Saiba como deve usar a linha 112
Quando nos deparamos com uma situação de emergência, é fundamental estarmos preparados para ajudar quem necessita de ser socorrido.
Assim, para além de termos noções básicas de primeiros socorros, é também muito importante sabermos qual o número de emergência, válido para toda a União Europeia, o 112. É igualmente importante sabermos aquilo que vamos dizer assim que nos atenderem, de forma a se ganhar tempo e poder-se salvar uma vida.
Vamos deixar várias informações como se deve usar o 112, a linha que pode salvar vidas, pensamos que este é um assunto muito pertinente e deveras útil, portanto, sentimos a necessidade de dar a conhecer, a quem nos lê, as diretrizes que devem seguir caso sintam a necessidade de ligar para o número de emergência, para que se consiga uma ajuda mais rápida e adequada.
O INEM atendeu em 2017 um total de 1 368 141 chamadas de emergência, o que corresponde a uma média de 3 348 chamadas por dia. Num apelo à consciencialização, o responsável do INEM referiu que dessas 1 368 141 chamadas, cerca de 70% são chamadas falsas, pessoas que não usam o número para casos efetivos de emergência. Para termos uma ideia, 7 em cada 10 chamadas são falsas causando dano ao serviço e à qualidade da resposta.
As chamadas falsas com intenção de gozo estão enquadradas no quadro penal e podem ser rastreadas e os seus autores levados à justiça.
Como ligar para o 112 – Número Europeu de Emergência
Para ligar para o 112 deve, antes de mais, ter um motivo, infelizmente sabemos que há quem ligue ‘por piada’, e isso pode sair caro, principalmente porque se ocupa uma linha que pode ser vital para alguém em necessidade. Portanto, sejam responsáveis ao utilizar o 112.
- Pode ligar para o 112 caso esteja envolvido ou testemunhe algum género de emergência como acidentes, doenças súbitas, agressões, intoxicações, assaltos, incêndios, entre outras situações.
- A chamada será atendida por um operador da Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP). Esta chamada é gratuita e pode fazê-la a partir de telefones fixos ou de rede móvel, e em qualquer país de União Europeia.
- Devemos indicar, logo de seguida, o endereço e número de telefone ao operador que nos atende.
- Quem nos atende irá fazer a triagem da situação, dará conselhos sobre como devemos proceder em seguida, e irá acionar os meios de emergência adequados à situação.
- As chamadas que são emergência médica, são reencaminhadas para o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) pertencente ao INEM.
O que deve dizer ao ligar o 112
Assim que liga para o número 112, é fundamental saber o que dizer de forma clara e sem dúvidas, pois, assim é meio caminho andado para uma boa compreensão por parte de quem está do outro lado, e também para que, cheguem ao local, os meios mais adequados.
- Indique o género de situação, como doença, acidente, parto, agressão, etc.
- Indique o número de telefone a partir do qual está a ligar.
- Indique a sua localização exata, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).
- Indique qual é a aparente gravidade da situação.
- Deve também dizer qual o número de pessoas que necessitam de socorro, bem como o sexo e idade.
- Refira quais as queixas e sintomas da pessoa a socorrer, bem como possíveis alterações que vá observando.
- Deve ainda indicar ao operador determinadas situações específicas, por exemplo, um perigo de incêndio que exija acionar outros meios no local.
- Desligue a chamada somente quando o operador o indicar.
O que fazer em caso de INTOXICAÇÕES
- Quando a situação de emergência médica é uma intoxicação ou envenenamento, pode ligar logo para o número do Centro de Informação Antivenenos (CIAV) – 808 250 143 – que terá um custo de uma chamada local.
- Caso a chamada não seja rapidamente atendida, ligue para o 112 ou dirija-se ao hospital mais próximo.
- Ao ligar para o CIAV, a chamada é atendida por um médico que coloca as seguintes questões:
- QUEM? – Deve indicar a idade e o sexo da vítima. Se a pessoa estiver grávida deve também indicar essa situação.
- O QUÊ? – Refira o nome do medicamento, substância ou produto ingerido pela vítima, ou a planta, animal que causou a intoxicação/envenenamento.
- QUANTO? – Indique qual a quantidade ingerida, ou o tempo de exposição ao produto tóxico.
- QUANDO? – Refira há quanto tempo é que a vítima foi intoxicada/envenenada.
- ONDE? – Deve indicar o local onde ocorreu a intoxicação/envenenamento.
- COMO? - Refira em que moldes a vítima foi intoxicada: se ingeriu o produto em jejum, se foi juntamente com outros alimentos, etc.
O que fazer logo após uma intoxicação?
Antes de ligar para o CIAV ou para o 112, saiba o que fazer imediatamente a seguir à ingestão ou exposição a um produto tóxico, de forma a prevenir o agravamento da situação:
- Em caso de contacto com os olhos, deve lavá-los abundantemente com água a correr durante 15 minutos. Mantenha as pálpebras afastadas durante esta ação e não aplique qualquer outro género de produtos.
- Caso tenha havido contaminação da pele, deve retirar as roupas que possam ter sido contagiadas pelo produto, e lave a zona contaminada com água corrente durante 15 minutos.
- Se a vítima tiver sido picada ou mordida por um animal, deve em primeiro lugar imobilizar a zona afetada. Em caso de picadas de abelhas, vespas, lacraus ou mordidelas de víbora, coloque algo frio na zona afetada. Coloque algo quente somente em picadas de peixe-aranha.
- Se a vítima tiver inalado algum produto tóxico, deve retirá-la do espaço contaminado.
- Em situações de ingestão de alimentos envenenados, não provoque o vómito e dê à vítima alguns goles de água ou leite para beber.
Quando as chamadas não são emergência, ligue para a Linha Saúde 24
A Linha Saúde 24 é uma linha para chamadas de não emergência, quando não são necessários os meios de emergência no local. Caso ligue para o 112 e se verifique que não é uma situação de emergência, a chamada será reencaminhada para a Linha Saúde 24.
- Pode ligar para a Linha Saúde 24, marcando o número 808 24 24 24, com um custo de uma chamada local.
- O atendimento é feito por enfermeiros que dão aconselhamento profissional de forma a se saber lidar com a situação de saúde em questão.
- No início da chamada, é pedido o número de cartão de utente, portanto, confira se tem esses dados à mão.
Esperamos que este guia seja útil a todos para que se atue mais rapidamente, e de forma a mais adequada, em situações de emergência.
Este artigo tem mais de um ano
Em situação de emergência, é mais fácil ligar directamente para os bombeiros.
Hm não sei se será válido, uma vez que agora o sistema é 112 e estes passam para os bombeiros.
Há um processo antes da chegada dos bombeiros, e eles só podem ir até ao local com uma ‘autorização’ e confirmação por parte da central.
Pelo menos é ideia que tenho do que se passa em caso de emergencia.
Qual central? Se a central que referes é o 112, estás enganada.
Então explica lá como é 🙂
Não disse que 112 = central, disse que há alguma central que depois recebe a informação, pelo menos, repito, é essa a ideia que tenho. 🙂
nao sei que centrar a marisa se referia mas sei que dependendo das situações pode ou nao ser mais rapida a chamada direta para os bombeiros mas eles comunicam sempre ao codu a pedir ordem de saida, apesar de por vezes ja estarem a caminho
Quando me refiro à central deve o CODU, digo central porque é como ouço quando se liga para os bombeiros (‘ a chamada tem que ir à central 1º’)
Sim, penso que em parte tens razão, porque nem sempre os Bombeiros podem ir para determinados locais, principalmente fora do seu concelho, por exemplo. Vivo num local de Paredes que está a 5km dos Bombeiros de Melres (freguesia de Gondomar), e vivo a a mais de 20km dos Bombeiros que são da minha zona, que neste caso são os de Cête, em casos de uma emergência muito grave podem vir de outra zona pelo menos o INEM, mas os Bombeiros não têm qualquer controlo sobre estas situações. Assim sendo têm que ter superiores que controlem estas situações, agora se é o 112 ou não isso não sei.
Já agora agradeço por mais um belo artigo Marisa Pinto, achei bastante útil principalmente para mostrar aos idiotas que ligam “a brincar” para o 112.
😉 obrigada!
Estás correcta relativamente a isso.
http://www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27856
As ambulâncias do INEM existentes nos quarteis de bombeiros (as mais bem equipadas) apenas podem sair em auxílio mediante autorização do CODU.
Chamar directamente os bombeiros apenas pode agilizar a resposta se os bombeiros estiverem dispostos a quebrar regras. Mas arriscam-se…
Exacto, e quando me refiro à central deve ser então o CODU, digo central porque é como ouço quando se liga para os bombeiros (‘ a chamada tem que ir à central 1º’)
Neste momento sempre que se liga para uma central de
Um quartel de bombeiros, aquando de uma situação de emergência médica nós temos de reencaminhar a chamada para o CODU triar. Após a triagem o CODU pode ou não ligar de volta para o CB e dar ordem de saída com número de evento CODU, caso o cb tenha uma ambulância do INEM (pem) no quartel pode arrancar com esta, senão pode sempre arrancar com viatura própria que será designada por reserva INEM. Ora bem, eu defendo este princípio.
Não vos posso dizer que já estive 25 minutos para me atenderem uma chamada (para triar e dar número de evento) claro está que a ambulância sai na mesma… Mas um caso não são casos.
As ambulâncias do INEM estão mais bem equipadas? Isso não corresponde à verdade, de facto há ambulância aem muito mal equipadas que nem um monitor de sinais vitais tem pois o INEM não dá.
Sem contar com os valores ridículos que pagam pelos consumiveis…
“As ambulâncias do INEM estão mais bem equipadas? Isso não corresponde à verdade, de facto há ambulância aem muito mal equipadas que nem um monitor de sinais vitais tem pois o INEM não dá.”
Não sou bombeiro, mas tenho amigos que o são. Provavelmente a realidade que referi não se aplica a todo o país. No quartel da minha zona é assim. Nos outros não sei.
É apenas uma crítica que dou ao 112. Se se ligar para os bombeiros, tem que se pagar, no entanto para o 112, fazem muitas questões, e perde-se algum tempo. Uma pessoa de bom senso que liga para uma linha de emergência como o 112, deve ter a noção que é mesmo emergência, e do outro lado penso que não se deve estar a perder 5~10 minutos a fazer questões. Apenas acusar a situação para fazer o transporte do equipamento necessário para a emergência. Há os prós e os contras.
Mas hoje em dia mesmo que ligues para os bombeiros em caso de doença súbita os mesmo têm de pedir triagem ao CODU para saírem.
Se for qualquer outra situação (acidente, incendio …) sem duvida chamada directa para os bombeiros.
Vivi (pessoalmente) uma situação em que tive de chamar o 112. Foram de uma cordialidade e profissionalismo sem limites.
Enquanto estava a responder às perguntas, estava a sair uma ambulância, ao meu encontro.
Mantive-me a fazer massagem cardíaca até eles chegarem. Não vi o tempo que demoraram, mas não estava cansado quando me vierem ajudar. Foi o dia 19 de Janeiro o dia do temporal…
uma pequena correcção. a articulação de informação Bombeiros-Inem pode ser feita nos dois sentidos, ligando primeiro para os bombeiros ou para o Inem/ apenas a “ordem” de activação é diferente. no entanto, ligando para os bombeiros a activação de meios é mais rápida e eficaz. a chamada vai acabar sempre por ser “triada” pelo CODU, sendo activado alguma meio complementar de socorro, se necessário.
Estão todos a esquecer-se duma coisa. E se o quartel para onde ligarem não tiver meios? A ideia de que ligar para os bv é mais rápido nem sempre corresponde há verdade… O CODU faz o accionamento dos meios, tendo em conta as disponbilidades. Infelizmente nem sempre o quartel mais próximo tem meios. E mesmo que liiguem para os bombeiros, vão ter de falar com o CODU e enquanto o CODU faz as 1500 questões, o colega do CODU do acionamento já está a ver qual é o meio mais próximo para enviar e a proceder ao accionamento. Em situações mais graves – e se o contactante colaborar – o operador fica em linha com o contactante até à chegada dos meios. Não vale a pena ofenderem os operadores. Quem sofre são as vítimas, porque entre o contactante e o operador, quem sabe mais de emergência médica será o operador, por isso convém ouvir e seguir as instruções em vez de ameaçarem com processos ou chamarem nomes para que os meios cheguem mas depressa. É que há coisas que têm a ver com educação e não com a aflição.
Uma questão, em caso de acidente automóvel (ou similar) sem feridos e para o qual queremos a presença da polícia (seja para ajudar a resolver a situação ou para garantirmos a nossa segurança) para onde devemos ligar?
A meu ver ligar para o 112 talvez seja demasiado. Ligar para o posto da zona do acidente talvez seja o mais acertado mas posso estar fora da zona de residência e nem sequer ter o número de telefone da esquadra mais próxima.
O que acham?
No entanto é um acidente, não é emergência, sim, mas é uma questão pertinente.
Também penso que ligar apenas para o posto é indicado, mas não sei se é o ‘legal’.
Se alguém souber… também gostaria de saber 🙂
O 112 é o número europeu de emergência.
É mais facil de decorar/saber que o do posto.
Se eu estiver numa zona desconhecida para mim, ligo o 112.
sem falar que mesmo um telemóvel bloqueado/sem SIM permite a chamada para esse número.
Sim, está dito no artigo que é o número europeu (no entanto é para os países da UE, não sei como é para outros países).
Depende, eu pelo menos tenho o nr da GNR guardado no tlm, mas sim, se for uma zona desconhecida o 112 é o numero a ligar.
A solução passa sempre por chamar o 112. Quando me desloco pelo país ou mesmo Europa, não sei qual o número de telefone do posto de polícia mais próximo.
Claro que podes ligar para o 112.
Eu tenho no meu telemóvel os numeros da PSP e da GNR perto do local onde moro. Se o caso acontecer a 200 Km eu penso que uma destas entidades me pode ajudar, indicando-me os postos mais próximos do local onde estou e que me podem prestar assistência.
Não sei se já repararam mas os carros da polícia têm como numero de telefone a usar para contactar a PSP o 112. Salvo o 117 para incêndios florestais, não há, em Portugal, qualquer outro numero para pedir auxílio em caso de acidente. Pode usar o da esquadra mais próxima se o conhecer mas isso não lhe garante a solução mais rápida. E não precisamos de estar preocupados com uma sobre ocupação da linha porque o 112 está equipado para dar resposta cabal. Por isso só há um numero de emergência: 112!
Nem mais!
Errado!
O número 112 está publicitado nas viaturas policiais, dos bombeiros e do inem, para que toda a gente saiba qual o nr de emergência!
Basta que toda a gente tenha essa brilhante ideia de que o 112 também é a linha de informações, e um dia quando estiveres verdadeiramente à rasca, vais ficar em espera!
Agora só querem telemóveis xpto para joguinhos e redes sociais, que quando tem um simples acidente de viação, além de não se mostrarem capazes de o participar sem presença de autoridade, não sabem fazer uma pesquisa pelo nr da força local, ou ligar para as informações (118 ou 1820).
Ouvi uma vez que para ligar para a policia local basta ligar 21policia, ou seja, 217654242 uma vez tive um acidente e experimentei este numero, resultou a chamada foi para A PSP local.
Não sei se resulta sempre mas podem sempre experimentar.
Cumps
Acidentes de viação sem feridos, por regra, não são tratados via 112. Não obstante, caso esses acidentes ocorram em locais que, pela sua perigosidade, coloquem em causa a integridade física dos intervenientes ou de terceiros, como são exemplos as autoestradas e vias rápidas, os operadores 112 têm indicações para redirecionar/reencaminhar as chamadas para as entidades competentes na resolução desses acidentes, sejam a Forças de Segurança, seja a Proteção Civil ou os Bombeiros, sejam as próprias concessionárias.
Internet do telemóvel ou não havendo net, Linha de informação 1820, indicam o nr e até transferem a chamada. Escusado saturar a linha com pedidos de nrs de telefone!
Não se deve ligar directamente para os Bombeiros em casos de emergência mas sim para o 112! A partir dai fazem uma melhor gestão do que é preciso “enviar” para a vossa localização, se é uma ambulância, o carro do inem ou ambulância do inem!
Pois, é a ideia que tenho, tudo deve passar 1º pelo 112, e em casos de emergência média para o CODU e só depois é autorizada a viatura dos bombeiros no local.
Errado! Os bombeiros já não podem aceitar chamadas externas. Mesmo que ligues para os bombeiros, primeiro tudo tem de passar pelo 112, são eles quem coordenam todos os meios. Atenção a isso, nestas situações tempo é precioso. 112 sempre
Se o acidente for perto dos bombeiros eles podem socorrer?
Marisa, os bombeiros não precisam de “autorização” do 112 para socorrer (excepto se a ambulância for especificamente do INEM)!
A questão é que o custo do socorro (pessoal, ambulância, combustivel) não será ressarcido ao quartel se o CODU/INEM considerar que não havia motivo para tal. (como acontece inumeras vezes)
Existem muitas variavéis e muito a discutir neste tema, e que fique claro que o 112 é o número a chamar como como regra, no entanto, posso-me arriscar a dizer que se o acidente for ao lado do quartel os bombeiros vão sair a pé ou de ambulância para ajudar independentemente de haver ou não chamada para o CODU.
pois exacto, ligar o 112 é o que se deve fazer, mas há situaçoes em que podem ir ajudar sem essa necessidade, e esta é uma delas
Eu já tive experiências com o 112 onde liguei a reportar violência doméstica de um vizinho meu, eu estando na Amadora, e em vez de encaminharem a minha chamada para a Esquadra mais próxima deram-me o numero da mesma para eu ligar.
O que me levou a deduzir que se estas fora Lisboa o CODU não encaminha as chamadas.
Nesta situação em particular eu já havia reportado a situação, e como devem imaginar, não liguei para a esquadra porque achei completamente ridícula da parte deles.
Se fosse para obter o numero da esquadra da Amadora tinha ligado para numero de informações.
eu ligo sempre para os bombeiros Sempre! e nunca tive problemas .. passado 30 segundos de desligar a chamada dos bombeiros o CODU liga-me a mim
Se for para os Sapadores bombeiros não é preciso
Muito mais rapido
Gonçalo, podem e devem aceitar chamadas externas!
O que acontece é que a própria central dos bombeiros contacta o CODU a informar da ocorrência e o mesmo liga à pessoa que iniciou o pedido.
Mas enquanto o CODU faz a triagem, já a ambulância vai a caminha na maioria destes casos, o que se pode traduzir num socorro mais rápido…
…Portanto, Atenção a isso! E saber o número dos bombeiros da zona de residência sempre!
Os Bombeiros não podem sair com as ambulâncias do INEM sem autorização, mesmo que seja em frente ao quartel dos Bomebiros.
P.S.: “Indique a sua localização exacta, referindo pontos de referência (ex: perto de um edifício importante).”
Deverá indicar inicialmente (caso saiba) o concelho, pois é uma forma mais facíl para quem atende identificar o local,
Da ultima vez que tive de ligar para o 112, ainda tiveram a lata de me tratar mal e dizer me que aquilo não era uma linha para gozar…(Devido ao Estado de choque…)
Infelizmente muitas pessoas ligam para lá por piada, que não tem piada nenhuma. Inclusive o nosso PMinitro já ligou para saber ‘como era a rapidez de serviço’.. situação que foi bastante polémica.
Curiosidade… se ligarem o famoso 911 tambem é encaminhado para o 112… estou curioso se lá fora ligando o 112 irá dar ao 911 🙂
eheh boa informação 😉
Irá sim,
Uma vez que os números de emergência estão todos programado tanto nas operadoras como já dos próprios fabricantes.
Já alguem tentou ligar para um numero de emergência sem ter o SIM card no termianl movél?
Funciona da seguinte forma, imaginem que vocês encontram-se num pais estrangeiro (fora da UE!), e não sabem o numero de emergência local, marcam o numero que vos é familiar e assim que o terminal móvel liga-se a uma torre de comunicações este é “convertido” para o numero de emergência local.
Por isso é que quando se marca o 911 ele liga directamente para o 112.
O mesmo ocorre com o 999 , etc.
Todavia existe Paises que não fazem o encaminhamento mesmo que tenhas o SIM card no terminal móvel e outros ainda se não tiveres saldo.
Mais info em http://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_telephone_number
A saúde 24 também pode reencaminhar a chamada para o 112 caso assim entendam como já aconteceu comigo
Pois.. faz sentido 🙂
lacraus? Então não são escorpiões? 😮
Para mim são todos escorpiões xD
eheh, sim é o mesmo.
Mas olha que aqui na minha zona diz-se mais lacrau que escorpião (Viseu – Castro Daire)
se for no Porto ou lisboa
o melhor é telefonar aos sapadores bombeiros 100% eficaz
Se for em Coimbra só saem da toca se disseres que é bebedeira.
Para quem não sabe, para entrar em contacto com a PSP na sua área, é só marcar 21policia em lisboa, ou 22policia se for no porto e por ai a fora, todas as chamadas vão parar a um comando da psp sendo reencaminhadas para a esquadra com divisão de transito mais perto do “acidente”.
Quando existem acidentes de viação, sobretudo em vias rapidas e autoestradas, dá jeito informar do quilometro e o melhor acesso ao local do acidente, muitas pessoas trocam-se a prestar essas informações, implicando perdas de tempo com voltas desnecessárias.
Quanto ao ligar para o 112 por gozo, acho muito bem, pena é a coima ser baixa, e sempre podem ir parar ao serviço comunitário, que raramente é usado.
A pena devia ser pesada, não é preciso multas, basta irem todos cumprir penas em hospitais de recuperação de vitimas de acidentes de viação. Estive num, voluntariamente, e sinceramente, é preciso estômago, acabei o dia a vomitar, com coisas que vi, mas outras pessoas com um força de viver simplesmente brutal, mas assim, algumas coisas deram-me voltas ao estômago…
Ha mais uma dica se marcarem 21 e escrever no teclado policia como se fosse escrita inteligente dá o numero da esquadra de Lisboa ou seja 217654242 para o porto e só trocar 21 por 22
Boa dica!!
Boa noite malta,
Trabalhei aproximadamente 10 anos no INEM e estou muito por dentro das vossas duvidas e espero responder de forma clara.
Quando ligamos 112 a primeira chamada cai numa central 112 da policia da area de onde ligam (psp ou gnr). Estes, ao identificarem se é uma situação para o INEM tranferem a chamada para um CODU, ou seja, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes que existe atualmente no Porto, Coimbra e Lisboa.
O operador que vos atende é o que está a mais tempo disponível a nivel nacional. Ou seja, um operador do Porto pode receber uma chamada de Emergencia do Algarve.
A primeira coisa solicitada é a morada, pontos de referência e confirmação de numero de telefone.
A seguir perguntam o que se passa para que possa ser selecionado no sistema informático a natureza da ocorrência. Isto acontece porque…porque para cada ocorrencia existem perguntas específicas, que sao protocolos de triagem e que foram desenvolvidas de acordo com o ministerio da saude e a ordem dos medicos. Logo, os operadores sao obrigados a perguntar o que o sistema obriga a que se pergunte e nao apenas porque quer chatear os utente e nao ajudar rapidamente.
O sistema ao ser alimentado com as respostas dos utentes vai dizer no fim o que o operador deve fazer: aconselhamento medico, ou seja, o que se pode fazer sendo ou nao um leigo (os medicos e enfermeiros tambem ligam e sao aconselhados porque tambem precisam). Se justificar o envio de uma ambulancia de emergencia ou outros meios, o INEM contata diretamente esses meios que poderao ser corporações de bombeiros e batalhão sapadores ou cruz vermelha portuguesa. Se nao justificar o envio de meios de emergência, o operador explica que nao justifica (mais uma vez, é o resultado do sistema informático) e transfere a chamada a Linha de Saude 24 para aconselhamento.
Quanto a duvida de se ligar para os bombeiros…podem ligar mas estes sao obrigados a informar o CODU que receberam um pedido de ajuda e fornecem ao operador o numero de contato do utente. Os bombeiros nao saem com ambulância? Deveriam…porque eles recebem um pedido de ajuda e devem garantir esse socorro quer seja considerado emergencia ou meramente urgencia(quando nao justifica meio de socorro diferenciado como é uma ambulancia de socorro).
Outra duvida….entao se for de ambulância nao sou atendido mais depressa no hospital? Nao…porque quer va de carro, a pé ou de ambulancia esta sempre sujeito a triagem de Manchester.
Por fim….lembrem-se que nao existem 10 milhões de ambulâncias para ocorrer a todo e qualquer tipo de ocorrencia e por isso nao podemos exigir ambulancia por tudo e por nada. Deve ser racional a sua gestao para que os meios nao estejam ocupados em situacoes que nao justificam quando pode haver um familiar nosso a precisar e tem de ficar a espera.
Abraços
Algumas coisas que disse não são verdadeiras.
ja que o meu comentario anterior foi cencurado e desapareceu por artes magicas ,pode-me explicar em que situaçoes é que o/a operador do codu pode desligar o telefone na cara das pessoas e nao enviar ajuda a alguem a qual é uma criança(grupo de risco prioritario) na qual esta receber reanimação?o protocologo foi seguido a risca , com identificaçao da hurgencia, e morada.
Agora só cai em dois centros Lisboa ou Porto, disto posso garantir.
No CODU creio que agora as chamadas caem no CODU da região (Porto, Coimbra, Lisboa ou Faro) e só quando um destes centros se encontra saturado de chamadas direciona para o centro mais disponível!
Olá,
sou um trabalhador de uma companhia de seguros em Espanha. A partir de 2014, os veiculos dos nossos clientes poderao em caso de acidente, automaticamente enviar-nos as coordenadas e dados tecnicos do sinistro (serviço conhecido por E-call). Dado que muitos dos nossos clientes viajam regularmente em Portugal, a que numero deveriamos ligar para que os serviços de emergencia possam acudir correctamente ao socorro? Pergunto isto porque se liga-mos de Espanha ao 112, estaremos chamando ao 112 de espanha claro. Alguem me poderia ajudar?
Obrigado!
Tanto quanto sei o número está definido a nível europeu. Podes ligar 112 em qualquer país da Europa. A chamada é atendida pelos serviços de emergência do pais em causa.
os bombeiros estão a lerta sempre ajudar todas pessoas
Venho por este meio expressar o meu desapontamento com o serviço de atendimento ao utente ,no sentido de perguntar em excesso repetidamente as mesmas perguntas como por exemplo,hoje mesmo telefonei para o 112 e a pessoa que me atendeu não me pareceu de todo ser competente porque fiz-me a mm mesma pergunta várias vezes e eu re
O atendimento ao utente por telefone tem quem ser obrigatoriamente ser feito por bons profissionais com boa facilidade de atendimento e comunicação,
Para que tenha uma resposta de socorro rápida e eficaz .
Sabendo bem o que comento sei que tem que ser feita uma triagem pelo telefone mas não é nessecario fazer repetidamente as mesmas perguntas vezes sim fim levando ao desespero quem precisa de ajuda , como por exemplo hoje 10/05/2015 por volta das 20:30h da noite liguei para o 112 e quem me atendeu não percebia nada ou estava a gozar comigo, tive que lhe repetir às mesmas perguntas vezes sem conta,atrasando o socorro à vítima .
Com todo respeito a pessoa que me atendeu ou tem graves problemas de audição ou não se interessa por o trabalho que faz.
Pela 1ª vez na minha vida e,… aos 78 anos fiz chamada para 112 cerca das 03 horas da manhã (por doença súbita) e o interlocutor desligou-me o telefone:Logo de seguida minha espôsa fez a ligação-atendeu uma senhora- e, nem sequer a deixou falar,—desligou. Tive de chamar um médico e pelas 04 horas já estava medicado. FIZ QUEIXA NO PORTAL DA QUEIXA.Pergunto: e se voltar a acontecer e nem sequer poder falar a
chamar? -Pois, minha espôsa tem mesma idade que eu, e vivemos sós.
Sou laringectomisado (não falo). como faço para comunicar com o 112 em caso de acidente?
Existe uma aplicação móvel que permite a acessibilidade ao Número Europeu de Emergência (112). Chama-se MAI 112 e funciona por videoconferência entre a pessoa que necessita de ajuda, o operador da Central 112 e um intérprete de Língua Gestual Portuguesa: https://www.inem.pt/2022/03/10/112-para-cidadaos-surdos-2/