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Que se passa com a Tesla? Não está a correr bem…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Pedro António says:

    Desconfio que não vai ficar por aqui!

  2. NunoManuelAlves says:

    Vai falir a Tesla :):):):)

  3. Hugo+Sousa says:

    A sério… fizeram uma notícia disto…

    Ora vamos a números..

    Em 2009 lançaram o 1o carro de volume eléctrico com capacidade de andar na autoestrada com autonomia acima das 200milhas …. Model S

    Em 2014 libertam milhares de milhões em patentes em open source para todos evoluírem os seus eléctricos (comparem o eGolf de 2018 e o 2020)…

    ….

    Lançaram a PowerWall … as telhas solares … Os Megapacks … etc…etc…

    Em 2023 conseguem ter o modelo mais vendido no mundo e mais vendido na Europa …
    Nota
    +A Tesla apenas está representada em +/- 40 países…( Toyota 110)
    +O modelo é mais do dobro do modelo mais acessível no mercado
    +Sem qualquer publicidade…

    E agora vêm falar das acções…

    A Tesla foi … é… e será… muito atacada pelos grandes que manipulam o mercado, todos vão atirar tudo e de tudo para os atrasar …

    Incluido no bolo estão os media que ganham com a publicidade dos outros e têm que obedecer à agenda dos interessados…

    Adivinhem qual foi o carro do ano …

    • Vítor M. says:

      Queres ver que este assunto descrito no artigo não existiu? Os evangelistas da Tesla são limitados na sua interpretação das notícias. Depois tudo é ou tem de ser sucesso. Os problemas, até reportados pelo próprio homem forte da marca, para eles é música erudita.

      Se a Tesla fosse o que o mercado procura, então tinha sido o elétrico mais vendido a particulares. E não foi nem será. Se não for com a ajuda fiscal, quem quer os Tesla?

      Esta resposta o próprio Musk já a está a dar, com o alerta às marcas chinesas.

      A Tesla, na verdade, vai colher o que semeou. E vamos ver se dentro de dois ou três anos ainda existe como hoje a vês. 🙂 Vamos ver como irá aguentar-se sem os apoios fiscais. E com concorrência. Que não está habituada a isso.

      • nuno says:

        Oh Xor Vitor M. Você não tem noção do que está a dizer. A tesla actualmente vale em mercado mais de 600 MIL MILHOES de Dollars…é um BRUTALIDADE…

        • Vítor M. says:

          O sr. é que não. Visto que não sabe o valor das marcas chinesas e das marcas europeias da indústria automóvel. A Tesla é ainda uma criança nestes mercados 😉 E a sua oferta é ridícula, face à concorrência chinesa. 😉 claro, o seu trunfo continua a ser a venda de eletricidade, isso sim, é um grande trunfo. Os carros não, é uma coisa muito minúscula ao lado dos gigantes desta indústria. Xor Nuno, leia mais. 😉

  4. há+cada+gajo says:

    …já há muito que isto se adivinha. A questão não é como começa, mas sim como acaba.

    • NunoManuelAlves says:

      Ohh amigo eu estava a ser irónico… Antes da Tesla falir os legacys todos já fecharam as portas…. A Tesla vai ser juntamente com a BYD o maior fabricante de carros do mundo isto para 2030 … Quando o model2 começar a ser feito … Vai ser uma calamidade para os idiotas dos legacy … A corrida já acabou há muito muito e que ainda.nao perceberam …

      • Yamahia says:

        Põe os olhos na Polestar. Aposta massiva na electrificação tem destas coisas.
        Já a minha avó dizia para não colocar os ovos todos no mesmo cesto.

        • David says:

          Polestar é um excelente carro e marca mas comparado com um Tesla… um prestar custe quase dois Model Y …
          Factos, qualidade paga-se… dirão!
          Mas hoje custar quase 2x mais e daqui a 4 custarem o mesmo… ou a diferença não ser substancial… de que serve pagar quase 2x mais?

          • Yamahia says:

            Não estava a falar da Lucid. Os Polestar não custam quase 2x mais.

          • JL says:

            Posso enumerar mais de 10 marcas de carros a combustão que desapareceram….

          • nuno says:

            Só o facto da Tesla ter uma rede propria de carregamento que FUNCIONA…deixa todos os adversarios “BYDs incluidos” no chinelo… Alguma vez eu compraria um BYD Seal a custa o mesmo que um Model Y ? sendo que um model Y tem 160 Mil kms de garantia bateria + rede propria? NEVER in my life. PS – não tenho dinheiro para mandar cantar um cego =), mas para mim BYD nem seria opção.

  5. Zé. Fonseca. A says:

    Para quem anda nesta vida de stocks pode não conhecer a empresa de lado nenhum e olhar para o gráfico da tesla e perceber que era uma bolha.
    Não quer dizer nada a não ser que as ações estavam sobrevalorizadas e que está a haver uma correção, mas 2024 vai ser longo e basta fazer um pouco de TA para ver que não se vai ficar por aqui.
    Estou a pensar comprar umas accoes da tesla lá para Maio se a tendência descrescente se mantiver.
    Aproveitar a cegueira do green para capitalizar 😀

  6. Odius says:

    O fim da Tesla está muito próximo. Só se o governo americano impedir a importação dos automóveis da BYD. Mas mesmo assim a Tesla vais perder mercado no resto do mundo.

    • Vítor M. says:

      Isso não acontecerá, mas a Tesla, como é normal, irá ficar alinhada com um mercado mais concorrente. Se virmos neste momento, a VW é das marcas com maior oferta, quer elétrica, quer térmica. E com o tempo, vai acabar por reclamar a sua quota de mercado que neste momento está na mão da Tesla. A própria Renault está cada vez mais preparada para atacar o segmento e em breve, com duas boas referência, o R5 e o Scenic E-Tech (a juntar-se a um dos melhores do mercado, Megane) irão , nas zonas de influência da marca, atacar a quota Tesla.

      Claro, lembrem-se, as marcas ganham mais dinheiro nos modelos mais caros. E por isso é que a Tesla está a demorar a entrar nos preços abaixo dos 25 mil euros 😉

      Agora, o trunfo maior da Tesla é a venda de energia por esse mundo fora. E isso é algo que nenhuma das outras marcas tem.

      Por outro lado, a assistência pós venda começa a ser um custo elevado para a Tesla, o que não é nada de novo para as demais, que estão apenas a adaptar o que já tinham com os térmicos.

      Mas, temos de dar à Tesla o benefício da dúvida, porque a marca foi (e ainda é) quem puxar este novo mercado automóvel. E, o adágio popular é sábio “ A candeia que vai à frente alumia duas vezes …”.

  7. Lachon says:

    Sempre houve espaço para uma Mercedes e uma BMW. Porque não haveria de haver espaço para uma Tesla e uma BYD. A malta gosta de criar o pânico…sem fundamento.

    • Vítor M. says:

      Nunca houve na Europa uma oferta chinesa. Isso é novo. E não tenhas dúvidas que será complicado para as próprias marcas europeias lidar com aquilo que os chio estes trazem: qualidade e preço.

      Aliás, mesmo nos EUA, as marcas chinesas vão começar a ser determinantes. E isso poderá mudar o cenário dos poderosos fabricantes americanos. Contudo, os EUA podem tentar vedar o seu mercado aos chineses, mas isso seria complicado para marcas como a Tesla, que dependem das vendas no gigante asiático. E é esse equilíbrio que vamos ver em breve, como se compõe.

      Musk já veio reclamar e alertar: https://pplware.sapo.pt/motores/musk-diz-que-fabricantes-chinesas-podem-destruir-a-maioria-das-concorrentes/

      • R says:

        Preço? Só se for a gozar, nunca na vida comprar um carro ao mesmo preço que os restantes, de uma marca chinesa. Não sei em que mundo é que um byd seal a comecar nos 46990€ vai competir com as restantes marcas :). Quanto a qualidade ainda esta para vir algo 100% chinês com qualidade…

        • Vítor M. says:

          Mas tens dúvidas? Acabaram de chegar e não estão tão longe face aos Tesla. Ou também achas que o preço do Model 3 sempre esteve nos 39.990 euros? Claro que não, ajustou-se no passado ano. E as preocupações de Musk são nesse sentido. Ele não é burro, e sabe que as marcas chinesas, que são muitas, também o vão afetar. Para teres uma ideia, em breve vais ter mais 3 marcas de carros chineses em Portugal, como podes ver no novo acordo entre a Salvador Caetano e a Dongfeng Motor Corporation. E serão gamas bem alinhadas com a oferta Tesla.

          Onde é que as marcas europeias ou mesmo a Tesla conseguem ombrear com a oferta da BAIC, BYD, Byton, DFSK, Lynk & Co, ORA, SAIC, Xiaopeng Motors, Geely, etc… que estão a entrar com toda a forma na Europa? 😉 daqui a pouco voltamos a este tema.

          Novamente falas sem saber 😉 “Quanto a qualidade ainda esta para vir algo 100% chinês com qualidade…” pois, mas os carros Tesla com menos falhas são os fabricados na Gigafactory Shanghai… e Shanghai… é China. Mas depois há tudo o resto que usas, que tens na mão, que é de fabrico Chinês… e se reparares, são dos melhores produtos do mundo. Já não estamos nos anos 90 meu caro!

          • Marco says:

            Porque as fábricas tem de seguir as normas europeias, porque por eles não tinham nem metade da qualidade agora resta saber quais os padrões dos carros deles não seguindo os padrões europeus (que já foram melhores) Eu comparo com as motas com motores “copiados” mas depois levam rolamentos, suspensões, pinturas devqualidade inferior. Nos primeiros anos ainda passa e depois….bem já não é problema deles. Vamos lá ver se vemos um BYD daqui a 25 como por exemplo aquelas audi a4 avant de 2000.

      • Vasco valente says:

        Meus caros amigos … O carro elétrico tem um destino e um propósito. Destino permitir China dominar mais uma indústria e o propósito de aniquilar a Europa( Alemanha) sobvponto vista econômico . Infelizmente somos governados por idiotas ..e continuamos com esta ideia as emissões de carbono …( Sabem Qt vale Europa no total das emissões mundiais – 7.5 % e destas quantas são devidas emissões de motores de combustão 12.5 %) por isso nada faz sentido !!!

      • nuno says:

        a BYD é BRUTALMENTE FINANCIADA PELO GOVERNO CHINÊS. Tal como a tesla no seu principio também foi. Acho que a BYD será no futuro martela com Impostos pela UE… assim como pelos US. mas veremos.

        • Vítor M. says:

          Certo, é uma aposta forte da China para invadir vários mercados. Mas o problema é que a UE não pode fazer o que não quer que lhe façam na China 😉 e se taxas com muitos impostos os produtos vindos da China, não queiras depois ir vender VW, Audis, Mercedes, Porsches, BMW, entre muitos outros… na China sem os devidos impostos na mesma proporção. Sabes que neste mundo moderno uma coisa que importa é a produção e o consumo. Eles têm a maior produção e um dos maiores consumos. Precisam da UE? Claro, sem dúvida, mas a Europa andou a dormir décadas seguidas com parcerias que traziam tudo “de mão beijada”… ou melhor, pagamos agora a dependência dessa “mão beijada”.

  8. PTO says:

    Previsível.

    A esmagadora maioria da população mundial não é rica para gastar dinheiro em Teslas e equivalentes.

    Metam o preço ao nível do que a classe média e média baixa pode comprar e vão ver como os vendem num instantinho.

  9. João says:

    Não sendo particularmente fã da Tesla pois acho os carros feios, com minimalismo = corte em materiais e construção do carro, não deixo de ficar preocupado com este tipo de notícias : a Tesla foi e ainda é o farol dos carros elétricos , o objetivo que todos procuram alcançar . A Tesla “forçou” os fabricantes a adotar tecnologias que provavelmente iriam sair a conta gotas e “democratizou-as” para os elétricos . Se a Tesla se afunda o que fica pode subir de preços à vontade pois deixam de ter competição na casa dos 40.000. Além disso, quanto mais, melhor ! Chega de comprar tudo igual e não haver mais de meia dúzia de fabricantes para nos venderem carros …

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