz com que sejam super altos. O que faz com que um adulto não caiba, porque bate com a cabeça, e o chão da porta malas seja super subido, à mesma altura da porta do porta malas que por si já é bem mais alta do que o normal.

  6. TugAzeiteiro says:

    O problema da Europa é que os liders e decisores são reativos em vez de serem proativos!

  7. SocrateSocialistAmigos says:

    Bem feita, andaram a empurrar a goela abaixo os elétricos , agora o feitiço virou contra o feiticeiro.

  8. Jota says:

    A Europa só tem uma coisa a fazer: Baixar drasticamente o preço dos carros!

    • Grunho says:

      O carro europeu sempre foi uma aldrabice. Está feito para avariar muito a preços moderados, como os franceses, ou menos vezes e com contas caríssimas, como os alemães. Em ambos os casos esfolando bem o cliente para fazer o volume de negócios do concessionário. Quem não gosta de surpresas desagradáveis sempre comprou japonês ou coreano.

  9. George M says:

    Acho que o Japão vai vencer a Europa para se tornar NOKIA. Eles ainda estão em negação e o primeiro Tesla KIller bz4x da toyota foi um desastre total com autonomia horrível, desempenho fraco e com o recall das rodas caindo do carro durante a condução.

    Um bom exemplo da Europa sendo reativa e complacente é quando a Caddilac introduziu o ar-condicionado totalmente funcional em 1941. A Mercedes só ofereceu uma unidade de pós-venda sob o painel 12 anos depois. Somente em 1958 a Mercedes ofereceu ar condicionado totalmente funcional incorporado ao carro.

    Aí está… 12 anos depois, Japão e Europa ainda produzindo produtos medíocres e sem OTA para competir com a Tesla.

    • Yamahia says:

      Este pessoal anda mesmo alucinado com os bifes
      Quandos F1 já ganharam? E motoGP, quantos foram?
      Dass…

      • JL says:

        Então e o seu Audi já ganhou quantos F1 ?

        A tesla também tem motas ?

        • yamahia says:

          Estava-se a falar de bifes e da sua alegada superioridade em mecânica e eficácia automotiva.

          A Audi está muito bem cotada e galardoada no desporto automóvel, não se preocupe. Desde que enveredaram pelos elektros é q tem sido uma desgraça. Nem o competente 2.0TFSI DTMchampion que levam lá escondido os safa, tal é o peso do aborto que criaram.

          • JL says:

            É isso é, não se pode dar tempo para eles inovarem, apareceram num ano e têm de ganhar tudo só para contrariar o seu preconceitos.

            Tenha calma, com todo esse medo quando ainda só participaram uma vez, deve estar com algumas dores.

            Dê tempo ao tempo..

          • Yamahia says:

            Já é a 2ª ou 3ª vez. Va ver melhor.
            Levam sp na cabeça apesar de terem investido nos 2 pilotos mais experientes e 1 muito rapido. Imagino eu pagos a peso de ouro

          • JL says:

            Não, foi a segunda, tenha calma, não seja prematuro.

          • JL says:

            Devem ser mais baratos que os 2 que ficaram nos primeiros 2 lugares .

      • jorge says:

        A nível de corridas de eletricos temos a DS Techeetah que foi campeã de construtores em 2019 e 2020 com quem o Felix Costa foi campeão.

  10. João Melo says:

    Aquilo em que os Europeus são bons, é a construir carros de combustão interna.
    Somos os melhores do mundo de longe.

    A China é a melhor fabricante de carros elétricos, de longe.

    Agora a EU deu um tiro não só no pé, mas também na própria cabeça, com estes extremistas dos verdes..pensam que a eletricidade nasce nas árvores, e que se os veículos forem elétricos, deixam de ter emissões de co2…

    Não sabem eles que as baterias além de serem altamente nocivas para o ambiente, são autenticas bombas, quando corre mal, teem uma autonomia muito limitada, demoram muito tempo a carregar e estragam-se com facilidade.
    Para além disso, são necessárias quantidades de carbonetos imensas para gerar eletricidade para alimentar esses veículos, ou então teremos que viver com centrais nucleares em todo o lado, para conseguir fazer frente a tanta necessidade energética.

    Os Datacenters já são um enorme problema, que ainda não ha soluções, e talvez nunca apareçam, até porque eles cada vez processam mais informação e portanto consomem cada vez mais..já não bastava esse problema, agora querem criar elétricos, para consumir quantidades infindáveis de energia elétrica.

    É preciso relembrar que um carro elétrico para ter alguma autonomia de jeito é preciso ter uns 200kw de bateria(talvez uns 250kw), é uma bomba quando corre mal, e agora imaginem isto multiplicado por 200.000 carros, já estamos a falar de 40Gw, mas aqui o problema ainda não é só os 40Gw, é que para carregar um destes carros em 5 minutos, é preciso uma rede que entregue essa potência instantaneamente ou seja precisamos de uma rede que seja capaz de entregar talvez uns 500Gw, agora multipliquem isto por toda a EU, e vejam a loucura que é..
    https://www.youtube.com/watch?v=5r-yN8SugWM&pp=ygUYZWxlY3RyaWMgYnVzIGZyYW5jZSBmaXJl
    https://www.youtube.com/watch?v=1YoBiNhjMPg&pp=ygUYZWxlY3RyaWMgYnVzIGZyYW5jZSBmaXJl
    https://www.youtube.com/watch?v=T71cVhxG_v4
    https://www.youtube.com/watch?v=_8YClwsWTyU
    https://www.youtube.com/watch?v=-5aNdqZWphY
    É este o futuro que queremos para nós mesmos?viver sempre sobre medo de uma coisa destas vá kabum?
    É que quando é com os outros…ninguém quer saber…imaginem um elétrico a parar no semáforo, mesmo ao vosso lado???
    vamos todos ser kamikazes?vejam a poluição que estas coisas fazem, e acordem para os perigos destas coisas.

    • JL says:

      Looool

      Quer mesmo que deixe aqui uma lista de autocarros que arderam nos últimos tempos só em Portugal e todos a combustão ?

      Já agora, os eléctricos só incendeiem 200x vezes menos.

      Quanto ao gastar electricidade , não vai ser o primeiro e o último a vir aqui falar disso e depois vir defender soluções que ainda gastam mais, quando ao resto; são apenas disparates e macaquinhos da sua cabeça.

      Então qual é a solução ?

    • JL says:

      Já agora, nem todos são eléctricos,

      https://www.facebook.com/watch/?v=1128933561292470

      E o ultimo também não é.

      https://www.youtube.com/watch?v=vHf2o9oVY24
      https://www.youtube.com/watch?v=GdK2JL9frr8&pp=ygULY25nIGJ1cyBmaWU%3D
      https://www.youtube.com/watch?v=3qmSG-U8FYI

      Então ? vai querer andar ao lado de autocarros a gás e a hidrogénio e eles simplesmente explodirem ? veja bem, o perigo que isso não é.

      LOOOOL

      • João Melo says:

        Claro que não quero carros a gás, nem a hidrogénio porque também são um perigo.
        O que eu queria dizer, é que há muita gente que olha para os elétricos como uma forma de resolver o problema…quando na prática os elétricos veem trazer problemas acrescidos, e uma falta de segurança brutal.

        Mas o problema da minha parte nem é tanto contra quem os adquire…o meu problema é que estas coisas vão estar estacionadas, nos parques de estacionamento onde eu paro o meu carro, nos parques subterrâneos, vão andar nas mesmas estradas, e estar estacionados mesmo ao pé do meu carro.

        Ou seja a segurança dos meus filhos, e a minha e da minha mulher fica em causa.
        Os vídeos acima são de autocarros, onde na maioria dos casos as baterias são colocadas por cima, mesmo assim, se reparares, as pessoas não teem hipótse de escapar de uma coisa dessas..
        Nos carros, as baterias são colocadas por baixo, ou seja o incêndio, nem permite a quem esta no carro abandonar o veiculo, por sua vez o Incêndio é tão forte que quem estiver a volta sofre consequências graves..

        E pelo que já vi, devido á natureza das baterias o tipo de incêndio provocado é de tal forma intenso, que é preciso uma equipa inteira de bombeiros para conseguir extinguir o fogo.

        Eu acho que a minha questão é valida, sobre se é isto que queremos para as pessoas?Vamos andar todos tipo kamikaze?
        E os outros a nossa volta não contam?

        Andamos décadas para desenvolver o EuroNCAP, para trazer segurança aos veículos, e agora de um momento para o outro, deitamos tudo a perder?
        Eu não consigo entender como é que estes carros são homologados, estou a falar a sério, não dá para perceber.

        Alguém viu algum crash test feito por veículos elétricos no euroNCAP?É que os crash tests teem que incluir as baterias…carregadas, de outra forma…é aldrabice da grossa.

        • JL says:

          Errado, a segurança nos eléctricos é muito maior, incendeiam 200x menos, segundo as estatisticas que existem, se existem casos ? sim existem, mas isso não prova que são piores.

          Errodo, o que é necessário são meios mais adequados à sua extinção e também pessoas preparadas para isso, que ainda existe poucos.

          Todos em Kamikaze já andam, já que se fazem transportar por veiculos com combustíveis muito mais perigosos, fora toda a estrutura pra os suportar.

          Contam, por isso ser muito melhor usar veiculos mais seguros.

          Exacto, por isso os elétricos estarem no topo dos testes EuroNCAP.

          Não deitamos tudo a perder, aliás, esses testes até demonstraram que agora são muito mais seguros.

          Não consegue ? então se são mais seguros porque não haviam de ser homologados, deve estar a brincar.

          Vi, todos os que existem, têm video, viu algum a explodir ?

          Quer que deixe aqui alguns ?

          • João Melo says:

            Duvido muito que os testes to euroNCAP a carros elétricos sejam feitos, com baterias carregadas e o motor a funcionar…duvido mesmo muito!
            Porque é mais que sabido que uma kincada na bateria e fica tudo envolto em chamas que nunca mais se extinguem, só mesmo quando acabar os matérias químicas.

            O facto de os elétricos estarem a ser propangadizados como os mais seguros não tem nada a ver com a realidade..

            Os Carros elétricos atualmente incorporam muita tecnologia de ajuda, claro que isso vai subir o seu índice…mas se essa mesma tecnologia for colocada nos carros actuais normais, o mesmo acontece.

            Ou seja essa propaganda de que são mais seguros é falsa.
            Os carros mais seguros são os carros a diesel, a seguir a esses estão os carros a gasolina.

            Não estou sequer a ponderar outros como por exemplo hidrogénio ou gás, porque esses apesar de ser muito difícil, quando corre mal, corre mesmo mal..para muita gente, porque em vez de pegarem fogo é uma explosão enorme.

          • JL says:

            Loooooool

            Nunca vi tanto disparate junto, os testes são iguais a todos os outros.

            Uma Kikada e incendeia ? Onde inventou ?

            Então vem mostrar vídeos de autocarros a arder, onde é que tiveram uma kikada ?

            É mais que sabido ,? Então prove lá esse conhecimento ?

            Não , as chamas duram para sempre, estranho não aproveitarem essas chamas que duram para sempre para gerar energia. Loool

            Não sao seguros ? Então qual teve que não foi seguro ? Ou você não quer que sejam seguros ? Tem uma oficina ou vende combustível ?

            Ah então sempre sao seguros. Lol

            É isso, todos explodem menos aqueles que lhe interessa .

  11. PorcoDoPunjab says:

    Bom, aqui o PorcoDoPunjab é todo pró Chinês.
    Gosto muito da China e até faço questão de comprar sacas de arroz de 20 kg made in China e digo desde já que é bem bom.
    Mas pronto, isto sou eu, porque comemos muito arroz aqui em casa…
    Aliás, a minha esposa é tb ela Chinesa e dá 20 a 0 às pestes tugas que tive antes dela que só me causaram chatices e discussões a toda a hora.
    Foi pena não a ter conhecido antes.
    Em relação aos carros eléctricos Chineses, não quero nenhum nem Chinês nem de qualquer outro lado.
    Agora que tenho um fumarento 2.0 com 140 cv e caixa DSG não quero outra coisa…
    Aquilo anda e ronca como se não houvesse amanhã.

  12. .mats says:

    O people está a esquecer duas coisas. O novo byd buy your dreams tem baterias chinesas modulares, formato SUV, 7 lugares, plataforma toyota , eurocap 5, 38000€, salvador Caetano a distribuir. A marca produz como base baterias, a Toyota ajudou no chassis.. tudo melhor que um VW id3 . Preço e segmento. Byd attos 3 saiu este mês. Vejo que a VW e similares não vendam um SUV por esse preço. As baterias são modulares. Se avaliarem recolhem parte da bateria. Limitado a 150 kmm hora com acabamentos de luxo.

  13. .mats says:

    E só a marca do fabricante de baterias para os Nokia 3210. Se usaram Nokia já usaram e não se queixaram. Gosto de concorrência. Não tenho culpa dos construtores europeus andem a dormir. Não contavam com uma joint ventura Toyota + Byd

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