Conduzimos o novo Volvo EX30, um SUV elétrico com muita tecnologia
Sabemos que a Volvo não brinca em serviço, pelo que as propostas que apresenta são o resultado de muita investigação em design, conforto, segurança e tecnologia. Desta vez, fomos conhecer o novo EX30, um pequeno, mas poderoso SUV 100% elétrico, que nos ha encantado.
Volvo EX30: traço escandinavo para o mercado dos elétricos
A Volvo prima pela qualidade e, por isso, as nossas expectativas eram elevadas. O mais pequeno SUV da marca sueca chegou recentemente ao mercado e promete tornar a vida na cidade mais fácil, segura e, claro, sustentável. Falamos do EX30, um modelo 100% elétrico e, segundo a fabricante, aquele que tem menor pegada de CO2. Foi apresentado, em Milão, há poucos meses, e o Pplware foi conduzi-lo pela cidade de Barcelona.
Numa primeira impressão, o carro tem umas linhas harmoniosas, da escola quadrada, simétrica, que os nossos olhos gostam. Traz traços da marca por toda a carroçaria, mas notamos que tem menos luxos, não comprometendo, apesar disso, o conforto ou a segurança. Os materiais, que agora são sustentáveis, seguem aquela velha máxima do "primeiro estranha-se, depois entranha-se", pois não são logo à partida a nossa melhor impressão, mas depois percebe-se a razão de serem como são... simples!
Após algumas centenas de quilómetros, pelas ruas catalãs, a pergunta que se impõe é: gostamos ou não gostamos? Não, de facto não gostamos... adoramos!
Mentalidade prática, sem perder a identidade
O EX30 chega para alargar a gama de carros 100% elétricos da Volvo Cars, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). O mercado dos eletrificados está a ganhar força, numa tendência que se prevê crescente, pelo que as fabricantes já não se recusam a dar-lhe cartas.
Sublinhando a missão que a Volvo assumiu de impulsionar a eletrificação, o EX30 chega ao mercado com um preço competitivo, disponibilizando os carros 100% elétricos a um leque mais alargado de clientes.
O EX30 pode ser o nosso SUV mais pequeno de sempre, mas representa um grande passo para os nossos clientes e para a marca. Gostamos de dizer que o EX30 é pequeno, mas poderoso, porque oferece tudo o que se deseja num Volvo, mas numa embalagem mais pequena. Como qualquer Volvo, é um produto excecional, seguro e produzido em função das pessoas e das suas necessidades.
Partilhou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
O EX30 representa os valores de design da Volvo, ainda que num formato mais pequeno. A distância entre eixos é longa, asseverando conforto, e as jantes de grandes dimensões e proporções equilibradas dão-lhe o toque de modernidade e tornam-no visualmente apelativo. Além disso, está disponível em cinco cores.
No interior, a abordagem minimalista permitiu à Volvo construir um carro com a pegada de CO2 mais baixa de sempre para a marca.
Volvo EX30 também será produzido na Europa
Com o EX30, a Volvo dá aos clientes a possibilidade de escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades: apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes.
Sob o mote de facilitar a vida na cidade, a Volvo pensou nos clientes que não têm como escapar à vida citadina, propondo-lhes a opção "Single Motor" com bateria LFP, ideal para aqueles que fazem curtas distâncias entre carregamentos.
Esta alternativa utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, mas é mais económica e resulta de uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitam de uma grande autonomia.
Para quem precisa de larga autonomia, especificamente até 480 km entre carregamentos, a variante "Single Motor Extended Range", que tem uma bateria NMC, talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto, e produz a sua energia de forma mais eficiente.
Para potencializar a experiência de condução, a Volvo afinou o chassis do EX30, de modo a tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O baixo centro de gravidade, bem como o peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme, resulta numa condução fácil e mais ágil dentro e fora da cidade.
Além da segurança e da tecnologia que as fabricantes já não podem deixar de fora, a experiência do utilizador é melhorada com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada, onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo.
O EX30 procura tornar a vida a bordo mais conveniente, relaxante e agradável, através de tecnologia de ponta e design escandinavo atento ao detalhe. É possível escolher entre quatro opções de interior distintas, com várias opções de arrumação no habitáculo.
Mais, o EX30 será o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist.
Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados.
A empresa, que faz parte do Grupo Geely, controlado por Li Shufu, onde se juntam marcas como a Polestar, Lotus, Proton ou Smart, tinha como estratégia, para garantir um preço mais em conta, produzir o EX30 recorrendo à plataforma SEA da Geely e produzir o elétrico na China. Contudo, face a uma auscultação do mercado e prevendo o sucesso de vendas destes pequeno SUV, a empresa decidiu alargar a produção à Europa.
Como tal, a partir de 2025, o EX30 irá começar a ser fabricado também em Ghent, na Bélgica.
Preços e disponibilidade
O preço da versão base, o EX30 Single Motor Core, em Portugal, é de 37.895,83€ PVPR (despesas não incluídas).
A Volvo oferece 5 anos de manutenção programada incluída. As primeiras unidades deverão começar a chegar aos clientes no início de 2024.
Em breve iremos apresentar um ensaio mais alargado no nosso país deste que será (não temos dúvidas) um sucesso no mercado dos elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Em Espanha é 34.000€ o mesmo modelo (Volvo EX30 Single Motor Auto Core), já para não falar que em Espanha existe ajudas até 7000€ para 100% eléctricos pode ficar por 27.000€.
Para completar o artigo a Bateria LFP tem 49 kWh e tem uma autonomía de 344 kilómetros.
Ainda não consegui verificar qual a garantia da bateria se souberem digam.
Oferecem 5 anos de manutenção programada que não é necessária.
Uma excelente oferta…
Não é necessária? Apesar de não ter nada a ver com os térmicos, em termos de gastos de manutenção, há sempre algumas ações e ter em atenção. E algumas são muito importantes serem feitas atempadamente.
Tens de ler um pouco sobre as manutenções nos elétricos.
O meu model S de 2019 com 278000km ainda não foi a uma única revisão. Até os calços são de origem.
Nem trocaste filtro do habitáculo?
Limpar e lubrificar as pinças dos travões? Também nada?
Substituir o saco do dessecante do A/C? Também nada?
Não acredito que não o faças, há sempre algumas, apesar de poucas, manutenções a fazer, por questões de segurança e da própria saúde do veículo.
Nada. Apenas foi à oficina devido a um problema na bateria principal, um problema na abertura da mala e substituir motor traseiro (logo ias 6000km).
E não deverias fazer essas manutenções por questões de segurança? Eu faria, porque são pontos chave. E não são, dizem, nada de especial em termos de preços.
Vitor, na altura quando me entregaram o carro disseram que quando fosse necessário alguma manutenção o carro avisaria, que os calços durariam imenso (no meu caso mais, pois faço 90% trajeto em AE) e que a única coisa a ter atenção seria o filtro de ar condicionado. Mas como esse também raramente uso, vou-me desleixando.
o que a volvo era e naquilo que se está a tornar, que interiores horriveis, tesla style.
o meu GLE faz 4 anos para o ano e ando a ponderar trocar para um XC90 (hibrido gasoleo), embora goste do carro cada vez desgosto mais do rumo da marca
tu nota-se que nunca tiveste um volvo.
se perceberes um bocado a filosofia da volvo percebes que nunca deram valor ao “a mais” no tablier para nao distrair o condutor. nao á a filosifia da tesla..sempre foi da volvo.
se gostas de luzinhas no tablier vai para a Renault ou Citroen…..mercedes também segue a mesma fruta….
Não gosto de luzinhas, gosto de conforto e luxo QB, odeio minimalismo em carros, toda a minha vida tive alemães, nunca tive mais nada, mas ando com vontade de me aventurar num XC90, e felizmente não sinto nada do que dizes nem tão pouco acho parecido com este EX30.
Eu encomendei 1 em Agosto e deve chegar em Março/Abril.
A garantia da baterian são 8 anos ou 160 mil km.
“A garantia da baterian são 8 anos ou 160 mil km.”
3anos se quiser rentabilizar o carro. Ok…keep going
Tem calma, rapaz.
Tens um EV para garantires que só duram 3 anos?
…ou 160 mil kms looolooolool
é o só o dobro que dão aos a combustão e aos fcev. LOL
O tanque de combustível só tem garantia para 80000 kms?
E tanque e o motor é que está agarrado a ele, um pouco mais vá, 100 mil.
Motores os elektros tb têm.
A bateria é apenas um deposito de energia.
Quanto aos combustão alem de novos sem limites de kms, tb tem usados à ve da sem limite de kms. Tal é a confiança.
Depósito de energia ? LOOOOOL
Com cada disparate.
Então onde guarda a energia do elektro? É no tejadilho? Eheh
Não se guarda energia em lado nenhum.
Se não sabe como funciona um acumulador de energia, o melhor é não inventar.
Não??? Então qual é a diferença entre uma bateria descarregada e a mesma bateria carregada?
Os eletrões em vez de estarem no polo negativo, estão no polo positivo. LOOOOL
20 mil por ano, é o normal para 95% dos condutores. Muitos ALD é isso que tem no contrato e quem fizer mais tem de pagar (e bem), isso sim é grave. Quanto a garantias não conheço nenhuma marca que dê garantia a partir de 180-200 mil, mesmo as que dão 8-10 anos
Toyota, e tesla nos mais velhos que não tinha limite de kms.
Agora ficas a conhecer
https://www.hyundai.pt/hyundai-portugal-oferece-7-anos-de-garantia-sem-limite-de-quilometros/
Atenção q não é a única, foi apenas a 1ª que me apareceu à frente. 😉
Pois era, já não é assim.
Quantos quer? Usados inclusive…
Só faltou dizer que para empresas e tvde a coisa mudar. LOL
Não percebi onde vc quer chegar com isso,mas tome lá um exemplo prático…
KIA:
“Kia – 7 years / unlimited km
Kia’s offering also comes with free roadside assist for 12 months, but can be extended to the full seven years if you get the vehicle serviced at an authorised Kia dealer. It also offers seven years capped-price servicing, which is subject to conditions depending on certain models or types of engines.
A perforation guarantee is included for the duration of the 7 year warranty.
EV models are also included in the 7 year coverage, although to a mileage of 150,000km (whichever occurs sooner).”
Atente bem neste último parágrafo. É a própria marca a reconhecer e a desconfiar que a robustez dos seus elektros não oferecem confiança para mais de 150 mil kms ao contrário dos combustão que garantem quilómetros ilimitados.
Quer mais exemplos? lool
Ok, agora veja onde fala em empresas e tvde’s, pode usar a página portuguesa, o que conta cá é a tuga.
“Taxis, Rent-a-car e TVDE têm garantia de 3 anos ou 100,000 km; Garantia sujeita aos termos e condições conforme consta no Passaporte de Serviço da sua viatura. As garantias estão sujeitas aos “Termos e condições” constantes no Passaporte de Serviço.
”
Ao que parece não têm assim tanta confiança……
Não lhe diz nada a posição da KIA em relação à tecnologia dos seus carros?
Quer outra? Tome lá :
“BMW – 5 years / unlimited km…
BMW’s electric vehicles can enjoy 8 years of support up to 160,000km”
Andam todos ali nod 150, 160 mil kms.
Mais que isso tá quieto.
Kms ilimitados só
para carros a combustão.
Incrível que até a Alfa já dá kms ilimitados.
EV são carros descartáveis. São as proprias marcas a reconhece-lo qd na sua gama tem as 2 opçoes e dão kms ilimitados a uns e limitados a pouco mais de 100 mil qos elektros. Só rir loooloolool
Penso q estanos conversados.
Ora bolas, 5 anos kms ilimitados, mas quando se passa para uso profissional já limitam os kms, ora bolas, sabem bem quem faz kms por isso limitarem, lá se foi a confiança, só para cobrarem mais pelas manutenções (não se esqueça que as peças e são cobradas à parte).
Todos não, já sabe que há aqueles que passam os 200 mil, 240 para ser verdadeiro e até aquele que vai ao 1 milhão. Coisa que não tem em mais nenhum.
Descartaveis são os a combustão, tanto que limitam tanto os kms e todos os anos descartam alguma coisa.
Mas ok, agora o rebanho arranjou essa do “descarte”, acusam os outros daquilo que fazem. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Isso é outra história, uma coisa é teres garantia, outra é quereres rentabilizar a bateria.
Agora ficas a conhecer
https://www.hyundai.pt/hyundai-portugal-oferece-7-anos-de-garantia-sem-limite-de-quilometros/
Atenção q não é a única, foi apenas a 1ª que me apareceu à frente. ;)para rentabilizar o investimento extra num elektro são precisos muitos kms a cada ano.
3 anos ? tipo o do ti Bastos ?
LOOOL
Se fizer os kms nesse período de tempo, lamento mas não dá pra mais. 🙂
Quais kms ? até parece que existe uma obrigatoridade de fazer kms com carros, ou será que as pessoas compram os carros para se transportarem ?
Ainda por cima vindo de alguém que tem um carro para ir ao super..
E a Almeria ir sem parar para abastecer e a Gondizalves ir e vir sem parar para abastecer e a Tavira ir e vir sem parar para abastecer. Aguente que doi menos 😛
Qt ao resto vc tem q fazer um nr significativo de kms para justificar o diferencial de custo entre um elektro e outro a combustão.
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcqpRgAemV1nSrIqhY2g
30 mil ao ano não é suficiente em 4 anos.
E mais um ano nessa cadência e o elektro está despachado para a sucata.
Quando se inventam números e valores é obvio que a conta até lhe dá jeito.
Está despachado ? então, é tipo o seu que não serve para mais ? o meu tem 9 e está muito bom.
Mas ok, já sabemos que pertence ao rebanho que troca de carro a cada 4 anos.
Muito caro!
Muito lindo o carro. Estou numa luta interna entre este ou o concorrente de todos os eléctrico. Está mesmo muito bem conseguido.
Ótimo preço.
Que venha a concorrência.
Vejam por exemplo o Renault Zoe praticamente com o mesmo preço que este Volvo e é bastante inferior.
Chinesezisse por Chinesezisse tens o MG ainda mais barato e tlv ainda mais impactante em termos estéticos.