Rússia poderá estar a usar baleias para espionagem, dizem especialistas noruegueses
A notícia, veiculada pelo The Guardian, está a deixar o mundo incrédulo. Segundo informações, uma baleia-branca aproximou-se de pescadores noruegueses, e estes repararam que ela trazia um arnês preso ao corpo. Este acessório poderia ser usado para fixar uma câmara ou mesmo uma arma. Os pescadores referiram que o arnês terá sido fabricado na Rússia, uma vez que dizia "Equipamento de São Petersburgo".
A tecnologia mais avançada de espionagem poderá ser um animal treinado para o efeito?
Estará a Rússia a utilizar estes animais como meio de espionagem?
Tecnologicamente a Rússia detém os equipamentos mais avançados do mundo. De mísseis a submarinos, das aeronaves à ciberguerra, sempre estiveram na linha da frente. No entanto, o método poderá ter "evoluído" para outras águas.
Especialistas marinhos na Noruega acreditam ter encontrado uma baleia-branca que foi treinada pela marinha russa como parte de um programa das forças especiais. Segundo eles, estarão a ser usados mamíferos subaquáticos para espionagem.
De salientar que, na semana passada, pescadores, em águas perto da pequena vila de pescadores noruegueses de Inga, viram uma baleia beluga branca a usar um estranho arnês. Notaram também que o mamífero os começou a perseguir, seguindo por muito tempo os seus barcos de pesca.
Nós íamos lançar as redes quando vimos uma baleia a nadar entre os barcos. Ela veio até nós e, quando se aproximou, vimos que tinha algum tipo de arnês.
Disse o pescador Joar Hesten à emissora norueguesa NRK.
O comportamento estranho chamou à atenção dos experientes pescadores
Provavelmente as baleias serão usuais naquelas águas. Contudo, foi o estranho comportamento da baleia que captou a atenção dos homens. Segundo eles, a beluga procurava ativamente os navios e tentava puxar as correias e cordas dos lados dos barcos, bem como o facto de estar a usar um arreio apertado que parecia ser para uma câmara ou arma.
Esta descrição com pormenores estranhos levantou suspeitas entre especialistas marinhos. Provavelmente, o animal recebera treino militar pela vizinha Rússia. Dentro do acessório que trazia preso e que foi removido, estavam as palavras “Equipamento de São Petersburgo”.
Um dos pescadores referiu que a baleia era muito mansa e parecia acostumada com seres humanos.
Se esta baleia vem da Rússia — e há razões para acreditar nisso — não terão sido cientistas russos que treinaram o animal mas, sim, as forças armadas russas.
Referiu Martin Biuw, um investigador norueguês que falou com o The Guardian e acrescentou que, neste caso, terá sido a marinha. Um outro investigador, Audun Rikardsen, diz ter contactado cientistas russos que garantiram nada ter a ver com o caso — reforçando, assim, a ideia de que terá sido a marinha russa a treinar o animal.
Rússia tem baleias domésticas em cativeiro
Audun Rikardsen, professor do departamento de biologia ártica e marinha da Universidade Ártica da Noruega (UiT), disse à NRK:
Sabemos que na Rússia eles mantiveram baleias domésticas em cativeiro e também sabemos que algumas delas aparentemente foram libertadas. Depois, estes animais costumam vir procurar os barcos.
Segundo os especialistas noruegueses, este método não é o usado pelos cientistas. O que estará em causa não tem a ver com o estudo das próprias baleias. Por isso referem que este equipamento terá outra serventia, como, por exemplo o de servir para prender um instrumento ou câmara à baleia.
Assim, a questão que se coloca agora é se este método não será um reativar de um projeto que a Rússia soviética usava com golfinhos nos anos 80. Deste modo, os golfinhos eram treinados para detetar armas submersas. Esse programa foi terminado no início dos anos 90, mas a investigação russa com animais marinhos continuou, segundo revelou uma reportagem da TV Zvezda em 2017.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NRK
Fonte: The Guardian
Neste artigo: baleia, espionagem, noruega, rússia
Perfeitamente normal. Os russos já constataram, há uns anos, que quase todo o mundo ocidental sofre de distúrbios mentais. Como estão interessados na nossa saúde, criaram um programa de ajuda russa ao povo ocidental. Consta que já terão os Gulags prontos para alguns dos dirigentes deste estranho mundo em que vivemos
O arnez era para montar uma sela e fazer corridas de baleias russas…
Ja na WW2 eram usados caes habituados a ir buscar comida por baixo de tanques de assalto, para depois serem equipados com explosivos. À boa maneira pavloviana.
…e correu mal à bruta! lol
Se fossem os EUA, as histéricas do Bloco de Esquerda, não se calavam…. são os russos, está tudo bem
Claro que sim! Foi o próprio Putin que colocou o arnês (além de placa a dizer que era “made in São Petersburgo”, estava uma foto do Putin a cavalo da baleia branca). É evidente ser uma baleia espia, pois estava a tentar afundar as traineiras Norueguesas poderosos instrumentos de guerra.
Claro uma publicação do Guardian esse insuspeito Russófilo (amigo dos Russos)!
Ridiculous
Meramente descarte de lixo eletrónico, o equipamento não funcionou adequadamente e foi descartado no mar.
Tecnologia de “espionagem”, na qual está escrito que país é que (supostamente) a fabricou…
Ahahah. 🙂 Demais.
E, pensava eu que a história (já provada ser mentira) da interferência russa nas eleições estadunidenses era para quem é desprovido de inteligência.
Como em qualquer boa operação de espionagem, a escolha da cor para tal equipamento (pensando em camuflagem) foi excelente.
Lol
Exacto…. lol Pensei o mesmo… “Vamos espiá-los, mas mete aí a dizer que fomos nós que o fabricámos!” Ridículo.. Não é espionagem nenhuma. Isto é para fins de investigação, fins científicos.
De certa forma faz-me lembrar os passportes dos terroristas de 11 setembro
Que comece a russofobia, em que tudo que é fabricadado ou executado na Rússia tem como origem no malvado governo russo. A diarreia mediática dá nisto. Qualquer dia culpam os russos pela nossa flatulência.
É caso para dizer, fantástico melga….
“Tecnologicamente a Rússia detém os equipamentos mais avançados do mundo. De mísseis a submarinos, das aeronaves à ciberguerra, sempre estiveram na linha da frente.”
WHAT? Olha, concordo que eles sempre estiveram na DISPUTA por ter os melhores equipamentos, mas, tal qual é impreciso dizer que os EUA tem os equipamentos mais avançados do mundo, esta alegação é extremamente “imprecisa”.
Os Russos sempre foram MUITO ninja em espionagem, isso é fato… Mas assinar o aparelho de espionagem já é QI abaixo da média… Alguem acreditar que uma agência de espionagem escreve no dispositivo “Made in Russia” já merece meus parabéns por este ser ter desenvolvido a habilidade de escrever…
Tanto quanto eu sei, é apenas em tecnologia de mísseis (e afins) nucleares que a Rússia é superior.
Quanto ao restante armamento convencional, é o Ocidente superior. E, “ciberguerra”, então, nem se fala… Tomara os russos terem algo próximo da NSA estadunidense. (Sendo essa uma das razões pelas quais a história da interferência na eleições estadunidenses era ridícula.)
A Rússia tem um PIB inferior ao da Itália e próximo do da Espanha. (Puxem pelos neurónios para deduzir que real capacidade e intenções ofensivas é que este país terá.) Com o seu limitado orçamento, a preocupação da Rússia é garantir a sua capacidade de retaliação, face ao cerco militar da OTAN, através do contínuo desenvolvimento de armas nucleares que dissuadam o Ocidente de um ataque.
Mais uma operação de propaganda, para criar fobia em relação aos russos (e, desse modo, justificar o cerco militar da OTAN) é o que isto é. Os russos não têm intenções de, nem condições para, se lançarem numa conquista militar do Ocidente. E, estão até já economicamente de rastos, devido às sanções ocidentais e à baixa artificial do preço dos hidrocarbonetos – com uma boa parte da sua população a passar fome.
RED !
Já não se pode ter uma animal domestico.
Eu quero a minha baleia.
Cuidado com as baleias, podem dar um arroto e ser uma bomba nuclear..